quinta-feira, 18 de outubro de 2007

gabarito prova 3º ano dia 18-10

01- (UFMG 2005) O Brasil é revestido por formações florestais diferenciadas sob vários aspectos. Considerando-se as formações florestais brasileiras, é INCORRETO afirmar que:
A) as diferenças de densidade, estrutura, fisionomia e composição florística apresentadas por essas florestas são devidas à diversidade dos climas e dos solos e a mudanças ambientais no tempo geológico.
B) as florestas galerias, ou ciliares, são formações arbóreas naturais, alongadas e estreitas, circunscritas a vales ou margens de rios e típicas dos domínios de cerrados e campos.
C) as florestas subtropicais do Planalto Meridional são equivalentes ecológicos das florestas de coníferas encontradas nas latitudes extratropicais do Hemisfério Norte, nas zonas temperadas.
D) as formações florestais do Brasil Central, diferentemente das de grande parte da Amazônia, têm ritmo sazonal marcado pela alternância de estações seca e chuvosa.

02 – (UFMG 2005) Considerando-se as paisagens serranas do meio tropical do Sudeste brasileiro, com altitudes superiores a 1.200 m – como as da Serra da Mantiqueira –, é INCORRETO afirmar que elas
A) favorecem o desenvolvimento de atividades turísticas diferenciadas – como as esportivas, ecológicas, de inverno –, relevante opção econômica nos tempos atuais.
B) oferecem alternativas econômicas diferentes nas regiões tropicais, ao possibilitarem o desenvolvimento de culturas temperadas, sobretudo de frutas.
C) registram, mesmo estando em latitudes relativamente baixas, temperaturas que podem atingir valores absolutos próximos ou inferiores a 0º C.
D) se caracterizam pelo acentuado efeito orográfico, que cria regiões semi-áridas nos vales e nas baixas vertentes ocidentais.

03 – (UFMG 2007) Considerando-se a tropicalidade dos climas – e suas conseqüentes repercussões na vida humana – em vastas extensões do território brasileiro, é INCORRETO afirmar que:
A) a alternância típica das estações chuvosa e seca – verão e inverno – ainda influencia o calendário agrícola de amplas regiões, mesmo daquelas em que já se utiliza a irrigação.
B) a redução da intensidade da radiação solar e da duração do dia no inverno, embora pouco significativa, torna o sol alternativa energética inviável nessa estação do ano.
C) a umidade relativa do ar apresenta variação estacional semelhante à das chuvas, com expressiva redução durante os dias de inverno, o que implica efeitos sobre a saúde humana.
D) as diferenças de temperatura entre verão e inverno, embora reduzidas, aumentam com a latitude, sem que o frio se torne fator limitante para a agricultura em muitas regiões.

04 – (UFMG 2007)
Leia este trecho:
As caatingas
“Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua”.
Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas.
Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante.
Embora esta não tenha as espécies reduzidas dos desertos – mimosas tolhiças ou eufórbias ásperas sobre o tapete de gramíneas murchas – e se afigure farta de vegetais distintos, as suas árvores, vistas em conjunto, semelham uma só família de poucos gêneros, quase reduzida a uma espécie invariável, divergindo apenas no tamanho, tendo todas a mesma conformação, a mesma aparência de vegetais morrendo, quase sem troncos, em esgalhos logo ao irromper do chão.”

A partir dessa leitura, é INCORRETO afirmar que, no trecho transcrito, o autor:
A) apresenta a caatinga como uma vegetação de reduzida biodiversidade, embora de significativa multiplicidade de formas adaptativas.
B) caracteriza a vegetação da caatinga como repulsiva, agressiva, por causa dos espinhos, galhos retorcidos, folhas urticantes.
C) deixa entrever o caráter decidual da vegetação quando fala de árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos.
D) descreve a vegetação sertaneja no período das secas; daí, as expressões que remetem à agonia, morte, desolação.

05 – (FUVEST) Que relação das propostas abaixo NÃO se apresenta correta?
a) CLIMA MEDITERRÂNEO - Ameno, embora relativamente seco, sem chuvas no verão.
Vegetação de bosques, como o "maquis" ou a barriga espinhenta.
b) CLIMA TROPICAL ÚMIDO OU EQUATORIAL - Temperaturas elevadas e pluviosidade
constante. Forma de vegetação florestal e solos, no geral, pobres.
c) CLIMA TROPICAL COM ESTAÇÃO SECA - Temperaturas elevadas. A presença de uma
estação seca dificulta a presença de florestas, sendo a vegetação mais comum a savana.
d) CLIMA TEMPERADO OCEÂNICO - Seco, com invernos rigorosos, típicos das costas
orientais dos continentes. Predominância da estepe.
e) CLIMA SUBPOLAR - Verões frios e curtos. Precipitações escassas e em forma de neve.
Vegetação é a taiga. Solos do tipo podzol.

06 - Identifique as duas formações vegetais destacadas no mapa e relacione-as com as condições
climáticas dominantes.
1 - caatinga – semi-árido- apresenta uma mata de características áridas (xerófitas) e de cor acinzentada (devido a poeira do período seco), denominada de caatinga. As espécies mais freqüentes são as cactáceas, ou mesmo plantas que apresentam uma camada cerosa que evitam a perda de água. Alguns vegetais perdem totalmente suas folhas (caducifólias), apresentando muitos espinhos, não havendo cobertura no solo.
2 - cerrado – tropical- típico em quase todo o planalto central brasileiro. A acidez dos solos aliada as secas prolongadas que ocorrem na região (as chuvas são abundantes apenas no verão), formam uma vegetação complexa denominada cerrado, que caracteriza-se por apresentar cascas grossas, galhos retorcidos e folhas coriáceas, que são adaptações as condições de seca.

07 - Considere o mapa apresentado a seguir.
a) Identifique os tipos de vegetação I e II destacados no mapa.
1 – cerrado; 2- campos
b) Apresente formas de utilização econômica das áreas identificadas.
As pradarias, ou campos, apresentam um baixo relevo e são pouco lixiviadas pelas águas das chuvas, mostrando um solo muito rico e favorável as práticas agropecuárias. No passado serviu mais à pecuária (ovina e bovina), pois tornava-se pastagem natural. Com a modernização agrícola e o uso intenso de máquinas, alguns cultivos, como o do trigo e da soja, adaptaram-se bem à essa região, substituindo a atividade anterior.
A região dos cerrados fora por muito tempo área de predomínio quase exclusivo da pecuária bovina de corte. Entretanto, nas últimas décadas, por incentivo governamental, iniciou-se uma moderna agricultura para exportação, com destaque para a soja.
08 - Analise as seguintes afirmações:
1. Brasília, situada no interior do Brasil, apresenta temperaturas médias de verão e inverno com pequena diferença, o que facilita o desenvolvimento dos Campos Cerrados.
2. As áreas do globo, situadas a grandes altitudes, apresentam baixas temperaturas e elevada pressão atmosférica.
3. Quando se comparam as cidades de Santos e Belém, verifica-se que em Santos há menor amplitude térmica anual, devido à proximidade do Trópico de Capricórnio.
4. As áreas que sofrem influência marítima são de menor variação térmica que o interior dos continentes.
5. Monções é um tipo climático característico das zonas semi-áridas.
6. Gobi é uma área desértica específica do oeste norte-americano.
Assinale a alternativa que contém a(as) afirmação(ões) correta(s).
a) 1, 2 e 3 d) 6
b) 2, 3 e 6 c) 4 e) 1, 2, 3, 5 e 6

09 - Na questão a seguir, escreva nos parênteses a letra (V) se a afirmativa for verdadeira ou (F) se for
falsa.
A atmosfera vem a ser a camada gasosa que envolve a Terra, acompanhando-a em todos os seus movimentos. Em relação à atmosfera, podemos afirmar que:
( ) em face de sua imensa espessura, costuma-se dividir a atmosfera em camadas superpostas, entre as quais, as que mais interessam ao estudo do clima são a TROPOSFERA e a ESTRATOSFERA.
( ) é na MESOSFERA que encontramos o gás ozônio (03), responsável pela filtragem da radiação ultravioleta proveniente do sol.
( ) o gás mais encontrado na atmosfera é o oxigênio (78,07%), seguido do nitrogênio (20,95%) e do argônio (0,03%).
( ) a camada atmosférica mais baixa, em contato direto com a superfície terrestre é a TROPOSFERA, onde a quase totalidade dos fenômenos meteorológicos se originam e evoluem.
( ) o ar atmosférico tem elasticidade, ou seja, aumenta e diminui de volume e peso devido às diferenças de temperatura, dando origem às diferenças de pressão.
V,F,F,V,V

10 – Some as alternativas corretas.
01 - Domínio das Pradarias – Também conhecido por Pampa ou Campanha Gaúcha. Predomínio de terras altas e vegetação arbórea, onde sobressaem colinas ou ondulações do terreno denominadas coxilhas.
02 - Domínio da Caatinga – Planaltos e depressões, solos pobres em matéria orgânica e clima predominante semi-árido.
04 - Domínio da Araucária – Mata da Araucária ou dos Pinhais (muito devastada). Clima tropical dos planaltos arenito-basálticos da Bacia do Paraná.
08 - Domínio do Cerrado – Planaltos, depressões e chapadas sedimentares. Clima tropical, vegetação predominante arbustiva e herbácea, solos ácidos.
16 - Domínio dos Mares de Morros – Planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste, clima tropical úmido. Morros arredondados (mares de morros). Porção oriental, mais industrializada do país sofreu grande devastação.
F,V,F,V,V
Soma 26

11 – (PUC- MG- 2006 ) A Biosfera é o espaço terrestre onde se desenvolve a vida (Troppmair, 2004). Ela envolve todo o globo terrestre e possui espessura variável. A abundância e a diversidade da vida são funções da disponibilidade de energia. Assim, pode-se afirmar que constitui padrão geográfico da biodiversidade em função da disponibilidade de energia:
I. A diversidade e abundância da vida diminuem à medida que ocorre o afastamento em relação ao equador, sobre as superfícies continentais.
II. A diversidade e a abundância de vida são elevadas nas zonas desérticas quentes, onde abunda energia solar.
III. A diversidade e a abundância da vida possuem o mesmo padrão geográfico de distribuição nas superfícies continentais e oceânicas, em latitudes iguais.
A afirmativa está CORRETA em:
a) I apenas.
b) II e III apenas.
c) I e III apenas.
d) I, II e III.

12 – ( PUC-MG – 2006) O Brasil tem o título de país detentor da maior biodiversidade do planeta, graças, entre outras coisas, aos grandes biomas que apresentam diferenças significativas em seus arranjos ambientais. Sobre os biomas brasileiros, é INCORRETO afirmar:
a) Os biomas florestais brasileiros são os de maior abrangência espacial e são responsáveis pela maior parte da diversidade biótica nacional.
b) O bioma do cerrado assemelha-se, em fisionomia, a outros biomas savânicos dispersos pelos continentes africano, asiático e australiano.
c) Os campos rupestres constituem áreas de abrangência espacial reduzida, se comparados aos demais, mas apresentam um grande endemismo de espécies.
d) caatinga nordestina constitui um bioma campestre em função da baixa pluviosidade local e possui menor diversidade biológica que os demais.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.