quarta-feira, 31 de outubro de 2007

PROVA 2º ANO DIA 31-10-2007GABARITO

01 - Considerando os movimentos nacionalistas na Europa, é CORRETO afirmar que:
a) O modelo político-ideológico defendido e usado na Iugoslávia, o qual une fé religiosa e nacionalismo, é encontrado em outros países cujas populações são formadas por cristãos ortodoxos.
b) Os conflitos, nos últimos anos, têm ocorrido mais freqüentemente entre estados diferentes retomando rixas mal resolvidas na Segunda Guerra Mundial.
c) Os nacionalismos – explícitos ou disfarçados; moderados ou violentos – encontram ressonância em muitos países europeus, entre os quais a Espanha e o Reino Unido.
d) Os nacionalismos são sentimentos recentes surgidos após o desmantelamento de governos comunistas ou de ditaduras fortemente centralizadas, como conseqüência da globalização econômica.
e) Os nacionalismos europeus se tornaram mais explícitos com a entrada dos países do Leste Europeu na União Européia após 2004.

02 - Sobre os conflitos existentes na Europa durante a Guerra Fria, analise e julgue as afirmativas a seguir.
I - Nas décadas de 50 e 60 ocorreram, no Leste Europeu, movimentos que questionavam a ausência de democracia, o monopólio do poder político nas mãos dos partidos comunistas; a ditadura do Estado, controlando inclusive os sindicatos; e a rigorosa censura aos meios de comunicação.
II - As revoltas na Hungria, em 1956, e na Tchecoslováquia, em 1968, foram movimentos iniciados por operários, estudantes e intelectuais, que depois conseguiram a participação de seus governantes, promovendo importantes mudanças no regime adotado por seus países.
III - O movimento de independência do país Basco, na Espanha, iniciou-se como dissidência do movimento guerrilheiro que lutou no país contra a ditadura de Franco e, com a volta da monarquia, teve importantes vitórias como a soberania da região.
IV - O conflito da Irlanda do Norte teve a sua origem no expansionismo da monarquia inglesa sobre a Irlanda, no séc. XII. Os problemas religiosos surgem com a Reforma Anglicana, pois os irlandeses preferiram se diferenciar dos invasores mantendo o catolicismo como religião.

Estão CORRETAS as afirmativas
A) I e II.
B) II e IV.
C) II e III.
D) I e III.
E) III e IV.

03 - Sobre as questões relacionadas ao conflito Índia X Paquistão, leia o fragmento do poema a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
Em vão, amigo meu, tratastes de fugir da luta fratricida
nunca poderás, ó valente,subtrair-te da lei da natureza."Bhagavadgitã, poema épico hindu
A) As relações da Índia com o Paquistão sempre foram amistosas com um grande respeito religioso e cultural entre os povos dos dois países.
B) Durante a Guerra Fria, o conflito entre a Índia e o Paquistão foi maior, e o Paquistão recebeu grande apoio da URSS e a Índia dos EUA.
C) A Caxemira passou a ser o alvo da disputa entre a Índia e o Paquistão após se declarar um país independente em 1947, e não ser reconhecida por nenhuma outra nação.
D) O grande perigo do conflito entre os governos da Índia e Paquistão é que eles são detentores de armas atômicas e encontram-se numa perigosa escalada de solução de problemas pela força.
E) Vários acordos de paz firmados entre a Índia e o Paquistão levaram a uma maior autonomia da Caxemira e respeito religioso entre os povos.

04 - No final do século XX, especialmente após o encerramento da Guerra Fria, recrudesceram, em vários países da Europa e da Ásia, conflitos de natureza étnica. Considere os conjuntos a seguir, um incluindo grupos em conflito entre si, e o outro, regiões da Europa e da Ásia.
Está CORRETA a associação
A) I e Y, II e Z, III e S.
B) I e S, III e Y, IV e R
C) I e Y, II e Z, III e R,
D) I e Y, III e S, IV e R.
E) I e Z, III e R, IV e Y.

05 - A maior presença de países africanos e asiáticos esteve, entre outros aspectos, associada à acontecimentos políticos das décadas de 1950 e 1960, que alteraram, profundamente, as relações internacionais no decorrer da segunda metade do século XX. Identifique e explique esses acontecimentos.
Nas décadas de 1950 e 1960, das lutas de descolonização em diversas regiões dos continentes africano e asiático. Entre os desdobramentos de tais experiências, destaca-se a emergência de novos Estados Nacionais, ampliando, consideravelmente, o número de países a compor o cenário das relações internacionais. A participação de delegações de atletas desses novos Estados em competições mundiais esportivas, como as Olimpíadas e as Copas do Mundo, foi, em muitos casos, valorizada, na medida em que, entre outros simbolismos e usos políticos, contribuía para a sedimentação de pertencimentos e valores nacionalistas.

06 – (UFMG 2004) Leia estas manchetes e notas de jornal sobre a África, uma amostra obtida em apenas dois dias consecutivos:
“Governo de Obasanjo (Nigéria) enfrenta dilema ao permitir uso da sharia.” Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 jun. 2003. Caderno Mundo, p. A 24.
“O governo enviou reforços à região oeste, onde, em fevereiro, surgiu um novo grupo rebelde, o Movimento pela Libertação do Sudão.” Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 jun. 2003. Caderno Mundo, p. A 22.
“As tensões entre negros e árabes [Mauritânia] aumentaram após a prisão de opositores muçulmanos. O país, muçulmano, tem relações com Israel.” Folha de S. Paulo, São Paulo,15 jun. 2003. Caderno Mundo, p. A 22.
“Garoto de 13 anos de milícia pró-governo carrega arma para combate em Monróvia (Capital); o presidente Charles Taylor e rebeldes ainda não chegaram a acordo de cessar-fogo.” Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 jun. 2003. Caderno Mundo, p. A 14.
A partir da leitura dessas manchetes e notas jornalísticas, é INCORRETO admitir que:
A) a instabilidade política e os freqüentes golpes de estado continuam sendo uma constante em muitos países africanos.
B) o componente religioso se manifesta em alguns dos conflitos e tensões – como é o caso da Nigéria, palco de confrontos entre cristãos e muçulmanos.
C) as guerras civis estão afetando irreversivelmente crianças e adolescentes africanos, que participam diretamente das lutas armadas.
D) as lutas étnicas ou tribais deixaram de preocupar organismos internacionais por terem sido apaziguadas temporariamente.

07 – (UNIOESTE-02/Adaptada) Sobre a África Subsaariana, leia as afirmações abaixo:
I. Dentre as origens das suas estruturas econômicas encontra-se a divisão internacional do trabalho, configurada no século XIX, que se destinava a atender às necessidades de matérias-primas e gêneros tropicais dos mercados consumidores dos países industrializados.
II. A África Austral distingue-se pela importância das exportações minerais, com destaque para a África do Sul.
III. O petróleo sustenta diversas destas economias exportadoras, sendo a Nigéria, no Golfo da Guiné, o maior produtor do continente.
IV. No Sahel, é possível a prática da agricultura sem o auxílio de irrigação, pois as chuvas propiciam o desenvolvimento de uma vegetação arbustiva.
São corretas apenas as afirmações:
A. I e II
B. II e III
C. II, III e IV
D. I e III
E. I, II e III

08- (UFMG 2000) Considerando-se os movimentos nacionalistas na Europa, é INCORRETO afirmar que:
A) o modelo político-ideológico defendido e usado na Iugoslávia, o qual une fé religiosa e nacionalismo, é encontrado em outros países, cuja população é formada, predominantemente, por cristãos ortodoxos.
B) os conflitos, nos últimos anos, têm ocorrido mais freqüentemente no interior de um mesmo Estado, entre grupos constituídos de seus próprios cidadãos, e mais raramente entre Estados diferentes.
C) os nacionalismos _ explícitos ou disfarçados; moderados ou violentos _ encontram ressonância em muitos países europeus, entre os quais a Espanha, a Bélgica, o Reino Unido e a Itália.
D) os nacionalismos são sentimentos recentes, surgidos após o desmantelamento de governos comunistas ou de ditaduras fortemente centralizadas, como conseqüência da globalização econômica.

09 – (UFMG 1999) A ONU e a comunidade internacional, na tentativa de acabar com os focos de tensão em diferentes regiões do mundo, têm procurado promover acordos de paz. Contudo esses acordos só terão resultado, se os governantes e a população envolvidos em conflitos realmente priorizarem a paz.
Considerando essas informações, é INCORRETO afirmar que:
A) a divisão de Ruanda em duas áreas distintas para acolher os tutsis e os hutus, estabelecida por um acordo de paz assinado recentemente, pouco resolveu a questão dos conflitos no País, visto que somente um número reduzido de tutsis aceitou deslocar-se para a área a eles destinada.
B) o término dos conflitos entre católicos e protestantes, na Irlanda do Norte, foi recentemente ameaçado, apesar de o acordo de paz negociado por seus representantes, por mediação dos governos britânico e irlandês, ter sido referendado em plebiscito.
C) a assinatura de um possível acordo de paz entre a Índia e o Paquistão para resolver a questão da Cachemira pode vir a ocorrer, visto que, após a realização recente de seus testes nucleares, os governos desses dois países já expressaram publicamente esse desejo.
D) o acordo de paz assinado pelos presidentes da Bósnia, da Croácia e da Iugoslávia pôs fim a uma longa guerra civil, mas o movimento separatista, desenvolvido em Kosovo pela maioria albanesa, indica que os Bálcãs continuam sendo um foco de tensão em potencial.

10 – (UFMG 1997) Sobre os movimentos nacionalista-separatistas, verificados a partir da década de 70, é INCORRETO afirmar que,
A) em países da Europa, como Reino Unido, Espanha, Itália, e no Canadá, esses movimentos têm ocorrido sem, todavia, resultarem na formação de novos Estados.
B) na Europa e no Canadá, eles têm sido estimulados pelos organismos supranacionais de integração econômica e política como a União Européia e o NAFTA, desejosos de limitar o número de participantes.
C) na Europa Oriental e na Ásia Central, esses movimentos foram fortalecidos e eclodiram após a crise do comunismo e a dissolução da URSS, originando novos Estados.
D) na Europa Oriental e na Ásia Central, eles resultam, sobretudo, do enfraquecimento do modelo de estado multiétnico e do fortalecimento dos movimentos étnico- nacionalistas.

11 – (UFMG 1997) A situação atual do continente africano, objeto de preocupação de diversos organismos internacionais, está corretamente caracterizada em todas as alternativas, EXCETO em:
A) Incapacidade de atrair investimentos estrangeiros que se dirigem a outras regiões menos desenvolvidas do globo onde a mão-de-obra é mais qualificada.
B) Intensificação do bloqueio econômico imposto pelos grandes importadores de produtos primários, que visam forçar mudanças nas políticas sociais internas.
C) Intensificação dos conflitos tribais explicada, entre outros fatores, pelo acirramento da disputa pela posse dos meios de sobrevivência.
D) Intensificação dos desmatamentos, o que tem provocado uma expansão da área de incidência da seca.

12 - (Uff) Leia a notícia e observe a foto.
Fim do Mundo Mais Próximo
O ponteiro do “Relógio do Fim do Mundo” foi adiantado ontem em cinco minutos. Essa mudança deveu-se às explosões subterrâneas, nos últimos meses, de cinco bombas atômicas pela Índia e seis pelo Paquistão, em testes que ratificaram a entrada dos dois países para o clube de potências nucleares – até então limitado aos EUA, Rússia, Inglaterra, França e China.(...)“As conseqüências de um possível confronto nuclear entre Índia e Paquistão são imprevisíveis”, alerta o Boletim dos Cientistas Atômicos. (Adaptado do Jornal do Brasil, 12/06/98)
Um fator responsável pelos enfrentamentos entre Índia e Paquistão é o seguinte:
a) a disputa pela região da Caxemira, área geográfica fronteiriça de maioria demográfica muçulmana, sob controle majoritariamente indiano;
b) o avanço do terrorismo na região da Cachemira, com domínio paquistanês sobre uma população majoritariamente de origem hindu;
c) a aliança política formada entre muçulmanos do Paquistão e do Afeganistão, sob liderança talibã, contrária ao hinduísmo nas fronteiras;
d) a pressão militar atômica chinesa sobre a Índia, com a decorrente desestabilização da identidade religiosa que une indianos e paquistaneses;
e) o entrechoque de civilizações milenares, tornadas rivais a partir da corrida nuclear estabelecida naquela parte da Ásia, nos últimos anos.

13 - (Fmtm) Observe as afirmações:
I. Quase a metade dos 700 milhões de habitantes dessa região do planeta vive em extrema pobreza, com renda abaixo de um dólar por dia;II. De cada dez pessoas portadoras do vírus HIV no mundo, cerca de sete vivem nessa região do planeta;III. A história recente dessa região registra grande número de guerras civis e golpes de Estado. Os conflitos étnicos e religiosos estão associados, na maioria dos casos, à disputa pelas riquezas naturais regionais. As afirmações contêm a problemática de países localizados
a) no Magreb africano.
b) no Golfo Pérsico.
c) na África Subsaariana.
d) na América Central.
e) nas Antilhas.

14 - (Ufpr) A noção jurídica de genocídio foi criada em 1946, no processo de Nuremberg, para designar o extermínio sistemático dos judeus pelos nazistas. Logo se estendeu também ao extermínio dos índios do continente americano. O termo genocídio remete à idéia de “raça” e ao desejo de exterminar fisicamente um grupo étnico. O termo etnocídio, por sua vez, foi criado há alguns anos para designar não apenas a destruição física, mas principalmente a destruição da cultura de um povo.
Com base no texto acima e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Genocídio e etnocídio são processos que ocorrem nas regiões do globo onde impera a miscigenação devido à elevada heterogeneidade racial e cultural.
b) O genocídio e o etnocídio ocorreram na América, mas, em muitas regiões, não houve a eliminação física das raças nativas e nem o desaparecimento completo das suas culturas.
c) O genocídio pode ser uma estratégia planejada pelo Estado ou por facções políticas armadas e pode resultar da irrupção repentina de conflitos civis, como se verificou recentemente em Ruanda, na África.
d) O etnocídio pode ocorrer também devido a mudanças culturais impostas e/ou induzidas de forma pacífica, por meio do proselitismo religioso, do comércio, da miscigenação e da difusão de tecnologias.
e) Um exemplo contemporâneo de práticas de genocídio e etnocídio está nas perseguições à nação curda, que, não possuindo território autônomo, distribui-se entre Turquia, Iraque e outros países.

15 - (Ufba)
“Desgraçadamente o mundo deve aprender, todavia, a conviver com a diversidade, como nos tem recordado dolorosamente os recentes acontecimentos nos Bálcãs e na África Central. A realidade da “diferença” e a peculiaridade do “outro” podem sentir-se às vezes como um peso ou inclusive como uma ameaça. O medo à “diferença” alimentado por ressentimentos de caráter histórico eexacerbado pelas manipulações de pessoas sem escrúpulos, pode levar à negação até mesmo da humanidade do outro, com o resultado de que as pessoas entram em uma espiral de violência da qual ninguém, nem mesmo as crianças, estão livres.” (JOÃO PAULO II. In:LUCCI, p. 274)
A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre as questões relativas aos conflitos étnicos e políticos que marcaram a história do mundo contemporâneo, é correto afirmar:
(01) O termo “diversidade”, empregado no texto, diz respeito às diferentes características culturais, étnicas e demográficas que, entre outras, identificam os grupos humanos, ao lado de condições geoambientais e econômicas peculiares a cada um deles.
(02) O respeito à diversidade depende das formas de aceitação da diferença entre os povos e pode levar à solução negociada, entre os cidadãos, de conflitos ligados à posse de territórios e à participação no poder.
(04) Os Bálcãs são uma península do sul da Europa, com marcantes contrastes étnico-religiosos, onde as guerras difundiram a expressão “limpeza étnica”, empregada especialmente pelos sérvios na Croácia, na Bósnia-Herzegovina e em Kosovo.
(08) O fenômeno do “medo à diferença” registrou-se, preferencialmente, no confronto entre etnias africanas e asiáticas espalhadas pelo mundo, durante a Guerra Fria.
(16) A África do Sul, atingida durante décadas por conflitos étnicos expressos na prática do apartheid, ainda se inclui na categoria de países que não conseguiram superar os conflitos resultantes do “medo à diferença”.
(32) A democracia racial existente no Brasil afasta o “medo à diferença” e impede a ocorrência de fenômenos ligados ao preconceito e ao racismo.
(64) As diferenças étnicas e culturais do continente africano determinaram a forma de distribuição das fronteiras políticas pós-coloniais, minimizando a eclosão de conflitos interétnicos, a exemplo do confronto entre os tutsi e os hutu.
SOMA: 01 + 02 + 04 + 16 (23)

16 - (Fatec) Povo de maioria muçulmana, ocupando trechos de vários países e que, no início do ano de 2003, foi envolvido na Guerra do Iraque. Esse povo constitui hoje o maior grupo étnico - cerca de 24 milhões de pessoas - sem Estado no mundo. Reivindica a formação de seu próprio país.
Trata-se dos:
a) bascos.
b) curdos.
c) chechenos.
d) albaneses.
e) bósnios.

17 - (Pucpr) A civilização árabe, predominantemente islâmica, constitui-se de dezenas de estados e nações, totalizando um pouco mais de um bilhão de pessoas. O islamismo é atualmente a religião predominante nas seguintes regiões do mundo, EXCETO:
a) A África Saariana.
b) As ilhas que compõem a Indonésia.
c) O Oriente Médio.
d) A África Meridional.
e) As ex-repúblicas soviéticas da Ásia Central, como o Casaquistão e o Uzbequistão, entre outros.

18 - (Uff) O processo de integração dos países da Europa Ocidental não tem evitado que velhos conflitos reapareçam e imprimam sua marca de violência no interior de estados nacionais. Isto fica evidente ao se observar:
a) as imposições do partido nacional flamengo, exigindo um parlamento independente da Inglaterra;
b) a escalada do regionalismo político na Alemanha por parte de grupos separatistas neonazistas;
c) as reivindicações de autonomia no sul da Itália (Padânia) por parte dos partidos locais;
d) a ascensão dos grupos paramilitares de origem corsa, que reclamam sua autonomia nacional perante a Bélgica;
e) a ofensiva do grupo ETA que reivindica a independência da histórica região basca, localizada entre o norte da Espanha e o sudoeste da França.

19 - (UNIFICADAS) A opinião pública internacional, constantemente, se vê abalada pelas notícias sobre o fantasma da fome que ameaça a milhões de africanos. A interrupção da produção por guerras civis e golpes de estado é uma das causas. Mas, também, há o risco de que a fome se alastre, em virtude do avanço de processos de desertificação, o que se verifica, já em estado avançado, na área imediatamente ao sul do Saara, conhecida como:
a) Sahel.
b) Magreb.
c) Atlas.
d) Benguela.
e) Kalahari.

20 - (UNESP) O termo “africanização” designa países que, mesmo não pertencendo ao continente africano, apresentam as seguintes características: fome crônica, elevada dependência de ajuda humana externa e mortalidade causada por doenças já erradicadas na maioria dos países.
Assinale a alternativa que contém todos os países que se enquadram nessa classificação.
a) Somália, Ruanda, Turquia, Bangladesh, Haiti.
b) Etiópia, Somália, Bangladesh, Haiti, Ruanda.
c) Etiópia, Somália, Ruanda, Moçambique, México.
d) Bangladesh, Haiti, Colômbia, Etiópia, Somália.
e) Moçambique, Ruanda, Panamá, Somália, Haiti.

21 - Recentemente o líder líbio Muamar Kadafi propôs a união de seu país com Marrocos. Assinale a alternativa que contenha uma característica comum aos dois países:
a) fronteiras comuns;
b) identidades étnicas e culturais;
c) elevada produção de petróleo;
d) renda per capita bastante elevada;
e) mesmo regime político.

22 - Identifique as características que se referem ao clima africano, referente à parte do Continente que é cortada pela linha imaginária do Trópico de Câncer:
1. Elevada amplitude térmica.
2. Predomínio de baixas temperaturas e elevada umidade relativa do ar.
3. Elevada exposição à radiação solar.
4. Radiação solar amainada pela cobertura vegetal.
5. Índices pluviométricos elevados e bem distribuídos durante todo o ano.
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas:
a) 1 e 3
b) 2 e 3
c) 4 e 2
d) 5 e 3
e) 2 e 5

23 - (FUVEST) Explique a origem e a distribuição dos grupos predominantes na população canadense.
Mais de 40% dos canadenses são de origem inglesa e se encontram principalmente junto aos Grandes Lagos.
Aproximadamente 30% são de origem francesa, situados junto ao Vale do São Lourenço, na Província de Quebec.

24 - (MACK-04) Com relação à disputa pela Caxemira, entre Índia e Paquistão, que segue sem solução,
considere as afirmações abaixo.
I. A origem desse conflito deve-se à implantação de fronteiras inteiramente artificiais, desenhadas pelos britânicos no século XIX.
II. Facções fundamentalistas islâmicas, que são maioria no território indiano, desafiam os dirigentes paquistaneses, alinhados com os E.U.A. e as potências européias.
III. Bangladesh, ex-Paquistão Oriental, apóia integralmente o Paquistão, já que a Índia busca também anexar essa região ao seu território, em virtude da unidade religiosa de ambos.
IV. O mundo teme a ofensiva da Índia na conquista da área em disputa, uma vez que o poderio bélico nuclear hindu é único na região e poderia destroçar as forças paquistanesas.
Então:
a. apenas I e II estão corretas.
b. apenas II e III estão corretas.
c. apenas II está correta.
d. apenas I está correta.
e. apenas II e IV estão corretas.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.