quarta-feira, 7 de novembro de 2007

AS QUESTÕES AMBIENTAIS

ECOLOGIA
O estudo da ecologia, hoje, se confunde com o desenvolvimento econômico e suas conseqüências. Pode-se afirmar que uma nova consciência invade o mundo, até mesmo na esfera política, questionando o desenvolvimento industrial no mundo.
Foi principalmente a partir da conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (Suécia) em 1972, que o mundo tomou consciência dos limites impostos pela natureza. Nota-se que hoje os movimentos ambientalistas no Eixo Norte já se fortaleceram. No chamado Eixo Sul, esses movimentos surgem nos anos 80, onde há o aparecimento dos "Partidos Verdes". O surgimento do chamado desenvolvimento sustentável, apesar das críticas dos ambientalistas mais atuantes, depara com o desenvolvimento tecnológico, que prevalece na sociedade contemporânea.
O debate entre estes tipos de desenvolvimento cria insegurança, levando os países do chamado Eixo Sul a uma falta de posicionamento.
Na opinião de inúmeros cientistas, a Terra pode ser comparada a um organismo vivo do qual todas as espécies fazem parte.
O mundo industrial, que não respeita a Terra como um ser vivo (Gaia), tem levado o mundo para o esgotamento de inúmeros itens.

CRISE AMBIENTAL, O QUE É?
A sobrevivência do homem, hoje, é ameaçada e exige dele uma nova consciência da relação
natureza x sociedade.
a) Consciência ecológica, do que se trata?
Sua base principal é uma nova proposta que busca a análise ambiental tentando um equilíbrio entre desenvolvimento e preservação do ambiente.
b) O que é desequilíbrio sócio-ecológico?
É a fase do mundo desenvolvido (Eixo Norte) e subdesenvolvido (Eixo Sul) retratado: ou seja, o resultado do modo pelo qual a natureza tem sido usada.
c) Propostas a Partir da Realização da ECO 92, no Rio de Janeiro
O objetivo básico foi discutir acordos internacionais sobre a questão da preservação ambiental. Procurou- se criar "uma associação global entre os países em desenvolvimento e os países industrializados, estabelecendo necessidades e interesses comuns para assegurar o futuro do planeta".
Limite básico desta conferência: encontrar um ponto de equilíbrio entre desenvolvimento e questão ambiental, e estabelecer os princípios básicos do desenvolvimento sustentável.
Fique atento às questões ambientais. Muitas delas poderão refletir na sua qualidade de vida. Lembre-se: a questão ambiental está sempre junto do seu cotidiano.
• Desmatamentos;
• Projetos ambientais: urbanísticos, agropecuários e de mineração.
Poluição do ar;
• principalmente grandes metrópoles: Inversão térmica e Ilhas de calor;
• Efeito Estufa, Destruição da camada de Ozônio, Chuvas ácidas, Lixo, Poluição dos rios.

LIXOS
• Usa-se depositá-los em algumas áreas próximas a cidades, chamadas de aterros sanitários, quase sempre sem condições adequadas para resguardar o meio ambiente.
Seus problemas principais são:
• proliferação de insetos (áreas de focos de doenças como dengue e peste bubônica).
• a contaminação do lençol freático pelo chorume, líquido escuro e ácido devido à decomposição bacteriana da matéria orgânica.
• contaminação dos solos pelos resíduos tóxicos.
• acúmulo de materiais não biodegradáveis (exemplo principal: plástico).

A questão da Petrobrás e seus desastres ecológicos de abril/99 a julho/2000, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 15 de agosto de 2000.
Jul. 2000: Cerca de 4 milhões de litros de óleo cru vazam por duas horas da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária (PR), causando o maior acidente ambiental envolvendo
a Petrobrás nos últimos 25 anos.
Jun. 2000: 380 litros de petróleo atingem a baía de Guanabara.
Mar. 2000: 18 mil litros de óleo vazam em Tramandaí (RS) na transferência do produto de um navio para a refinaria.
Abr. 99: Cerca de 500 litros de óleo são derramados no mar devido a vazamento de óleo no terminal marítimo de Madre de Deus (região metropolitana de Salvador). Pequenas ilhas e praias da região foram atingidas.
Abr. 99: Vazamento de cerca de 5.000 litros de óleo do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, provocado por um defeito na válvula de um dos dutos da
Petrobrás. Pelo menos seis praias ficaram poluídas.
Jan. 2000: Vazamento de 1.292 toneladas de óleo provocado por uma falha em um dos dutos da Refinaria Duque de Caxias, da Petrobrás.
Dez. 99: Cerca de 2.000 litros de óleo vazam de um terminal da Petrobrás em São Luís. O óleo foi derramado por uma tubulação no porto de Itaqui.
Ago. 99: 70 mil litros de óleo combustível vazam de um duto submerso que liga a Refinaria de Manaus, da Petrobrás, e a empresa Manaus Energia.

O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. O documento prevê que, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos reduzam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis medidos em 1990.O tratado foi estabelecido em 1997 em Kyoto, Japão, e assinado por 84 países. Destes, cerca de 30 já o transformaram em lei. O pacto entrará em vigor depois que isso acontecer em pelo menos 55 países.
Para os países da União Européia, foi estabelecida a redução de 8% com relação às emissões de gases em 1990. Para os Estados Unidos, a diminuição prevista foi de 7% e, para o Japão, de 6%.Para a China e os países em desenvolvimento, como o Brasil, Índia e México, ainda não foram estabelecidos níveis de redução.
Os Estados Unidos, o país que mais emite gases estufa, se retiraram do acordo em março de 2001.
O presidente Bush disse que o protocolo de Kyoto prejudicaria a economia dos EUA e seria injusto por não fixar metas de emissão de gases causadores do efeito-estufa para países como China e Índia. O documento foi assinado pelo governo Clinton, quando os EUA se comprometeram a diminuir suas emissões em 7% até 2012, em relação aos níveis de 1990.

Quem polui mais?
O título de campeão nas emissões de gases estufa é dos Estados Unidos, que sozinhos são responsáveis por cerca de um quarto da produção mundial de CO2, ou 1,48 bilhão de toneladas anuais. Além de ser o país que mais polui em termos absolutos, os EUA possuem um dos maiores índices de emissão de gás carbônico per capita. Cada habitante norte-americano corresponde a 5,5 toneladas de carbono lançadas ao ar anualmente.
O lugar do mundo com maior emissão de gás carbônico per capita são as Ilhas Virgens Norte-Americanas, no Caribe, com 33,2 toneladas anuais por habitante.O Brasil está em 17º na lista. Apesar de estar entre os 20 maiores poluidores, o país emite 78 milhões de toneladas, menos do que a vigésima parte do total dos EUA. A emissão per capita no Brasil é de 0,48 toneladas anuais.O segundo maior poluidor é a China, mais pelo tamanho de sua população do que pelo abuso nas emissões. Entre outros grandes poluidores, tanto no índice total quanto o per capita, estão Rússia, Japão, Austrália, Reino Unido, Itália e Coréia do Sul.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.