quarta-feira, 8 de abril de 2009

Prova do 1º ano dia 08-04-2009


(Mapa da Projeção de Gall-Peters)

O planisfério abaixo foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico, fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa. Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:

a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.
b) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.
c) É uma projeção, cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos pólos e reduzidas na faixa intertropical.
d) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.
e) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.

02 - (Ufba) A necessidade de se orientar na superfície do planeta levou os homens, ao longo da História, a elaborar vários tipos de mapas e projeções da superfície terrestre, desde as rústicas representações babilônicas até as mais modernas, elaboradas a partir da coleta de informações obtidas por sensoriamento remoto e processadas pela informática. (SENE; MOREIRA, 1999, p. 428).
Os mapas representam, assim, um dos principais instrumentos de análise e de interpretação do espaço geográfico, deixando de servir apenas para estrategistas e turistas ou como recursos para as aulas de Geografia, tornando-se ferramenta básica para inúmeros outros profissionais, ajudando a definir as relações políticas, sociais e econômicas entre os povos. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2004, p. 20).

A análise dos textos e das ilustrações e os conhecimentos sobre mapas e projeções cartográficas permitem afirmar, exceto:

a) Os mapas antigos eram instrumentos de uso prático, uma forma de expressão da cultura e das crenças dos povos e um patrimônio cultural de valor inestimável.
b) As projeções cartográficas refletem uma visão de mundo e um contexto político-ideológico e, por serem representadas numa superfície plana, apresentam distorções nas áreas, nas formas ou nas distâncias da superfície terrestre.
c) A projeção de Mercator, pela sua visão eurocêntrica de mundo e por possibilitar orientação com base na tecnologia de posicionamento global (GPS), é a que apresenta menores distorções nas áreas, sendo a mais utilizada, atualmente, para representar o globo terrestre.
d) A projeção de Peters, buscando expressar as reivindicações de maior igualdade entre as nações ¾ fruto das preocupações dos países subdesenvolvidos do Hemisfério Sul ¾, representa as áreas dos continentes e dos países em escala igual, conservando a proporcionalidade de suas dimensões relativas, mas apresentando distorções em suas formas.
e) As cartas temáticas que surgiram no século XX são fundamentais para a representação do espaço geográfico atual, pois expressam os mais variados aspectos da realidade natural, social e econômica e são utilizadas, intensivamente, para fins científicos, educacionais e de planejamento.

03 – O processo de formação do território brasileiro está ligado a qual contexto histórico?

A expansão marítima européia.

04 – No caso da formação territorial do Brasil, qual é o nome do tratado que substituiu o Tratado de Tordesilhas?

Tratado de Madri

05 – Cite as três principais atividades econômicas durante a colonização do Brasil.

Pau-brasil, cana-de-açúcar e mineração.

06 – Sobre a aquisição do território do Acre pelo Brasil, responda:

a) O território do Acre pertencia a qual país?

b) Qual é o nome do Tratado assinado entre os dois países?

a) Bolívia

b) Tratado de Petrópolis

07 - Considerando alguns aspectos do desenvolvimento regional brasileiro, pode-se afirmar que:

a) o Nordeste e a Amazônia são considerados áreas em desenvolvimento regional de nível intermediário

b) a região Sudeste apresenta um desenvolvimento regional homogêneo.

c) o eixo São Paulo-Rio pode ser considerado como núcleo de uma região de rápido e intenso desenvolvimento.

d) os centros regionais devem estimular o crescimento exclusivo de sua área urbana, sem preocupar-se com o desenvolvimento de sua área de influência.

e) o desenvolvimento regional e global independe da participação dos centros regionais periféricos.

08 - (FGV-SP) Compare a ilustração com o esquema.

Os quadros indicados com I, II e III, podem ser melhor complementados, respectivamente, por:

a) estrutura populacional / característica de toda a região / migração.

b) estrutura agrícola / característica de toda a região / característica do Sertão.

c) estrutura fundiária / seca no Agreste / característica sazonal.

d) estrutura populacional / seca no Agreste / migração.

e) estrutura fundiária / seca no Sertão / característica geral da região.

09 - (FUVEST-SP)

“Lá um dia, para as cordas das nascentes do Paraíba, via-se, quase rente do horizonte, um abrir longínquo e

espaçado de relâmpago: era inverno na certa no alto sertão. As experiências confirmavam que com duas semanas de inverno o Paraíba apontaria na várzea com sua primeira cabeça d’água. O rio no verão ficava seco de se atravessar a pé enxuto. Apenas, aqui e ali, pelo seu leito, formavam-se grandes poços, que venciam a estiagem.” (J. L. do Rego – Menino de Engenho, cap. 13)

O texto acima faz referência, direta e indiretamente, a aspectos da paisagem natural, observados na sub-região do Sertão Nordestino, tais como:

a) clima tropical semi-árido, predominância de rios intermitentes, com padrão de drenagem exorréica.

b) clima tropical úmido a leste e semi-árido a oeste, rios perenes e intermitentes, com padrão de drenagem endorréica.

c) clima tropical, rios predominantemente perenes, com padrão de drenagem exorréica.

d) clima tropical semi-árido a leste e úmido a oeste, rios temporários, com padrão de drenagem endorréica.

e) clima tropical mais úmido no inverno e mais seco no verão, rios temporários, com padrão de drenagem arréica.

10 - Considere as afirmações a seguir sobre as regiões brasileiras

I. Não tem uma participação marcante na indústria nacional. As cidades cresceram e sua população urbana, que somava cerca de 25% em 1950, passou a mais de 80% na década de 1990. “A região não é mais um vazio demográfico, nem uma área onde se praticava, quase exclusivamente, uma pecuária superextensiva. O setor

primário modernizou-se, a agricultura de grãos tomou vulto.” (Arbex Jr & Bacic Olic)

II. “A grande diversidade de produtos da agricultura, fruto da forma de ocupação pela imigração, vai gradativamente dando lugar à homogeneização baseada em alguns produtos como a soja e o trigo.” (…) “Sua industrialização apoiou-se historicamente na presença de matéria-prima de origem agropecuária e na mão-de-obra imigrante.” (Garcia & Garavello)

As afirmações I e II referem-se às regiões:

a) Centro-Oeste e Sul.

b) Nordeste e Sudeste.

c) Norte e Sul.

d) Norte e Sudeste.

e) Centro-Oeste e Sudeste.

11 – Qual é o nome do estado, da Região Norte, criado em 1988, numa área que correspondia anteriormente à porção setentrional do estado de Goiás, na Região Centro-Oeste.

Tocantins

12 – Assinale a alternativa correta em relação à Constituição de 1988.

a) Os territórios de Roraima e Amapá foram transformados em estados;

b) O território de Fernando de Noronha foi transformado em município (distrito) da Paraíba.

c) O estado do Mato Grosso foi dividido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

d) O território de Rondônia foi transformado em estado.

e) O estado do Rio de Janeiro foi fundido com o estado da Guanabara, tornando-se único.

13 - O norte e o nordeste de Minas Gerais apresentam uma paisagem natural caracterizada pelo domínio do clima semi-árido, da vegetação de caatinga e de uma rede hidrográfica muito pobre.

Além disso, apresentam uma população marcada por sérias deficiências sociais e uma economia fundamentada na atividade agropecuária realizada de forma bastante precária.

Cite o nome do Complexo regional em que está inserido o norte e o nordeste de Minas Gerais.

Complexo Regional do Nordeste.

14 - Para responder a esta questão considere o mapa de uma das divisões regionais do Brasil.

A divisão regional assinalada no mapa do Brasil a seguir

a) é a mais utilizada porque demarca de forma correta as diferentes regiões geoeconômicas do Brasil.

b) é a divisão oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística baseada em critérios político-administrativos, sendo os limites de cada região coincidentes com as fronteiras estaduais.

c) é a divisão oficial da ONU que através da UNESCO, após a Segunda Guerra Mundial, auxiliou o governo brasileiro a realizar uma divisão regional, contemplando as diferentes realidades do espaço geográfico do País.

d) é a divisão oficial feita no início do século pelo Conselho Nacional de Geografia, tendo como diretriz a vocação econômica de cada região.

e) não é a oficial, porque o IBGE somente aceita e trabalha do ponto de vista estatístico com três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

15 - A tabela a seguir mostra que, no período de 65 anos, o número total de tratores no Brasil cresceu 382 vezes.

Os dados permitem afirmar que:

a) quanto o número total de tratores, a região sul manteve-se sempre à frente das demais.

b) na região sul, apesar do número absoluto de tratores, registrou-se o menor incremento.

c) a região centro-oeste diminuiu a importância de sua participação no número total de tratores.

d) quanto ao número total de tratores, a região nordeste manteve-se sempre em terceiro lugar.

e) O menor incremento registrado no período ocorreu na região norte.

Nenhum comentário: