sexta-feira, 3 de abril de 2009

Questões da prova de geografia dia 03-04-2009

01 - Atribuir exclusivamente ao clima a responsabilidade sobre os deslizamentos catastróficos nas encostas existentes nas cidades brasileiras como as do Rio de Janeiro e São Paulo, é esconder a causa principal do problema.

A partir desta afirmação, apresente e analise os outros fatores envolvidos.

Desmatamento; ocupação irregular das encostas; falta de planejamento.

02 - As massas de ar são um dos elementos fundamentais na dinâmica da atmosfera, influindo determinantemente no tempo. Quanto às áreas de origem, elas podem ser:

a) temperadas, desérticas e polares.

b) marítimas, continentais e de montanhas.

c) orográficas, marítimas e de planícies.

d) polares, tropicais e equatoriais.

e) tropicais, polares e orográficas.

03 - O mapa adiante ilustra a localização de duas cidades paulistas: São Paulo e Campos do Jordão.


O Regime térmico apresentado por estas duas cidades contraria a regra geral, segundo a qual as temperaturas são menores nas latitudes mais altas. Tal fato é explicado pela influência da:

a) maritimidade.

b) longitude.

c) altitude.

d) latitude.

e) pluviosidade.

04 - As chamadas chuvas ácidas, tão comuns nas proximidades de Cubatão, são um dos exemplos de como as sociedades humanas podem interferir na natureza, modificando-a. Do ponto de vista de ação antrópica essas chuvas são causadas por:

a) encontro de massas de ar continentais e equatoriais úmidas.

b) frente tropical que provoca a formação de ventos alísios.

c) processos erosivos presentes na Serra do Mar que provocam grandes deslizamentos nas encostas íngremes.

d) emissão no ar de gases por veículos automotores; gases, poeiras e outros poluentes industriais.

e) poluição hídrica dos mananciais que ficam desprotegidos pelo contínuo desmatamento.

05 - A contaminação dos recursos hídricos no Brasil vem assumindo grandes proporções nas duas últimas décadas.

Entre as causas dessa contaminação pode-se destacar:

a) Redução da pluviosidade e crescimento da evaporação devido ao aquecimento global do planeta

b) Reduzido potencial das bacias hidrográficas no tocante às demandas da produção de energia

c) Lançamento de resíduos industriais e de esgotos domésticos "in natura" nas bacias hidrográficas

d) Aumento do consumo de água potável em função do veloz crescimento demográfico

e) Baixo nível tecnológico das atividades econômicas das populações ribeirinhas

06 - Analise e interprete a charge.


É INCORRETO afirmar que essa charge expressa

a) a grande preocupação com a obtenção de água potável e o necessário controle do uso dos recursos hídricos.

b) a dependência crescente do homem em relação à utilização de métodos artificiais no processo de obtenção de água.

c) a tomada de consciência de que a água potável, elemento essencial à vida, tornou-se um recurso natural escasso.

d) a possibilidade do esgotamento dos recursos hídricos à medida que se intensifica o uso de inovações tecnológicas.

07 - As enchentes, a degradação dos mananciais e a qualidade da água dos rios constituem parte dos problemas relativos à água na Grande São Paulo. Dentre as causas a seguir, assinale a única FALSA.

a) A impermeabilização urbana faz subir o nível médio dos lençóis freáticos.

b) Os rios Tietê, Pinheiros e a represa Billings são utilizados para despejo de esgotos domésticos.

c) A bacia hidrográfica do Alto Tietê apresenta relevante impermeabilização.

d) Há uma intensa urbanização em antigas planícies de inundação fluvial.

e) Há urbanização em áreas incluídas na lei de Proteção aos Mananciais.

08 - No dia 19 de fevereiro de 1998, o Presidente da República sancionou a lei que cria a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), ou Área Metropolitana, como é mais conhecida. Leia as notícias seguintes, relativas à RIDE, que discutem duas grandes questões da atualidade: recursos ambientais e crescimento populacional.

A Companhia de Águas e Esgoto de Brasília (CAESB), tentará ampliar sua área de atendimento, chegando a Goiás. "Devemos nos propor a atender mercados fora dos limites do Distrito Federal, em especial o Entorno", afirmou o presidente da CAESB. A criação da RIDE abrirá caminho para a estatal investir nos municípios goianos vizinhos a Brasília. Além da possibilidade de a empresa aumentar o número de clientes e o faturamento, a expansão das atividades para o Entorno facilitaria o acesso a mananciais de água localizados em Goiás. Seria uma garantia de abastecimento para o futuro de Brasília. Correio Braziliense". Cidades, 25/2/98, p. 5 (com adaptações).

Quando 2025 chegar, mantendo-se o crescimento observado entre 1991 e 1996, a população do Entorno será maior do que a do Distrito Federal. A estimativa demonstra como a pressão demográfica dessa região pode afetar os destinos da Capital Federal. É o que mostra a mais recente publicação da Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (CODEPLAN). A população do DF passará de 1.821.946, em 96, para aproximadamente 4.390.000, em 2025. Já para o Entorno, que em 96 tinha 716.626 habitantes, a população estimada será de 4.920.000. "Jornal da Comunidade", 22 a 28/2/98, p. 3 ( com adaptações).

Com o auxílio dessas informações, julgue os itens seguintes.

(1) O Distrito Federal necessitará utilizar novos mananciais hídricos para atender à futura demanda, em face do crescimento populacional previsto pela CODEPLAN.

(2) Ao investir no Entorno, a CAESB procura principalmente o lucro financeiro, atendendo a um maior número de usuários.

(3) A criação da Área Metropolitana, cujos municípios convivem com altas taxas de desemprego, trará, para a região, outros benefícios, além dos econômicos.

(4) Nos cálculos utilizados pela CODEPLAN, o crescimento da população do DF de 1996 até 2025 foi estimado em, aproximadamente, 10% ao ano.

V F V F

09 - Examine o mapa.


Indique os domínios representados pelos números I, II, III e V.

I -Domínio Amazônico; II- Domínio da Caatinga; III- Domínio dos Mares de Morros; V- Domínio do Cerrado.

10 - Relacione as colunas indicando as características dos domínios morfoclimáticos brasileiros:

a) Amazônico

b) Cerrado

c) Caatinga

d) Mares de Morros

e) Araucárias

( ) clima subtropical, terrenos sedimentar-basálticos, floresta aciculifoliada

( ) floresta equatorial, chuvas abundantes, planícies aluviais

( ) tropical com verão chuvoso e inverno seco, presença de chapadas e planaltos

( ) clima tropical semi-árido, vegetação espinhosa de coloração cinzenta

( ) clima tropical úmido, relevo suave com áreas de serras, a mata atlântica é a vegetação original.

E,A,B,C,D

11 - Observe atentamente a ilustração apresentada adiante: ela mostra as marcas da sociedade atual em uma "paisagem primitiva".


A partir das informações apresentadas, explique como e por que, hoje, os espaços geográficos estão "mundializados".

Devido à multipolaridade, globalização, expansão de capital transnacional.

12 - Em toda América Latina, as ferrovias (em geral implantadas no século XIX, com grande participação de capitais ingleses) tiveram acentuada importância na organização do espaço. O sentido predominante dessas ferrovias (do interior para o litoral) expressa um determinado tipo de relação econômica entre os países latino-americanos e os países desenvolvidos.

Explique as razões desse tipo de traçado.

Escoamento das matérias-primas e produtos em geral.

13 - "A rede que abraça todo o planeta - Internet a maior aventura tecnológica da história da humanidade."(Revista "Veja", 01/03/95)

Sobre a Internet e a revolução técnico-científica, julgue os itens a seguir.

( ) Viver numa sociedade industrializada requer, de todas as pessoas, um acesso rápido a um conjunto abrangente de informações. Esta é uma das principais vantagens da Internet.

( ) As inovações tecnológicas são positivas para o mundo subdesenvolvido pois geram empregos, melhorando a qualidade de vida da população.

( ) Um dos setores de ponta nos dias atuais é a biotecnologia e em particular é a engenharia genética. Através do mapeamento e da manipulação dos genes, é possível melhorar plantas e animais e produzir microrganismos para determinados usos.

( ) O custo de produção de microcomputadores no Brasil é bastante baixo. Como resultado os computadores aqui produzidos são mais baratos e de boa qualidade.

V F V F

14 - Apresente exemplos:

a) duas vias de transporte

b) dois meios de comunicação pessoal

c) um meio de comunicação de massa

a) rodovias, ferrovias

b) telefone, fax.

c) jornal, televisão, revista.

15 - Apresente TRÊS exemplos de diferentes usos dos recursos hídricos.

- Água para consumo humano.

- Irrigação.

- Navegação.

- Pesca.

- Geração de energia.

16 - O mundo moderno conta com o transporte através de dutos. Este sistema foi desenvolvido, principalmente, para transportar a longas distâncias dois produtos muito importantes para a economia neste final de século. Esses produtos são:

a) carvão e gás natural.

b) petróleo e carvão.

c) gás natural e urânio.

d) níquel e petróleo.

e) petróleo e gás natural.

17 - É o mais importante rio europeu devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados; Em sua foz está situado o maior porto europeu, Roterdã (Holanda). Estamos nos referindo ao rio:

a) Tâmisa.

b) Reno.

c) Sena.

d) Danúbio.

e) Tejo.

18 - No mapa, as setas e as áreas pontilhadas representam, respectivamente:


a) a trajetória de massas de ar e áreas desérticas.

b) as rotas dos petroleiros e áreas industriais.

c) as rotas e exportação de café e seus maiores centros consumidores.

d) as áreas de contato de placas tectônicas e zonas vulcânicas.

e) principais rotas de emigração e áreas de imigração.

19 - Transportes e comunicações estão estreitamente ligados ao desenvolvimento de uma região, um país ou do próprio mundo. Conforme as especificidades da área onde são usados, os transportes obedecem a uma hierarquia de economia e rendimento.

I - O transporte fluvial normalmente necessita de uma infra-estrutura de apoio em forma de eclusas, canais, dragagem, terraplanagem do vale, etc, como acontece no rio Amazonas e Paraguai por sua grande declividade.

II - O transporte marítimo é fundamental na movimentação de grandes cargas como petróleo e granéis em geral. O gasto de energia é baixo, mas implica construção e utilização de portos e a sujeição aos cartéis internacionais do frete.

III - O transporte rodoviário é passível de maior desgaste e consome mais combustível. Entretanto não necessita de baldeações e leva, vantagem nas distâncias curtas com a entrega porta a porta.

IV - O transporte ferroviário atualmente é lento se comparado ao rodoviário, não se prestando por isso para levar cargas a grandes distâncias. Além disso, em confronto com as modernas rodovias, o material das ferrovias é de pouca durabilidade. Os trens são muito pouco usados na América anglo-saxônica.

São afirmações certas apenas

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) II, III e IV.

e) I, II e III.

20 - A questão a seguir refere-se ao texto adiante:

"Diga a verdade, leitor: algum dia você imaginou que entrariam em sua vida, locais como Pappete, Mururoa, Saint Martin? (...) Para minha geração, Afeganistão, capital Cabul, decorava na aula de geografia para esquecer o mais rápido possível. Mas, Pappete, Mururoa e Saint Martin, nem como verbete de aula de geografia. Agora, essas três localidades ocupam os telejornais há três ou quatro dias.(...) A minha dúvida é saber se estamos preparados para dirigir essa ampliação ao infinito da geografia, digamos, familiar.(...) Por falar nisso, quantos ainda são capazes de, sem consulta ao dicionário, dizer o que é um atol?

O tal de MacLuhan era de fato um gênio. Quando criou a expressão 'aldeia global', a aldeia não era de fato global. Agora, é. Mas de aldeia tem pouco. Afinal aldeia é sinônimo imperfeito de coisa descomplicada, fácil de entender para a sua tribo. A aldeia global é tudo, menos fácil de entender" (ROSSI, Clóvis. "Global mas não aldeia". Folha de São Paulo, 10/09/1995, p.1-2)

A "ampliação da geografia" a que o autor se refere representa:

a) a importância estratégica que assumiram, pós-guerra fria, os pequenos países insulares citados no texto.

b) o desenvolvimento das telecomunicações, que permitem o acesso à informação dos locais mais distantes do planeta.

c) a importância crescente do conhecimento dos acidentes geográficos devido aos problemas ambientais que afetam a Terra.

d) ao surgimento de inúmeros Estados nacionais, como conseqüência do desaparecimento dos grandes impérios no inicio da década.

e) ao desaparecimento das fronteiras entre os países, tornando todos os povos importantes para a tomada de decisões no planeta.