segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PISM -UFJF 1ªETAPA - 2009-2011

Questão 1: Observe a imagem abaixo:

Na imagem, o grupo ambientalista Greenpeace, numa manifestação em Copacabana (Rio de Janeiro, RJ), chama atenção para o efeito de um problema ambiental global.
a) Esse efeito é: Aumento do nível dos oceanos.
O problema ambiental global é o aquecimento global e o seu efeito é o aumento do nível dos oceanos.
b) Por que esse efeito afetará grande parte da população mundial?
Porque grande parte da população mundial está concentrada na faixa litorânea dos continentes.
Aumento do nível dos mares
Um aumento médio global dos mares de 9 a 88 centímetros é esperado nos próximos 100 anos, graças aos gases de efeito estufa que já emitimos e provavelmente ainda emitiremos. Isso acontecerá mais ou menos na mesma medida que o derretimento do gelo e a expansão termal dos oceanos (a água se expande quando aquecida).

Até mesmo essa comparativamente modesta projeção de subida do nível da água provocará destruição. Enchentes na costa e danos causados por tempestades, erosões nas margens, contaminação por água salgada nas reservas de água potável, na agricultura, cheias nos mangues, pântanos e ilhas e acréscimo da salinidade nos estuários são conseqüências reais de um aumento mesmo que pequeno do nível das águas. Algumas cidades costeiras e vilas também serão também afetadas. Recursos vitais para populações costeiras ou em ilhas como praias, água potável, áreas de pesca, habitats, barreiras de coral e atóis estão também sob risco.

Questão 2: Observe as fotografias a seguir, que representam trechos da rodovia BR 040, Próximos a Juiz de Fora, MG.

a) O município de Juiz de Fora localiza-se nos contrafortes da Serra da Mantiqueira. O relevo é predominantemente montanhoso, apresentando formações típicas denominadas: Mares de morro.

b) O processo de ocupação da região resultou no desmatamento quase total da floresta tropical, também chamada de: Mata Atlântica.

Localizado em grande parte da porção leste, o domínio dos mares morro é assim chamado por causa de sua forma, oriunda da erosão, gerada principalmente pela ação das chuvas.
Encontram-se na região a floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira.

Questão 26:
Leia o texto abaixo:
Os mananciais são fontes de onde se retira a água para abastecimento e consumo da população e outros usos, seja para indústria, agricultura etc. Segundo a legislação, considera-se como manancial todo corpo de água interior subterrânea, superficial, fluente, emergente ou em depósito, efetiva ou potencialmente utilizável para o abastecimento público.
Não há possibilidade de haver desenvolvimento harmônico sem a recuperação e manutenção da qualidade da água do abastecimento público, pois a disponibilidade desse recurso é um dos principais fatores limitantes do desenvolvimento.
Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando a descrição de um importante manancial para o abastecimento de uma região metropolitana com sua localização no mapa.





Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento da segunda coluna.
a) I, IV, II, III, V.
b) II, III, V, IV, I.
c) III, II, V, IV, I.
d) IV, I, II, V, III.
e) V, III, I, IV, II.
RESPOSTA: LETRA B

Questão 27: A Floresta Estacional Decidual (Floresta Tropical Caducifólia) é um tipo de vegetação caracterizado por uma estação chuvosa, seguida de longo período biologicamente seco, quando grande número de espécies vegetais perde suas folhas.
Observe, no mapa abaixo, a área de ocorrência desse tipo de vegetação.



LETRA C
Floresta Estacional Decidual – este tipo de vegetação é caracterizado por duas estações climáticas bem demarcadas. No RS, embora o clima seja ombrófilo, possui uma curta época muito fria e que ocasiona, provavelmente, a estacionalidade fisiológica da floresta.
Esta formação ocorre na forma de disjunções florestais apresentando o estrato dominante predominantemente caducifólio, com mais de 50% dos indivíduos despidos de folhas no período frio.
Sua ocorrência é destacada na região do Alto Uruguai, ao norte do Estado, e na borda sul do Planalto, acompanhando a Serra Geral, até as proximidades do rio Itu ( afluente do rio Ibicuí), fazendo limite com os campos da Campanha gaúcha.

Questão 28: Leia o texto abaixo:
Desde a primeira Conferência Mundial sobre Desertificação, no Quênia, em 1977, os cientistas têm mostrado que o aumento das regiões áridas do mundo não decorre somente da progressão natural dos desertos, em geral resultado de alterações climáticas e fenômenos tectônicos ao longo de milhares de anos. Esse alastramento vem sendo provocado principalmente pelo homem, por meio do desmatamento de extensas áreas de floresta; da agropecuária predatória, que emprega técnicas inadequadas de cultivo e pastoreio; e de alguns tipos de mineração, como a extração dos cristais de rocha.
Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2009.
Essas atividades praticadas pelo homem aumentam as regiões áridas porque:
a) removem a camada superficial do solo.
b) intensificam a infiltração da água fluvial.
c) promovem a precipitação da chuva ácida.
d) contribuem para o afloramento de turfeiras.
e) diminuem o índice de reflexão da radiação solar.
LETRA A
Desertificação: origina-se pela intensa pressão exercida por atividades humanas sobre ecossistemas frágeis, cuja capacidade de regeneração é baixa.
As causas mais freqüentes da desertificação estão associadas ao uso inadequado do solo e da água no desenvolvimento de atividades agropecuárias, na mineração, na irrigação mal planejada e no desmatamento indiscriminado.

Questão 29: Leia o texto abaixo:
A superfície da Terra está em constante transformação. As transformações lentas ficam registradas nas características das rochas que encontramos na crosta terrestre. Por exemplo, antigas cadeias de montanhas, já desaparecidas pela erosão causada pelas chuvas, rios, ventos e geleiras, deixam seu registro em rochas metamórficas que se formaram abaixo das grandes massas elevadas, e antigos vulcões, extintos há centenas de milhões de anos e já sem expressão topográfica, podem ser revelados pelos produtos que expeliram: as rochas vulcânicas formadas pelo resfriamento das lavas. Mas há certas áreas da superfície da Terra que se tornam nossa maior fonte de informação sobre as diversas paisagens que existiram na superfície do planeta.
Disponível em: . Acesso em: 2 nov. 2009. Adaptado.
Essas áreas são:
a) as bacias sedimentares.
b) as cadeias montanhosas.
c) as calotas polares.
d) as fossas abissais.
e) as regiões temperadas.
LETRA A
As bacias sedimentares são um elemento importantíssimo do relevo terrestre, pois constituem a maior fonte de informações sobre o passado da Terra, principalmente no que diz respeito aos tipos de fauna e flora e constituições do relevo que já existiram na superfície.

Questão 30: Um mapa ou carta, dependendo dos seus objetivos, só estará completo se trouxer os elementos naturais e artificiais devidamente representados.
Determinados acidentes, dependendo da escala, não permitem uma redução acentuada, pois tornar-se-iam imperceptíveis, no entanto são acidentes que, por sua importância, devem ser representados nos documentos cartográficos.
A solução para esse problema é a utilização de:
a) escalas numéricas.
b) projeções cartográficas.
c) sensoriamento remoto.
d) símbolos cartográficos.
e) sistemas de coordenadas.
LETRA D
A representação dos diversos aspectos físicos e humanos nos mapas pode ser feita por meio de vários processos: graduação de cores, linhas, hachuras, sombreamento e sinais gráficos. Para facilitar seu manuseio,todo mapa deve conter uma legenda, que explica o significado dos símbolos utilizados.

Nenhum comentário: