sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Os minerais e seu cotidiano

Uma grande parte dos objetos que você utiliza no dia-a-dia é formado por um tipo ou vários tipos de minerais. Os minerais são conhecidos de modo geral por serem os formadores das rochas, que você também utiliza. Nesta oficina apresentaremos alguns minerais em estado bruto, assim como uma de suas utilizações. Alguns exemplos: talco, gipsita, ortoclásio e hematita.
Talco
Usa-se para tampos de mesa de laboratório, quadros de comandos elétricos, nos aparelhos sanitários, como ingredientes nas tintas, na cerâmica (porcelana), nos acabamentos de couro e borracha, nos inseticidas de papel, nos cosméticos, nos revestimentos, em lubrificantes nas fundições, etc...
Gipsita
Para a produção de gesso, como fertilizante, usa-se como retardador de cimento, na cerâmica (esculturas), fabricação de ácido sulfúrico e cervejas, moldes para fundição, nos vidros e esmaltes, como desidratante, aglutinante e corretivo do solo, e nos aparelhos ortopédicos.
Calcita
Na fabricação de cimento e cal, corretivos de solo, produtos químicos, fabricação de vidro, utilizado como “pedra” ornamental, é fundente em metalurgia.
Fluorita
Como fluxo na fabricação do aço, vidros, esmaltação de utensílios de cozinha, na preparação do ácido fluorídrico, na cerâmica ( na ornamentação de vasos e pratos), instrumentos ópticos (em lentes e prismas). Usada na metalurgia do alumínio (preparo da criolita artificial), nos compostos orgânicos (agente dispersor de inseticidas), na siderurgia como fundentes, como “pedra” ornamental (com uma grande variedade de cores), na preparação do aço.
Ortoclásio
É empregado principalmente na manufatura de porcelana em quantidade pequena. O feldspato é usado na manufatura do vidro para proporcionar a lumina à fornada. Quando a cor do mineral for amarela e translúcida, é usado como gema.
Quartzo
O quartzo tem vários usos. Suas formas coloridas são largamente usadas como gemas ou material ornamental: ametista, olho de tigre, aventurina, cornalina, ágata e ônix. Como areia, o quartzo é empregado na argamassa e no concreto, como fundente. Como abrasivo e na manufatura do vidro e dos tijolos de sílica, sob a forma de pó, usam-no na porcelana, nas tintas, nas lixas, nos saponáceos e nas massas destinadas a alisar a madeira antes de ser pintadas. Na eletrônica, o quartzo tem propriedades piezoelétricas. Usado em óptica.
Coríndon
O rubi vermelho intenso é uma das gemas mais valiosas, superando-a somente a esmeralda. A safira azul é também valiosa e as gemas de outras cores se vendem por bons preços. As gemas são usadas na relojoaria e como rolamentos, nos instrumentos científicos. Como abrasivo, seja moído a partir do material maciço puro, seja em forma impura, como esmeril. É usado, também, nos materiais refratários, nas lixas e nos rolamentos para instrumentos científicos.
Diamante
Os fragmentos de cristais de diamante são usados para cortar o vidro. O pó fino é usado para desgastar e polir diamantes e outras gemas. Usam-se discos com pó de diamante para cortar rochas e outros materiais duros. Fabricam-se brocas de aço com diamantes, especialmente da variedade criptocristalina, carbonado. É usado para fabricação de perfuradoras de diamante empregadas nos trabalhos de exploração das minas, para os esticadores de arame e em ferramentas para a retificação de rodas ou discos abrasivos. Em gemas: o diamante é a mais importante das gemas e somente nos tempos modernos vem sendo usado para outros fins. Seu valor depende de sua dureza, de seu brilho, que se deve ao seu índice elevado de refração. É usado na indústria eletrônica.
Mica
Usada na indústria eletroeletrônica por ser um bom isolante térmico e elétrico; fitas isolantes, chapas para aquecedores, chapas de modelagem, estabilizador na indústria de tintas, na fabricação de cimentos a base de gesso, aditivo em lamas de perfuração, molde para a indústria de pneus, na indústria plástica, na indústria de decorações e em tijolos refratários.
Hematita
Na indústria para obtenção de ferro, na fabricação de pigmentos, parafusos, pregos, panelas, ferramentos, eixos de motores, em joalheria, material para polimento e em catalizadores.

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa mano
vc mudou a minh vida cara!!!! Depois disso eu me descobri um japonês!!