quarta-feira, 20 de junho de 2007

PROVA 1º ANO DIA 20-06-2007

01 – (FAAP) Algumas regiões brasileiras apresentam elevada porcentagem de população ativa ligada ao setor primário.
São atividades relacionadas:
a) à indústria de tecidos e alimentares.
b) à indústria automobilística e extrativismo.
c) à indústria petrolífera e à agricultura.
d) ao comércio e a agricultura.
e) à agricultura e à extração mineral.

02 - (FUVEST)

Assinale a alternativa que explica a tabela acima:
a) Devido à grande industrialização nas cidades, o período de 1940-1950 registrou as maiores taxas de crescimento da população urbana.
b) O intenso processo de modernização do campo explica o acentuado esvaziamento da população rural entre 1950 e 1960.
c) A forte industrialização registrada, no campo e na cidade, explica as taxas iguais de crescimento da população urbana e rural entres 1950 e 1960.
d) Após 1950, o processo de industrialização gerou forte migração da população do campo para a cidade, praticamente invertendo sua distribuição no final dos anos 80.
e) O avanço da industrialização no campo, interrompido nas duas últimas décadas, justifica a redução, pela metade, da população rural.

03 - (FUVEST) Considerando-se a distribuição da população mundial por atividades econômicas, é incorreto afirmar que:
a) a repartição da PEA pelos setores de atividades reflete o grau de desenvolvimento econômico;
b) o setor terciário apresenta-se em expansão em quase todos os países do mundo;
c) em diversos países subdesenvolvidos, o número de pessoas empregadas no setor secundário vem aumentando devido à existência de um processo de industrialização;
d) os países subdesenvolvidos apresentam geralmente um setor terciário hipertrofiado;
e) em todos os países subdesenvolvidos, de economia capitalista, o predomínio dos setores primário e secundário reflete o elevado poder aquisitivo da sociedade.

04 - (FAAP) A população do Brasil é:
a) irregularmente distribuída, predominando etnicamente o branco e etariamente o adulto;
b) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível cultural e com predominância étnica do negro;
c) de alto crescimento vegetativo, com predominância dos mestiços e elevado consumo de energia;
d) regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem;
e) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com a predominância do branco.

05 - Sobre a imigração alemã (1850 – 1870) não é certo afirmarmos:
a) Radicou-se principalmente em Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no Rio Grande do Sul, no Vale do Jacuí e Vale dos Sinos.
b) Praticaram a policultura, introduziram no país os minifúndios, ou pequenas propriedades.
c) São Leopoldo (RS), Novo Hamburgo (RS), Itajaí (SC), Brusque (SC), Joinville (SC), Colatina (ES) e Santo Amaro (SP) são localidades em que se fixaram um grande número de alemães.
d) Integrou-se facilmente na comunidade brasileira, especialmente nos estados sulinos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
e) Influenciaram a alimentação, as construções e costumes, notadamente em Santa Catarina.

06 - (UNOPAR) Dos imigrantes que vieram para o Brasil, a maior contribuição populacional foi dada pelos:
a) portugueses e japoneses
b) italianos e alemães
c) alemães e espanhóis
d) japoneses e espanhóis
e) portugueses e italianos

07 - (Ufba) Com base na tabela e nos conhecimentos sobre populações e espaço geográfico, é correto afirmar:
(01) A atual taxa de crescimento da população mundial é maior nos países mais pobres do mundo subdesenvolvido, concentrados na África, na América Latina e na Ásia, sendo que, nesse último continente, se encontra a maior parte da população mundial.
(02) Os elementos fundamentais da dinâmica populacional são a fecundidade e a imigração, sendo o aumento acentuado do número médio de filhos, por mulher, o fator determinante do crescimento da população brasileira a partir dos anos 80 do século XX.
(04) A população da América do Sul, entre as décadas de 70 e 80, do século XX, viveu pressionada pela presença de ditaduras militares em vários de seus países, o que levou ao desaparecimento de milhares de cidadãos, vítimas de perseguição política.
(08) Na população da Oceania, verifica-se, nas duas últimas décadas, o processo de inclusão social das populações autóctones, especialmente a dos maoris da Nova Zelândia.
(16) A população da maioria dos países desenvolvidos da Europa, entre 2000 e 2005, passará a apresentar um crescimento vegetativo de 0%, e, como peculiaridade, deverá ter predominância de adultos e idosos em sua estrutura etária.
(32) Os países da América Anglo-Saxônica estão com sua população praticamente estável, e, graças à imigração, apresentam taxas de crescimento próximas de 1%/ano, as maiores entre as nações desenvolvidas do mundo.
(64) O crescimento demográfico da Europa é semelhante ao da América Latina, enquanto a Oceania se aproxima do crescimento populacional da África.
Resposta: 61

08 - (Ufc) Os riscos que o crescimento demográfico representa para a humanidade são diferenciados. Dependem dos interesses econômicos, do desenvolvimento social e das políticas internas que os diferentes países adotam para controlar a natalidade e a dimensão das famílias. Acerca dos riscos das diferentes formas de crescimento demográfico, e das intervenções dos governos para evitá-los, é possível afirmar, corretamente, que:
a) as altas taxas de natalidade aliadas à redução da mortalidade ocasionam a explosão demográfica manifestada, em especial, entre os países mais desenvolvidos.
b) os baixos índices de natalidade, associados à elevada mortalidade decorrente do envelhecimento da população, ocasionam as implosões demográficas, típicas de países ricos.
c) A redução da natalidade, motivada pelas políticas demográficas, em médio prazo leva à carência de mão-de-obra, ocasionando graves prejuízos à economia dos países onde ocorre.
d) A atual redução do crescimento populacional em áreas marginais aos rios e mares decorre do risco de furacões, enchentes e inundações a que estas áreas estão sujeitas.
e) A queda da mortalidade resulta da melhoria do padrão de vida das populações, mas ocasiona o crescimento demográfico que resulta em desemprego e déficit habitacional.

09 - (Espm) Comparando as três pirâmides etárias do Brasil, podemos afirmar que:
a) Houve uma forte queda de natalidade a partir dos anos 40.
b) O crescimento vegetativo aumentou na última década.
c) A revolução sanitária da globalização provocou drástica queda da mortalidade e o conseqüenteaumento do crescimento vegetativo.
d) O estreitamento da base indica diminuição percentual da população jovem.
e) O afunilamento do topo verificado no final do século XX indica aumento de expectativa de vida.

10- (Unifesp) Observa-se no Brasil atual um desequilíbrio entre gêneros na população brasileira, causado
a) pela maior presença de mulheres no mercado de trabalho, que gera violência doméstica contra mulheres, resultando em mais homens no Brasil.
b) pela violência urbana e pela maior exposição dos homens a acidentes, resultando no predomínio de mulheres no Brasil.
c) pelo crescente desemprego estrutural e de separações, o que leva ao aumento de suicídio de mulheres e ao predomínio masculino entre a população brasileira.
d) pela escolaridade mais elevada e pelos melhores salários pagos às mulheres, o que leva homens aos negócios ilícitos e à sua morte, levando à maior presença feminina.
e) pelo extermínio de homens líderes sindicais e pelo confinamento de mulheres como escravas brancas, que geram um saldo populacional positivo de mulheres no país.

11 - (Uem) Leia com atenção a notícia que se segue:
França pagará 750 euros mensais por terceiro filho
O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique Villepin. Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.
A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada
a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas.
b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa.
c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.
d) à aproximação do governo francês com as idéias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodoscontraceptivos não naturais.
e) à idéia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de sua população.

12 - (Pucpr) Leia o texto a seguir:
“...Por causa da retração observada entre as famílias da classe média e alta, a cidade São Paulo está próxima de ver o que há pouco tempo se imaginava impensável: reduzir sua população. É uma tendência que já se percebe em algumas metrópoles brasileiras. Como chegam menos imigrantes e nascem menos crianças, o crescimento populacional paulistano está abaixo de 1,9%, fronteira da chamada taxa de reposição – morre mais gente do que nascem crianças ou chegam imigrantes. Os mais abastados, com as famílias encolhidas, sentem-se ilhadas diante da pobreza crescente, com as famílias ampliadas. ...”(DIMENSTEIN, Gilberto. A geração dos filhos únicos. Folha de São Paulo, 09/11/2003.)
A respeito do tema tratado e com base no conteúdo do texto, é correto afirmar:
I. Embora não ocorra na mesma proporção nas famílias de diferentes classes sociais, tem-se constatado nos últimos recenseamentos uma redução no número de filhos por casal.
II. Já se percebe uma mudança de tendência no crescimento populacional de algumas metrópoles brasileiras, inclusive em São Paulo, a maior entre todas, onde há uma acentuada desaceleração no ritmo do crescimento vegetativo da cidade.
III. Em conseqüência do aumento de postos de trabalho, decorrente da tendência neoliberal da economia brasileira, na última década do século XX e no início do século XXI registra-se um significativo aumento de novos imigrantes em São Paulo, provenientes principalmente do interior do Nordeste do país.
IV. A diminuição do tamanho das famílias, sobretudo as das classes média e alta, se relaciona, entre outras causas, com o fato de a população brasileira ser cada vez mais urbana, bem como com o crescente enquadramento da mulher no mercado de trabalho.
V. A redução do número de filhos se manifesta como um fenômeno temporário, de curto prazo, associado diretamente à crise econômica atual que aflige o país, mas que não pode ser avaliado como uma tendência ou uma nova característica da demografia brasileira.
Estão corretas:
a) apenas I e III.
b) apenas I, II e III.
c) apenas I, II e IV.
d) apenas II, III e V.
e) II, III, IV e V.

PROVA 2

01 - (UNIVALE) Sobre a ‘população’ a alternativa verdadeira é:
a) Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local.
b) A população relativa é o número total de habitantes de um local.
c) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta.
d) As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional.
e) As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional. Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial.

02 - (UNISA) Lendo as frases seguintes:
I. Será subpovoado o país que oferecer mais empregos anualmente aos indivíduos que se apresentam no mercado de trabalho, fazendo com que o aumento da população não crie pressões sobre a produção.
II. Será superpopuloso, mesmo com densidade demográfica reduzida, o país que não absorver a mão-de-obra posta à venda no mercado de trabalho.
Verificamos que o Brasil:
a) está no caso I;
b) está no caso II;
c) está no caso I ao norte e no caso II ao sul;
d) está no caso I no interior e no caso II nas zonas litorâneas;
e) esteve no caso II até a década passada, encontrando-se na caso I atualmente.

03 - (FGV)
Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela acima, como resultado da:
a) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, e da concentração da renda nacional;
b) queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar;
c) grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil;
d) queda do índice de fertilidade da mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de mortalidade infantil.
e) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, associada à saída de brasileiros para o exterior, em busca de melhores condições de vida.

04 - Escolha as alternativas corretas e que justificam a diminuição acentuada na imigração do Brasil a partir da década de 1930.
(1) A crise da Bolsa de Valores de Nova York e a conseqüente crise econômica do Brasil.
(2) As medidas constitucionais de 1934 e 1937 regulamentando e restringindo a imigração.
(4) A cota dos 2%, medida segundo a qual a partir de 1934 só poderia entrar no Brasil 2% do total de imigrantes de cada nacionalidade entrados nos últimos 50 anos.
(8) Dificuldades impostas pelos países de emigração para evitar a saída de indivíduos.
(16) A Lei Eusébio de Queiroz, proibindo o tráfico de escravos.

SOMA: 31

05 - (MED. ABC) “Muitos colonos gaúchos e catarinenses estão ajudando na conquista de uma nova fronteira agrícola: a região de Dourados, responsável por 50% da produção de soja de Mato Grosso do Sul. Rondônia, nossa última fronteira, recebeu, nos últimos três anos, cerca de 200.000 migrantes. Só 10% de sua população economicamente ativa nasceu ali.” (Jornal da Tarde,de 16/5/81)
Identifique, no mapa abaixo, a seta que corresponde à direção do fluxo populacional descrito no texto anterio

a) 5
b) 3
c) 3
d) 1
e) 4

06 - PUC) Entre os fatores que impulsionaram a migração européia para o Brasil entre 1870 - 1930, podemos excluir:
a) o desenvolvimento da cafeicultura;
b) as iniciativas dos fazendeiros de auxiliar colonos;
c) a abolição da escravatura e a conseqüente liberação da mão-de-obra;
d) a unificação política e industrialização tardia da Itália;
e) a Primeira Guerra Mundial.

07 - (Ibmec)
“As casas dos peninsulares apresentavam ainda um caráter mais definitivo que as dos japoneses. Eram pequenas, mal dando para abrigar as famílias, tinham poucos móveis, mas denotavam uma preocupação com a higiene e a estética, como chama a atenção um observador nipônico: (...) Os italianos eram os primeiros no conservar a casa limpa, especialmente a cama, enchendo o colchão com bastante palha de milho e forrando-o com lençol alvíssimo (...) Nesse ponto diferiam muito dos japoneses dispostos a economizar o que quer que fosse. Estes, quase sem exceção sacrificavam o presente na pressa que tinham pelo futuro. Além disso, com a diferença no modo de viver, nem sabiam como dispor os móveis da casa e muito menos, como os imigrantes italianos, exibir ostensivamente camas esplêndidas em locais visíveis”. (ALVIM, Zuleika. Imigrantes: A vida privada dos pobres do campo. In: SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pp. 258-259.)
A partir do fragmento acima pode-se dizer que:
a) a vida do imigrante, no Brasil, foi marcada pelo contraste existente entre os costumes das diferentes nacionalidades imigrantes e destes com a nova terra.
b) a chegada dos imigrantes ao Brasil foi marcada por constantes dificuldades, entre elas a longa viagem e a quarentena obrigatória na Hospedaria dos Imigrantes.
c) a estadia das famílias imigrantes era definida pelos cafeicultores, que construíram grandes galpões para servirem de dormitório a todos os trabalhadores estrangeiros.
d) o cotidiano dos imigrantes estava marcado pela facilidade com que se ambientaram às novas terras e aos novos costumes, sobretudo na moradia e na alimentação..
e) o trabalho do imigrante estava ligado a uma vida dura no interior das fábricas recém implantadas nos bairros de São Paulo, tais como Mooca, Brás e Barra Funda.

08- (Unifesp) O lamentável episódio que culminou no assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres remete à lembrança de que o Brasil é um país de emigrantes. Os principais destinos de brasileiros geraram denominações como “brazucas”, “dekasseguis” e “brasiguaios”, que são associados, respectivamente, a brasileiros que foram para:
a) Estados Unidos, Japão e Paraguai.

b) União Européia, China e Bolívia.

c) Reino Unido, Coréia do Sul e Paraguai.

d) Estados Unidos, Coréia do Sul e Bolívia.

e) Reino Unido, Japão e Equador.

09 - (Ufsc) Com base na tabela que trata da população absoluta e relativa dos países mais populosos do mundo, e nos seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
OS PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO

01. O Brasil é um país bastante povoado. 02. O Brasil é um país populoso. 04. O Brasil é um país populoso e bastante povoado. 08. Comparado aos principais países mais populosos do mundo, o Brasil possui uma baixa população relativa. Resposta:10

10 - (Puc-rio) A taxa de crescimento populacional atual da Rússia é negativa: a população do país diminuiu em 286 mil pessoas no primeiro quadrimestre deste ano. O número de mortes no país é, em média, 70% superior ao número de nascimentos. A diminuição vem ocorrendo desde o desmantelamento da União Soviética, em 1991.
Essa situação é decorrência:
a) dos fluxos migratórios em direção à Europa Ocidental;

b) da rigorosa política de governo de controle da natalidade;

c) do aumento da mortalidade na base e no corpo da pirâmide etária;

d) do elevado número de idosos e da baixa taxa de fecundidade;

e) das mudanças ocorridas na economia do país a partir da desestruturação da União Soviética.

11 - (Mack)
Os dados citados nas colunas I, II e III da tabela representam, respectivamente,
a) taxa de urbanização, percentual da população com mais de 60 anos e esperança de vida. b) percentual da população com mais de 60 anos, taxa de fecundidade e esperança de vida. c) percentual da população com mais de 60 anos, taxa de mortalidade infantil e esperança de vida. d) percentual de trabalhadores no setor primário, taxa de mortalidade infantil e índice de urbanização. e) índice da PEA (População Economicamente Ativa), taxa de crescimento vegetativo e índice de urbanização.

12 - (Uerj)
As mudanças na estrutura demográfica brasileira projetada no gráfico, de natureza quantitativa, exigem do Estado a implementação de novas políticas sociais. Uma mudança demográfica evidenciada pelo gráfico e um adequado programa social para o seu enfrentamentoestão apresentados na seguinte alternativa:
a) redução do total de jovens – promoção da saúde da mulher

b) declínio do crescimento populacional – planejamento familiar

c) queda da taxa de fecundidade – requalificação de mão-de-obra

d) diminuição do índice de mortalidade – incentivo ao aumento da natalidade

Nenhum comentário: