sexta-feira, 28 de novembro de 2008

prova 1º ano dia 28-11-2008

01 - O gráfico adiante mostra a evolução do consumo de energia proveniente do uso de diferentes combustíveis. Justifique a evolução da participação do carvão mineral e da lenha, face aos demais combustíveis.
O Carvão mineral foi o principal combustível até a virada do século, sendo substituído por outras fontes.
A Lenha passou por um processo de diminuição do estoque de árvores e foi substituida por fontes de maior energia.
02 - No mundo, cerca de 430 usinas nucleares estão em operação e 100 estão sendo construídas. Na ex-Alemanha Ocidental, novas usinas estão severamente proibidas. Na Suécia, como resultado de um plebiscito nacional, todas serão fechadas até o ano 2010. Em setembro de 1993, firmou-se em Genebra um acordo entre os países que utilizam energia atômica, para banir definitivamente todos os testes nucleares. Assinale a alternativa que indica países que ainda continuam realizando os referidos testes.
a) Canadá e Estados Unidos.
b) Lituânia e Rússia.
c) Noruega e Reino Unido.
d) China e França.
e) Austrália e Japão.

03 - Em relação às fontes de energia do Brasil, podemos afirmar que:
a) o preço do quilowatt de energia nuclear é um estímulo à instalação dessa fonte energética.
b) o aproveitamento dos nossos rios de planalto é de aproximadamente 90%, donde se conclui que o Brasil deve buscar outras fontes energéticas.
c) o carvão mineral é uma importante fonte de energia, sendo que as principais vantagens das jazidas brasileiras são o baixo custo da produção e a grande quantidade de carvão coqueificável.
d) a produção de energia elétrica no Brasil é basicamente de fonte hidráulica e sua participação supera a ordem de 75%.
e) as regiões sudeste e sul, juntas, participam com quase 75% da produção e 30% do consumo total de energia elétrica.

04 - Em relação às fontes alternativas de energia no Brasil, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO
a) A flora brasileira caracteriza-se por uma grande variedade de plantas que podem produzir óleos e materiais combustíveis.
b) A produção de carvão, a partir da vegetação natural e de reflorestamentos, está sendo incentivada e ampliada.
c) A radiação solar é uma fonte renovável de energia de grande potencialidade em largas regiões do país, sobretudo no Nordeste.
d) Os pequenos rios que descem as encostas dos planaltos para o litoral são boas alternativas para a produção de eletricidade.
e) O vento, em algumas regiões, é uma importante alternativa energética para pequenas unidades de consumo.

05 - A região do "Sun Belt", nos EUA, tem se caracterizado por um acelerado crescimento econômico, grandes obras de infra-estrutura, instalação de centros de desenvolvimento tecnológico e uma fantástica expansão do turismo, entre outros aspectos. Exemplos de áreas que apresentam estas características são:
a) São Francisco - indústria da informática e centros de pesquisa - e Houston - indústria petrolífera, biotecnologia e tecnologia de ponta.
b) Seattle - indústria aeronáutica a informática - e Portland - produção de alumínio e indústria bélica.
c) Boston - indústria de informática a centro aeroespacial - e São Francisco - indústria da informática e centros de pesquisa.
d) Atlanta - indústrias têxteis, químicas e de defesa - e Portland - produção de alumínio e indústria bélica.
e) Seattle - indústria aeronáutica e informática - e Houston - indústria petrolífera, biotecnologia e tecnologia de ponta.

06 - A evolução da Geografia da indústria, desde a introdução das primeiras máquinas, no século XVIII, pode ser dividida em quatro fases, tendo como base os tipos de bens e produtos de maior rentabilidade. A esse respeito, afirma-se que:
I - a primeira fase foi dominada pela produção têxtil, que tinha na Alemanha o seu maior centro, até meados do século XIX.
II - a segunda época corresponde à emergência do complexo metalomecânico e ao surgimento de novas potências industriais, que dariam início aos fenômenos do Imperialismo e das Guerras Mundiais.
III - o terceiro período foi marcado pela hegemonia norte-americana, estruturada na produção de bens de consumo de massa, que atingiria seu apogeu nas décadas de 1950 e 60.
IV - o quarto momento foi inaugurado com a grande crise mundial de 1973, e vem tendo como base o desenvolvimento de setores tecnologicamente avançados, especialmente no Japão.
Das afirmativas a seguir, estão corretas:
a) somente I e II.
b) somente I e III.
c) somente II e III.
d) somente I, II e III.
e) somente II, III e IV.

07 - A industrialização dos países do Terceiro Mundo, entre os quais o Brasil, tem como características básicas:
A - ser historicamente recente;
B - depender, em grande parte, de capitais estrangeiros;
C - dar mais ênfase ao desenvolvimento das indústrias de bens de consumo;
D - importar tecnologia estrangeira.
Entre as conseqüências dessas características, destacam-se:
(01) Desenvolvimento harmonioso desses países, já que o capital nacional fica disponível para investimentos sociais.
(02) Aumento do desemprego e do subemprego, já que o crescimento demográfico continua alto e as tecnologias importadas são poupadoras de mão-de-obra.
(04) Acentuação das desigualdades socioeconômicas, pela limitação do mercado de consumo às classes privilegiadas, já que a tecnologia importada encarece os produtos.
(08) Aceleração do êxodo rural, fornecendo uma mão-de-obra qualificada às indústrias.
(16) Desenvolvimento da tecnologia automobilística nacional.
Soma ( 06 ) 02 + 04

08 - Associe as colunas.
a) Países altamente industrializados
b) Países com elevado nível de renda mas com menor industrialização
c) Países com industrialização tardia
( B ) Noruega, Finlândia, Islândia.
( C ) Portugal, Espanha, Grécia, Irlanda
( A ) Suécia, Reino Unido, França

09 - Na América Latina, países como o Brasil, o México, a Argentina e o Chile deflagraram processos industriais antes da Segunda Guerra Mundial, baseados no desenvolvimento do mercado interno (substituição de importações) e, mais tarde, em estímulo à indústria de base. Enquanto os "tigres asiáticos" ingressaram na industrialização no pós-guerra, utilizando como modelo a exportação de bens de consumo para o mercado internacional.
Refletindo para além do texto, podemos afirmar que os países subdesenvolvidos:
a) mencionados industrializaram-se em momentos diferentes da história do capitalismo e por caminhos diferentes, no entanto, vêm superando a situação de pobreza econômica e social.
b) mencionados podem servir como modelos para os demais que desejarem sair da condição de subdesenvolvimento, pois o caminho é a urbanização.
c) mencionados demonstram que a situação de pobreza das populações permanece apesar da industrialização, porque persiste a dependência em várias dimensões da vida em relação aos países de capitalismo avançado.
d) não mencionados podem, de modo geral, seguir o exemplo dos chamados "tigres asiáticos" e tornarem-se desenvolvidos, distanciando-se do tipo de industrialização latino-americana.
e) não mencionados apenas estão atrasados na industrialização, pois ela ainda é muito recente, mas de acordo com a ordem mundial, pós Guerra Fria, poderão encontrar o rumo do desenvolvimento.

10 - Atualmente, uma das principais características do processo produtivo é a exigência de um elevado nível de qualificação da mão-de-obra. No Brasil, a renda anual per capita, em 1987, era de 1579 dólares, enquanto na Alemanha Federal era de 8950 dólares; a taxa da população brasileira adulta analfabeta, em 1985, era de 22%. Frente a estes dados, qual a principal conseqüência para o mercado de trabalho, considerando-se a automação na indústria e a competitividade dos nossos produtos nos mercados internacionais?
O país precisa investir mais na qualificação de sua mão-de-obra para poder melhorar sua competitividade, em relação ao mercado externo.

2ª prova
A energia é um dos recursos essenciais para a humanidade. Porém, os padrões mundiais no uso deste recurso são marcados por profundos contrastes e desigualdades.
Analise o gráfico e:
a) Determine, por ordem de importância, as fontes de energia utilizadas nos conjuntos de países assinalados.
b) Considerando que os Estados Unidos e Canadá juntos tinham naquele ano uma população de 270 milhões de habitantes e que os 22 países membros da OECD totalizavam 526 milhões de habitantes, que relação pode ser estabelecida entre o consumo total de energia e a população beneficiada?
a) Combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural)
b) O maior consumo está nos países desenvolvidos, devido ao padrão de vida mais elevado.

02 - No que diz respeito às fontes de Energia, a partir da década de 90 e em nível mundial, é correto afirmar que:
a) conciliar a produção das fontes de energia e o crescimento da demanda exigirá medidas como desenvolvimento de equipamentos energeticamente mais eficientes.
b) o carvão e a biomassa se apresentaram, desde 1960, como principais fontes de energia. Esse aumento deveu-se ao seu barateamento da produção e ao escasseamento das demais fontes.
c) a produção de petróleo a partir da década de 70 mostrou tendência de aumento de produção graças à descoberta de novas jazidas.
d) a produção da energia nuclear vem mostrando ser a fonte de energia do futuro de produção abundante, barata e segura.
e) a produção de energia elétrica, geotérmica e solar tendeu a aumentar, o que significou o barateamento do custo de sua produção.

03 - "O uso do álcool como combustível em substituição à gasolina não alterou o modelo de desenvolvimento e de transportes do Brasil, onde os beneficiários são sempre uma minoria da população. Continua-se a dar prioridade ao automóvel particular em detrimento das ferrovias e hidrovias."
Em uma avaliação do texto pode-se afirmar que realmente essa continuidade do modelo de transportes é
a) benéfica, porque os transportes rodoviários são mais baratos e rápidos, levando a mercadoria de "porta em porta."
b) benéfica, pois os países altamente desenvolvidos do hemisfério norte sempre priorizaram as rodovias.
c) eficaz, pois após a abertura das grandes rodovias, a partir da década de 70, regiões até então marginalizadas foram integradas às demais, como a Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.
d) problemática, porque embora mais rápida do que os demais transportes terrestres, a rodovia desorganizou os sistemas anteriores, ao invés de integrar-se a eles, e marginalizou cidades a exemplo das ribeirinhas.
e) problemática, porque os países capitalistas ou socialistas de maior projeção no cenário internacional implantaram, no século XX, uma rede moderna priorizando as ferrovias.

04 - Analise com atenção a tabela a seguir.
Considerando a evolução dos dados, assinale a alternativa incorreta.
a) A base energética com maior crescimento no consumo no período é a hidroeletricidade. Algumas das razões são o aumento da urbanização e o processo de substituição do óleo diesel por eletricidade nas indústrias. Esse fato repercute no montante das emissões poluentes nas áreas de concentração industrial.
b) A lenha, proporcionalmente, deixou de ser a matriz energética mais utilizada. O seu uso ainda elevado reflete uma modernização desigual do Brasil, segundo as realidades regionais, mantendo-se como um fator de contínuo desmatamento no país.
c) O uso dos derivados de cana-de-açúcar vincula-se ao Proálcool. Matriz energética limpa e sem impactos ambientais significativos, a cana pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, com a vantagem de, depois de colhida, melhorar a fertilidade do solo e fornecer biomassa para uso energética alternativo.
d) Embora tenha perdido a posição de primazia enquanto matriz energética, o petróleo ainda representa uma fonte de energia muito importante, associada ao sistema de transportes do país. Seu uso contribui para a elevação dos níveis de poluição atmosférica nas grandes cidades.
e) aumento do uso da eletricidade de origem hidráulica implica situações de considerável impacto ambientar, visto que o modelo hidroelétrico adotado apoia-se em obras de grande porte, com vastas áreas de alagamento e construção de barragens que alteram o regime hídrico dos rios.

05 - Na escolha de um local para a implantação das indústrias, os fatores mais importantes estão relacionados a matérias-primas, fontes de energia, mão-de-obra, recursos financeiros e acesso ao mercado consumidor dos bens produzidos. A importância de cada fator em relação aos demais pode variar. Depende do tipo de bens a produzir, da escala de produção pretendida, do grau de desenvolvimento das técnicas utilizadas e da infra-estrutura existente.
Da leitura do texto é possível concluir que
a) as indústrias leves contam com maior número de opções, quanto à escolha do local para sua instalação.
b) as indústrias pesadas dispersam-se mais pelo espaço, em função dos fatores disponíveis.
c) em função do destino final da produção, as indústrias leves necessitam de maiores espaços e investimentos.
d) como dependem de infra-estrutura, as indústrias pesadas devem estar próximas a portos marítimos.
e) as indústrias leves são muito mais sensíveis às condições da infra-estrutura, nos setores de transportes e energia.

06 - São tipos de indústrias:
(01) A INDÚSTRIA TRADICIONAL, que é pouco automatizada e emprega muita mão-de-obra em relação ao valor da produção.
(02) A INDÚSTRIA PESADA, que consome grandes quantidades de matéria-prima e de energia, como a siderurgia.
(04) A INDÚSTRIA DE BASE, que cria condições necessárias a outras fabricações, como a indústria de máquinas e ferramentas.
(08) A INDÚSTRIA DE BENS DURÁVEIS, que produz bens que servirão de matéria-prima para outras indústrias, como a química pesada.
(16) A INDÚSTRIA DE ACABAMENTO, que tem como matéria-prima bens industrializados, como a de produtos farmacêuticos.
Soma = ( 03 ) 01 + 02 = 03

07 - Relacione as colunas indicando os avanços de cada conquista tecnológica:
a) novos metais e plásticos
b) informática
c) telemática
d) robótica
e) biotecnologia
( ) melhora da eficiência nas linhas de montagem
( ) novas perspectivas para o consumo de massa
( ) materiais sofisticados e nova concepção de produtos
( ) racionalização e intensificação de processos
( ) utilização de satélites, fax, televisão
( d ) melhora da eficiência nas linhas de montagem
( e ) novas perspectivas para o consumo de massa
( a ) materiais sofisticados e nova concepção de produtos
( b ) racionalização e intensificação de processos
( c ) utilização de satélites, fax, televisão

08 - Leia, com atenção, o texto do geógrafo J. W. Vesentini.
"A descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas. O carvão vai sendo substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a indústria automobilística."
O texto trata da:
a) primeira Revolução Industrial que ocorreu de meados do século XVIII até por volta de 1870
b) segunda Revolução Industrial surgida desde o final do século passado até os anos 70 do século XX
c) terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual
d) aplicação de inovações técnicas na produção, sem caracterizar uma periodização das Revoluções Industriais.

09 - O texto a seguir descreve alguns aspectos da implantação da indústria automobilística no Brasil.
"(...) as montadoras estrangeiras, a começar pelas européias, aceitaram o convite e instalaram suas fábricas no Brasil, ao lado das empresas já em operação no país: a Fábrica Nacional de Motores (FNM), produzindo inicialmente alguns caminhões e a Vemag (automóveis e utilitários) (...), ambas de capital nacional. A Vemag foi comprada pela Volkswagen (...), a FNM foi comprada pela Alfa Romeo e posteriormente incorporada à Fiat." (adaptado de "RETRATOS DO BRASIL", São Paulo, p. 262)
a) A partir de quando as grandes montadoras estrangeiras vieram para o Brasil e onde se instalaram?
b) Quais as características da industrialização brasileira, a partir desse momento?
a) Anos 50 - região do ABC Paulista.
b) Expansão e diversificação de atividades.


10 - Observe as seguintes afirmações a respeito do atraso tecnológico do país:
I - Recusa dos meios acadêmicos em desenvolver pesquisas tecnológicas de uso imediato.
II - Falta de mais investimento público em ensino e pesquisa.
III - Pouco interesse do empresariado nacional em investir no desenvolvimento de novas tecnologias.
IV - Escasso suporte externo de tecnologia de ponta por parte das empresas multinacionais aqui instaladas.
V - Falta de pesquisadores qualificados.
Indique a alternativa correta:
a) II, IV e V.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I, IV e V.
e) I e V.

2 comentários:

Janny Sillwa Oficial disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harriet John disse...

Acabo de solicitar un préstamo para automóvil del Sr. Pedro y su compañía de financiación de inversiones y un préstamo sin subsidio. Después de investigar un poco sobre diferentes prestamistas, elegí descubrir porque parecen ofrecer algunos de los mejores beneficios del mercado (en este preciso momento) a una tasa de 2. Póngase en contacto con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com para solicitar cualquier tipo de préstamo.