segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Programa de Ingresso Seletivo Misto – Resolução da prova do PISM I - Triênio 2008-2010 PROVA DE GEOGRAFIA

Questão 1:

Leia o fragmento de texto a seguir:

A saída de Marina Silva do ministério do Meio Ambiente constituiu um episódio dramático da mais importante batalha travada atualmente no país. Falamos do confronto entre dois modelos de desenvolvimento: aquele que não reconhece outra lógica que não seja a da acelerada realização e acumulação do capital; e aquele que, para além da retórica e em prol da sobrevivência no presente e da perspectiva do futuro, incorpora, com realismo, mas também com firmeza, efetivos parâmetros sociais e ambientais. Marina, com sua trajetória admirável, faz parte do segundo time. José Tadeu Arantes. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo: Instituto Polis. Ano I, n. 11, junho 2008.

Assinale a alternativa que apresenta uma diretriz da política ambiental defendida pelo modelo de desenvolvimento incorporado pela ex-ministra Marina da Silva.

a) Aprovar o Código Florestal Brasileiro, delegando aos proprietários rurais a responsabilidade da proteção do meio.

b) Conectar os temas ambientais aos temas de política agrícola, política agrária, saúde e educação.

c) Criar o Ministério da Pesca com a finalidade de atender aos interesses dos pescadores e dos empresários.

d) Equipar as organizações que fazem a regularização fundiária na região amazônica para atender aos nativos.

e) Incentivar a construção da Usina Nuclear Angra 3, porque atende às populações de baixa renda.

A ex-ministra foi contra a liberação dos transgênicos no país, a favor de uma reforma agrária, enfim, ela percebia que a preservação ambiental está inserida num contexto maior de mudanças sociais.

Questão 2:

Observe a imagem a seguir. Ela apresenta os tipos de nuvem.


Quando se desloca a uma velocidade de alguns centímetros por segundo, o ar leva pouco mais de cinco horas para subir cerca de 800 metros. Desse modo, esse tipo de subida de ar pode demorar muitas horas para atingir a persistência das nuvens observadas numa depressão. No seio de tão vasta e regular subida do ar, as taxas de condensação são regulares e as gotículas resultantes são pequenas. A nuvem resultante será como um lençol, uniforme, cobrindo áreas vastas e com uma espessura de quase 1 quilômetro. Isso pode ocorrer em vários níveis, na parte inferior da atmosfera, mas é mais freqüente abaixo dos 5 quilômetros. Esse tipo de nuvem é comum em todo o globo e é grandemente responsável por cerca de 50% da nebulosidade terrestre.

O tipo de nuvem descrito acima é:

a) altos-cúmulos.(camadas cinzentas ou azuladas, muitas vezes associadas a altocumulus; são compostas de gotículas superfrias e cristais de gelo; não formam halo pois encobrem o sol de modo a "filtrar" sua luz; dão origem à precipitação leve e contínua.)

b) cirros.( aspecto delicado, sedoso ou fibroso, cor branca brilhante. Ficam a 8 mil metros de altitude, numa temperatura a 0°C. Por isso são constituídas de microscópicos cristais de gelo).

c) cúmulus.(contornos bem definidos, assemelham-se a couve-flor; máxima freqüência sobre a terra de dia e sobre a água de noite. Podem ser orográficas ou térmicas (convectivas); apresentam precipitação em forma de pancadas; correntes convectivas).

d) estratos.( muito baixas, em camadas uniformes e suaves, cor cinza; coladas à superfície é o nevoeiro; apresenta topo uniforme (ar estável) e produz chuvisco (garoa). Quando se apresentam fracionadas são chamadas fractostratus (Fs)).

e) nimbos.( aspecto amorfo, base difusa e baixa, muito espessa, escura ou cinzenta; produz precipitação intermitente e mais ou menos intensa).

Resposta letra D

Questão 3:

Leia o fragmento de texto a seguir:

Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.

Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que:

a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica, dividida em duas seções.

b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.

c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas descontinuidade.

d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.

e) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.

Tanto entre a crosta e o manto como entre o manto e o núcleo existem zonas intermediárias de separação, as chamadas descontinuidades. Entre a crosta e o manto há a descontinuidade de Mohorovicic e entre o manto e o núcleo, existe a descontinuidade de Gutenberg.

Questão 4:

Observe o mapa a seguir:

De acordo com os efeitos provocados pelo El Niño, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a legenda do mapa.


a) 1 -chuvas pesadas.

b) 2 - enchentes

c) 3 - calor no inverno

d) 4 - secas e queimadas

e) 5 - furacão

Letra C

As principais conseqüências de El Niño hoje são: a alteração da vida marinha na costa oeste dos EUA e do Canadá e no litoral do Peru; o aumento de chuvas no sul da América do Sul e sudeste dos EUA; secas no Nordeste brasileiro, centro da África, Sudeste Asiático e América Central e tempestades tropicais no centro do Pacífico.

Questão 5:

Observe as imagens e o mapa a seguir. Eles representam a mesma área.


As imagens de satélite são uma importante fonte de informação para a elaboração de mapas e compõem uma área da cartografia chamada:

a) altimetria computacional.

b) cartografia digital.

c) levantamento topográfico.

d) modelo 3D do terreno.

e) sensoriamento remoto.

É uma técnica de obtenção de informações sobre um objeto, uma área, uma feição ou um fenômeno no Planeta Terra, sem que haja contato físico, atualmente essas informações são obtidas através de sensores em satélites que geram imagens.

Questão 6:

Leia o gráfico a seguir que apresenta a relação entre população e emissões de CO2 per capita.


De acordo com o gráfico e o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) é CORRETO afirmar que:

a) a Ásia, com 6 bilhões de habitantes, é a região de maior emissão de CO2 per capita do mundo moderno.

b) as elevadas emissões de dióxido de carbono são provenientes da queima de combustíveis fósseis.

c) há uma relação diretamente proporcional entre população total e a emissão de dióxido de carbono.

d) os países da Oceania emitem pequena quantidade de CO2 porque preservam suas florestas.

e) os países menos desenvolvidos emitem CO2 devido ao baixo padrão tecnológico de suas indústrias.

A letra A é incorreta porque a Ásia na possui 6 milhões de habitantes. A letra C é incorreta porque os países ricos que possuem pequena parcela de população são os que mais emitem CO2; Na letra D existe erro, pois a Austrália, que é da Oceania, é um dos grandes poluidores do planeta; a letra E também está errada pois os países menos desenvolvidos possuem poucas indústrias e poluem mais pelas queimadas.


Questão 7: Existem várias classificações climáticas, sendo uma delas feitas por Arthur Strahler e outra por Wilhem Köppen.

A classificação de Köppen baseia-se fundamentalmente na temperatura, na precipitação e na distribuição de valores de temperatura e precipitação durante as estações do ano. Essa classificação utiliza um conjunto de letras para identificar os tipos climáticos.

SIGNIFICADO DAS LETRAS


De acordo com a classificação de Köppen, assinale a alternativa que apresenta corretamente o clima predominante na Zona da Mata mineira.

a) Afb

b) Am

c) Bfa

d) Cfa

e) Cwa

Cwa (tropical de altitude),Chuvas de verão e verões rigorosos, Médias térmicas entre 19ºC e 27ºC., Interior do Sudeste e pequena porção do Mato Grosso do Sul

Questão 8:

Observe os mapas a seguir que representam a evolução da concentração dos empreendimentos hidrelétricos no Brasil.


De acordo com os mapas e a matriz energética brasileira, é CORRETO afirmar que:

a) a máxima concentração em 1.950 corresponde às áreas de aproveitamento das bacias hidrográficas do Paraná e do Uruguai.

b) as áreas de mínima e baixa concentração dos empreendimentos hidrelétricos em 2.000 correspondem às áreas de predomínio do etanol.

c) de 1.950 a 2.000, os empreendimentos hidrelétricos espalharam-se por diversas regiões do País, graças ao aprimoramento de tecnologias de transmissão de energia elétrica em grandes blocos e distâncias.

d) em 2.000, a máxima concentração dos empreendimentos hidrelétricos corresponde às áreas de Santa Catarina, Mato Grosso e Tocantins.

e) o deslocamento da área de máxima concentração de 1.950 a 2.000 decorre do aproveitamento do potencial do Aqüífero Guarani.

Na primeira metade do século XX, a grande maioria dos projetos hidrelétricos foi instalada na Região Sudeste. No período de 1945 a 1970, os empreendimentos se espalharam mais em direção ao Sul e ao Nordeste, com destaque para os Estados do Paraná e de Minas Gerais. Entre 1970 e meados dos anos 1980, espalharam-se por diversas regiões do País, graças ao aprimoramento de tecnologias de transmissão de energia elétrica em grandes blocos e distâncias. Nesse mesmo período, verificou-se também uma forte concentração de projetos na zona de transição entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde estão duas importantes sub-bacias do Paraná (Grande e Paranaíba). Mais recentemente, têm-se destacado as regiões Norte e Centro-Oeste, principalmente o Estado de Mato Grosso.

QUESTÕES DISCURSIVAS

Questão 1:

Observe o perfil de relevo elaborado a partir da classificação do relevo brasileiro de Jurandyr Ross.



a) A extensão do perfil é de 9 cm no mapa. Aplicando-se a escala do mapa, que é de 1 : 30.000.000, qual a extensão total do perfil (em km) na realidade?

D = 9 x 300,ou seja, 2700 KM.

b) Em toda a sua extensão, o perfil de relevo abrange áreas de quais regiões brasileiras?

Regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste.

c) Qual a forma de relevo predominante na região em que se encontra Brasília (DF)?

Planalto, estando a cidade no chamado “Planalto Central Brasileiro”.

Questão 2:

Leia o fragmento de texto a seguir.

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, de José Saramago, publicado pela Cia. das Letras, foi o primeiro livro impresso no Brasil com o selo do FSC (sigla em inglês para Conselho de Manejo Florestal). O papel foi produzido com madeira de floresta manejada* e o processo, até a tinta usada para impressão, foi realizado de forma ecologicamente adequada e socialmente benéfica.

* Uma floresta manejada é uma floresta cuja forma de exploração permite manter os fluxos de produtos e serviços oferecidos.

a) Cite uma contribuição da utilização de madeira de floresta manejada na produção de papel.

A madeira é a principal matéria-prima para fabricação de papel. Praticamente qualquer árvore pode ser utilizada para produzir celulose. Cada espécie produz fibras de celulose com características específicas, o que confere ao papel propriedades especiais.

b) A impressão desse livro utilizou um processo considerado também socialmente benéfico. Isso significa que:

A madeira manejada é uma madeira que foi extraída da floresta através de um planejamento cuidadoso e com uso de técnicas de exploração de baixo impacto. Esse planejamento da extração da madeira se concretiza num plano de manejo florestal. No plano de manejo se decide, por exemplo, quais espécies serão extraídas, quais árvores serão cortadas e quais ficarão para garantir a regeneração da floresta, como as árvores vão ser derrubadas e as toras arrastadas, ocasionando um menor impacto ao meio ambiente.

Um comentário:

Unknown disse...

Professor Wellington,
Me chamo Lorrana e moro em Araraquara, interior de São Paulo.
Achei seu blog pesquisando sobre geopolitica.Estou no terceiro ano e estou estudando pro vestibular.
Conto com resumos de diversas materias, muito bem elaborados, que encontrei na rede, porém não encontrei algo completo tratando de geopolitica.
Gostaria de saber, se teria algo pra me indicar ou enviar?
Eu gosto muito de humanidades, e tenho uma "quedinha" por politica, então,eu ja sei bastante a respeito.
Precisava organizar meus conhecimentos cronologicamente, pois eles estão um tanto quanto "jogados" na minha memoria.

desde já agradeço a colaboração

email para contato:moduluslorrana@hotmail.com