quarta-feira, 19 de setembro de 2007

IUGOSLÁVIA

Confluência de povos. O conflito em Kosovo – uma província da Sérvia que passa para a
tutela da ONU em 1999 - é o mais recente capítulo do violento processo de dissolução da Iugoslávia. Habitado por vários povos, o país tem dificuldades em manter a unidade nacional desde sua criação,no final da I Guerra Mundial. Josip Broz, o marechal Tito, consegue a coesão ao chegar ao poder, em1945. Tito estabelece o regime comunista e garante direitos iguais a seis repúblicas iugoslavas - Sérvia e Montenegro, Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia - e às suas regiões autônomas -Volvodina e Kosovo. Sua morte, em 1980, associada ao colapso do comunismo, abala a federação.
Guerra civil. – Apoiado pelo exército, o líder nacionalista Slobodam Milosevic assume a presidência da Sérvia em 1989 e procura firmar o domínio sérvio sobre a federação. A declaração de independência da Eslovênia e da Croácia, em 1991, dá inicio à desintegração e aos conflitos militares. Os mais sangrentos ocorrem na Bósnia-Herzegovina, a partir de 1992. São contrárias à separação, milícias sérvias da Bósnia (muçulmanos croatas). Cerca de 200 mil pessoas morrem na guerra, a mais grave em solo europeu após a II Guerra Mundial. Cinco nações independentes ocupam a região da antiga Iugoslávia. A desintegração é estimulada pelas diferenças culturais, étnicas e religiosas entre os povos que formavam o país. Em 1999 a ONU passa a administrar a província sérvia de Kosovo.
Conflito em Kosovo - Os albaneses de Kosovo (90% da população) iniciam uma violenta
campanha pela independência em 1998, sob o comando do Exército de Libertação de Kosovo (ELK). A opção pela luta armada acontece quase dez anos após a província ter sua autonomia cassada (1989) por Milosevic. Em represália, o presidente iugoslavo (no cargo desde 1997) incentiva a “limpeza étnica “ contra civis albaneses, método usado na Bósnia. Negociações de paz fracassam e,em março de 1999, a Otan decide atacar a Iugoslávia. Num primeiro momento, os bombardeios acirram a repressão sérvia em Kosovo, e quase 1 milhão de albaneses kosovares fogem para nações vizinhas. Mas, após 78 dias de ofensiva e um saldo de 1,2 mil civis mortos, Milosevic capitula e retira suas tropas da região.

Um comentário:

Silvia/ Esmeraldas:Gestar II disse...

Obrigada, Professor Wellington. Seu artigo é muito interessante. Apesar de ter vivido contemporaneamente a esse conflito pouco sei a respeito. Iniciativas de um "eterno estudante" podem ajudar muitos que não compreendem a história tão conturbada dos conflitos no Planeta Terra.