terça-feira, 19 de junho de 2007

Gabarito prova 3º ano 19-06-2007

01 - (Uel) De acordo com o IBGE, entre 1976 e 2002, a participação das mulheres na população economicamente ativa passou de 29% para 43%, embora a proporção daquelas empregadas formalmente não tenha aumentado significativamente. Essa situação não é peculiar ao Brasil, pois em termos mundiais, predomina a participação feminina no setor de serviços.
Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o poema e o texto:
a) Apontam que, apesar das conquistas femininas ao longo do século XX, permanecem condições de subordinação e desigualdade de oportunidades nas relações de gênero no Brasil. anulada
b) Contrapõem-se, pois enquanto o poema aponta o caráter essencialmente positivo das conquistasfemininas no mercado de trabalho formal, o texto critica a inércia das mulheres frente à sua condição social.
c) Dissimulam a situação histórica da mulher brasileira, enaltecendo sua maior participação nosetor de serviços.
d) Convergem no fio condutor da abordagem, por advertirem que a resignação feminina aprisionaas mulheres em um círculo de carências materiais pronunciadas.
e) Enfatizam a proeminência do apreço à liberdade pelo gênero feminino, o que resulta na opçãopreferencial das mulheres pelo trabalho informal.

02 - (Uepb)
Mecatrópolis (Rilves Lisoul)[...] Realmente sinto-me pra trás.E ciente cada vez maisDe que a evolução é insustentávelAos calos das minhas mãos.Não conheço o toque das teclasSinto-me despido!Hoje fui despedido.Como enfrentar minha esposa,Meus filhos... Coitados!
Observe a perspicácia com a qual o poeta traduziu a realidade do momento atual e assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à leitura do fragmento do poema.
( ) A revolução técnico-científica está constantemente criando novas profissões e oportunidades de emprego.
( ) A revolução técnico-científica reduz os postos de trabalho e exclui o trabalhador menos qualificado, expandindo o desemprego e o sub-emprego.
( ) O domínio da ciência e da técnica na sociedade contemporânea exige das pessoas maior qualificação e constante atualização, tornando-se excludente para aqueles que não tiveram condições de acompanhar tal processo.
( ) O discurso dos atores hegemônicos nos faz crer que o desemprego e a pobreza são conseqüências do despreparo da mão-de-obra para enfrentar o mercado globalizado, levando o trabalhador a assumir a culpa por um problema que, na verdade, é estrutural.
A seqüência correta das assertivas é:
a) F V V F
b) V V V F
c) V F F F
d) F F F V
e) F V V V

03 - (Pucrio) As últimas décadas do século XX assistiram a uma revolução nos sistemas de produção e de trabalho. As opções abaixo apresentam algumas das conseqüências dessas mudanças, À EXCEÇÃO:
a) da substituição do trabalho humano por robôs flexíveis e programados.
b) da substituição, na ocupação da mão-de-obra, do setor de serviços pelo setor industrial.
c) do comando de sistemas de produção por computadores e programas sofisticados.
d) da produção altamente concentrada combinada com uma flexível integração de empresas subcontratadas.
e) do redimensionamento da escala de produção em função de mega-mercados ou mercados mundiais.

04 - (Uem) Assinale o que for correto sobre a educação formal e a informal, a formação profissional e o emprego nas sociedades modernas.
01) O aumento do desemprego evidencia-se nos países menos desenvolvidos, nos quais não houve adequação da formação profissional às inovações tecnológicas. Nos países desenvolvidos, porém, a qualificação profissional permite o acesso de toda a população ativa ao trabalho.
02) As universidades não são mais os únicos agentes de transmissão e de atualização de conhecimentos técnicos de nível superior. Muitas empresas preferem atualizar ou treinar os seus funcionários através de programas desenvolvidos dentro da própria organização.
04) O conceito de alfabetização está mudando, no Brasil. Antes, era considerado alfabetizado aquele que sabia ler e escrever o básico. O analfabeto dos novos tempos será o indivíduo que, embora sabendo ler palavras, for incapaz de, por exemplo, compreender um manual de instruções.
08) Cada vez mais, as empresas exigem que os funcionários se enquadrem em uma estrutura de ensino permanente, capaz de mantê-los atualizados para o desempenho das suas funções.
16) A informática fez surgir novas profissões e atividades diversas, muitas delas ligadas à divulgação de informações e de imagens, ao marketing e ao comércio eletrônico, entre outras.
32) A globalização e a robotização criaram novas frentes de trabalho, nos países desenvolvidos. É nesse contexto que grandes levas de africanos e de sul-americanos são requisitados para ocupar vagas de emprego junto à Comunidade Européia.
Resposta: 2 + 4 + 8 + 16 = 30

05 - (Uerj) "Não parecem ter desaparecido plenamente todas as formas tradicionais e degradantes do trabalho, muitas vezes constituindo-se justamente como fonte geradora de maiores ocupações.(...) O capitalismo tenderia a produzir ocupações precárias em profusão, a despeito da geração de empregos com conteúdo de trabalho mais elevado." (Adaptado de POCHMAN, Marcio. "O emprego na globalização". São Paulo: Boitempo, 2001.)
A partir da associação entre a charge e o texto, uma causa e uma conseqüência identificáveis nas tendências do mercado de trabalho brasileiro, ao longo das últimas décadas, são respectivamente:
a) desemprego e tentativa de inserção no setor formal
b) instabilidade econômica e busca de trabalho informal
c) retração industrial e retorno a ocupações no setor primário
d) crescimento urbano e desenvolvimento de estratégias coletivas de sobrevivência


06 - (Ibmec) A Revolução Industrial, ocorrida a partir de meados do século XVIII, se caracterizou em seu início pelo desenvolvimento tecnológico em algumas áreas. Dentre elas podemos destacar:
a) o desenvolvimento da indústria química e da mineração, com o uso do aço na indústria pesada e aproveitamento do carvão como combustível.
b) desenvolvimento da indústria têxtil com aproveitamento das máquinas a vapor e da indústria naval com o desenvolvimento do aço e alumínio.
c) incremento da indústria com o aproveitamento da energia elétrica e da ferrovia como meio de transporte.
d) crescimento do setor de mineração e metalurgia com ferro, aço e alumínio, além do início do uso do petróleo como combustível.
e) o desenvolvimento da máquina a vapor, dos teares mecânicos (algodão), da mineração (carvão) e da metalurgia (ferro).

07 - (Fgv – economia) Observe a tabela para responder à questão.

A leitura da tabela e os conhecimentos sobre o contexto econômico mundial permitem afirmar que
a) a diminuição das desigualdades mundiais deverá ocorrer com a liberalização econômica e o crescimento do comércio entre blocos.
b) há uma forte relação entre o processo de concentração da produção industrial e o aumento das diferenças sociais no mundo.
c) o crescimento econômico não é suficiente para promover a distribuição mais eqüitativa da riqueza, pois a China continua apresentando o maior percentual de pobreza do mundo.
d) atualmente, a teoria neomalthusiana é retomada para explicar os desequilíbrios sociais contemporâneos, pois as populações mais pobres são as de maior crescimento natural.
e) o processo de globalização é assimétrico e, nestas últimas décadas, tem aumentado a desigualdade socioeconômica mundial.

08 - (Puccamp) Observe a charge e as afirmações abaixo.
I. Atualmente, os habitantes dos países situados no hemisfério Norte têm condições de existência muito superiores àqueles que vivem no hemisfério Sul.
II. A revolução técnico-científica-informacional realizada nos países ricos aprofundou o abismo socioeconômico existente entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido.
III. A pobreza e a desigualdade social têm origem no sistema capitalista que possibilita a alguns concentrar riqueza.
IV. As pressões exercidas pelas populações do Sul permitirão que, já na próxima década, ocorra um equilíbrio entre o consumo de bens pelos habitantes do Norte e do Sul.A charge e seus conhecimentos sobre a economia mundial permitem concluir que estão corretas SOMENTE
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV

09 - (Unicamp) A imagem ao lado ilustra “o encolhimento do mapa mundo graças a inovações nos transportes que ‘aniquilam o espaço por meio do tempo’”. (David Harvey, A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993, p. 220.)
a) De acordo com a imagem e o texto acima, qual o significado da expressão “encolhimento do mapa mundo”?
b) Relacione o uso dos barcos a vela com as mudanças na cartografia e no conhecimento geográfico da Terra no início da Idade Moderna.
c) Além de locomotivas e barcos a vapor, cite um outro meio de transporte introduzido entre 1850 e 1930.
a) O desenvolvimento dos meios de transporte, sobretudo o aumento da velocidade e capacidade, encurtou o tempo das viagens, gerando a noção de “encolhimento do mapa do mundo”
b) O uso de barcos a vela, sobretudo as caravelas e velas latinas, no início da Idade Moderna possibilitou viagens mais longas e ultramarinas, resultou em novas rotas para o oriente e descobrimento da América. Assim permitiu o desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos geográficos e mapas mais precisos e completos a partir de uma nova visão do planeta.
c) Automóvel ou avião.

10 - (Urca) Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e indique a opção que as apresenta na ordem correta:
( ) globalização consiste em uma crescente interdependência das economias de todas as nações;( ) revolução técnico-científica representa uma nova fase do processo de modernização industrial e tecnológica, baseada na informática, na biotecnologia, na robótica e na microeletrônica;
( ) costumava-se dividir o espaço mundial em: Primeiro Mundo ou países periféricos; Segundo Mundo ou países capitalistas e Terceiro Mundo ou países socialistas;
( ) pode-se dizer que a Guerra Fria intermediava e obscurecia a oposição Norte-Sul, pois os países periféricos eram vistos apenas como um campo de disputas entre o capitalismo e o socialismo;
( ) por ser um país de dimensões continentais e distante do continente asiático, o Brasil não foi afetado pelas mudanças econômicas ocorridas com a globalização econômica.
a) V; V; F; V; F;
b) V; F; V; V; V;
c) F; V; F; F; V;
d) V; F; F; F; V;
e) F; F; V; V; F.

PROVA 2

01 - (Uem) Sobre o papel desempenhado pela mulher na sociedade e no mercado de trabalho, assinale aalternativa INCORRETA.
a) Entre os pressupostos defendidos pelo movimento feminista que, durante o século XX, eclodiu em diversas regiões do mundo, destaca se a idéia de que a subordinação do sexo feminino é, na maioria das vezes, uma opção da mulher e que, assim, deve ser respeitada.
b) A participação feminina na população economicamente ativa é elevada nos países centrais ou desenvolvidos e baixa nos países periféricos, tendo sofrido significativo aumento nos países subdesenvolvidos industrializados.
c) Profissionalmente, as mulheres ocupam cada vez mais setores antes reservados aos homens. Emmuitos países, entretanto, a discriminação e a condição de submissão persistem.
d) Entre as condições ainda desfavoráveis às mulheres, podemos citar a “dupla jornada de trabalho”, na qual agregam trabalho remunerado ao trabalho doméstico não remunerado.
e) As regiões onde a desigualdade entre os sexos é mais extrema e com forte submissão femininasão a África e a Ásia, em geral, salvo algumas poucas exceções.

02 - (Uepb)


Observe a foto e assinale a alternativa que faz a correta leitura da realidade aí retratada:
a) A mão de obra infantil é importante na complementação de renda das famílias pobres, daí a necessidade de regulamentação do trabalho infantil.
b) A dificuldade do primeiro emprego exige que os jovens cedo procurem uma profissionalização.
c) O trabalho infantil evita que a criança fique na rua, exposta ao tráfico e ao crime, daí sua importância na formação de um adulto correto.
d) Crianças do terceiro mundo são obrigadas a trabalhar desde cedo, em muitos casos em regime de semi-escravidão ou mesmo de escravidão, sofrendo maus tratos, sem remuneração e em atividades insalubres.
e) Crianças a partir de dez anos que exercem atividades remuneradas já passam a compor a populaçãoeconomicamente ativa do país.

03 - (Uerj) A eliminação do trabalho infantil é um dos principais desafios para os países em desenvolvimento, pois tem impacto direto sobre os seguintes indicadores sociais:
a) redução do índice de analfabetismo e retração da mortalidade infantil.
b) aumento da taxa de escolaridade e redução do crescimento populacional.
c) aumento da taxa de crescimento populacional e elevação da renda per capita.
d) elevação do índice de desenvolvimento humano e aumento da taxa de fecundidade.

04 - (Mack) Com a informatização e o desenvolvimento de novas tecnologias, é o setor que mais emprega mão-de-obra no mundo e continua apresentando crescimento acelerado. Nele podem observar-se os efeitos da revolução técnico-científica na qualificação da mão-de-obra, onde o homem deixa de ser uma engrenagem, em vez de tarefas mecânicas pode exercer um trabalho mais criativo.
O setor referido no texto é o
a) de tecnologia de ponta.
b) siderúrgico.
c) de micro-informática.
d) terciário.
e) eletro-eletrônico.

05 - (Unirio) Mudanças nas estruturas sócio-espaciais de um país podem ser sentidas por meio da dinâmica de seu mercado de trabalho. Com relação ao mercado de trabalho brasileiro, podemos afirmar que
a) a modernização do parque industrial condicionou um significativo aumento relativo da população empregada no setor Secundário.
b) o emprego industrial tem mais importância relativa no Rio de Janeiro do que em São Paulo, onde a administração pública tem maior participação na absorção da força de trabalho.
c) a expansão do emprego nas metrópoles brasileiras a partir da década de 1980, refletem uma situação da conjuntura econômica do país.
d) o mercado de trabalho, na era da informação, exige menor qualificação, a capacidade de manipular programas de computador e o conhecimento rudimentar da língua inglesa.
e) as formas de absorção da mão-de-obra feminina pelo mercado de trabalho configuram um padrão de integração discriminatório da mulher na economia.

06 - Ufsc) A partir dos gráficos abaixo e com base na economia mundial, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As maiores empresas transnacionais têm sede nos países desenvolvidos.
02. O FMI e o Banco Mundial financiam recursos para os países subdesenvolvidos.
04. Entre as dez maiores dívidas externas, existem países dos cinco continentes.
08. Apesar da dívida externa da Argentina estar entre as dez maiores do planeta, o país sempre apresentou grande estabilidade econômica.
16. Em face do tamanho da sua dívida externa, o Brasil vem apresentando nos últimos anos dificuldades de investimento em várias áreas, dentre elas, o setor social.
Resposta: 1+ 2 (3)

07 - (Uft) É INCORRETO afirmar que a globalização da economia mundial se caracteriza, na atualidade,
a) pela atuação de corporações transnacionais, que estendem suas redes produtivas, comerciais e administrativas por diversos países.
b) pelo acirramento da concorrência em escala planetária, em razão da crescente liberalização dos mercados nacionais.
c) pelo crescimento dos fluxos globais de mercadoria, em decorrência, sobretudo, do crescimento dos investimentos diretos no estrangeiro.
d) pela perda de importância da divisão internacional do trabalho, acompanhada, de perto, pela extinção das especializações produtivas das economias nacionais.

08 - (Unicamp) A imagem ao lado ilustra “o encolhimento do mapa mundo graças a inovações nos transportes que ‘aniquilam o espaço por meio do tempo’”. (David Harvey, A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993, p. 220.)
a) De acordo com a imagem e o texto acima, qual o significado da expressão “encolhimento do mapa mundo”?
b) Relacione o uso dos barcos a vela com as mudanças na cartografia e no conhecimento geográfico da Terra no início da Idade Moderna.
c) Além de locomotivas e barcos a vapor, cite um outro meio de transporte introduzido entre 1850 e 1930.
a) O desenvolvimento dos meios de transporte, sobretudo o aumento da velocidade e capacidade, encurtou o tempo das viagens, gerando a noção de “encolhimento do mapa do mundo”
b) O uso de barcos a vela, sobretudo as caravelas e velas latinas, no início da Idade Moderna possibilitou viagens mais longas e ultramarinas, resultou em novas rotas para o oriente e descobrimento da América. Assim permitiu o desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos geográficos e mapas mais precisos e completos a partir de uma nova visão do planeta.
c) Automóvel ou avião.

09 - (Uerj) Nos últimos doze meses, a taxa de desemprego de fevereiro também foi a mais alta. O pico anterior ocorreu em outubro do ano passado, mês seguinte aos atentados terroristas aos EUA. (Jornal do Brasil, 28/03/2002)
O gráfico indica a variação do desemprego, durante o período assinalado, e estabelece uma relação entre a dinâmica do desemprego na Região Metropolitana de São Paulo e os atentados terroristas de setembro nos EUA. Isso sugere uma possível relação entre os dois processos, num contexto de economia globalizada.
Os EUA têm enorme influência econômica no restante do mundo, fundamentalmente, porque:
a) exportam armas e veículos de guerra para os países periféricos
b) importam bens manufaturados das áreas metropolitanas do Hemisfério Sul
c) centralizam parte significativa do comércio e dos fluxos de capital no mundo
d) distribuem ajuda humanitária para as economias emergentes do Terceiro Mundo

10 - (Fgv) Observe a figura para assinalar a alternativa correta.
Na figura acima estão representados:
a) Os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos das maiores rotas aéreas.
b) Os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.
c) Os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos internacionais conhecidos como "migração de cérebros".
d) Os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos das maiores rotas aéreas.
e) Os maiores centros operadores de Bolsa de Valores no mundo e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.

Nenhum comentário: