terça-feira, 13 de novembro de 2007

GABARITO PROVA 8ª SÉRIE 13-11- 2007

01 - A água encontra-se neste início de século em condições que exigem sérios cuidados. Além do volume existente desse recurso, é importante considerar sua distribuição geográfica e suas formas de uso para preservá-lo.
Assinale a alternativa VERDADEIRA sobre a água, tendo o planeta como referência.
a) Nas áreas quentes do planeta os estoques de água doce são inexpressivos, pois há grande evaporação.
b) O consumo mundial de água doce é maior na agricultura e nas residências, porém as indústrias estão quase ocupando esse patamar.
c) O maior estoque de água doce é subterrâneo, superando o volume de águas das geleiras e dos lagos.
d) Há grande desigualdade na distribuição das águas continentais, sendo as áreas tropicais as mais abastecidas.

02 - A garantia do meio ambiente equilibrado representa mais do que um direito da humanidade a uma vida saudável. É uma condição essencial à construção de um modelo de desenvolvimento preocupado com a sustentação das gerações futuras. Nesse sentido, a construção da Agenda 21 a partir da ECO-92, representou um vasto programa de ações de curto, médio e longo prazos.
Escreva o objetivo desse programa.
I. deter o aumento do aquecimento global a partir de uma convenção sobre mudanças climáticas globais.
II. reduzir o impacto gerado pela destruição das florestas tropicais, a partir de uma Convenção sobre biodiversidade.

03- DECLARAÇÃO DO RIO OU CARTA DA TERRA
Princípio 3: "O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas, equitativamente, as necessidades de gerações futuras." (Fonte: ONU - Eco 92)
Escreva duas políticas públicas que atendam a Declaração do Rio ou Carta da Terra.
I. Aproveitamento racional do solo, com valorização das técnicas e das culturas locais.
II. Implantação de políticas de conservação ambiental.
III. Investimento no uso de energia renovável.

04 - Desde a década de 1970, a questão ambiental começou a ser discutida em escala planetária. A Conferência de Estocolmo e a Eco-92 são eventos em que essa questão foi a temática central das discussões. Durante a Eco-92 foram assinadas a Convenção sobre as Mudanças Climáticas, aprimorada pelo Protocolo de Kioto, em 1997, e a Agenda 21, reforçada em 2002, em Johannesburgo, pelo Plano de Implementação. Com relação a esses documentos. Cite dois princípios do desenvolvimento sustentável.
- desenvolvimento socioeconômico pautado na conservação ambiental;
- utilização racional dos recursos naturais;
- distribuição eqüitativa dos resultados do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida;
- reciclagem dos materiais produzidos com recursos naturais renováveis e não-renováveis;
- conservação e/ou preservação dos recursos naturais para as gerações futuras;
- valorização e preservação dos saberes culturais das comunidades tradicionais.

05 - (Ufc) O desenvolvimento tecnológico, o aumento da produção industrial e o intenso processo de urbanização mundiais contribuem para o crescimento do consumo, mesmo que de forma heterogênea entre continentes, países ou regiões. Sobre o consumo e os seus efeitos nas atividades econômicas e o uso dos recursos naturais, assinale a alternativa correta.
a) A redução do consumo de bens não duráveis e de produtos descartáveis está ocorrendo em países pobres e ricos, pois os recursos empregados em sua produção e os resíduos sólidos gerados no seu uso comprometem irreversivelmente o meio ambiente.
b) A produção industrial e o alto consumo de bens duráveis asseguram altas taxas de empregos urbanos e baixa utilização de recursos naturais, reduzindo os riscos de extinção destes recursos enquanto garantem o desenvolvimento social e econômico das cidades.
c) Os maiores consumidores mundiais são os países densamente povoados ou populosos, que representam grandes riscos para o esgotamento dos recursos naturais, pela elevada utilização de matérias-primas.
d) O crescimento do consumo eleva os índices de emprego e a qualidade de vida das populações e a reciclagem reduz os efeitos negativos da produção de resíduos sólidos, além de gerar novas oportunidades de trabalho no artesanato, na indústria e no comércio.

06 - (Puccamp) A queima do petróleo acarreta danos ambientais diretos, dentre os quais
a) a erosão dos solos e a chuva ácida.b) a chuva ácida e o efeito estufa.c) o empobrecimento do solo e as inversões térmicas.d) a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.

07 - Desde a década de 1970, a questão ambiental começou a ser discutida em escala planetária. A Conferência de Estocolmo e a Eco-92 são eventos em que essa questão foi a temática central das discussões. Durante a Eco-92 foram assinadas a Convenção sobre as Mudanças Climáticas, aprimorada pelo Protocolo de Kioto, em 1997, e a Agenda 21, reforçada em 2002, em Johannesburgo, pelo Plano de Implementação.
Explique o principal objetivo do Protocolo de Kioto quanto ao ambiente.
Objetiva-se que os países, especialmente os mais industrializados, reduzam os níveis de emissão de gases que retém o calor na atmosfera e, conseqüentemente, provocam o “efeito estufa”. Essa redução foi estabelecida em 5,2% abaixo das emissões registradas em 1990.

08 - Mencione dois princípios do desenvolvimento sustentável.
desenvolvimento socioeconômico pautado na conservação ambiental;– utilização racional dos recursos naturais;– distribuição eqüitativa dos resultados do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida;– reciclagem dos materiais produzidos com recursos naturais renováveis e não-renováveis;– conservação e/ou preservação dos recursos naturais para as gerações futuras;– valorização e preservação dos saberes culturais das comunidades tradicionais; – preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

09 - (Uepg) Observe o quadro abaixo

Com base nos dados apresentados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – A exploração de recursos naturais e a poluição poderão provocar desequilíbrios no meio ambiente.II – A queima de combustíveis fósseis contribui para a poluição do ar.III – Os gases emitidos por automóveis, pela indústria, pela decomposição do lixo e pelo desmatamento de florestas contribuem para acelerar o aquecimento global.IV – A solução para o problema é barrar o desenvolvimento econômico, principalmente dos países mais populosos, como no caso da índia e China.
a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

10 - (Upe)
“Já está emergindo, em grande parte do planeta, uma nova consciência sobre a necessidade de um novo modelo e o estilo de desenvolvimento. Apesar das práticas aparentemente antagônicas em relação à conservação da biodiversidade, há uma preocupação internacional crescente sobre o papel importante que a interface conservação/desenvolvimento possui em quase todos os níveis da sociedade atual.”(GOMES, Enoque. Criise Econômiica X Criise de Ciidadaniia no Brasiill. Recife: Ed. Universitária, 1992).
O autor está se referindo à (ao)
a) Economia de Mercado.
b) Modelo de Desenvolvimento Sustentável.
c) Redução da biodiversidade no mundo.
d) Modelo Econômico de Desenvolvimento Socialista.

11 - (Fatec) Considere o que se afirma sobre problemas no meio ambiente.
I. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos. II. Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico naatmosfera, participando da diminuição do aquecimento global. III. Boa parte dos detritos pode ser recuperada ou reciclada. O Brasil desponta como um país onde areciclagem é elevada.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I. b) II. c) I e II. d) III.

12 - (Ufscar) Organização das Nações Unidas realizou três importantes conferências sobre o meio ambiente: na Suécia, em 1972; no Brasil, em 1992; na África do Sul, em 2002. Fazendo-se uma avaliação desses trinta anos, pode-se afirmar que
a) os problemas ambientais ampliaram-se, apesar dos países industrializados diminuírem muito o consumo de produtos agropecuários.
b) os países de agricultura moderna deixaram de utilizar agrotóxicos para evitar problemas vividos pelos países já industrializados.
c) aumentou a preocupação com o meio ambiente, mas os países capitalistas não se dispõem a diminuir a produção industrial e a modificar os padrões de consumo.
d) os conflitos religiosos entre países ricos e pobres são as causas da não obediência aos acordos assinados nas conferências sobre meio ambiente.

13 - (Uel) "Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado." ("Isto É", n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, coloque V ou F nas afirmativas abaixo:
( F ) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
(F ) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
( F ) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
( V ) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
( F ) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.

14 - (UFG) O meio ambiente urbano dos países ricos apresenta problemas ambientais que mobilizam a sociedade civil desses países. Esses problemas decorrem
a) do consumismo aliado à grande produção de mercadorias.
b) da vasta produção de lixo oriundo de embalagens de material plástico.
c) do uso intenso de propaganda interferindo no efeito visual dos sítios urbanos.
d) do uso dos produtos descartáveis articulados ao modismo veiculado pela mídia.

15 - (Ufpr) Na atualidade, algumas regiões do globo estão momentaneamente sob a ação de temperaturas mais elevadas que o normal, como pode ser observado no seguinte texto:
"O aquecimento global é uma perspectiva assustadora que provoca visões de marés altas engolindo cidades à beira-mar, além de outros cataclismos. Mas, para os vitivinicultores, especialmente os das regiões viticultoras de clima historicamente frio, as mudanças climáticas já exercem efeito sobre suas vidas e seus vinhos. 'O aquecimento tem sido ótimo, não há dúvida alguma', disse Johannes Selbach, de Zeltingen, na Alemanha, onde sua família cultiva vinhas desde o século 17 às margens do rio Mosel. 'Veja só a seqüência de ótimas safras que tivemos. Desde 1988 até este ano, o clima tem sido bem mais quente do que em qualquer outro momento em minha vida'." (ASIMOV, E. Calor global é bom, ao menos para o vinho. Folha de S. Paulo, 10 ago. 2003.)
Sobre aquecimento global, é correto afirmar:
( ) As chuvas ácidas são apontadas pelos cientistas como uma das causas do aquecimento global.
( ) Mudanças na composição atmosférica provocadas pela crescente concentração de gases como o metano e o dióxido de carbono interferem no efeito estufa.
( ) Em princípio, o efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o equilíbrio térmico do planeta.
( ) Os EUA, embora sejam o país de maior emissão dos gases que contribuem para uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, negam-se a ratificar o Protocolo de Kioto.
( ) Os grandes centros industriais e os automóveis contribuem maciçamente para o aumento da temperatura da atmosfera e, conseqüentemente, para o aquecimento global.
Resposta: F - V - V - V - V

16 - Os fenômenos climáticos do Planeta têm sido a principal causa das previsões apocalípticas que freqüentam o apagar das luzes do milênio. No final do século X, por exemplo, milhares de pessoas se prepararam para o fim do mundo, que chegaria no ano 1000. O Novo Testamento era a base dessa crença catastrosfista. Pessoas normalmente sensatas e calmas se entregaram a penitências, abandonaram as suas propriedades e despediram-se dos entes queridos." (Demétrio Magnollo e Regina Araújo - A Nova Geografia, p.234)
Com relação aos fenômenos climáticos é correto afirmar:
(a) As temperaturas do globo variam de acordo com a latitude e a altitude, isto é, quanto menor o grau de latitude, em geral, maior será a temperatura e quanto maior a altitude menor será a temperatura.
(b) Nas regiões litorâneas, o calor liberado pelos oceanos ajuda a manter as temperaturas mais elevadas no verão e mais frias no inverno.
(c) O clima predominante no estado de Santa Catarina é o tropical úmido.
(d) O clima no Sul do Brasil é influenciado pelas Massas de Ar originárias das regiões árticas.

17 - Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, a "água é um projeto de viver". Nada mais correto, se levarmos em conta que toda água com que convivemos carrega, além do puro e simples H2O, muitas outras substâncias nela dissolvidas ou em suspensão. Assim, o ciclo da água, além da própria água, também promove o transporte e a redistribuição de um grande conjunto de substâncias relacionadas à dinâmica da vida.
No ciclo da água, a evaporação é um processo muito especial, já que apenas moléculas de H2O passam para o estado gasoso. Desse ponto de vista, uma das conseqüências da evaporação pode ser:
(a) a formação da chuva ácida, em regiões poluídas, a partir de quantidades muito pequenas de substâncias ácidas evaporadas juntamente com a água.
(b) a perda de sais minerais, no solo, que são evaporados juntamente com a água.
(c) o aumento, nos campos irrigados, da concentração de sais minerais na água presente no solo.
(d) a perda, nas plantas, de substâncias indispensáveis à manutenção da vida vegetal, por meio da respiração.

2 comentários:

Vitto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
be disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.