segunda-feira, 20 de abril de 2009

exercicios corrigidos 8ª série/9º ano

Capítulo 03 – Utilização dos recursos naturais
1 - Julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
A temperatura aumenta dos pólos em direção ao Equador.
A temperatura diminui com o aumento da altitude.
A temperatura do litoral é regularizada pela proximidade das águas oceânicas.
A temperatura do litoral é sempre mais alta que a do interior.
Cidades localizadas em latitudes diferentes nunca apresentam temperaturas semelhantes
V, V, V, F, F
2 - adaptação dos integrantes da Seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como mostra o texto a seguir.
A Seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, localizada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamericano. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente, porque o organismo humano precisa desse tempo para se adaptar (...)Revista Placar, fevereiro de 1995.
A adaptação da equipe foi necessária porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:
a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.
b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.
c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico.
d) menor pressão e maior temperatura.
e) maior pressão e menor temperatura.
3 - Dê as principais características das regiões intertropicais.
• Temperaturas médias superiores a 18 °C com diferenças sazonais amplamente marcadas pelo regime de chuvas.
• Amplitude térmica anual inferior a 6 °C.
• Circulação atmosférica controlada por massas de ar equatoriais e tropicais.
• Regimes fluviais dependentes, basicamente, das chuvas.
• Florestas latifoliadas e savanas são paisagens vegetais dominantes.

4 - 17 de agosto, 1999 – Duas pessoas morreram numa das mais intensas ondas de frio que atingiram o sul do Brasil nos últimos anos. Em São Paulo, o frio foi a causa da morte de duas pessoas.Earth Alert, 1999.
Assinale a alternativa que explique a presença dessas ondas de frio no Sul do Brasil e em São Paulo, no inverno.
a) A alternância entre fluxo polar e os sisatemas intertropicais, provocando chuvas no Paraná e em Santa Catarina.
b) A carência de ar frio da Patagônia, com diminuição da pressão e domínio do ar tropical marítimo.
c) A forte influência dos sistemas frontais no Sul e Sudeste do país, que se deslocam para o Atlântico.
d) O fluxo de ar frio contínuo dominante que encontra a massa tropical atlântica (m.T.a.).
e) A entrada freqüente de massas de ar polar (m.P.a.), com temperaturas baixas, que atingem a América do Sul pela Argentina.

5 - Em relação aos tipos de climas encontra dos no continente asiático, é correto afirmar que:
a) a disposição do relevo no sentido norte-sul facilita a penetração das massas de ar polares até as proximidades do litoral Índico.
b) a presença de correntes marítimas quentes e frias, no litoral da Índia, aumenta muito a pluviosidade da região.
c) o fato de a Ásia estender-se desde a recgião polar até a região equatorial permite o aparecimento de climas muito diversificados.
d) a localização da China em baixas latitudes é um dos motivos da ocorrência de clima tropical no país.
e) as maiores áreas de clima desértico da Ásia encontram-se situadas a leste.
6 - O El Niño é um importante fenômeno climático global, decorrente do aquecimento de grandes quantidades de água do oceano Pacífico e, conseqüentemente, ocasiona mudanças no regime dos ventos alísios.
a) Cite duas conseqüências desse fenômeno em áreas brasileiras e nos países sul-americanos que praticam a pesca comercial.
O aumento da temperatura do oceano provoca maior intensidade de evaporação, crescimento do índice de chuvas em algumas regiões do planeta e ocorrência de estiagens em outras. Em conseqüência, ocorrem enchentes no Brasil meridional e seca no Sertão Nordestino e no extremo norte do Brasil, particularmente em Roraima. Além disso, a massa polar atlântica (m.P.a.) é desviada para o oceano antes de atingir o estado de São Paulo, que nesse período apresenta inverno com temperaturas altas.
Chile e Peru, países com desenvolvido setor pesqueiro, sofrem com a diminuição da piscosidade nas áreas do Pacífico próximas aos seus litorais.
b) O que é o fenômeno La Niña?
É quando a temperatura do oceano Pacífico diminui para índices abaixo da média. É o inverso do El Niño.
7 -As áreas desérticas constituem importantes ecossistemas terrestres. A costa oeste da América do Sul e a costa sudoeste da África apresentam desertos que têm em comum o fato de possuírem climas relacionados às características das correntes marítimas dos litorais situados nas proximidades. Com referência às idéias expostas, responda ao que se pede.
a) Quais são os desertos a que se refere o texto?
Deserto de Atacama, na América do Sul, e deserto de Kalahari, no sudoeste da África.
b) Como as correntes marítimas contribuem para a ocorrência de baixa pluviosidade nesses desertos?
As correntes frias de Humboldt e Benguela (hemisfério Sul) causam queda de temperatura do ar próximo aos litorais, respectivamente, do norte do Chile e do sudoeste da África. Isso provoca condensação do ar e chuvas no oceano, fazendo com que as massas de ar percam umidade e, ao atingirem os continentes, elas estão secas, dando origem aos desertos de Atacama (Chile) e Kalahari (Namíbia).

Os impactos ambientais/ Exercícios de Aplicação
1 - Preservar a biodiversidade é condição bási1. ca para manter um ambiente sadio no planeta.
Essa frase é uma preocupação:
a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se constituir e podem desaparecer, em poucas décadas, do mundo se o desmatamento e a poluição indiscriminados tiverem continuidade.
b) mundial, porque o desaparecimento das espécies de portes médio e grande pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas por causa da ruptura da cadeia alimentar.
c) apenas para os países da Europa e dos Estados Unidos, que, por terem sido industrializados há muito tempo, destruíram quase totalmente suas florestas temperadas e frias.
d) apenas para os países que se organizaram politicamente em áreas áridas ou semi-áridas e que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas, como a Namíbia.
e) apenas para os países que têm uma tecnologia altamente desenvolvida e que precisam dos organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.
2 - O excesso de partículas de dióxido de carbono (CO2) e outros gases tem trazido conseqüências para as camadas inferiores da atmosfera. Quais são essas conseqüências?
Essas conseqüências são: elevação da temperatura, redução da camada de ozônio, chuva ácida e efeito estufa.
3 - Explique a ocorrência de chuva ácida nos países do norte europeu, como Inglaterra, Finlândia, Suécia e Noruega.
A poluição gerada nas áreas mais industrializadas da Alemanha e da França é levada para países do norte europeu pela circulação das massas de ar e de vento, causando chuva ácida, que destrói a cobertura vegetal e contamina o solo.
4 - Sobre as chuvas ácidas, podemos afirmar que:
I - são chuvas com elevado índice de acidez geradas pela combinação da água, presente na atmosfera, com as substâncias poluentes originadas pela queima de combustíveis fósseis.
II - é um fenômeno atmosférico provocado pelo uso intensivo de pesticidas e fungicidas nas áreas com elevado índice de desenvolvimento agrícola.
III - são chuvas cujas conseqüências se fazem sentir em diferentes áreas, independentemente dos locais onde existam as fontes emissoras de poluentes.

IV - é um fenômeno atmosférico que tem como conseqüências a destruição da vegeta-ção, a acidificação de lagos e represas, a cor-rosão de monumentos, entre outros.
Estão corretas:
a) I e II.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) III e IV.
e) I, II, III e IV.
5 - A Ásia possui um quadro natural muito diversificado. Explique essa diversificação.
Essa diversificação ocorre em função da dinâ-mica interna e externa atuante no planeta. Por exemplo, o movimento das placas tectônicas fez surgir montanhas elevadas, como o Himalaia e os montes Urais. A latitude, a altitude e a extensão territorial determinaram uma variedade climáti-ca. A fauna e a flora também são diversificadas, com muitas espécies em extinção. A hidrografia é prejudicada pelas mudanças de temperatura, principalmente nas regiões fria e polar.
6 - Atualmente, existe uma preocupação em amenizar os problemas ambientais da Terra. Quais são as organizações mais atuantes e por quê?
As organizações mais atuantes são as não governamentais, ou ONGs, formadas pela socie-dade civil, que questionam e agem diante de uma série de problemas ambientais, sociais, políticos e econômicos. As ONGs vêm crescen-do devido à falta de representação e à carência de formas de atuação da sociedade civil diante das medidas tomadas pelos governos na admi-nistração dos espaços nacionais e locais. Sugestão: professor, pedir para os alunos pes-quisarem a atuação de algumas organizações mais atuantes, como Greenpeace, SOS Mata Atlântica, WWF e Oneearth.

A população mundial /
Atividade 10/ As mudanças de comportamento da população/ Exercícios de Aplicação
1 - Nos países onde é grande o desenvolvimento econômico, é pequena a taxa de natalidade. Os países que apresentam alta taxa de natalidade possuem baixo índice de produção de alimentos. Essas constatações têm sido utilizadas para justificar ideologicamente a posição de grupos que pretendem:
a) implantar restrições ao fluxo de migrações intercontinentais.
b) justificar a divisão de países em três grupos: desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
c) justificar a livre iniciativa e a empresa privada como os únicos fatores capazes de gerar desenvolvimento.
d) provar que as elevadas taxas de nataliddade devem ser contidas para não prejudicar o desenvolvimento.
e) mostrar as vantagens da economia de mercado sobre a economia dos países socialistas.
2 - Justifique a resposta da questão anterior.
Essa é a base do pensamento neomalthusiano, que defende o controle da natalidade nos países subdesenvolvidos como forma de favorecer o seu desenvolvimento, alegando que os países pobres são obrigados a desviar investimentos das atividades produtivas para a assistência social.
3 - Escreva dois argumentos que se oponham à teoria de Malthus e dois argumentos que justifiquem essa teoria.
Os argumentos que se contrapõem às idéias propostas por Malthus são: o crescimento populacional está relacionado a aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos referentes às características de cada país; houve grande desenvolvimento e modernização do trabalho no campo, o que aumentou a produtividade; no momento histórico em que a teoria foi elaborada, o crescimento populacional era fruto da Revolução Industrial.
Os argumentos que justificam essa teoria são: a quantidade de terra é limitada e não poderia acompanhar o crescimento populacional; a relação entre número de habitantes e quantidade de alimentos ainda é utilizada para justificar o controle da natalidade (planejamento familiar).

4 -


A Índia, segundo país mais populoso do mundo, oi o primeiro a criar um mecanismo de controle populacional, em 1952. Qual o programa que a Índia criou a partir de 1975?
A partir de 1975, a Índia iniciou um programa de vasectomia em série. Milhões de homens foram operados em troca de pequena quantia em dinheiro. Mesmo assim, os índices de nascimentos na Índia ainda são elevados.



5 - Karl Marx, fundamentado no materialismo histórico, contrariava a teoria de Malthus. O que Marx argumentava contra essa teoria?
Marx afirmava que a fome, a carência social e o crescimento populacional são causados pela má distribuição de renda e pelas diferenças de classes sociais. Para ele, as condições de vida do trabalhador estavam diretamente relacionadas aos meios de subsistência.
6 - A partir do século XX, teve início a diminuição da população, especialmente nos países industrializados. Cite as causas dessa diminuição.
As principais causas são: aumento da renda média da população, acesso a métodos contraceptivos e mudança do papel da mulher na sociedade.
7 - Explique a política de redução de natalidade na China, país mais populoso do mundo.
Os métodos utilizados não foram democráticos e não obtiveram resultados satisfatórios.
Durante um certo período, era proibido ter mais de um filho, o que gerava graves problemas, como a matança de recém-nascidos do sexo feminino pelos próprios familiares. Ao se matar a menina, a mulher poderia ter um filho homem, mantendo, assim, as tradições chinesas (manter o nome da família). Quando o governo chinês percebeu o erro, modificou a legislação, criando uma série de vantagens para as famílias que tivessem um único filho.
8 - Quais dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano?
a) "Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento."
b) "População abundante, país forte!."
c) "Sem reformas sociais, o país se reproduze não produz."
d) "O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos."
e) "Justiça social, sinônimo de desenvolvimento."

Atividade 11 / A população mundial e a fome/Exercícios de Aplicação



1 - Qual a diferença entre a distribuição de 1. renda encontrada em países desenvolvidos e a de países subdesenvolvidos? Qual é a conseqüência disso?
De forma geral, a renda nos países desenvolvidos é mais bem distribuída do que nos países subdesenvolvidos. Nos países desenvolvidos, os 10% mais ricos da população se apropriam de aproximadamente 25% da renda nacional. Nos países subdesenvolvidos em geral, os 10% mais ricos se apropriam de quase metade da renda nacional. A conseqüência disso é que, nos países desenvolvidos, os indicadores socioeconômicos são melhores.
2 - Por que a riqueza produzida no mundo é tão concentrada? Qual é a conseqüência disso?
Porque o capitalismo é um sistema econômico que tende, estruturalmente, à concentração da riqueza nas mãos de poucos. Como a riqueza concentra-se nos países desenvolvidos, lá está a maioria dos ricos. No entanto, nos países subdesenvolvidos, há uma elite rica, inclusive alguns ultra-ricos. Entretanto, enquanto alguns poucos são ultra-ricos, milhões não têm rendimento suficiente para garantir o acesso a bens e serviços básicos, que lhes garantam uma existência digna. Daí os péssimos indicadores de desenvolvimento constatados principalmente nos países subdesenvolvidos.
3 - Quais as conseqüências sociais em países que apresentam acentuada concentração de renda, como o Brasil e outros países da América Latina?
A principal conseqüência da concentração de renda é a marginalização social. Por isso, os seus indicadores sociais são muito baixos, muitas vezes desproporcionais à sua renda per capita. Outra conseqüência grave é o alto índice de violência nessas sociedades. Pesquisas mostram que a violência está mais associada à acentuada desigualdade social. Em geral, quanto mais desigual a sociedade, maior a violência.
4 - Em quais países estão as pessoas mais ricas do mundo?
A maioria das pessoas ricas do mundo vive em países desenvolvidos, destacando-se os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão, porque são os mais industrializados, as maiores economias, os maiores mercados consumidores, sedes das maiores corporações e, portanto, com maiores oportunidades de acumulação de capitais ao longo da história.
5 - O que é IDH? Por que foram escolhidos esses indicadores para compor esse índice?
OÍndice de Desenvolvimento Humano é um indicador que mede o progresso da humanidade em termos de qualidade de vida. É composto de três indicadores: rendimento, com base na renda per capita; saúde, considerando a expectativa de vida ao nascer; e educação, que considera taxa de alfabetização de adultos e taxa de escolaridade nos ensinos fundamental, médio e superior.
Esses indicadores foram escolhidos porque sintetizam vários outros. Por exemplo, não é possível um povo ter alta expectativa de vida se não se resolverem adequadamente questões sociais básicas como alimentação, educação, saúde, saneamento básico, habitação etc.

Atividade 12/ O multiculturalismo/ Exercícios de Aplicação

1 - Na cidade de São Paulo, existem bairros tipicamente italianos, japoneses, árabes e nordestinos que, aparentemente, revelam a existência de uma "harmonia" cultural. Pode-se dizer que essa afirmativa é verdadeira? Explique.
Não é verdadeira, porque os diferentes grupos culturais nem sempre têm convívio pacífico. Apesar da existência de regras estabelecidas por legislações internacionais relativas aos direitos humanos, cada grupo social reage de forma diferente ao convívio com pessoas de outras culturas ou etnias.
2 -As fronteiras culturais não estão representadas nos mapas. Como sabemos que elas existem? Exemplifique.
As fronteiras culturais normalmente não estão representadas nos mapas porque, entre outros fatores, a globalização (cultural) propõe uma homogeneização cultural.
Por exemplo, as fronteiras da discriminação racial são traçadas: na Índia, levando-se em consideração as diferenças culturais e religiosas; na França, em relação aos marroquinos; na Inglaterra, em relação aos indianos; e na China, com divergências étnicas, principalmente entre os que vivem no campo.
3 -Passados quase dez anos de aprovação da lei que tornou crime a prática de racismo no país, a discriminação racial continua impune no Brasil (...). Em São Paulo, por exemplo, só há uma condenação com base na lei, proferida em 1995 contra um radialista que fez comentários racistas no ar. No resto do país — que tem 45% de sua população negra — só haveria mais duas sentenças... Face à impunidade, vários órgãos do Poder Judiciário e entidades de defesa dos direitos humanos indicam a necessidade de um plano de ação, para que casos de discriminação racial sejam identificados e reconhecidos pela Justiça brasileira.
Folha de S. Paulo. 23/08/98 – adaptado
Considerando a abordagem geográfica da questão da justiça no Brasil, em relação à discriminação racial, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Para aplicar as leis, o Poder Judiciário deve estar bem estruturado em todo o território nacional. No Brasil, esse fato está longe de ocorrer, principalmente nas áreas afetadas dos centros mais importantes.
II - A violência policial contra as populações pobres, em especial as de origem negra, demonstra que alguns setores do Estado violam as leis anti-racismo, dificultando ainda mais a aplicação da justiça.
III - Apesar de ser expressivo no total da população, o segmento de origem negra concentra-se em sua maioria no Nordeste, o que explica o baixo índice de ocorrência de crimes de racismo em outras regiões do país.
IV - A introdução de equipamentos no território que possibilitam um número maior de relações no espaço, como redes de comunicação, informação e transporte, por exemplo, contribuiu para melhorar o nível de respeito aos direitos humanos no Brasil.
a) Somente II e IV estão corretas.
b) Somente I e II estão corretas.
c) I, II e III estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) Todas estão corretas.
4 - República Tcheca, os ciganos são vítimas de discriminação e preconceito. Explique essa afirmativa.
Os ciganos, na República Tcheca, enfrentam o racismo e o ódio dos skinheads, que os consideram ladrões e querem que eles sejam expulsos do país.
5 - Explique quem são os skinheads e, se possível, traga fotos para ilustrar o trabalho!
São grupos extremistas neonazistas que unem a xenofobia à intolerância contra as minorias (negros e homossexuais) e praticam atos de extrema violência.
A xenofobia é uma aversão a coisas e pessoas estrangeiras.
6 - Explique por que os imigrantes sofrem discriminação ou preconceito, o que pode gerar a formação de guetos étnicos.
Porque, além de serem vistos como pessoas que irão ocupar postos de trabalho (mesmo que informais), também podem sobrecarregar os serviços de assistência social e outros serviços públicos dessas regiões.
7 - Além da discriminação racial que envolve um grande número de pessoas, em particular a população negra, existe também um outro tipo de discriminação contra as mulheres. Explique por quê.
As mulheres, apesar de participarem do mercado de trabalho e da política no processo de democratização, não têm poder de decisão, o que, por questões culturais, é permitido aos homens. Em muitos países, a submissão e a opressão contra a mulher continuam fazendo parte da rotina.
Apesar de a mulher ter conquistado espaços na política e na economia, ainda existem diferenças entre os salários de homens e de mulheres.