Q1. A
Com o aumento do dióxido de carbono, há intensificação do efeito estufa, que se agrava quando se associa às ilhas de calor das grandes metrópoles.
Q2.
a) Porque as questões ambientais afetam o planeta como um todo, portanto não são problemas restritos a determinadas áreas, são globais.
b ) Efeito estufa: aumenta o calor em escala planetária; ocorrem, às vezes, bem distantes dos locais de emissão de poluentes, devido à circulação das massas de ar.
Q3. B
O regime político ditatorial, às vezes, até favorece maior degradação ambiental, uma vez que não é permitida contestação ou questionamento das decisões do Estado.
Q4. C
É a alternativa que melhor traduz as informações da tabela.
Q5. C
Caso uma nação viole os direitos humanos, não é justo, mas há a possibilidade de a nação adversária utilizar os mesmos métodos.
Q6. a) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o acesso da população de uma determinada região aos bens considerados mínimos para se manter um padrão de vida (segundo a ONU), são eles: renda per capita (corrigida pelo poder de compra), nível de escolaridade e expectativa de vida.
b) O Brasil, apesar de apresentar o maior produto interno bruto em relação aos demais países listados, possui um dos mais fortes sistemas de concentração de renda no mundo. Mesmo gerando muita renda, a ausência de sistemas distributivos mais equânimes dificulta o acesso à renda e repercute nos níveis de investimento social em programas de saúde e educação de grande abrangência, gerando déficits sociais e bolsões de pobreza. Os demais países citados, apesar de apresentarem PIBs inferiores ao do Brasil, possuem uma melhor distribuição de renda e, conseqüentemente, um melhor posicionamento no ranking mundial,
exceto a Colômbia.
Q7. A
As estratégias e exigências sugeridas têm aumentado o retorno de capital para os investidores.
Q8. O crescente intervencionismo inglês nas questões americanas, associado ao apoio concedido pela Inglaterra aos países que conseguiam a independência política.
Questões de vestibulares
Q1. A resposta dependerá da argumentação dos alunos.
Caso a resposta seja “NÃO”, a argumentação deverá enfocar, sobretudo, a ingerência dos EUA nos assuntos latino-americanos; as grandes desigualdades sociais e econômicas entre os países latino-americanos, assim como suas expressivas dívidas externas.
Caso a resposta seja “SIM”, a argumentação deverá enfocar aspectos associados à articulação de blocos regionais.
Q2. A
O poema escancara um dos maiores problemas da América Latina: a superexploração dos trabalhadores e a exploração predatória dos recursos naturais.
Q3. VVVF
A alternativa 4 é falsa, porque, com a Revolução Cubana, aumentaram as pressões dos EUA sobre a ilha, inclusive com a imposição de um boicote econômico que se mantém até os dias de hoje.
Q4. E
As economias latino-americanas, em geral (com algumas exceções, como o Brasil), possuem uma economia pouco diversificada e forte concentração em um determinado produto (café, na Colômbia: petróleo, na Venezuela, etc.).
Q5.
a) Queda nas exportações; fuga de capitais; crise econômica aguda.
b) Proximidade geográfica, interesses comerciais, união para o fortalecimento da região no contexto da Alca.
Q6. E
É a única alternativa que aponta corretamente os países assinalados no mapa.
Q7. A
O big stick foi uma política de intervenções na América Latina, durante o primeiro governo Roosevelt.
Q8. A
A crise dos mísseis está associada à aproximação entre Cuba e URSS em 1962.
Nenhum comentário:
Postar um comentário