segunda-feira, 20 de abril de 2009

prova do terceirão 16-04-2009

01 - Observe o desenho.
Considere, no mapa anterior, o conjunto I, formado pelos países dos três pólos de decisão e os conjuntos II e III, formados, respectivamente, pelos países da América Latina e da África. A tabela abaixo indica, em bilhões de dólares (1992), o total das exportações de mercadorias oriundas dos países constituintes de cada um dos três conjuntos e tendo como destino países dos mesmos três conjuntos.
A partir dessas informações e dos seus conhecimentos sobre o comércio mundial, indique a afirmativa correta a respeito da natureza das mercadorias que dominam, em valor, os fluxos comerciais indicados por sua origem e destino.
a. No interior de I, manufaturados; de I para II, produtos agrícolas.
b. No interior de I, manufaturados; de I para III, produtos agrícolas.
c. No interior de I, bem como no interior de II, manufaturados.
d. No interior de I, produtos agrícolas; de III para I, produtos minerais.

02 - (PUC-SP) O mapa aponta uma “clássica” divisão regional do Nordeste brasileiro. Que divisão é essa e quais as características mais gerais de sua estrutura fundiária e de sua produção agrícola?
Resposta
1- Zona da Mata: domínio de latifúndios com plantations: cana, cacau e fumo.
2- Agreste: domínio de minifúndios, com policultura alimentícia.
3- Sertão: domínio de latifúndio com pecuária extensiva.
4- Meio-Norte: domínio de latifúndios com extrativismo

03 - (UFRJ)
O Vale da Fartura
A irrigação cria um pomar verde às margens do São Francisco. Projetos transformaram a aridez do sertão num cenário de prosperidade em pouco mais de uma década. A vedete do São Francisco é Petrolina, a 700 quilômetros do Recife. Ela disputa com a cidade paulista de Ribeirão Preto o título de Califórnia Brasileira.
Revista Veja, 22/09/93)
Entre o otimismo da notícia e a realidade do espaço em questão, pode-se afirmar que a irrigação
a) permitiu a expansão agrícola em Petrolina, levando sua produção a competir com Ribeirão Preto no mercado externo.
b) beneficiou a maior parte da população das margens do São Francisco, incremen-tando a produção de gêneros alimentícios tradicionais.
c) favoreceu as empresas nacionais e estrangeiras, alocadas na região, implantando no Nordeste mais uma área de agricultura de exportação.
d) desenvolveu os municípios da bacia hidrográfica, estimulando a organização de cooperativas agrícolas entre os “barranqueiros”.
e) contribui para o crescimento urbano de Petrolina, sendo determinante a sua posição geográfica ribeirinha e sua condição de nó rodoviário.Resposta C: O texto relata o projeto de irrigação mais famoso do sertão, envolvendo Petrolina – Juazeiro.

04 - (PUC) Observe com atenção o mapa abaixo.A partir do mapa, assinale a alternativa que contém as afirmações corretas sobre o conjunto econômico assinalado.
1. Organizado sob a liderança do Japão, envolve países como Austrália e Nova Zelândia. Esses dois países compõem uma área periférica privilegiada, com melhores condições sociais, desenvolvimento tecnológico promissor, potencial agropecuário e vastos recursos naturais.
2. A devolução de Hong Kong à China ocorreu sem conflitos, em virtude daquela colônia não se constituir em lugar preparado para a competitividade mundial. Chama a atenção na ex-colônia inglesa o sucateamento dos sistemas educacional e de comunicações.
3. As Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), intituídas na China, são espaços preparados com regulamentação particular e tecnologia apropriada para atrair investimentos e capitais mundiais,especialmente os oriundos do Japão.
4. A liderança do Japão na região, após a 2.a guerra, deve-se a fatores como os grandes investimentos dos EUA no país e ao papel de MITI . Ministério da Indústria e Comércio que destinou recursos expressivos à educação, ciência e tecnologia, resultando em significativo aumento de produtividade.
5. Os chamados Tigres Asiáticos . Coréia do Sul, Taiwan, Singapura, Hong Kong . destacaram-se pela ênfase no fortalecimento do mercado interno e pelo baixo grau de intervenção do Estado, criando economias fechadas.
a. 1, 2 e 5
b. 2, 3 e 4
c. 3, 4 e 5
d. 1, 3 e 4

05 - (PUC/98) Leia o trecho da entrevista abaixo:
Pergunta: A mundialização não é uma ameaça deste lado da África?
Resposta: A mundialização é antes de mais nada uma sorte para as empresas privadas, porque pode arrastá-las para o alto. Elas serão obrigadas a melhorar sua produtividade para ganhar mercados e não perder os que já têm. Elas terão que fazer tal como as empresas americanas e asiáticas. Nós devemos nos bater para aumentar a competitividade de nossas economias, organizar nossos mercados (...), num quadro de integração regional. As vantagens que tudo isso confere é um mercado regional mais amplo para as empresas (...) Boni Yayi, presidente do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento, in jornal Le Soleil, 07. Jul.96, Senegal.
Quais são os fatores que dificultam a inserção da África num quadro de economia mundializada?
· o atraso tecnológico, agravado pela carência de mão-de-obra não-qualificada e a falta de investimentos;
· a desarticulação dos sistemas produtivos tradicionais, claramente verificada na substituição da agricultura de consumo interno pela agroexportação, principalmente nas regiões onde as condições naturais são mais adequadas a esse tipo de atividade;
· a existência de grande instabilidade política e numerosos conflitos tribais que, em parte, resultaram ou foram agravados pelo colonialismo europeu.
06 - Considere os dados da tabela a seguir
A partir dos dados da tabela, e levando em conta seus conhecimentos a respeito do assunto, está CORRETA a seguinte afirmação:
a) África e Oriente Médio destacam-se, respectivamente, na expansão do número de turistas e das receitas, em virtude dos sítios históricos e naturais ali presentes e da construção da melhor infra-estrutura de visitação entre regiões.
b) embora não tenha as taxas mais elevadas de crescimento de receitas e número de visitantes no período, a Europa continua sendo o principal destino dos viajantes, especialmente a países como Itália, França e Espanha.
c) a América registra taxas de crescimento no setor, resultado da expressiva participação do Brasil, que, em função de atrativos como suas florestas, clima tropical e extenso litoral, é o maior receptor de turistas do continente.
d) África, Leste da Ásia e Pacífico registraram quedas ou baixo crescimento nas receitas do turismo e no número de visitantes diante dos problemas econômicos que sucederam a crise das bolsas asiáticas no final de 1997.

07- Diferencie uma Zona de Livre Comércio com uma União Aduaneira. Cite exemplo.
A diferença de uma área de livre comércio para uma união aduaneira é que, enquanto a primeira é uma associação que possibilita a livre circulação somente de mercadorias com taxas alfandegárias reduzidas entre os países membros, a segunda prevê a livre circulação de capitais e mercadorias, com a implantação da TEC (tarifa externa comum), que padroniza as relações comerciais com outros países fora do bloco. Exemplos: NAFTA e MERCOSUL.

08 - Sobre a Conferência de Bretton Woods, responda:
a) Que moeda passou a ser usada nas relações comerciais internacionais?
b) Que Bancos foram criados?
a) Dólar
b) FMI e Banco Mundial ou Bird.

09 – O que significa GATT? Que organização supranacional o substituiu?
Acordo Geral de Tarifas e Comércio. Foi substituído pela OMC.

10 - Observe o gráfico.
Qual é a principal conclusão que podemos tirar desse gráfico?
Como mostra o gráfico, que o comércio mundial cresce cada vez mais, principalmente entre os países ricos. O Comércio está fortemente restrito aos paises desenvolvidos. As transações feitas entre esses países representam 85% do comércio mundial.

11 – Após a 2ª Guerra Mundial, países europeus uniram forças para ativar suas relações comerciais. Cite as siglas que se seguiram até a consolidação da União Européia.
Benelux, Ceca, MCE ou CEE e EU.

12 – (Fuvest-SP) O perfil topográfico representa o relevo paulista na região noroeste-sudeste.
As letras A e B indicam, respectivamente:
a) Planalto Ocidental e Depressão Periférica.
b) Planalto Atlântico e Depressão Periférica.
c) Planalto Atlântico e Vale do Paraíba.
d) Planalto Ocidental e serra do Mar.
e) Vale do Paraíba e serra do Mar.
Resposta A: De acordo com a antiga proposta de classificação do relevo, o modelado do Estado de São Paulo compreendia, de SE-NO:
A. Planalto Ocidental
B. Depressão Periférica C. Planalto Oriental

Nenhum comentário: