sexta-feira, 21 de setembro de 2007

gabarito prova 2º ano - 21/09

01 - O mapa abaixo representa os aspectos físicos da China, que aliados aos aspectos humanos e econômicos formam um país de grande crescimento atual.
Após observar o mapa, marque a alternativa que não demonstra uma realidade chinesa:
A) a população chinesa se concentra em sua maioria nas áreas mais elevadas do centro do país, criando ali as maiores populações.
B) no Norte e Noroeste da China, predomina o clima árido, desértico, influenciado pela continentalidade e relevo elevado.
C) no Sul da China, predomina o clima tropical úmido, de Monções, caracterizado por verões chuvosos e invernos secos.
D) o Planalto do Tibet encontra-se ao lado da mais elevada cordilheira do mundo - o Himalaia, resultado do contato de placas tectônicas.

02 - Existe hoje, a "política do filho único", onde as famílias com mais de um filho passaram a ser tributadas pelo Estado. Essa política trouxe como conseqüência vários casos de infanticídio feminino, provocando o desequilíbrio entre o número de mulheres e de homens na população.
Marque abaixo o país a que o texto se refere:
A) Índia: uma das capitais do cinema e com alta taxa de exportação de produtos alimentares.
B) Rússia: uma economia armamentista, que tem contribuído para o crescimento econômico.
C) Portugal: com um comércio emergente entre vários países da África meridional
D) China: cuja economia se inclui entre as maiores do cenário internacional contemporâneo.

03 - As questão deverá ser respondida através da observação do mapa:
O mundo é cheio de antagonismos. Países se modificam em alguns aspectos, mas continuam enraizados em determinados padrões. Após observar o mapa, responda quais são as características econômicas e sociais do país representado pelo número 9.
O país 9 é a China, que tem a sua economia totalmente aberta e sua política ainda fechada.

04 – Leia as afirmativas:
I. A situação econômica se agravou decisivamente com a dissolução dos regimes socialistas.
II. A imposição do embargo econômico e comercial o mantém num estado de isolamento.
III. A escassez de recursos naturais em especial o petróleo compromete o futuro.

Os itens anteriores caracterizam um país do mapa abaixo:

Marque o número que se refere ao país citado:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4

05 – Observe o mapa:
O mapa representa uma região que foi palco de grande conflito durante a década de 1990. Sobre essa região NÃO se pode afirmar que:

a) as rivalidades étnicas, religiosas, históricas, culturais e territoriais estão presentes entre os povos da antiga Iugoslávia.
b) as idéias separatistas foram reforçadas pela "Glasnost" e pela "Perestroika" entre os povos das repúblicas componentes da Iugoslávia.
c) a primeira unificação da Iugoslávia ocorreu a partir da dissolução dos Impérios Austro-Húngaro e Otomano, e resultou em um único reino.
d) o país organizou-se em uma república federativa socialista, após a expulsão dos nazistas, sob a liderança do Marechal Tito

06 - Vários povos passaram na década de 1990 por processos de transformação, devido à crises que foram se fortalecendo ao longo da Guerra Fria.
Dentre os itens abaixo marque o país que conseguiu se reestruturar, tornando-se independente, de uma forma pacífica:
a) Chechênia
b) Timor Leste
c) Cuba
d) Tchecoslováquia

07 - Os fenômenos da fragmentação e da unificação territoriais caracterizam a geopolítica mundial. Explique os acontecimentos ocorridos na Coréia, que passou por esta experiência, citando a diferença entre as duas Coréias.
A divisão do território coreano em dois países ocorreu no contexto da Guerra Fria, quando os Estados Unidos estabeleceram um acordo bilateral com a Coréia do Sul, para barrar a influência soviética. A reunificação das Coréias é vislumbrada para o século XXI, tendo em vista que à Coréia do Sul interessa ampliar seu mercado e a do Norte, elevar seu nível de vida. A Coréia do Norte, durante a ordem mundial bipolar, adotou o modelo socioeconômico soviético, porém o nível de vida da sociedade coreana sempre esteve aquém dos padrões vigentes na Rússia.

08 - A busca de mercados é o grande desafio dos tempos atuais. No ano 2000, foi firmado um acordo entre os Estados Unidos e a China, visando facilitar investimentos de empresas norte-americanas no território chinês. No entanto, o acordo gerou protestos.
Explique a reação dos trabalhadores sindicalizados americanos, frente a esse acordo.
O acordo gerou protestos de trabalhadores sindicalizados dos Estados Unidos, por se sentirem ameaçados de perder postos de trabalho, devido à migração de capitais para a China.

09 - Sobre a Guerra Fria, assinale a alternativa CORRETA.
a) A construção do Muro de Berlim ergueu o maior símbolo concreto da Guerra Fria. Foi construído por determinação das autoridades da Alemanha Ocidental para evitar a passagem e as fugas para o território da
Alemanha Oriental, durante cerca de três décadas, ele simbolizou a cisão entre as superpotências.
b) Durante a dominação das superpotências, todos os países mundiais obedeciam às diretrizes traçadas pelos estadunidenses e pelos soviéticos. De um lado, os Estados Unidos propondo, por exemplo, uma ordem econômica baseada no neoliberalismo; de outro, a ex-União Soviética pregando a economia planificada e centralizada.
c) Uma das imagens que a bipolaridade política reforçou foi a de que o mundo estava congelado do ponto de vista político-ideológico. Isso é verdadeiro, já que neste período nenhuma inovação ocorreu, seja no capitalismo, seja no chamado socialismo.
d) O confronto entre as duas potências aconteceu em vários pontos do mundo com vários países recebendo armas nucleares e outros armamentos que disputavam, entre si, o controle territorial de vastas áreas, principalmente na África e Oceania.
e) O fenômeno da Guerra Fria é definido, pela ampla maioria dos estudiosos do assunto, como o período no qual duas superpotências buscavam controlar o mundo e expandir suas áreas de influência opondo dois sistemas – o capitalismo e o socialismo estatal -, ao mesmo tempo em que se reafirmava como as detentoras do poder mundial e impediam o surgimento de outras alternativas de poder.

10 - Com o fim da Guerra Fria, os países que integravam o bloco socialista europeu voltaram-se para a economia de mercado. Em relação à transição econômica russa para o capitalismo, é CORRETO afirmar que o país
A) passou por graves problemas econômicos, considerando-se que as novas regras de mercado significaram a mudança do controle estatal para as leis do mercado.
B) produziu o suficiente para atender às necessidades da população, graças à elevação do nível dos preços, antes determinados pelo Estado Soviético.
C) controlou com eficiência a inflação dos preços dos gêneros de primeira necessidade, mantendo um dos ideais básicos do socialismo: o bem-estar de toda a sociedade.
D) ampliou os privilégios da classe burocrata, que passou a cuidar da planificação necessária para o atendimento satisfatório das necessidades alimentares do povo soviético.
E) impôs um rígido controle nas emigrações para a Europa e implantou um ambicioso programa de desenvolvimento tecnológico para aproveitar a sua mão de obra altamente especializada.

11 - Na nova ordem mundial, a China converge para ser uma das grandes potências deste século. Entre os fatores que interferem nesse contexto, é CORRETO afirmar que
A) o avanço da economia foi acompanhado de abertura política, fazendo com que as tensões internas sejam sufocadas pelo uso da democracia.
B) o sucesso de acordos internacionais possibilitou a reintegração de antigos territórios ocupados, como Hong Kong e Macau, favorecendo a expansão econômica chinesa.
C) o governo impede o êxodo rural e mantém a mão-de-obra barata e a garantia do emprego, evitando a concentração da renda.
D) as diferentes combinações geográficas do território chinês estimulam a uniformidade demográfica entre as regiões montanhosas do interior oeste e as litorâneas de leste.
E) as condições de trabalho são ideais para as parcerias com as empresas multinacionais que visam exclusivamente à expansão do mercado consumidor interno.
12 - Com o fim da Guerra Fria, o regime socialista de Cuba ficou dependente do mercado internacional para comercializar o seu principal produto de exportação, o açúcar. O líder de Cuba teve que tomar uma atitude radical para dar fôlego ao seu país.
Explique as medidas adotadas pelo líder cubano, para vencer o embargo econômico imposto ao seu país pelos EUA, após o fim da Guerra Fria.
1 - Autorizou no país o uso do dólar, que era limitado ao mercado paralelo.
2 - A partir de 1995, a adotar a legislação de investimentos estrangeiros mais liberais da América Latina.
3 - Continua sendo comandada por Partido Comunista cubano e a economia ainda é fortemente estatizada, mas Fidel passou a dar uma grande liberdade e segurança para que capitalistas internacionais investissem moedas fortes na ilha, trazendo para sua economia os recursos que tanto necessita.
5 - Fidel passou a permitir que fossem abertas empresas em Cuba com capital unicamente estrangeiro, liberou totalmente a remessa de investimentos e lucros e liberou aos investidores a decisão de contratar ou não cidadãos cubanos para as atividades.
6 - Cuba se transformou em um importante destino turístico onde a economia socialista (mista) convive com cafés, restaurantes elegantes, centros de compra, hotéis de lazer e lojas que operam unicamente em moeda dólar.
7 - A moradia, o transporte, a saúde e a educação ainda podem continuar sendo uma garantia do Estado.

13 - A Coréia do Norte seria conduzida, desde a Guerra Fria por um regime de governo fechado e socialista. Esta política não trouxe progresso econômico e social a este país como o que ocorre com a Coréia do Sul.
Explique o que o atual líder da Coréia do Norte, Kim Jong-II, tem feito ao seu povo, a ponto de ser acusado pelos EUA como um dos países integrantes do “eixo do mal”.
No plano externo, Kim Jong-II fez gestos de aproximação com os EUA, mas, ao mesmo tempo, usou os seus recursos nucleares, e a questão da fome, como componentes de uma relação de barganha. O seu país investiu pesadamente em recursos militares e no desenvolvimento de tecnologias nucleares. Ele solicita ajuda internacional para conter a pobreza e a fome em sua Coréia, mas usa sua capacidade nuclear para ameaçar o mundo, com testes nucleares.

14 - Observe a fotografia que mostra algumas situações de trabalho na China atual.
Explique por que os trabalhadores são os mais desfavorecidos na pungente economia chinesa? Como o dumping social os afeta?
A ausência de proteção trabalhista para os trabalhadores das cidades os colocou em situação de aviltamento de condições de produção: longas jornadas de trabalho, baixa remuneração, não pagamento de horas extras, uso de coerção pelo medo nas empresas, ausência de assistência médica.
Toda essa precarização do trabalho na China fez com que o país fosse acusado internacionalmente como praticante do chamado dumping social ou seja, pelo rebaixamento proposital das condições de vida da população visando à diminuição do custo dos produtos exportados.

15 - Neste mapa, existem países asiáticos, que receberam investimentos japoneses nos anos 70, crescendo assustadoramente em termos industriais e comerciais: são os Tigres asiáticos.

A) Determine quais países presentes neste mapa são os velhos tigres asiáticos e quais são os novos tigres asiáticos.
Velhos Tigres (anos 70 e 80): Coréia do Sul, Hong Kong, Taiwan e Cingapura.
Novos Tigres (anos 90): Malásia, Indonésia, Tailândia, Filipinas e Vietnã.

B) Explique os aspectos comuns entre estes grupos de Tigres asiáticos.
O mercado consumidor interno é pequeno.
Estado pouco intervencionista
Governo Forte
Pesados investimentos em operações industriais voltadas para a exportação
Crescimento econômico acelerado
Mão de obra extremamente disciplinada.
Mão de obra instruída, mas barata.

C) Compare as diferenças que há entre os Tigres asiáticos dos anos 70 e 80 para os novos Tigres asiáticos dos anos 90.
Velhos Tigres: acumulariam capitais decorrentes do processo de exportação de produtos de elevado valor agregado pelo uso de tecnologias: produtos eletrônicos, microeletrônicos, automóveis e construção naval.
Novos Tigres: Os investimentos produtivos se concentram em bens de menor valor como no caso dos têxteis, ou bens de micro-eletrônica que serão utilizados na montagem de produtos mais complexos em outros espaços asiáticos.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.