terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Pism 2009 - 2ª etapa

Questão 1:

Leia o fragmento de texto a seguir:

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, divulgou na semana passada a lista dos 100 maiores desmatadores da Amazônia em 2006 e 2007. [...] Quem destrói para valer a floresta é o governo federal – que deveria defendê-la. No topo da lista dos maiores desmatadores estão seis assentamentos do Incra, responsáveis pela derrubada de 223 000 hectares de floresta – uma área equivalente a uma cidade de

São Paulo e meia.

A tendência é que o processo se acelere, pois o governo federal concentrou sua estratégia de reforma agrária na ocupação da Amazônia, porque

a) a hidrovia do Madeira escoará toda a produção dos assentamentos.

b) as termoelétricas têm proporcionado energia elétrica às propriedades.

c) cerca de 33% da Amazônia são de terras que pertencem à União.

d) cerca de 50% dos assentados são originários da região Centro-Oeste.

e) nessa região o relevo e os solos são favoráveis à agricultura familiar.

Hoje a Amazônia é caracterizada por um verdadeiro caos fundiário. Região afora, há pouquíssimos títulos legítimos e definitivos de terra que não sejam questionados ou questionáveis. Via de regra, quem teria direito (ocupantes tradicionais antigos) não tem título, e quem tem título (especuladores variados) não tem direito. Mais de dois terços do território da região são da União, em tese, que porém não exerce o papel de proprietário, nem sequer para efeitos de registrar essas terras em seu patrimônio. Daí a abundância de terras conhecidas como "devolutas".

Questão 2:

Leia a tabela a seguir. Ela apresenta a participação no PIB (Produto Interno Bruto) dos três setores da economia, relativo a diferentes países.

Analisando os dados apresentados, é CORRETO afirmar que:

a) o país I representa a realidade de Bangladesh, que possui uma agricultura com baixa produtividade.

b) o país II representa a China, que está se tornando a maior potência industrial mundial.

c) o país III representa a Nova Zelândia, que tem sua economia baseada na agricultura de exportação.

d) o país IV representa o Peru, que tem sua economia baseada no beneficiamento de minerais.

e) o país V representa a França, que possui um incremento de divisas devido à venda de tecnologia.

De 1980 a 2004 o produto interno bruto (PIB) da China registrou uma média de crescimento real de 9,5%, tornando-a a sexta maior economia mundial. A integração do país à economia mundial é refletida principalmente no rápido crescimento de seu papel no comércio internacional, cuja participação total no comércio mundial passou de 1% em 1980 para quase 6% em 2003. Em 2004, a China tornou-se a terceira maior nação a negociar em dólares, atrás dos Estados Unidos e da Alemanha e logo à frente do Japão.

Questão 3:

Observe o mapa a seguir:

O aumento das áreas que cultivam produtos orgânicos deve-se ao crescimento da demanda por esses produtos em todo o mundo. Os fatores mais importantes para o crescimento dessa demanda referem-se à

a) inversão de capital urbano-industrial no meio rural e à facilidade de transporte marítimo.

b) contaminação dos mananciais, às diversas formas de erosão e ao custo da mão-de-obra.

c) destruição dos cultivos tradicionais pelas catástrofes naturais e ao crescimento populacional.

d) escassez de produtos agrícolas durante a entressafra e elevados custos da cesta básica.

e) segurança alimentar, às preocupações ambientais e ao melhor sabor dos alimentos.

Todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Deste modo, para se obter um alimento verdadeiramente orgânico, é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências (agronomia, ecologia, sociologia, economia, entre outras) para que o agricultor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, possa ofertar ao consumidor alimentos que promovam não apenas a saúde deste último, mas também do planeta como um todo.

Questão 4:

Leia o fragmento de texto a seguir:

A produção avícola é hoje ainda mais semelhante a uma operação fabril. [...] Algumas das grandes empresas de alimentos, como a Ralston Purina, a Cargill e a Allied Mills, são responsáveis por gigantescas instalações aviárias que processam dezenas de milhares de galinhas por dia. Como na organização fabril, as chaves dessa produção são a procriação especial, alimentação intensiva enriquecida, estímulos químicos (hormônios) e o controle de doenças. [...] O alimento passa na frente das galinhas imóveis, numa correia transportadora, enquanto ovos e excrementos são removidos em outras correias. A iluminação artificial supera o ciclo diário natural e mantém as galinhas em postura constante.

O exemplo apresentado por Ianni refere-se ao desenvolvimento de uma agropecuária de forma intensiva.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os itens responsáveis por esta classificação.

a) Capitalização e produtividade da área.

b) Mercado consumidor e produção total.

c) Predominância do fator trabalho e terra.

d) Regime de propriedade vigente e trabalho.

e) Utilização abundante de terras e energia.

Os sistemas agrícolas e a produção pecuária podem ser classificados como intensivos ou extensivos. Essa noção esta ligada ao grau de capitalização e ao índice de produtividade, independentemente da área cultivada ou de criação. As propriedades que, através da utilização de modernas técnicas de preparo do solo, cultivo e colheita, apresentam elevados índices de produtividade e conseguem explorar a terra por um longo período de tempo, praticam agricultura intensiva. Já as propriedades que se utilizam da agricultura tradicional - aplicação de técnicas rudimentares, apresentam baixo índice de exploração da terra e obtendo, assim, baixos índices de produtividade - praticam agricultura extensiva.

Na pecuária, por exemplo, o rendimento é avaliado pelo número de cabeças por hectare. Quanto maior a densidade de cabeças, independentemente de o gado estar solto ou confinado, maior é a necessidade de ração, de pastos cultivados e de assistência veterinária. Com tudo isso, a um aumento da produtividade e do rendimento, que são características da pecuária intensiva. Quando o gado se alimenta apenas em pastos naturais, a pecuária é considerada extensiva, e geralmente apresenta baixa produtividade.

Questão 5:

Analise a tirinha a seguir:

Nela, evidencia-se que a introdução da cronometragem no interior da produção vai se tornar um ponto de atrito constante entre a direção e os operários e suas organizações.

Esse princípio foi introduzido na organização do trabalho pelo paradigma de produção:

a) flexível.

b) marxista.

c) pós-fordista.

d) taylorista.

e) toyotista.

Em 1911, o engenheiro norte-americano Frederick W. Taylor publicou “Os princípios da administração científica”, ele propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, fracionar as etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas. Diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual. Fazendo um controle sobre o tempo gasto em cada tarefa e um constante esforço de racionalização, para que a tarefa seja executada num prazo mínimo. Portanto, o trabalhador que produzisse mais em menos tempo receberia prêmios como incentivos.

Questão 6:

Observe a charge a seguir:

Na charge é apresentada uma prática que não é uma exclusividade de países em desenvolvimento, de países pobres, ela existe em todas as economias do mundo, em todas as regiões e apresenta as mais diversas formas. Essa prática é:

a) grilagem de terras.

b) invasão de terras.

c) pirataria ecológica.

d) trabalho escravo.

e) trabalho por tarefa.

A imposição do trabalho forçado se prepara como uma armadilha: as pessoas são contratadas quase sempre por terceiros que os colocam em uma fazenda onde não têm contato com o mundo exterior. Ali trabalham dois ou três meses, geralmente sem que se cumpram as promessas que lhes fizeram, e quando querem ir embora do lugar não o podem fazer porque tudo o que comeram e o teto sob o qual dormiram lhes é cobrado a preço de ouro. Desta maneira, o patrão cria uma dívida que o trabalhador deve pagar e isto dura até que o patrão quer. A pessoa perde de fato sua liberdade e quando consegue sair o faz sem um tostão no bolso.

Questão 7:

Leia a informação a seguir, veiculada pelo jornal Correio do Brasil.

30/7/2008 20:51:30

Roma se começa a conhecer pelo Gueto

Por Flavio Vitari - de Roma

Apesar de ser o centro do mundo cristão, vamos começar pelo Gueto. Isso mesmo, pelo Gueto. Por mais extraordinário que pareça, os judeus estão em Roma desde o século II a.C., é a comunidade mais antiga da Europa. Por volta do séc XVI, papado de Paulo IV, começaram a ser perseguidos, tendo início a construção das muralhas que isolariam a área por eles habitadas, que no fascismo ficou conhecido com Gueto judaico.

Com a globalização, à medida que aumenta a mobilidade humana, aumentam os muros e as divisões visíveis e invisíveis, aumentam os guetos. O gueto é

a) uma área definida como o espaço físico sobre o qual o Estado exerce seu poder soberano.

b) um estado não-independente e subordinado, até certo grau, a um poder externo ou estrangeiro.

c) um bairro de uma cidade, onde vivem os membros de uma etnia ou outro grupo minoritário.

d) um território nacional autônomo totalmente cercado por um território estrangeiro.

e) uma região geográfica que forma uma unidade distinta em virtude de determinadas características.

O termo "gueto" originou-se da designação italiana para o bairro judaico de Veneza, que foi criado em 1516 pelas autoridades venezianas para obrigar os judeus da cidade a lá viverem. Durante os séculos 16 e 17, diversas autoridades, desde aquelas ao nível municipal até o imperador austríaco Carlos V, ordenaram a criação de outros guetos para colocar os judeus nas cidades de Frankfurt, Roma, Praga e várias outras.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os guetos eram regiões urbanas, em geral cercadas, onde os alemães concentravam a população judaica local, muitas vezes de outras regiões, e a forçava a viver sob condições miseráveis. Os guetos isolavam os judeus, separando-os não só das comunidades envolventes mas também de outros grupos judaicos. Os alemães estabeleceram pelo menos 1.000 guetos na Polônia e na União Soviética. As autoridades alemãs de ocupação estabeleceram o primeiro gueto na Polônia em Piotrków Trybunalski, no mês de outubro de 1939.

Questão 8:

Leia o fragmento de texto a seguir:

A cidade é o lugar do trabalho, mas também do lazer. A cidade é o lugar da produção, e do consumo. A cidade é o lugar do ir e vir e do estar. É o lugar dos sistemas econômicos e de lutas sociais. É o lugar das funções, mas é também o lugar da arte. A cidade é natureza transformada, mas também é natureza que se rebela.

Com base no texto, é CORRETO afirmar que cidade é:

a) ciência e conhecimento.

b) concentração e organização.

c) impacto e concentração.

d) planejamento e organização.

e) unidade e diversidade.

A cidade ocidental moderna constitui o local da produção e reprodução do capital, produto da sociedade capitalista, e, portanto, parte integrante de processos sociais mais amplos.

Questão 1: Analise a figura a seguir. Ela apresenta dados sobre os efeitos da epidemia de Aids em alguns países africanos.

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o retrovírus que causa a AIDS (sigla em inglês para síndrome da imunodeficiência adquirida), doença que aos poucos enfraquece o sistema imunológico do corpo humano.

a) Qual o efeito da epidemia apontado na figura?

A diminuição na expectativa de vida na chamada “Áfria Subsaariana ou negra”.

b) Explique como esse efeito interfere na estrutura demográfica dos países em destaque?

A população adulta tende a diminuir, ficando os países africanos com uma população jovem muito grande, o que afeta a força de trabalho.

Questão 2:

Leia os textos a seguir:

O diagnóstico dos problemas urbanos ficaria incompleto se não enfrentássemos a questão dos governos municipais. Governos hierárquicos, centralistas, autoritários, controlados pelas elites locais e pelo assim chamado ‘livre mercado’, que orientam segundo interesses privatistas a gestão da máquina pública. O governo é a forma como se estrutura o exercício do poder. Para enfrentar esta realidade conservadora, de autoritarismo e centralismo, as experiências apontam para a reforma das instituições, promoção da transparência e do controle social, descentralização da gestão e participação cidadã. Como se vê, até no plano da política já existem propostas inovadoras. O Orçamento Participativo é emblemático de todo um conjunto de experiências de democratização da gestão e controle social que compõem hoje um amplo repertório de possibilidades.

Abertas as votações do Orçamento Participativo Digital 2008

Publicado em 12/11/2008

O prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, lançou, nesta quarta-feira, dia 12, o Orçamento Participativo Digital 2008. Implantado em 2006 pela Prefeitura, o programa chega à sua segunda edição com maior valor investido e novidades no formato.

Durante o lançamento, Pimentel fez uma reflexão sobre a importância da iniciativa.

“O Orçamento Participativo demonstra o resultado da convivência democrática e administrativa entre o governo municipal e a população belo-horizontina. Essa forma de participação popular se incorporou, definitivamente, à vida política dos municípios brasileiros administrados por governos do campo democrático popular”, destacou.

Cite e explique um objetivo do Orçamento Participativo.

O primeiro objetivo refere-se à formulação de uma política capaz de favorecer os pobres pela taxação daqueles que tenham capacidade de pagar. O segundo objetivo remete ao conceito de empowerment ("empoderamento"), ou seja, a uma forma de consciência política que faz a crítica das desigualdades e injustiças existentes mas, ao mesmo tempo, é capaz de ver na ação coletiva a forma de alcançar reformas progressivas (Nylen, 2000a). À avaliação de Nylen (2000a) pode-se acrescentar a da busca do autogoverno local para determinados segmentos sociais e para algumas políticas públicas.


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