sábado, 25 de abril de 2009

IDH - Brasil entre os ricos.

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, é parte integrante do Relatório de Desenvolvimento Humano produzido pelo Pndu - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano, abrange 177 países, tendo esse índice a finalidade de ser um indicador de qualidade de vida das populações. Foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub Haq, esse relatório é emitido desde 1993.
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - Definição
O Índice de desenvolvimento Humano - IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores entre os países membros da ONU. Também pode ser calculado para um estado, município ou região.
Os Critérios Para Obtenção do IDH
O IDH também tem a particularidade de na sua avaliação da qualidade de vida da população considerar critérios abrangentes dessa população, pois considera os aspectos econômicos, e outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.
IDH e os indicadores sociais considerados para sua obtenção

  • Expectativa de vida - Numa dada população é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver, se submetido, desde o nascimento, às taxas de mortalidade observadas para aquele momento.
  • Taxa de alfabetização - percentual de adultos com mais de 15 anos que sabem ler e escrever.
  • Taxa de matrícula - razão entre o número total de estudantes no ensino fundamental, médio e superior e a população em idade escolar para esses três níveis.
  • PIB per capita - em dólares PPC, essa sigla PPC - quer dizer Poder de Paridade de Compra indica que a conversão em dólares é feita levando em conta o custo de vida em cada país.
Variação do IDH
O IDH é um índice que varia de zero (0) (em países com nenhum desenvolvimento humano) até um (1) (países com desenvolvimento humano total).
Países com IDH de zero (0) até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo, nesta faixa estão todos os 22 países da África subsaariana, considerados de "baixo desenvolvimento humano", Serra Leoa é a última colocada com um IDH de 0,336.
Países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano, era o caso do Brasil no relatório anterior com IDH de 0,792.
Países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto, é o caso do Brasil que a partir do relatório de 2007/2008, obteve um IDH igual a 0,800 ou seja é o último da escala na faixa de países de alto desenvolvimento humano. O país com mais alto IDH passou a ser a Islândia com um IDH igual a 0,968 e, em segundo a Noruega.
A Posição do Brasil
O IDH do Brasil variou de 2004 para 2007 de 0,788 para 0,800, um aumento de 0,002 em relação a 2004, o que o faz sair no grupo das 83 nações de desenvolvimento médio, passando a ocupar o último lugar (70º) no grupo de países de alto desenvolvimento humano. Num grupo de 177 países o Brasil ficou em 70º(septuagésimo) lugar,posição ainda bem atrás de vários países latinos americanos. Essa mudança não significa uma alteração significativa das condições sócio-econômicas, pois o Brasil possui um componente pouco captado pelos cálculos do IDH, que é a desigualdade sócio-econômica, ou desigualdade na distribuição de renda que é avaliada pelo Índice Gini.
Brasil - Situação dos Indicadores
A expectativa de vida é a esperança de quantos anos de vida se espera viver desde o nascimento, no caso brasileiro, o relatório de 2004 apontava para uma expectativa de vida de 70,8 anos, neste relatório de 2007 subiu para 71,7 anos. A taxa de alfabetização manteve-se na mesma posição de 88,6%, porém a taxa de matrícula, foi de 85,7 para 87,5. A renda é avaliada pelo PIB per capita, que foi de 8.195 dólares PPC em 2004 e neste relatório de 2007 chegou a 8.402 dólares.
O Melhor e o Pior do IDH
Quanto mais próximo de 1, melhor é a situação do desenvolvimento humano. O país com melhores indicadores sociais no relatório foi a Islândia que superou a Noruega, com IDH de 0,968 ficando com o título de país com melhor qualidade de vida no mundo. Enquanto que na parte de baixo do ranking estão todos os 22 países da África subsaariana, e Serra leoa é agora a última colocada com IDH de 0,336.
IDH - Brasil - e o Mundo
A Finlândia lidera o ranking, com IDH de 0,968. O Brasil (0,800) neste relatório ocupa 0 70º (septuagésimo) lugar, abaixo da Argentina (0,869), Chile (0,867), Panamá (0,812), Uruguai (0,852), Costa Rica (0,846), Cuba (0,838), México (0,829), isto com relação a países latinos americanos.
Distribuição de Renda - Coeficiente de Gini
coeficiente de Gini é um parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda. O coeficiente de Gini varia de zero a 100.
Zero significaria, hipoteticamente, que todos os indivíduos teriam a mesma renda, e 100 mostraria que apenas um indivíduo teria toda a renda de uma sociedade. Ou seja, no caso desse índice, o ideal é caminhar em direção a zero, quanto mais próximo de zero, melhor é a distribuição da renda do país. O país que apresenta menor índice de desigualdade na distribuição de renda é o Japão com ìndice Gini de 24,9.
Desigualdade na distribuição de renda
O Brasil permanene com uma brutal desigualdade na distribuição de renda, apresenta pequenos avanços e lentamente sinaliza o afastamento do grupo de países que lideram esse ranking negativo. O desempenho brasileiro avaliado pelo indicador de desigualdade de renda - Gini, no relatório de 2007 coloca o país entre o grupo dos doze países mais desiguais do mundo, com um ìndice Gini igual a 57,0, o que o coloca numa posição pior do que a do Panamá com 56,0.
Glossário: PIB - Produto Interno Bruto (somatória de tudo que o país produz durante um ano).
PIB per capita - é o resultado do quociente entre PIB e o número de habitantes.