quinta-feira, 7 de junho de 2007

PROVA 2º ANO DIA 06-06-2007

01 - (Ufjf) Leia, com atenção, o texto a seguir:
“Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, 2005), este tipo de agricultura produz hoje 40% da riqueza gerada no campo no Brasil, correspondente a aproximadamente R$ 57 bilhões. São cerca de quatro milhões de agricultores (84% dos estabelecimentos rurais brasileiros) que vivem em pequenas propriedades e produzem a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros. Quase 70% do feijão vêm desta atividade, assim como 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% do leite bovino, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Além disso, é um importante instrumento para manter os trabalhadores no campo.Em 2003, o PIB do setor cresceu 14,31% em relação ao ano anterior. Além de ser a base de importantes cadeias de produtos protéicos de origem animal, sendo majoritária no caso do PIB da Cadeia Produtiva dos Suínos (58,8% do PIB total desta cadeia), do Leite (56%) e das Aves (51%).” Fonte: www.mda.gov.br
Marque o conceito que adequa-se CORRETAMENTE às informações:
a) Latifúndio de exploração
b) Monocultura de subsistência
c) Agricultura familiar
d) Agricultura de plantatione) Agricultura de terraceamento

02 - Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª :
I – Plantation
II - Agricultura coletivista ou socialista
III – Agricultura itinerante
IV – Agricultura de jardinagem
V – Agricultura extensiva
VI – Agricultura intensiva

(IV ) Sistema tradicional com técnicas um pouco mais aprimoradas (irrigação, adubação), propriedades muito pequenas e mão-de-obra numerosa. Apesar de o arroz ser predominante é também um sistema policultor.
( I ) Sistema agrícola baseado na monocultura latifundiária com mão-de-obra numerosa e produção em larga escala voltada para o mercado externo.
( III ) Sistema agrícola arcaico que utiliza técnicas rudimentares (queimada, enxada, rotação de terras) e apresentando baixa produtividade. É uma policultura rudimentar de subsistência.
( V ) Agricultura caracterizada pela elevada mecanização, mão-de-obra reduzida e qualificada, presença de “cinturões” (áreas especializadas em determinados produtos e
produção em larga escala para o mercado.
(VI ) Sistema agrícola baseado na pequena e média propriedade, mão-de-obra qualificada, elevada utilização de adubos químicos, boa produtividade, boa mecanização e técnica de rotação de culturas.
(II ) Agricultura baseada na apropriação coletiva ou estatal da terra e da produção.

03 - (Ufmg) Considerando-se a agricultura comercial praticada no Brasil, é INCORRETO afirmar que
a) o agronegócio constitui um canal de entrada do capital internacional na agricultura brasileira e, assim, contribui para a subordinação de grande parte dessa atividade aos interesses estrangeiros.
b) a agricultura de exportação reúne, em reduzidos espaços, grande diversidade de culturas visando a atender às exigências do mercado.
c) as áreas agrícolas de incorporação recente apresentam estrutura fundiária concentrada e exigem elevados investimentos por hectare cultivado.
d) as últimas safras agrícolas justificam a expressão .celeiro mundial. atribuída ao País e contribuem para a liderança deste na exportação de vários produtos alimentares.


04 - “No Brasil, a fronteira é um espaço ainda não estruturado, gerador de realidades novas e dotado de” elevado potencial político. O dado fundamental da “fronteira” é sua potencialidade: dependendo da forma de apropriação das terras livres, das relações sociais e dos tipos e interesses dos agentes sociais aí constituídos ter-se-á a formação de projetos políticos distintos.”
Está implícito no texto que a fronteira é:
a) uma região estratégica tanto para o Estado como para o capital, que se empenha em sua rápida estruturação e integração ao espaço global.
b) um esforço de iniciativa privada, no sentido de garantir a efetiva ocupação do espaço e deste modo inserir o país na Nova Ordem Mundial.
c) um fenômeno isolado que, neste final de século, representa uma ação geopolítica de interesse do Estado.
d) a mais importante alternativa para o desenvolvimento de latifúndios e grandes empresas agroindustriais.
e) sinônimo de terras devolutas cuja apropriação é franqueada a pioneiros.

05 - (Pucrio) A expansão da produção da soja no Brasil atende a numerosos interesses. Assinale a afirmativa que NÃO apresenta corretamente interesses relacionados com a produção da soja:
a) sua exportação contribui para a obtenção de superávits na balança comercial;
b) sua ligação com o mercado de trabalho garante numerosos postos de trabalho;
c) seu preço no mercado mundial envolve os mercados de ações e grupos financeiros;
d) sua produção está associada aos complexos agroindustriais e ao agronegócio;e) seu cultivo exige grandes investimentos em insumos e máquinas produzidos pelas transnacionais.

06 - (DESU) A criação de um mercado consumidor de produtos agrícolas determina, por conseqüência, a harmonia ou interação da economia agrícola com a economia industrial. O agricultor trabalha cada vez mais para alimentar o mercado de consumo urbano, mas também ele se torna um consumidor de produtos vindos da cidade.
O trecho acima demonstra
a) a auto-suficiência do campo.
b) a modernidade do meio rural.
c) a dependência da economia industrial.
d) a interdependência entre o campo e a cidade.

07 - (Unifesp) A partir do gráfico, está correto afirmar que a produção agrícola brasileira, no período de 1975 a 2003,
a) teve um crescimento vertiginoso, mantendo as áreas de cultivo, que é destinado à exportação.
b) manteve-se estável, apesar do crescimento da área cultivada, gerando desmatamento elevado.
c) apresentou crescimento na produção e declínio na área cultivada, sem prejuízo das exportações de alimentos.
d) cresceu, pelo cultivo de cana-de-açúcar para produzir álcool, triplicando a área cultivada.
e) aumentou mais que o dobro, enquanto a área cultivada expandiu-se pouco, indicando uma maior produtividade.

08 - (Uerj)
Radiografia do século XX no seu final
Metade da população do mundo – cerca de 3 bilhões de pessoas – vive subalimentada, enquanto outros 10% sofrem graves deficiências alimentícias, totalizando 60% dos habitantes com algum tipo de problema de nutrição. De outro lado, 15% das pessoas do mundo estão superalimentadas. Alimentos não faltam, há excedentes agrícolas – conforme os critérios de mercado, não das necessidades humanas – de 15%. (Adaptado de SADER, Emir. In: MOCELLIN, R. e CAMARGO, R. de. Passaporte para a História. São Paulo: Editora do Brasil, 2004.)
Com base nos dados apresentados no texto, um aspecto marcante da conjuntura macroeconômica mundial do final do século passado e início deste milênio é:
a) aumento da desigualdade social, devido ao desenvolvimento diferenciado entre os países.
b) elevação das taxas do desemprego estrutural, em decorrência da concentração industrial nos países desenvolvidos.
c) baixa produtividade agrícola, em função do acelerado crescimento demográfico nos países do hemisfério sul.
d) distribuição desigual de alimentos, pelo esgotamento de áreas agriculturáveis nos países subdesenvolvidos.

09 - (DESU) Café, cacau, cana-de-açúcar e seringueira – produtos da agricultura tropical – constituem um sistema de cultivo que pode ser classificado como
a) plantation.
b) latifúndio tropical.
c) agricultura moderna em países novos.
d) agricultura mecanizada com irrigação.

10 - (Uerj) O MST é uma coletividade de párias, certamente a única organizada, a mais consciente em relação a sua identidade e a seu sentido, e por isso a mais competente: é uma coletividade de condenados que se fez sujeito da história para revogar a sua condenação. Essa contradição mostra que os parias deixam de ser párias quando se organizam, pois organizar-se é, antes de mais nada, inocular-se a substância social e ocupar um espaço social.
(Adaptado de BISOL, José Paulo. In: A questão agrária no Brasil. São Paulo: Atual, 1997.)
O texto acima apresenta reflexões sobre a origem e a identidade dos movimentos sociais organizados.Um componente da nossa sociedade que explica o surgimento desses movimentos e uma característica de sua organização, respectivamente, estão indicados em:
a) luta pela inclusão social – centralização sindical
b) concentração da riqueza nacional – unidade partidária
c) expropriação dos meios de produção – ativismo político
d) contestação do sistema representativo – coerência ideológica

11 - (DESU) A revolução nas técnicas de agropecuária propiciadas pelo advento da indústria, provocou transferência de força de trabalho do setor primário para os setores secundário e terciário.
Podem-se citar como conseqüências desse fato:
a) o progressivo despovoamento do campo e a urbanização crescente das sociedades.
b) o aumento da produção industrial e o desenvolvimento do transporte aeroviário.
c) a formação de um sistema fechado de produção no campo e a urbanização acelerada.
d) a concentração de mão-de-obra não qualificada no setor terciário e a formação de favelas.

12 - (Uel) O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apóia no manejo sustentável, dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos, privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões. (Disponível em: www.agricultura.gov. br.> Acesso em: 19 Jun. 2005.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.
I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão-de-obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, conseqüentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

13 - (Uepb) O poema e as proposições a seguir são radiografias da estrutura fundiária do Brasil. Analise-os e identifique a resposta correta.
“Malditas sejam/ todas as cercas / Malditas sejam / todas as propriedades privadas / que nos privamde viver e de amar/ Malditas todas as leis / aprovadas por mãos/ que amparam as cercas e os bois/ e fazem da terra escrava / e escravizam o homem”. (Ariovaldo Umbelino)
I. A distorção da estrutura fundiária vem se acentuando no Brasil com a modernização agrícola. A violência e os assassinatos são uma constante na vida daqueles que buscam o direito de possuir a terra.II. Desde o início do processo de colonização, a terra no Brasil representou um bem social, uma mercadoria cara e fundamental para o desenvolvimento do Estado.III. Nas regiões Norte e Nordeste, o latifúndio está concentrado nas mãos das oligarquias locais e grupos econômicos que impõem relações de trabalho tradicionais e algumas bem próximas à escravidão.
Está(ão) correta(s)
a) Todas as proposições
b) Apenas a proposição I
c) Apenas a proposição II
d) Apenas a proposição III
e) Apenas as proposições I e III

14 - (Fatec) Considere os textos a seguir:
I. Os canaviais paulistas devem crescer dos atuais 3,3 milhões de ha para 4,3 ha em 4 ou 5 anos. Asperspectivas para o agronegócio sucroalcooleiro passam por uma boa fase, especialmente por causa do preço do petróleo e já se prevêem possibilidades de novas expansões capazes de dar ao Brasil posição geopolítica relevante no mundo.II. Cerca de 40 mil migrantes, a maior parte deles nordestinos, representam a mão-de-obra utilizada noscanaviais da região de Ribeirão Preto.A produtividade média por homem tem crescido rapidamente, mas a remuneração pelo trabalho continua evoluindo em ritmo lento.
A leitura dos textos e os conhecimentos sobre a agricultura brasileira permitem afirmar que
a) o crescimento tecnológico do setor agrícola ainda está restrito aos estados do Sudeste e do Sul do país, justamente onde a mão-de-obra é mais numerosa.
b) o agronegócio ligado à produção de açúcar e álcool é, atualmente, o único em expansão no país justamente por concentrar-se na região que mais recebe migrantes.
c) uma das principais características do agronegócio no Brasil é sua grande capacidade de gerar novosempregos, sobretudo para mão-de-obra migrante.
d) a modernização do campo aumentou a competitividade do país em nível internacional, mas ainda não foi suficiente para aprimorar as relações de trabalho no setor agrícola.
e) a ampliação das atividades agrícolas modernizadas tem sido responsável pela criação de novas oportunidades de emprego para as populações rurais mais carentes.

15 - (Ueg) A agropecuária no Brasil apresenta duas faces diferentes. Uma – denominada agronegócios (agribusiness) – é a da modernidade e da elevada produtividade, que a coloca entre as mais competitivas do mundo, apesar das barreiras encontradas pelos produtos agrícolas brasileiros nos principais mercados internacionais. Outra se caracteriza pela miséria dos trabalhadores rurais, que perdem seus empregos e suas terras e tornam-se incapazes de prover a própria subsistência. LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 133.

De acordo com o texto acima e seus conhecimentos sobre a atividade agrícola brasileira, julgue as proposições abaixo marcando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Parte da exploração agrícola está entre as mais modernas do mundo, competindo em produtividade e preço com a produção dos países centrais, além de constituir um dos maiores setores de exportação do país.
( ) A constituição de cadeias produtivas que integram vários setores da economia, como fornecedores de insumo, produção, processamento, transformação e distribuição de produtos agrícolas, são denominados agronegócios.
( ) O avanço dos cultivos comerciais, principalmente da soja, do algodão e da pecuária bovina em áreas de agricultura tradicional, tem como conseqüência a expropriação do pequeno agricultor e a degradação ambiental, entre outros fatores. ( ) No espaço rural brasileiro são percebidas duas realidades que se contrapõem. De um lado, o meio ífico/informacial e, de outro, o tradicional.
Marque a alternativa CORRETA
a) F, F, F, V
b) V, F, F, F
c) V, F, V, F
d) V, V, V, V
e) V, F, F, F

16 - (Uel)
Considerando a perspectiva do cartunista sobre o campo brasileiro, a charge evidencia:
a) A proliferação dos minifúndios em virtude das sucessivas partilhas por herança e conseqüente insustentabilidade econômica das propriedades.
b) O amplo acesso à terra decorrente da distribuição eqüânime entre as diferentes estirpes familiares desde os primórdios da colonização.
c) A legitimidade tanto do uso das armas quanto da consolidação de milícias privadas para a manutenção do patrimônio fundiário intra-familiar.
d) O acelerado processo de desconcentração fundiária decorrente das sucessivas vendas de terra entre uma mesma linhagem familiar.
e) O bloqueio do acesso democrático à terra em virtude da ausência de limites máximos de extensão das propriedades.

17 - (Uff) A "Revolução Verde", implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 60 e 70, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, o que contribuiu, decisivamente, para a geração de novos problemas e aprofundou velhas desigualdades.
Assinale a opção que faz referência a efeitos da "Revolução Verde"
a) coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores.
b) distribuição eqüitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis.
c) expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos.
d) reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.
e) estatização das terras agrícolas, trabalho em comunas e produção voltada para o mercado interno.

18 - (Ufrj)
"Todas as nações do chamado Terceiro Mundo usam seu solo arável para exportações, e em todas há fome. Quanto mais exportam, mais longe estarão de resolver seu próprio problema alimentar. As nações ricas tendem a usar cada vez mais seu solo para a produção de alimentos essenciais, deixando para as nações pobres a produção complementar de matérias-primas para processamento industrial..." OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto. "Temas da geografia mundial". São Paulo, Atual, 1995. p.228.
A exemplo do Terceiro Mundo, o equívoco brasileiro resulta.
a) da pequena produtividade dos seus solos aráveis.
b) da sua insuficiente capacidade agrícola, frente à população nacional.
c) da destinação prioritária da sua produção agrícola subsidiada.
d) da importância secundária que dá ao seu setor primário.
e) da incapacidade agrícola nacional, frente à produção dos países ricos.

19 - (Uerj) O mapa acima mostra a distribuição espacial de conflitos em torno da propriedade da terra no Brasil.
Observando a diferenciação por estados e regiões e traçando um paralelo com as características da agricultura brasileira, é possível afirmar que os conflitos ocorrem principalmente em:
a) áreas em processo de modernização agrícola e expansão da agroindústria.
b) estados administrados pela oposição ao governo federal e em crise econômica.
c) regiões de maior densidade demográfica e crescimento populacional acelerado.
d) periferias das grandes metrópoles e áreas urbanas em processo de rápida expansão.

20 - (Ufrs) Sobre a agricultura brasileira são feitas as seguintes afirmações.
I. A mecanização da agricultura é uma das manifestações da modernização agrícola, e trouxe consigo o êxodo rural.II. A estrutura fundiária brasileira mantém-se excludente, na medida em que privilegia o grande capital e as culturas de exportação, em detrimento da agricultura familiar.III. A reforma agrária é atualmente uma das grandes questões sociais e políticas do Brasil, congregando vários setores da sociedade e partidos políticos.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

21 - Leia os trechos atentamente:
1. “O fortalecimento da agricultura familiar depende de políticas de crédito estáveis, assistência técnica, infra-estrutura, escoamento, seguro, garantia de mercado e preço e políticas sociais voltadas para aproximar a qualidade de vida no campo à das cidades (saúde, educação, cultura, lazer, energia)”.
2. “Ao mesmo tempo em que investe na qualificação do pequeno produtor, o governo está procurando apoiar projetos de integração produtiva, que possibilitem a redução de custos e agregação de valor aos produtos. É a partir dessas iniciativas de inclusão dos pequenos produtores no mercado, somado ao crédito, à preservação da terra e às condições para melhorar a produção, que o governo Lula acredita estar começando uma verdadeira revolução no campo brasileiro”. (ADAPTAÇÃO)Nelson Breve - 20/9/2004 Agência Carta Maior
Considerando as informações presentes nesses trechos, exponha quais são os problemas que o governo tem considerado na expectativa de minimizar as questões agrícolas no Brasil?

O o governo busca adotar uma política agrícola que persista ao longo do tempo, à medida que valoriza o trabalho familiar, capacita e qualifica o trabalhador e sua família para a autonomia, para compreensão dos mecanismos de concorrência e demando no mercado nacional e internacional. E a outra questão é a preocupação com a infra-estrutura para escoar a produção e proporcionar conforte e atrativos para se manter a família produtora na área rural com qualidade de vida e condições de sustentabilidade, inibindo êxodos, favelização e aumento da violência.

Um comentário:

thayla disse...

precisdo de uma justificativa para a 1° questao.. pode m ajudar?!!