segunda-feira, 25 de junho de 2007

GABARITO POPULAÇÃO 2º ANO

Questões de vestibular

Q1. a) Porque não houve o descompasso anunciado por Malthus entre a produção de alimentos e o crescimento populacional. Com a evolução das técnicas agrícolas, a produção de alimentos também cresceu em progressão geométrica.

b ) O discurso alarmista neomalthusiano tende a inverter a relação entre a causa e a conseqüência do problema. O crescimento populacional é colocado como CAUSA da pobreza, quando, na verdade, a pobreza CAUSA a alta natalidade na medida em que as famílias não têm recursos para a aquisição de contraceptivos e ainda vêem os filhos como forma de aumentar o rendimento familiar.

Q2. A política do bem-estar social foi criada como uma resposta à crise capitalista de 1929. Procedeu-se de acordo com o pensamento de que, quanto maior o mercado consumidor, maiores seriam as garantias de produção e de lucro. Logo, garantir condições satisfatórias de desenvolvimento social e econômico para as famílias era a condição para se manter a saúde do próprio capitalismo.
Os estados europeus promoveram a política do bem-estar social através da arrecadação de impostos.
Com o tempo, as famílias européias e seus descendentes passaram a gozar de uma qualidade de vida melhor e, automaticamente, passaram a fazer o planejamento familiar evitando famílias numerosas e, desta forma, mantendo o padrão de vida adquirido.

Q3. a
É a alternativa que melhor traduz as informações do quadro.

Q4. a) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), avalia com mais precisão as condições humanas e sociais de um país. A noção de desenvolvimento humano está ligada às condições sociais em que as pessoas vivem. O IDH procura fazer uma síntese utilizando 3 (três) indicadores básicos que refletem as condições sociais e classifica cada país numa escala que vai de 0 a 1.

b) Indicadores básicos: expectativa de vida ao nascer; escolaridade (taxa de alfabetização de adultos; taxa de matrículas nos níveis primário, secundário e superior) Produto Interno Bruto per capita. (Renda per capita.)

Q5. c
É a alternativa que melhor explica a rápida queda da fertilidade (políticas de controle de natalidade) e mortalidade (melhorias fito-sanitárias).

Q6. b
A alternativa 2 está incorreta porque as condições naturais e climáticas não interferem diretamente nos deslocamentos populacionais na atualidade.
A alternativa 5 está incorreta porque houve aumento da xenofobia e do terrorismo no mundo atualmente.
A alternativa 6 está incorreta porque a desintegração soviética de fato levou a um aumento da migração para a Europa, mas isso ocorreu na década de 1990 e, no caso do Afeganistão, apesar da guerra, as populações afegãs (atingidas pela guerra) não entram na Europa (não conseguem asilo nos países daquela região).

Q7. c
O quadro 1 retrata uma pirâmide etária de países subdesenvolvidos (em geral, com altas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida), ao passo que o quadro 2 retrata uma pirâmide etária de país que já passou pela transição demográfica (redução da natalidade e aumento da expectativa de vida).

Q8. d
É a alternativa que melhor traduz os princípios da teoria reformista.

Q9. e
É a alternativa que melhor traduz os princípios da transição demográfica.

Q10. b
A alternativa II está incorreta porque a população masculina é superior à feminina na faixa até 10 anos.
A alternativa IV está incorreta porque o topo estreito indica baixa expectativa de vida e não investimentos em programas de previdência social.

Q11. a
É a única alternativa que relaciona corretamente as teorias populacionais às alternativas e propostas de cada uma.

Nenhum comentário: