terça-feira, 13 de novembro de 2007

GABARITO PROVA 2º ANO - 13-11-2007

01 - (Pucamp) - A expressão “crime contra a humanidade” tem um duplo sentido. Designa um crime tão abominável que a humanidade inteira é ferida pela crueldade dos atos. Mas designa também e talvez sobretudo um crime contra a idéia de humanidade, ou seja, contra a idéia de que, além ou aquém de nossas diferenças religiosas, nacionais etc., somos semelhantes membros de uma mesma espécie. Perseguir, exterminar uma população por sua diferença significa negar a existência da comunidade dos humanos, quebrar um pressuposto que talvez seja a melhor conquista de nossa cultura. (Contardo Calligaris. Terra de ninguém. S. Paulo: Publifolha, 2004)
Na Época Contemporânea, constitui-se em exemplo de crimes a que o texto se refere a
a) Intifada palestina no Oriente Médio.
b) Operação Tempestade no Deserto.
b) experiência nazista na Alemanha.
d) ascensão do anarquismo na Espanha.
e) repressão à Comuna de Paris.

02 - (Fuvest) Qual é o papel da ONU?a) na resolução de conflitos sócio-econômicos mundiais? Dê um exemplo.
A ONU foi criada no final da II Guerra Mundial e tinha como um de seus objetivos promover a paz e o dialogo internacional, atuando eventualmente como uma espécie de mediador imparcial em conflitos sócio-econômicos. A instituição conseguiu cumprir razoavelmente seu papel até a década de 1990. Com o fim da Guerra Fria e a com a hegemonia norte-americana, seu papel torna-se menos relevante. Este fato tornou-se evidente com a invasão do Iraque pelos EUA mesmo após a negativa desse organismo. Com relação a exemplos onde seu papel foi ou está sendo fundamental, poderia ser citada sua atuação em conflitos como os do Timor Leste, Haiti, nos Bálcãs, na Palestina, entre outros.

03 - (Fgv) A ONU é composta por uma Assembléia Geral, da qual fazem parte todos os países membros e um Conselho de Segurança. Recentemente houve uma intensa movimentação da diplomacia brasileira no sentido de promover algumas reformas neste Conselho que...
Complete a frase escolhendo a alternativa correta.
a) Tem como função principal manter a paz e a segurança internacionais, podendo tanto utilizar sanções econômicas como usar da força militar para atingir os seus objetivos. Ele é composto por quinze países membros, sendo cinco permanentes (China, Rússia, EUA, França e Inglaterra).
b) Tem como função principal manter a segurança internacional, mas não pode utilizar a força militar para atingir seus objetivos. Ele é composto por quinze membros, sendo sete permanentes (China, Rússia, EUA, França Inglaterra, Japão e Alemanha). Até o presente momento o Brasil não conseguiu apoio para tornar-se membro permanente.
c) Atualmente é composto por onze membros, sendo apenas cinco deles permanentes (China, Rússia, EUA, Alemanha e Inglaterra), e os demais, rotativos. Até o presente momento o Brasil não conseguiu apoio para tornar-se membro permanente.
d) Tem como função principal controlar o uso e a produção de armas nucleares, podendo tanto utilizar sanções econômicas como usar da força militar para atingir seus objetivos. Ele é composto por 15 membros, sendo apenas três membros permanentes (Rússia, EUA e China).
e) É composto por 25 membros, sendo apenas sete deles permanentes (China, Rússia, EUA, França, Inglaterra, Alemanha e Japão) e os demais são membros rotativos. O recente ingresso de Índia, Japão e Alemanha contaram com forte resistência da China, do Paquistão e da França.

04 - (Mack) Em 1944, foram lançados os fundamentos da “economia do dólar”, ou seja, a transformação do dólar na moeda do mundo. Foi organizado um padrão monetário baseado na equivalência entre o dólar e o ouro. Essa estratégia econômica ficou conhecida como
a) Acordo Geral de Tarifas e Comércio.
b) Plano Marshall.
c) Conferência de Bretton-Woods.
d) Plano Colombo.
e) Tratado de Maastrich.

05 - (Fgv) Após as mudanças ocorridas no Leste Europeu a partir de 1989, as organizações supranacionais passaram a assumir papéis diferentes daqueles para os quais foram criados. Comprova a veracidade desta afirmativa, a seguinte ação:
a) O bombardeio da Iugoslávia (25/03/1999) não ocorreria na ordem bipolar, embora a intervenção nos conflitos internos de qualquer país soberano constituísse um dos objetivos básicos oficiais da OTAN.
b) A ONU tornou-se mais ativa ao ampliar o Conselho de Segurança, dando direito de veto às potências emergentes do mundo subdesenvolvido industrializado.
c) Formado essencialmente por países capitalistas avançados, o G-7 mudou sua sistemática de organização ao incluir a China, considerado um país socialista de economia aberta ao mercado.
d) A OTAN ampliou sua esfera de poder, admitindo o ingresso de países que já fizeram parte do Pacto de Varsóvia, aliança militar equivalente do bloco socialista, extinta no início dos anos 90.
e) Após as severas críticas recebidas pelo envio de tropas aliadas para a Guerra do Golfo, a ONU concentrou suas atividades no FMI e BIRD, em busca de uma estabilidade monetária internacional.

06 - (Unirio) No contexto da nova ordem mundial pós-guerra fria, a ONU tem sido alvo de determinados questionamentos que envolvem o seu Conselho de Segurança cuja composição apresenta apenas 5 países, únicos a terem poder de veto. Tais países são:
a) Estados Unidos, Rússia, Japão, Alemanha e Inglaterra.
b) França, Estados Unidos, Rússia, China e Inglaterra.
c) França, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Bélgica
d) México, Coréia, Estados Unidos, França e Japão.
e) Brasil, Rússia, Estados Unidos, Japão e Alemanha.

07 - (Ufpi) Destacam-se, no cenário financeiro mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), também conhecido como Banco Mundial.
A este respeito é correto afirmar que:
a) os empréstimos do Banco Mundial são efetuados de forma exclusiva para os países da Comunidade Européia.
b) a intensa atuação destes dois organismos financeiros vem impedindo as disputas de territórios entre países na Europa Central.
c) na América Latina, a ação destes organismos possibilitou uma melhor redistribuição da renda, resultando numa forte diminuição das desigualdades sociais.
d) essas instituições financeiras foram criadas logo após o final da Segunda Guerra para planejar os rumos da economia mundial face a nova situação.
e) inexiste qualquer tipo de relação entre estes organismos financeiros e o Grupo dos Sete, também conhecido como G7.

08 - (Ufmg) Os acordos de Bretton-Woods, firmados na década de 40 do século XX, relacionam-se
a) aos arranjos econômicos para se viabilizar uma nova ordem na economia mundial no imediato pós-guerra.
b) à criação de condições para a realização de uma conferência internacional a fim de se negociar o término da II Guerra.
c) às tentativas de se reerguer a economia da Europa Ocidental por meio de empréstimos de capitais norte-americanos.
d) aos acordos para estabelecimento de um pacto militar entre os países vitoriosos, visando-se a garantir uma paz duradoura.

09 - (Fgv-economia) No início do mês de setembro de 2005, foi divulgado novo relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O Brasil permaneceu na posição de país com Desenvolvimento Humano Médio, ocupando a 63. ª posição entre 177 países. Sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) brasileiro, pode-se afirmar que
a) considerando os progressos obtidos na educação e na esperança de vida, o País será um dos únicos do mundo a cumprir as Metas do Milênio e reduzir em 50% a pobreza no País.
b) é um índice que deve ser analisado com reservas, pois ao se avaliarem as condições de vida da população negra ou nordestina, o IDH obtido é muito inferior ao registrado pelo PNUD.
c) tem crescido sistematicamente desde a década de 1990, quando o País se encontrava posicionado entre as nações de desenvolvimento humano baixo.
d) com o crescimento observado neste milênio, o País tem se aproximado da Argentina e do México, os dois países com mais alto IDH da América Latina.
e) reflete a ação das políticas públicas do Estado que, gradativamente, se afasta do neoliberalismo para reingressar no Estado do Bem-Estar Social.

10 - (Pucminas)
“Raiva constrangimento e deboche. Esses foram os sentimentos que deram o tom de enfrentamento entre quatro participantes do Fórum Econômico Mundial, que acontecia em Davos, e uma dezena de outros que participavam do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.” PAZZINATO, Alceu de & Senise, Maria Helena V. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Ática. P. 384.
Com relação ao Fórum Social Mundial, é CORRETO afirmar que:
a) motiva o encontro de milhares de pessoas de diferentes origens e culturas para discutir a melhoria das condições de vida da população.
b) assegura inúmeros privilégios econômicos e políticos aos pequenos agricultores do Movimento dos Sem Terra junto aos dirigentes do G-8.
c) define a orientação de políticas sociais internacionais a serem seguidas pelos governos latino-americanos.
d) discute novas diretrizes comerciais que devem ser adotadas pelos países integrantes do Mercosul.

11 – (FGV) No Brasil, as atividades desenvolvidas pelo Terceiro Setor, já no final da década de 90, correspondiam a aproximadamente 1,2% do PIB. Dentre as alternativas abaixo, identifique a que está correta.
A) Dadas as sucessivas crises econômicas, o Terceiro Setor corresponde atualmente à maior fonte de empregos no Brasil e no restante da América Latina, englobando comércio de produtos e produção direta.
B) O Terceiro Setor é composto por organizações sem fins lucrativos, voltadas para o
desenvolvimento socioeconômico, político ou cultural das populações com as quais trabalham, e encontra-se em fase de expansão.
C) O Terceiro Setor é formado por entidades filantrópicas e projetos de responsabilidade social nas empresas. O Primeiro Setor compreende o Estado e o Segundo Setor, as organizações representantes da Sociedade Civil.
D) No Brasil, o Terceiro Setor agrega acima de 250 mil ONGs. Entre elas destacam-se empresas nacionais e internacionais de grande porte, cujos projetos de responsabilidade social correspondem a 1,0% do PIB.
E) Na Europa, o Terceiro Setor movimenta 6% do PIB. No Brasil, porém, este valor corresponde a apenas 1,2%. Tais dados demonstram um decréscimo do número de doadores e apontam uma tendência à retração do setor.

12 – A Assembléia Geral da ONU condenou a invasão Indonésia, numa resolução aprovada no dia 12 de dezembro de 1975, mas que ficou sem qualquer efeito. Apenas um país, a Austrália, reconheceu a autoridade Indonésia sobre o Ti mor Leste. Começa a repressão Indonésia, que vai resultar na morte de 200 a 300 mil timorenses, seja pela violência direta, seja pela fome programada, seja pelo deslocamento forçado de populações inteiras, seja pela criação de verdadeiros campos de concentração. Rosely Forganes
Assinale a alternativa correta a respeito das razões indonésias para invadir o Timor.
a) O domínio indonésio no território timorense se deu também com o intuito de atender aos interesses capitalistas estadunidenses para impedir a expansão socialista no período da Guerra Fria.
b) A Austrália, interessada no petróleo timorense, patrocina a invasão indonésia para garantir a exclusividade da exploração dos recursos minerais timorenses.
c) A Indonésia, por ser um país predominantemente muçulmano, invade o Timor Leste para converter os cristãos e ampliar a área islâmica no sudeste da Ásia.
d) Após a vitória do grupo ditatorial ultra-direitista FRETILIN, na guerra civil timorense de 1975, o exército indonésio invade o território do Timor para garantir a
democracia da região.
e) Após a entrada da Indonésia no grupo dos Tigres Asiáticos, o Japão, interessado nas riquezas naturais do Timor, apóia a invasão indonésia.

13 – (Unicamp 2007) As organizações internacionais podem ser classificadas de diversas maneiras. É possível dividi-las, segundo suas finalidades, em gerais e específicas. As primeiras apresentam funções normalmente políticas, como é o caso da Organização das Nações Unidas (ONU). As organizações específicas podem apresentar objetivos diversos, por exemplo: econômicos, como o Fundo Monetário Internacional, ou social, como a Organização Internacional do Trabalho. Podem ser divididas, também, segundo seu alcance territorial, em universais, como é o caso da ONU, ou regionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA). Ainda de acordo com seus objetivos, elas podem ser divididas em organizações internacionais de cooperação, caso da Organização Mundial do Comércio (OMC), ou organizações de integração regional, como a Comunidade Andina e o Mercosul. (Adaptado de Eduardo Felipe P. Matias, A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano à sociedade global. São Paulo: Paz e Terra, 2005, p.260.)
Na estrutura organizacional da ONU, há o Conselho de Segurança, que é formado por 15 membros, sendo 5 com assento permanente com direito a veto: EUA, Rússia, França, Reino Unido e China. Qual é a razão de serem esses países os membros permanentes?
São países de projeção em política internacional, foram aliados durante a Segunda Grande Guerra e venceram o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e, quando da fomação da ONU, em 1945 representavam sobre vários aspectos um importante potencial estratégico, econômico, populacional e militar.

14 – (UFF 2006) As novas fronteiras da geopolítica do inglês
(....) Daqui por diante, a geopolítica do inglês é menos geográfica, menos vinculada ao fenômeno do progresso econômico da Inglaterra e dos Estados Unidos. (....) O inglês ocupa o campo do digital. A densidade dos internautas acompanha os avanços do inglês. A internet é um índice revelador da potência cultural americana – isto é, da língua inglesa. (...) O inglês é a língua das grandes organizações internacionais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. (....) A escala do mundo mudou. Doravante, o poder da língua inglesa decorre do fato de que ela é a língua dos Estados Unidos (adaptado de Le Breton in Lacoste, Y. (org.) A geopolítica do inglês, 2005, pp. 12-26)
A partir da análise do texto sobre o papel do inglês no mundo atual, é correto afirmar:
(A) a linguagem da informática é subordinada ao inglês, devido às exigências de organismos como ONU, FMI, OMC e BID;
(B) as diferenciações geográficas tendem a desaparecer face à homogeneização promovida pelo inglês em todo o mundo;
(C) o inglês tornou-se a língua do poder, transformando organizações internacionais em novas superpotências;
(D) a língua inglesa é um dos principais fatores da globalização comunicacional-cultural, afirmando-se como língua franca;
(E) a geopolítica do inglês corresponde ao imperialismo norte-americano, restaurando o papel de superpotência da Inglaterra.

15 – (UFMG 2005) A ONU organizou, no final do século XX, um plano de ação – denominado Metas do Milênio –, que tem como um de seus objetivos a melhoria da condição de vida nas regiões menos desenvolvidas do mundo. De acordo com o cronograma desse plano, os níveis de pobreza da população mundial começariam a se reduzir nos primeiros anos do século XXI.
Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que o fator responsável pelo não-cumprimento do cronograma do Plano de Metas da ONU é
A) a exigência da ONU quanto à aplicação de estratégias de desenvolvimento sustentável nos países pobres tem reduzido o retorno de capital, desestimulando os investimentos estrangeiros.
B) a defasagem entre a ajuda prometida pelos países da OCDE – ou pelos países mais desenvolvidos – e aquela efetivamente concedida até o momento atual.
C) a incapacidade de universalização da educação primária, já constatada em um número significativo dos países-alvo do programa.
D) o aumento do percentual da população que convive com a fome em regiões como o Oriente Médio e a África Subsaariana, em contraposição ao que se esperava no conjunto das Metas.

16 – (UFMG 2006) A Organização Mundial do Comércio-OMC tem sido o fórum de discussões que envolvem interesses comerciais conflitantes entre países pobres e ricos. Considerando-se esses conflitos comerciais, é INCORRETO afirmar que
A) os países pobres enfrentam barreiras comerciais, impostas por países ricos, sob a acusação de devastarem o meio ambiente, o que reduz a entrada de recursos necessários à modernização da exploração das riquezas naturais.
B) os países pobres vêm elevando as tarifas alfandegárias impostas aos produtos industriais dos países ricos, como formas de estimular o desenvolvimento da tecnologia nacional.
C) os países ricos, de modo geral, concedem subsídios a seus produtores agrícolas, mas rechaçam atitudes semelhantes dos países periféricos em relação a produtos industriais de exportação.
D) os países ricos impõem restrições às exportações dos países pobres, como forma de retaliação contra a suposta exploração da mão-de-obra infantil e do trabalho em regime de semi-escravidão.

17 - Leia o texto a seguir, parte de uma reportagem do jornal folhaonline, em que se discute o aniversário do atentado de 11 de setembro de 2001.

“Em seu editorial, o New York Times lamenta o que considera uma oportunidade perdida após o sentimento de união nacional gerado pelos ataques, e que esse sentimento não teria sido aproveitado positivamente pelo governo. "Aquele foi um momento em que a nação estava esperando para saber o que deveria fazer, para ser chamada ao trabalho que daria um significado especial à tragédia pela qual havia passado. Mas esse chamado nunca veio" , diz o jornal. "Se aquele sentido de união ocorresse hoje, poderíamos olhar para trás, para 11 de setembro de 2006, como mais que um dia para lembrar de memórias ruins e chances perdidas"”
Os atentados nos EUA e seus desdobramentos envolvem questões geopolíticas mundiais que foram divulgadas com grande ênfase pela mídia. A respeito do que é debatido no texto anterior, pode-se considerar CORRETO que o momento do pós-atentado para o povo estadunidense seria mais proveitoso se ele fosse levado a ver que
a) as tensões mundiais têm como causa fundamental a diversidade religiosa que existe no mundo. Sendo assim, os diversos conflitos existentes no mundo associam-se às diferenças ideológicas e culturais entre cristãos e muçulmanos.
b) as tensões mundiais, envolvendo questões geopolíticas, estão localizadas nos países do Terceiro Mundo, e que mantêm as mesmas características dos conflitos da Guerra Fria, problemas que podem ser resolvidos com mais desenvolvimento econômico.
c) as diferenças existentes entre os povos de todo o mundo devem ser respeitadas, e que o capitalismo aprofunda as dificuldades econômicas de países considerados mais pobres, além do que as riquezas são de direito soberano do país a que pertencem.
d) qualquer conflito deve ser resolvido levando em conta as questões bélicas dos grandes grupos de países e não apenas de um, como os Estados Unidos, e qualquer atentado não atinge apenas um, mas a todos que fazem parte do grupo.
e) que a Organização das Nações Unidas não cumpriu o seu papel de guardião da paz mundial, e que o financiamento da guerra contra o terror deveria ter sido feito por organismos financeiros internacionais, como o FMI e o Banco Mundial.

18 - Em conflitos regionais e na guerra entre nações tem sido observada a ocorrência de seqüestros, execuções sumárias, torturas e outras violações de direitos. Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que, em seu artigo 5º, afirma:
”Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.”
Assim, entre nações que assinaram essa Declaração, é coerente esperar que
a) a Constituição de cada país deva se sobrepor aos Direitos Universais do Homem apenas enquanto houver conflito.
b) a soberania dos Estados esteja em conformidade com os Direitos Universais do Homem até mesmo em situações de conflito.
c) a violação dos direitos humanos por uma nação autorize a mesma violação pela nação adversária com a mesma intensidade.
d) sejam estabelecidos limites de tolerância para além dos quais a violação aos direitos humanos seria permitida.
e) todas as nações em conflito tenham o direito de torturar os prisioneiros inimigos, desde que a guerra seja autorizada pela ONU.

19 - O Oriente Médio é conhecido pela sucessão de conflitos armados envolvendo atores regionais —israelenses, palestinos, iraquianos — e externos, movidos por diferenças culturais e interesses geoeconômicos. Os recentes atritos entre os EUA e o Iraque, mesmo antes de sua eclosão, já indicavam transformações importantes no arranjo geopolítico mundial. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA.
a) A supremacia hegemônica dos EUA apóia todas as resoluções da ONU, o que reafirma o papel das Nações Unidas como fórum de discussão dos problemas mundiais.
b) O grande apoio obtido pelos Estados Unidos para o conflito é reflexo de diferenças culturais, econômicas e políticas dos países interessados nas riquezas naturais do Iraque.
c) O posicionamento dos países europeus com relação ao conflito reflete-se em interesses econômicos e políticos divergentes, e aponta para um fortalecimento político da União Européia.
d) A construção de alianças pelos EUA em torno de um apoio ao conflito, reforça seu papel como articulador e mediador de focos de tensão externos.
e) As poucas baixas dos países envolvidos no conflito indicam o seu fim proeminente e a vitória massacrante do capitalismo ocidental sobre os regimes teocráticos da região.