quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

UFLA PAS II - 2008-2010

QUESTÃO 1
O termo subsaarianos destacado no texto refere-se aos países africanos localizados
(A) na região do Deserto do Saara.
(B) na porção setentrional do continente.
(C) na região oriental do continente.
(D) ao sul do Deserto do Saara.
Resposta letra D.
África negra ou subsaariana, se estende-se do Saara para o sul, onde habitam numerosos grupos raciais, destacando-se sudaneses, pigmeus, etíopes e os bantos. É a porção da África mais populosa, com predomínio dos povos negros e seguidores de ritos fetichistas.


QUESTÃO 2

Tendo como referência o quadro acima, assinale a alternativa que apresenta a distância aproximada, em linha reta, do litoral de São Paulo até o poço Tupi, presente na região do Pré-Sal.
(A) 18,75 Km
(B) 53,33 Km
(C) 300 Km
(D) 150 Km
Sabemos que cada centímetro no mapa equivale a 75km(legenda) e que a distância no mapa é de 4 cm. Logo, D=dxeou seja: D= 4x 75= 300km. Letra C.

QUESTÃO 3


A interpretação conjunta do gráfico e do mapa permitem afirmar que
(A) a cidade de Manaus é influenciada por massas de ar de baixa pressão e baixa altitude.
(B) a cidade de Porto Alegre encontra-se em uma região de maior instabilidade atmosférica.
(C) a cidade de Macapá é influenciada por massas de ar de elevada temperatura e alta pressão.
(D) a cidade de Belo Horizonte encontra-se em uma região com massas de ar de baixa temperatura e alta pressão.
Podemos observar no mapa que a cidade de Porto Alegre está na latitude 30° 01' 59''S e no desenho das células de circulação atmosférica que na latitude 30º é uma zona de alta pressão.Resposta letra B.

QUESTÃO 4
O Domínio Amazônico corresponde a uma superfície de cerca de 3,5 milhões de Km2, englobando tanto a Planície do Rio Amazonas como as depressões e baixos planaltos sobre os quais a planície se encaixa.

Com base nas informações apresentadas acima, assinale a alternativa que demonstra como são conhecidas as matas representadas pelas letras X, Y e Z.
(A) X – Mata de Terra firme; Y – Mata de Várzea; Z – Planaltos alagáveis
(B) X – Vegetação sub fluvial; Y – Planaltos alagáveis; Z – Mata de Terra firme
(C) X – Mata de Igapó; Y – Mata de Várzea; Z – Mata de Terra firme(D) X – Vegetação sub fluvial; Y – Mata de Igapó; Z – Mata de Várzea
De acordo com os diferentes níveis, podemos dividir a floresta Amazônica em: Mata de Igapó, Mata de Várzea e Mata de terra firme.
Nos Igapós encontramos uma floresta muito intrincada, com muitos arbustos, árvores de pequeno porte e cipós, isto devido as constantes inundações que esta região sofre em função de sua baixa altitude.
Nas Várzeas as inundações são menos freqüentes, acarretando uma mata mais densa, com a presença de muitas seringueiras.
A mata de terra firme é livre de inundações, pois situam-se em maiores altitudes, isto proporciona uma enorme exuberância à mata com árvores atingindo facilmente alturas superiores a 50 m. Neste local encontramos a castanheira, o mogno, o guaraná, o cedro, etc...
Resposta letra C.


QUESTÃO 5
Observe as regiões indicadas abaixo.
– Vale do Silício (EUA)
– Tsukuba e Kansai (Japão)
– Baviera (Alemanha)
– Cambridge (Inglaterra)
– São José dos Campos (Brasil)
Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE o conjunto dessas regiões.
(A) Destacam-se como Tecnopolos, ou seja, são regiões que se sobressaem por constituírem pontos de interconexão de fluxos mundiais de conhecimento e informação. São centros irradiadores de inovações tecnológicas.(B) Indicam uma mescla de polos industriais e de metrópoles nos países que os sediam.
(C) Trata-se de grandes regiões mineradoras em seus respectivos países. Destacam-se tanto pela produção mineral quanto pela busca de um menor impacto ambiental nessa atividade.
(D) Destacam-se pela grande produção de eletrodomésticos em seus países. Tal destaque ocorre não somente pela produção, mas também pela alta tecnologia envolvida.
Tecnopólo é um centro que reune, num mesmo lugar, diversas atividades de (alta tecnologia), pesquisa e desenvolvimento, empresas e universidades, centros de pesquisa, etc. que facilitam os contatos pessoais entre esses meios, produz efeito de sinergia de que podem surgir inovações técnicas e novas idéias. Os tecnopólos concentram grande quantidade de mão-de-obra altamente qualificada.
Ligados à 3ª revolução industrial, os tecnopolos representam hoje, o que as grandes regiões industriais representavam na 1ª revolução industrial. Os tecnopolos têm como objetivo a criação e melhoramento de produtos e técnicas. Estes produtos e técnicas serão, por sua vez, absorvidos pela indústria.
Os tecnopólos são originários dos Estados Unidos, quando a Universidade de Stanford, na Califórnia, criou o Silicon Valley e têm espalhado-se em outros lugares como Europa e Japão. Podemos considerar Tecnopólis (cidades tecnopólos): Tsukuba (Japão) e Campinas (Brasil).
Resposta letra A.

QUESTÃO 6

(A) Verifica-se que 5,3% das famílias brasileiras vivem em condições sócio-econômicas próximas da “miséria”.
(B) Mais da metade das famílias brasileiras possui renda declarada inferior a 2 salários mínimos.
(C) Apenas 11,7% das famílias brasileiras possuem renda declarada superior a 3 salários mínimos.
(D) Atualmente, apenas 6,2% das famílias brasileiras possuem renda que varia de R$1.395,00 a R$ 2.325,00 declarada.
Resposta letra A. A observação dos dados não permite inferir os dados citados na alternativa A, por isso ela é incorreta.

QUESTÃO 7
O processo de modernização da economia brasileira subordinou a agropecuária às necessidades do capital urbano-industrial, consolidando os complexos agroindustriais, em detrimento dos complexos rurais.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(A) 2 – 1 – 2 – 2 – 1
(B) 2 – 1 – 1 – 2 – 2
(C) 1 – 1 – 2 – 2 – 1
D) 1 – 2 – 2 – 1 – 1
A partir de 1964 destacou-se a constituição do novo complexo agroindustrial nacional,
caracterizado pela integração da agricultura com a indústria. À agricultura coube o papel de fornecer alimentos para os grandes centros urbanos em formação, produzir matérias-primas industriais e mercadorias destinadas à exportação. Ao setor industrial coube a produção do maquinário agrícola, dos adubos e dos fertilizantes necessários para uma produção em grande escala.
Resposta letra C.

QUESTÃO 8
Abaixo listam-se algumas das principais fontes poluidoras:
– Resíduos de indústrias
– Chorume de lixo orgânico
– Lixo sólido
– Atividades mineradoras
Como “fontes poluidoras”, é CORRETO afirmar que elas dizem respeito
(A) a fatores que determinam o aquecimento global
(B) às principais fontes poluidoras das águas
(C) a agentes do desmatamento
(D) ao lixo industrial como um todo
As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. Resposta letra C


QUESTÃO 9
Se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - URSS estabeleceu-se como potência mundial com a adoção do regime autoritário do Partido Comunista em 1922, ao longo dos anos 80 do mesmo século já dava mostras de sua falência.
As alternativas abaixo indicam fatores que contribuíram para esse fato, EXCETO:
(A) Gastos excessivos na área espacial e bélica, em razão da “corrida espacial” com os rivais norte-americanos.
(B) A indústria de bens de produção nos 10 (dez) primeiros anos do planejamento cresceram oito vezes mais, em comparação com a indústria de bens de consumo, que cresceram três vezes mais nesse período.(C) A estrutura econômica planificada impedia que a produção de bens produzidos competisse em igualdade com aqueles bens produzidos pela economia capitalista.
(D) A estrutura política da URSS era formada por repúblicas anexadas à força, retirando-lhe o sentido de uma unidade nacional.
Alguns dos elementos que aceleraram a crise da União Soviética e o desaparecimento do socialismo burocrático estatal foram a baixa produtividade econômica, a corrupção, a ausência de liberdades, o atraso tecnológico e os conflitos étnicos.Resposta letra B, que é incorreta.

QUESTÃO 10
Entre os anos 60 e 90, países como Singapura, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan obtiveram uma rápida expansão econômico-industrial que lhes valeu o nome de “tigres asiáticos”.
Nas afirmativas seguintes, há fatores que possibilitaram tal crescimento econômico naquele momento, EXCETO:
(A) Mão de obra barata (se comparada à europeia e norte-americana), abundante, qualificada e disciplinada, o que interferiu diretamente na produção.
(B) Prioridade dada aos investimentos em Educação como elemento de combate ao alto índice de analfabetismo.
(C) O fato de os governos de algumas dessas regiões terem sido autoritários ou ditatoriais garantiu que um amplo leque de mudanças fossem realizadas.
(D) A despeito de possuírem áreas geográficas pequenas, esses países dispunham de excelentes fontes de recursos naturais.
Os chamados Tigres Asiáticos - Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Cingapura -, conjunto de países onde o capital estrangeiro, especialmente o japonês, constitui a base da industrialização - representam uma extensão da indústria japonesa, onde são implantados os setores industriais complementares da indústria.
Destacam-se desde as indústrias de bens de consumo (duráveis e não duráveis) até as mais sofisticadas produções industriais, onde se destaca a eletroeletrônica.

Resposta letra D.

Nenhum comentário: