quinta-feira, 22 de novembro de 2007

gabarito prova 3º ano 22-11-2007

01 - (UFSCar) Apesar de se considerarem defensores da democracia e do direito à autodeterminação dos povos, os Estados Unidos da América, desde o século XIX, executam uma ação imperialista agressiva, com intervenção política e/ou militar em diversos países e regiões. Na tabela, procura-se relacionar algumas áreas e formas de intervenção imperialista estadunidense com possíveis ações empreendidas por este país.
Estão corretas, apenas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.

02 - (Fuvest) Responda a partir do gráfico:
a) Qual desses países teve mais gastos militares em relação ao PIB, em 2003? Justifique.
Em posição bem à frente dos demais, destacam-se a Grécia e os EUA, seguidos de longe pelo Reino Unido, Austrália e França. Como justificativa para os gastos da Grécia podemos citar a proximidadecom o Oriente Médio, península Balcânica e Chipre. Quanto aos EUA, os gastos justificam-se pela invasão do Iraque e manutenção de suas tropas naquele país desde 2003 e no Afeganistão desde 2001.
b) Qual país repassou mais recursos, em relação ao PIB, a países pobres em 2003? Justifique.
O pais que passou mais recursos aos países pobres, em relação ao PIB, foi a Suíça. Este repasse se justifica por sua posição histórica de neutralidade política (não participação) em conflitos mundiais, destinando então, verbas para o desenvolvimento social de economias mais frágeis.
c) Relacione a busca de paz mundial aos dados da tabela.
De acordo com o gráfico apresentado, a busca pela paz mundial fica quase impossível, se levarmos em consideração que os gastos governamentais com despesas militares são bastante superiores à ajuda ao desenvolvimento de países mais pobres. Isso, de certa forma, mantêm as desigualdades sócio-econômicas em níveis cada vez mais alarmantes, tornando-se estopim de conflitos em diversaspartes do mundo, inclusive nos países ricos, como França e Austrália.

03 - (Uff) Sobre o papel dos três grandes centros do poder mundial - Estados Unidos, União Européia e Japão - afirma-se, corretamente:
a) A hegemonia bélico-militar continua sendo dos Estados Unidos.
b) O domínio do estratégico setor de informática está nas mãos do Japão.
c) O poder econômico-financeiro se concentra cada vez mais na União Européia.
d) Os índices de desemprego mais elevados são os do Japão.
e) A hegemonia cultural e o maior controle de mídia pertencem à União Européia.

04 - (Pucmg) São características da atual ordem mundial, EXCETO:
a) a multipolaridade, ou seja, a existência de vários pólos ou centros de poder mundial.
b) a existência de três centros mundiais, com poderio econômico, tecnológico e político-diplomático: os Estados Unidos, o Japão e a União Européia.
c) a crescente cooperação e interdependência internacional e a diminuição da possibilidade de conflitos armados mundiais.
d) a existência de somente um agente ou ator no cenário internacional, controlador das relações econômicas e político-militares: o Estado Nacional.
e) a existência de uma realidade mais complexa, com múltiplas oposições ou tensões econômicas, étnicas, religiosas, ambientais etc.

05 - (Espm) Observe o texto e o mapa a seguir:
A partir de amanhã, soldados e policiais de Israel desarmados vão passar de porta em porta nos assentamentos judaicos (...) e notificar os moradores de que a permanência em suas casas depois desta quarta-feira será ilegal e que serão retirados à força. O plano envolve a transferência de 8.500 pessoas, 38 sinagogas e 48 túmulos. (Folha de S. Paulo, 15/08/05).
A região em questão, alvo de disputas entre palestinos e judeus desde 1967, e devolvida em agosto à Autoridade Palestina, está representada com o número:
a) 1
b) 4
c) 2
d) 3
e) 2 e 3

06 - (Fmtm) Observe as afirmações:
I. Quase a metade dos 700 milhões de habitantes dessa região do planeta vive em extrema pobreza, com renda abaixo de um dólar por dia; II. De cada dez pessoas portadoras do vírus HIV no mundo, cerca de sete vivem nessa região do planeta;III. A história recente dessa região registra grande número de guerras civis e golpes de Estado. Os conflitos étnicos e religiosos estão associados, na maioria dos casos, à disputa pelas riquezas naturais regionais. As afirmações contêm a problemática de países localizados
a) no Magreb africano.
b) no Golfo Pérsico.
c) na África Subsaariana.
d) na América Central.
e) nas Antilhas.

07 - (Fatec) Povo de maioria muçulmana, ocupando trechos de vários países e que, no início do ano de 2003, foi envolvido na Guerra do Iraque. Esse povo constitui hoje o maior grupo étnico - cerca de 24 milhões de pessoas - sem Estado no mundo. Reivindica a formação de seu próprio país.
Trata-se dos:
a) bascos.
b) curdos.
c) chechenos.
d) albaneses.
e) bósnios.

08 - (Uff) O processo de integração dos países da Europa Ocidental não tem evitado que velhos conflitos reapareçam e imprimam sua marca de violência no interior de estados nacionais. Isto fica evidente ao se observar:
a) as imposições do partido nacional flamengo, exigindo um parlamento independente da Inglaterra;
b) a escalada do regionalismo político na Alemanha por parte de grupos separatistas neonazistas; c) as reivindicações de autonomia no sul da Itália (Padânia) por parte dos partidos locais;
d) a ascensão dos grupos paramilitares de origem corsa, que reclamam sua autonomia nacional perante a Bélgica;
e) a ofensiva do grupo ETA que reivindica a independência da histórica região basca, localizada entre o norte da Espanha e o sudoeste da França.
09 - anulada.
10 - (Cesgranrio) Entre a índia e o Paquistão existem diferenças mercantes, que alimentam conflitos territoriais há décadas como, por exemplo, a disputa pela região da Cachemira. Uma diferença básica entre aqueles dois países, geradora de forte tensão social, é o (a): a) avanço do programa nuclear paquistanês bem à frente do indiano.
b) processo de colonização: europeu, na índia e asiático, no Paquistão.
c) processo de urbanização mais organizado no Paquistão do que na índia.
d) maioria da população muçulmana, no Paquistão, e hindu, na índia.
e) condição da índia como país central, e do Paquistão como periférico.

11 – (UFMG 2006) É INCORRETO afirmar que a atual política externa brasileira e o papel geopolítico do País, hoje, no mundo, representam:
A) uma aproximação do NAFTA, em razão da necessidade de se concretizarem os tratados comerciais entre esse bloco e o Mercosul, tendo-se em vista a implementação da ALCA.
B) um reforço em sua posição econômica e, possivelmente, um novo papel geopolítico no mundo, graças à qualidade de potência regional do Brasil na América do Sul.
C) um repúdio à ocupação do Iraque e, por outro lado, um apoio à criação do Estado da Palestina, posições formalmente defendidas nos foros internacionais de que o Brasil participa.
D) uma defesa da idéia do perdão, tanto pelo Brasil quanto pelos países centrais, da dívida dos países mais pobres do mundo especialmente os africanos.

12 – (UFMG 2004) Observe este mapa:O R I E N T E M É D I O
A partir da interpretação desse mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
A) a proximidade entre várias capitais nacionais – sobretudo Beirute, Tel Aviv, Amã e Damasco – as torna mais vulneráveis em situações de conflitos bélicos, freqüentes na região.
B) o Oriente Médio, por sua posição latitudinal e relativa à circulação atmosférica geral, tem clima mediterrâneo, com tendência à semi-aridez ou à aridez, responsáveis pelo impacto nos recursos hídricos, um dos maiores problemas regionais.
C) a região, situada no “fundo” do Mar Mediterrâneo, na junção de três continentes, foi rota de grandes exércitos conquistadores e esteve sob domínio sucessivo de inúmeros grandes impérios.
D) as fronteiras nacionais, definidas há muitos anos, resultaram da existência de obstáculos de natureza física, que impediam o traçado de limites correspondentes ao quadro geopolítico.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

GABARITO PROVA 1º ANO - 14-11-2007

01) Leia o texto que se segue e responda às questões propostas sobre o mesmo.
“Nas zonas onde os raios solares caem inclinados, o aquecimento das terras e das águas é menor que nas zonas onde os raios solares caem perpendicularmente. Assim, nas médias e altas latitudes, a atmosfera possui temperaturas baixas e, nas áreas de baixa latitude, as temperaturas são elevadas, não considerando, neste caso, as elevadas altitudes. Tais características definem as qualidades térmicas das massas de ar”.
a) Quais são as zonas onde os raios solares caem inclinados?
As zonas polares e temperadas.
b) O que é zona de baixa latitude?
É aquela localizada próxima à linha do Equador.
c) Por que as características definem as qualidades térmicas das massas de ar e não as qualidades de umidade?
Porque apenas referiu-se às zonas térmicas do planeta. As qualidades de umidade dependem do área onde se forma uma massa de ar, isto é, se é área continental (geralmente a massa de ar é seca) ou se é uma área oceânica (úmida).

02) A questão a seguir apresenta um desenho referente a um tipo de chuva.
a) Caracterize o tipo de chuva referente a cada desenho.
Chuvas frontais ou de frente.
b) Explique-o
Resultam do choque entre duas diferentes massas de ar: uma fria e outra quente. Quando o ar quente e úmido se resfria, dá início ao processo de condensação, que provoca chuvas de grande duração e que podem atingir muitas áreas. É um tipo de chuva muito freqüente no mundo.No Brasil há maior ocorrência nas regiões Sul e Sudeste.

03 - A questão a seguir apresenta um desenho referente a um tipo de chuva.
a) Caracterize o tipo de chuva referente a cada desenho.
Chuvas orográficas ou de relevo.
b) Explique-o.
São causadas pelo choque do ar oceânico com uma área montanhosa, pois esta forma de relevo atua como barreira que obriga o ar a subir na atmosfera.
Ao subir, o ar se resfria e se condensa, caindo sob forma de chuvas sobre as vertentes. O outro lado da barreira montanhosa não é atingida pela chuva, mas pelo ar seco, pois o vento ao chegar aí, já perdeu a umidade.

04 - “Meteorologistas alertam para mudanças no clima - Mudanças perigosas na composição da atmosfera provocadas pelas atividades humanas estão ocorrendo de forma bastante rápida, colocando seriamente em risco algumas formas vivas da Terra, a saúde das pessoas, o surgimento de água e a produção de alimentos.” (O GLOBO - 23/03/2004)
De que maneira o que está representado no gráfico pode explicar a notícia?
O gráfico mostra o aumento da emissão de gases (CO2) provocado pela queima de combustíveis fósseis, através de queimadas, poluição industrial, etc. A concentração desses gases na atmosfera gera uma “capa” que impede a fuga do calor, provocando um aumento da temperatura do planeta (o efeito estufa).

05 - Segundo a Climatologia Dinâmica, o clima deve ser entendido como:
a) Uma situação ou combinação passageira dos estados de tempo.
b) Uma sucessão habitual dos tipos de tempo, durante um longo período.
c) O conjunto de fenômenos atmosféricos que caracterizam o estado médio da atmosfera em um ponto qualquer da superfície terrestre.
d) O deslocamento das massas de ar que assumem as características da superfície terrestre, onde estacionaram.
e) Uma situação passageira dos fatores do clima.

06 - Os climas que ocorrem em diferentes regiões da Terra resultam da ação de vários fatores. Considerando a ação desses fatores, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) Os raios solares, nas regiões polares, incidem de maneira sempre oblíqua, e o calor dispersa por uma superfície maior, do que resulta menor aquecimento do ar.
b) A condensação do vapor de água contida na atmosfera processa-se mais rapidamente, quando a massa de ar que a contém entra em contato com uma camada de ar mais quente.
c) A formação das brisas litorâneas está ligada às variações da pressão atmosférica sobre as áreas continental e marítima, decorrência de diferença de calor específico da terra e da água.
d) A possibilidade de ocorrência de chuvas nas áreas equatoriais, onde a evaporação é intensa, é maior que as regiões mais frias.
e) As massas de ar deslocam-se das zonas anticiclonais, que são áreas de divergência de ventos, para as zonas ciclonais que são áreas de convergência de ventos.

07 - Compare os dois gráficos e assinale a alternativa que melhor corresponde à sua análise:

a) As temperaturas mais elevadas, na cidade do Cabo, ocorrem em meados do ano, e, em Argel, ao final do ano.
b) Tanto na cidade do Cabo como em Argel, os verões são quentes e chuvosos e os invernos são secos.
c) Nas duas cidades, não ocorre estação seca e a amplitude térmica é muito pequena.
d) Na cidade do Cabo e em Argel, as chuvas caem, predominantemente, no outono e no inverno.
e) Na cidade do Cabo e em Argel, os maiores índices pluviométricos ocorrem, principalmente, na primavera e no verão.

08 - Os desertos são regiões naturais de escassa precipitação e cobertura vegetal praticamente nula ou muito pobre. São ambientes áridos e inóspitos, porém muitas vezes diversificados. Podem ser quentes (Saara) ou frios (Patagônia) e normalmente de ocupação humana escassa e rarefeita.
As atividades humanas tradicionais são pastoreio nômade (cabras, carneiros, etc.) e a lavoura de jardinagem (nos oásis). Modernamente sobressaem a extração mineral (petróleo, ouro, etc.) e a agricultura irrigada (desertos de neve, do Colorado, etc.).
Os principais desertos do mundo são: Saara e Kalahari (África), Arábico, Gobi, Thar (Ásia), Australiano (Oceania), Colorado e Atacama (América). A maior parte dos desertos encontra-se ao longo ou nas proximidades dos trópicos.
A leitura atenta do texto anterior, SOMENTE permite afirmar que as regiões desérticas:
a) apresentam, invariavelmente, déficit hídrico; apesar de conterem formas vivas diversificadas.
b) não possibilitam a ocupação humana em larga escala; apesar de serem áreas potenciais produtivas.
c) distribuem-se, praticamente, por todos os continentes; apesar de estarem restritas à faixa intertropical.
d) são ambientes de marcado rigor climático; apesar de coexistirem e se associarem a todos os tipos de climas possíveis.

09 - Observe a figura ABAIXO.
Responda:
a) Qual a formação vegetal brasileira que ela representa? Em que região ela ocorre?
A gravura mostra a formação vegetal denominada cerrado, que aparece no Brasil Central, abrangendo parte da Região Centro-Oeste (o cerrado é típico dessa região) e parte das Regiões Nordeste e Sudeste.
b) Indique duas características fisionômicas dessa vegetação.
O cerrado é uma formação aberta, associada a um ambiente caracterizado por relevo de chapadas, solos pobres (arenosos e ácidos) e clima tropical semi-úmido, ao qual está adaptado.
Apresenta dois estratos diferentes: um é arbustivo e o outro constituído de vegetação herbácea (rasteira). Os arbustos apresentam a casca grossa, troncos (e galhos) retorcidos e longas raízes que se adaptam à variação do lençol de água subterrânea, variação esta resultante do clima da região.

10 - Os planaltos, as depressões e as planícies constituem as grandes unidades de relevo que caracterizam o território brasileiro.
Com relação a essas unidades, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Enquanto o relevo nos planaltos apresenta topografia plana e uniforme a topografia nas depressões é irregular e acidentada.
b) Enquanto os planaltos e as depressões resultam do trabalho de erosão, as planícies correlacionam-se ao processo de acumulação de sedimentos.
c) Enquanto os planaltos correspondem às regiões de altimetria mais elevada, as depressões são áreas altimetricamente mais rebaixadas.
d) Enquanto os planaltos e as depressões ocupam grandes extensões, as planícies ocupam áreas reduzidas nas margens dos rios, lagos e no litoral.

11 - No mapa, o segmento A B indica:
a) as planícies e Terras Baixas da Amazônia, o Planalto Central e os mares de morros do Escudo do Sudeste.
b) a Bacia Amazônica, o Planalto Meridional e as Serras do Sudeste.
c) a Planície Amazônica, o Planalto Central e o Planalto Atlântico.
d) a Planície Amazônica e a do Pantanal; o Planalto Nordestino e o Planalto Oriental.
e) as Terras Baixas da Amazônia, o Planalto Meridional e o Escudo Atlântico.

12 - Associe as colunas:
I. Clima equatorial.
II. Clima semi-árido.
III. Clima tropical.
IV. Clima tropical de altitude.
V. Clima subtropical.
De cima para baixo, a ordem CORRETA é:
a) I – II – III – IV – V
b) IV – III – I – V – II
c) II – V – IV – III – I
d) III – I – V – II – IV
e) V – II – IV – I – III

As questões 13 e 14 referem-se ao mapa ABAIXO:

13 - Os tipos de vegetação das áreas I,II e III indicados no mapa, estão CORRETAMENTE identificados em:
a) I – Floresta Amazônica: II – Cerrado ou Savana; III - Floresta Tropical.
b) I – Floresta Equatorial: II – Complexo do Pantanal; III – Floresta de araucária.
c) I – Floresta Equatorial; II – Complexo do Pantanal: III – Floresta Tropical.
d) I – Floresta Amazônica; II – Cerrado ou Savana; III – Floresta de araucária.
e) I – Floresta Amazônica; II – Complexo do Pantanal; III – Cerrado ou Savana;


14 - Os tipos de clima das áreas I, II e III são, respectivamente:
a) Tropical Super-úmido, Tropical, Subtropical.
b) Equatorial, Tropical Semi-árido, Subtropical
c) Tropical Super-úmido, Tropical Semi-árido, Tropical de altitude.
d) Equatorial, Tropical, Tropical de altitude.
e) Equatorial, Tropical, Subtropical.

16 - “As províncias ou domínios morfoclimáticos do Brasil, a despeito da aparente homogeneidade paisagística do território nacional, ascendem provavelmente a um número igual ou pouco superior a seis combinações, regionais, acrescidas de uma infinidade de feições mistas peculiares às chamadas faixas ou áreas de transição. Tais domínios ou conjuntos regionais de paisagens morfoclimáticas, ora de tipo zonal, ora de tipo azonal, não dependem somente da zonação climática atual, mas também dos efeitos acumulados de uma série de flutuações climáticas pretéritas, ainda mal conhecidas (...), que atuaram no território brasileiro, sobretudo a partir dos fins do Terciário”.
Com base no texto acima, infere-se que os domínios morfoclimáticos do Brasil:
a) Distribuem-se geograficamente, obedecendo estritamente à zonalidade.
b) Distinguem-se apenas pelo fato de a cobertura paisagística ser heterogênea.
c) Apresenta faixas de transição que dependem do clima atual.
d) Resultam de um conjunto de transformações do clima do período Terciário, da era Quartenária.
e) Respondem às modificações climáticas que estão ocorrendo desde o período Terciário, da era Cenozóica.

17 - Na figura, as colunas representam o total de precipitação anual de áreas do Brasil. Indique a alternativa que corresponde aos tipos de vegetação relacionados com as colunas 1, 2, 3, respectivamente:
a) Floresta tropical; caatinga; cerrado.
b) Floresta tropical; cerrado; caatinga.
c) Caatinga; floresta tropical; cerrado.
d) Cerrado; caatinga; floresta tropical.
e) Cerrado; floresta tropical; caatinga.

18 -”A vegetação é um dos aspectos que melhor caracterizam a região”. Distinguem-se nela, pela sua extensão e particular fisionomia, os cerrados dominantes nas amplas áreas de chapada e chapadões. “Entretanto, pelas suas dimensões e pela posição geográfica, esta região brasileira apresenta também outros tipos de vegetação, como a floresta úmida e os campos limpos”.
O texto aplica-se à região:
a) Norte
b) Nordeste
c) Centro-Oeste
d) Sul
e) Sudeste

terça-feira, 13 de novembro de 2007

GABARITO PROVA 2º ANO - 13-11-2007

01 - (Pucamp) - A expressão “crime contra a humanidade” tem um duplo sentido. Designa um crime tão abominável que a humanidade inteira é ferida pela crueldade dos atos. Mas designa também e talvez sobretudo um crime contra a idéia de humanidade, ou seja, contra a idéia de que, além ou aquém de nossas diferenças religiosas, nacionais etc., somos semelhantes membros de uma mesma espécie. Perseguir, exterminar uma população por sua diferença significa negar a existência da comunidade dos humanos, quebrar um pressuposto que talvez seja a melhor conquista de nossa cultura. (Contardo Calligaris. Terra de ninguém. S. Paulo: Publifolha, 2004)
Na Época Contemporânea, constitui-se em exemplo de crimes a que o texto se refere a
a) Intifada palestina no Oriente Médio.
b) Operação Tempestade no Deserto.
b) experiência nazista na Alemanha.
d) ascensão do anarquismo na Espanha.
e) repressão à Comuna de Paris.

02 - (Fuvest) Qual é o papel da ONU?a) na resolução de conflitos sócio-econômicos mundiais? Dê um exemplo.
A ONU foi criada no final da II Guerra Mundial e tinha como um de seus objetivos promover a paz e o dialogo internacional, atuando eventualmente como uma espécie de mediador imparcial em conflitos sócio-econômicos. A instituição conseguiu cumprir razoavelmente seu papel até a década de 1990. Com o fim da Guerra Fria e a com a hegemonia norte-americana, seu papel torna-se menos relevante. Este fato tornou-se evidente com a invasão do Iraque pelos EUA mesmo após a negativa desse organismo. Com relação a exemplos onde seu papel foi ou está sendo fundamental, poderia ser citada sua atuação em conflitos como os do Timor Leste, Haiti, nos Bálcãs, na Palestina, entre outros.

03 - (Fgv) A ONU é composta por uma Assembléia Geral, da qual fazem parte todos os países membros e um Conselho de Segurança. Recentemente houve uma intensa movimentação da diplomacia brasileira no sentido de promover algumas reformas neste Conselho que...
Complete a frase escolhendo a alternativa correta.
a) Tem como função principal manter a paz e a segurança internacionais, podendo tanto utilizar sanções econômicas como usar da força militar para atingir os seus objetivos. Ele é composto por quinze países membros, sendo cinco permanentes (China, Rússia, EUA, França e Inglaterra).
b) Tem como função principal manter a segurança internacional, mas não pode utilizar a força militar para atingir seus objetivos. Ele é composto por quinze membros, sendo sete permanentes (China, Rússia, EUA, França Inglaterra, Japão e Alemanha). Até o presente momento o Brasil não conseguiu apoio para tornar-se membro permanente.
c) Atualmente é composto por onze membros, sendo apenas cinco deles permanentes (China, Rússia, EUA, Alemanha e Inglaterra), e os demais, rotativos. Até o presente momento o Brasil não conseguiu apoio para tornar-se membro permanente.
d) Tem como função principal controlar o uso e a produção de armas nucleares, podendo tanto utilizar sanções econômicas como usar da força militar para atingir seus objetivos. Ele é composto por 15 membros, sendo apenas três membros permanentes (Rússia, EUA e China).
e) É composto por 25 membros, sendo apenas sete deles permanentes (China, Rússia, EUA, França, Inglaterra, Alemanha e Japão) e os demais são membros rotativos. O recente ingresso de Índia, Japão e Alemanha contaram com forte resistência da China, do Paquistão e da França.

04 - (Mack) Em 1944, foram lançados os fundamentos da “economia do dólar”, ou seja, a transformação do dólar na moeda do mundo. Foi organizado um padrão monetário baseado na equivalência entre o dólar e o ouro. Essa estratégia econômica ficou conhecida como
a) Acordo Geral de Tarifas e Comércio.
b) Plano Marshall.
c) Conferência de Bretton-Woods.
d) Plano Colombo.
e) Tratado de Maastrich.

05 - (Fgv) Após as mudanças ocorridas no Leste Europeu a partir de 1989, as organizações supranacionais passaram a assumir papéis diferentes daqueles para os quais foram criados. Comprova a veracidade desta afirmativa, a seguinte ação:
a) O bombardeio da Iugoslávia (25/03/1999) não ocorreria na ordem bipolar, embora a intervenção nos conflitos internos de qualquer país soberano constituísse um dos objetivos básicos oficiais da OTAN.
b) A ONU tornou-se mais ativa ao ampliar o Conselho de Segurança, dando direito de veto às potências emergentes do mundo subdesenvolvido industrializado.
c) Formado essencialmente por países capitalistas avançados, o G-7 mudou sua sistemática de organização ao incluir a China, considerado um país socialista de economia aberta ao mercado.
d) A OTAN ampliou sua esfera de poder, admitindo o ingresso de países que já fizeram parte do Pacto de Varsóvia, aliança militar equivalente do bloco socialista, extinta no início dos anos 90.
e) Após as severas críticas recebidas pelo envio de tropas aliadas para a Guerra do Golfo, a ONU concentrou suas atividades no FMI e BIRD, em busca de uma estabilidade monetária internacional.

06 - (Unirio) No contexto da nova ordem mundial pós-guerra fria, a ONU tem sido alvo de determinados questionamentos que envolvem o seu Conselho de Segurança cuja composição apresenta apenas 5 países, únicos a terem poder de veto. Tais países são:
a) Estados Unidos, Rússia, Japão, Alemanha e Inglaterra.
b) França, Estados Unidos, Rússia, China e Inglaterra.
c) França, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Bélgica
d) México, Coréia, Estados Unidos, França e Japão.
e) Brasil, Rússia, Estados Unidos, Japão e Alemanha.

07 - (Ufpi) Destacam-se, no cenário financeiro mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), também conhecido como Banco Mundial.
A este respeito é correto afirmar que:
a) os empréstimos do Banco Mundial são efetuados de forma exclusiva para os países da Comunidade Européia.
b) a intensa atuação destes dois organismos financeiros vem impedindo as disputas de territórios entre países na Europa Central.
c) na América Latina, a ação destes organismos possibilitou uma melhor redistribuição da renda, resultando numa forte diminuição das desigualdades sociais.
d) essas instituições financeiras foram criadas logo após o final da Segunda Guerra para planejar os rumos da economia mundial face a nova situação.
e) inexiste qualquer tipo de relação entre estes organismos financeiros e o Grupo dos Sete, também conhecido como G7.

08 - (Ufmg) Os acordos de Bretton-Woods, firmados na década de 40 do século XX, relacionam-se
a) aos arranjos econômicos para se viabilizar uma nova ordem na economia mundial no imediato pós-guerra.
b) à criação de condições para a realização de uma conferência internacional a fim de se negociar o término da II Guerra.
c) às tentativas de se reerguer a economia da Europa Ocidental por meio de empréstimos de capitais norte-americanos.
d) aos acordos para estabelecimento de um pacto militar entre os países vitoriosos, visando-se a garantir uma paz duradoura.

09 - (Fgv-economia) No início do mês de setembro de 2005, foi divulgado novo relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O Brasil permaneceu na posição de país com Desenvolvimento Humano Médio, ocupando a 63. ª posição entre 177 países. Sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) brasileiro, pode-se afirmar que
a) considerando os progressos obtidos na educação e na esperança de vida, o País será um dos únicos do mundo a cumprir as Metas do Milênio e reduzir em 50% a pobreza no País.
b) é um índice que deve ser analisado com reservas, pois ao se avaliarem as condições de vida da população negra ou nordestina, o IDH obtido é muito inferior ao registrado pelo PNUD.
c) tem crescido sistematicamente desde a década de 1990, quando o País se encontrava posicionado entre as nações de desenvolvimento humano baixo.
d) com o crescimento observado neste milênio, o País tem se aproximado da Argentina e do México, os dois países com mais alto IDH da América Latina.
e) reflete a ação das políticas públicas do Estado que, gradativamente, se afasta do neoliberalismo para reingressar no Estado do Bem-Estar Social.

10 - (Pucminas)
“Raiva constrangimento e deboche. Esses foram os sentimentos que deram o tom de enfrentamento entre quatro participantes do Fórum Econômico Mundial, que acontecia em Davos, e uma dezena de outros que participavam do Fórum Social Mundial em Porto Alegre.” PAZZINATO, Alceu de & Senise, Maria Helena V. História Moderna e Contemporânea. São Paulo: Editora Ática. P. 384.
Com relação ao Fórum Social Mundial, é CORRETO afirmar que:
a) motiva o encontro de milhares de pessoas de diferentes origens e culturas para discutir a melhoria das condições de vida da população.
b) assegura inúmeros privilégios econômicos e políticos aos pequenos agricultores do Movimento dos Sem Terra junto aos dirigentes do G-8.
c) define a orientação de políticas sociais internacionais a serem seguidas pelos governos latino-americanos.
d) discute novas diretrizes comerciais que devem ser adotadas pelos países integrantes do Mercosul.

11 – (FGV) No Brasil, as atividades desenvolvidas pelo Terceiro Setor, já no final da década de 90, correspondiam a aproximadamente 1,2% do PIB. Dentre as alternativas abaixo, identifique a que está correta.
A) Dadas as sucessivas crises econômicas, o Terceiro Setor corresponde atualmente à maior fonte de empregos no Brasil e no restante da América Latina, englobando comércio de produtos e produção direta.
B) O Terceiro Setor é composto por organizações sem fins lucrativos, voltadas para o
desenvolvimento socioeconômico, político ou cultural das populações com as quais trabalham, e encontra-se em fase de expansão.
C) O Terceiro Setor é formado por entidades filantrópicas e projetos de responsabilidade social nas empresas. O Primeiro Setor compreende o Estado e o Segundo Setor, as organizações representantes da Sociedade Civil.
D) No Brasil, o Terceiro Setor agrega acima de 250 mil ONGs. Entre elas destacam-se empresas nacionais e internacionais de grande porte, cujos projetos de responsabilidade social correspondem a 1,0% do PIB.
E) Na Europa, o Terceiro Setor movimenta 6% do PIB. No Brasil, porém, este valor corresponde a apenas 1,2%. Tais dados demonstram um decréscimo do número de doadores e apontam uma tendência à retração do setor.

12 – A Assembléia Geral da ONU condenou a invasão Indonésia, numa resolução aprovada no dia 12 de dezembro de 1975, mas que ficou sem qualquer efeito. Apenas um país, a Austrália, reconheceu a autoridade Indonésia sobre o Ti mor Leste. Começa a repressão Indonésia, que vai resultar na morte de 200 a 300 mil timorenses, seja pela violência direta, seja pela fome programada, seja pelo deslocamento forçado de populações inteiras, seja pela criação de verdadeiros campos de concentração. Rosely Forganes
Assinale a alternativa correta a respeito das razões indonésias para invadir o Timor.
a) O domínio indonésio no território timorense se deu também com o intuito de atender aos interesses capitalistas estadunidenses para impedir a expansão socialista no período da Guerra Fria.
b) A Austrália, interessada no petróleo timorense, patrocina a invasão indonésia para garantir a exclusividade da exploração dos recursos minerais timorenses.
c) A Indonésia, por ser um país predominantemente muçulmano, invade o Timor Leste para converter os cristãos e ampliar a área islâmica no sudeste da Ásia.
d) Após a vitória do grupo ditatorial ultra-direitista FRETILIN, na guerra civil timorense de 1975, o exército indonésio invade o território do Timor para garantir a
democracia da região.
e) Após a entrada da Indonésia no grupo dos Tigres Asiáticos, o Japão, interessado nas riquezas naturais do Timor, apóia a invasão indonésia.

13 – (Unicamp 2007) As organizações internacionais podem ser classificadas de diversas maneiras. É possível dividi-las, segundo suas finalidades, em gerais e específicas. As primeiras apresentam funções normalmente políticas, como é o caso da Organização das Nações Unidas (ONU). As organizações específicas podem apresentar objetivos diversos, por exemplo: econômicos, como o Fundo Monetário Internacional, ou social, como a Organização Internacional do Trabalho. Podem ser divididas, também, segundo seu alcance territorial, em universais, como é o caso da ONU, ou regionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA). Ainda de acordo com seus objetivos, elas podem ser divididas em organizações internacionais de cooperação, caso da Organização Mundial do Comércio (OMC), ou organizações de integração regional, como a Comunidade Andina e o Mercosul. (Adaptado de Eduardo Felipe P. Matias, A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano à sociedade global. São Paulo: Paz e Terra, 2005, p.260.)
Na estrutura organizacional da ONU, há o Conselho de Segurança, que é formado por 15 membros, sendo 5 com assento permanente com direito a veto: EUA, Rússia, França, Reino Unido e China. Qual é a razão de serem esses países os membros permanentes?
São países de projeção em política internacional, foram aliados durante a Segunda Grande Guerra e venceram o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e, quando da fomação da ONU, em 1945 representavam sobre vários aspectos um importante potencial estratégico, econômico, populacional e militar.

14 – (UFF 2006) As novas fronteiras da geopolítica do inglês
(....) Daqui por diante, a geopolítica do inglês é menos geográfica, menos vinculada ao fenômeno do progresso econômico da Inglaterra e dos Estados Unidos. (....) O inglês ocupa o campo do digital. A densidade dos internautas acompanha os avanços do inglês. A internet é um índice revelador da potência cultural americana – isto é, da língua inglesa. (...) O inglês é a língua das grandes organizações internacionais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. (....) A escala do mundo mudou. Doravante, o poder da língua inglesa decorre do fato de que ela é a língua dos Estados Unidos (adaptado de Le Breton in Lacoste, Y. (org.) A geopolítica do inglês, 2005, pp. 12-26)
A partir da análise do texto sobre o papel do inglês no mundo atual, é correto afirmar:
(A) a linguagem da informática é subordinada ao inglês, devido às exigências de organismos como ONU, FMI, OMC e BID;
(B) as diferenciações geográficas tendem a desaparecer face à homogeneização promovida pelo inglês em todo o mundo;
(C) o inglês tornou-se a língua do poder, transformando organizações internacionais em novas superpotências;
(D) a língua inglesa é um dos principais fatores da globalização comunicacional-cultural, afirmando-se como língua franca;
(E) a geopolítica do inglês corresponde ao imperialismo norte-americano, restaurando o papel de superpotência da Inglaterra.

15 – (UFMG 2005) A ONU organizou, no final do século XX, um plano de ação – denominado Metas do Milênio –, que tem como um de seus objetivos a melhoria da condição de vida nas regiões menos desenvolvidas do mundo. De acordo com o cronograma desse plano, os níveis de pobreza da população mundial começariam a se reduzir nos primeiros anos do século XXI.
Considerando-se essa informação, é INCORRETO afirmar que o fator responsável pelo não-cumprimento do cronograma do Plano de Metas da ONU é
A) a exigência da ONU quanto à aplicação de estratégias de desenvolvimento sustentável nos países pobres tem reduzido o retorno de capital, desestimulando os investimentos estrangeiros.
B) a defasagem entre a ajuda prometida pelos países da OCDE – ou pelos países mais desenvolvidos – e aquela efetivamente concedida até o momento atual.
C) a incapacidade de universalização da educação primária, já constatada em um número significativo dos países-alvo do programa.
D) o aumento do percentual da população que convive com a fome em regiões como o Oriente Médio e a África Subsaariana, em contraposição ao que se esperava no conjunto das Metas.

16 – (UFMG 2006) A Organização Mundial do Comércio-OMC tem sido o fórum de discussões que envolvem interesses comerciais conflitantes entre países pobres e ricos. Considerando-se esses conflitos comerciais, é INCORRETO afirmar que
A) os países pobres enfrentam barreiras comerciais, impostas por países ricos, sob a acusação de devastarem o meio ambiente, o que reduz a entrada de recursos necessários à modernização da exploração das riquezas naturais.
B) os países pobres vêm elevando as tarifas alfandegárias impostas aos produtos industriais dos países ricos, como formas de estimular o desenvolvimento da tecnologia nacional.
C) os países ricos, de modo geral, concedem subsídios a seus produtores agrícolas, mas rechaçam atitudes semelhantes dos países periféricos em relação a produtos industriais de exportação.
D) os países ricos impõem restrições às exportações dos países pobres, como forma de retaliação contra a suposta exploração da mão-de-obra infantil e do trabalho em regime de semi-escravidão.

17 - Leia o texto a seguir, parte de uma reportagem do jornal folhaonline, em que se discute o aniversário do atentado de 11 de setembro de 2001.

“Em seu editorial, o New York Times lamenta o que considera uma oportunidade perdida após o sentimento de união nacional gerado pelos ataques, e que esse sentimento não teria sido aproveitado positivamente pelo governo. "Aquele foi um momento em que a nação estava esperando para saber o que deveria fazer, para ser chamada ao trabalho que daria um significado especial à tragédia pela qual havia passado. Mas esse chamado nunca veio" , diz o jornal. "Se aquele sentido de união ocorresse hoje, poderíamos olhar para trás, para 11 de setembro de 2006, como mais que um dia para lembrar de memórias ruins e chances perdidas"”
Os atentados nos EUA e seus desdobramentos envolvem questões geopolíticas mundiais que foram divulgadas com grande ênfase pela mídia. A respeito do que é debatido no texto anterior, pode-se considerar CORRETO que o momento do pós-atentado para o povo estadunidense seria mais proveitoso se ele fosse levado a ver que
a) as tensões mundiais têm como causa fundamental a diversidade religiosa que existe no mundo. Sendo assim, os diversos conflitos existentes no mundo associam-se às diferenças ideológicas e culturais entre cristãos e muçulmanos.
b) as tensões mundiais, envolvendo questões geopolíticas, estão localizadas nos países do Terceiro Mundo, e que mantêm as mesmas características dos conflitos da Guerra Fria, problemas que podem ser resolvidos com mais desenvolvimento econômico.
c) as diferenças existentes entre os povos de todo o mundo devem ser respeitadas, e que o capitalismo aprofunda as dificuldades econômicas de países considerados mais pobres, além do que as riquezas são de direito soberano do país a que pertencem.
d) qualquer conflito deve ser resolvido levando em conta as questões bélicas dos grandes grupos de países e não apenas de um, como os Estados Unidos, e qualquer atentado não atinge apenas um, mas a todos que fazem parte do grupo.
e) que a Organização das Nações Unidas não cumpriu o seu papel de guardião da paz mundial, e que o financiamento da guerra contra o terror deveria ter sido feito por organismos financeiros internacionais, como o FMI e o Banco Mundial.

18 - Em conflitos regionais e na guerra entre nações tem sido observada a ocorrência de seqüestros, execuções sumárias, torturas e outras violações de direitos. Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, que, em seu artigo 5º, afirma:
”Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.”
Assim, entre nações que assinaram essa Declaração, é coerente esperar que
a) a Constituição de cada país deva se sobrepor aos Direitos Universais do Homem apenas enquanto houver conflito.
b) a soberania dos Estados esteja em conformidade com os Direitos Universais do Homem até mesmo em situações de conflito.
c) a violação dos direitos humanos por uma nação autorize a mesma violação pela nação adversária com a mesma intensidade.
d) sejam estabelecidos limites de tolerância para além dos quais a violação aos direitos humanos seria permitida.
e) todas as nações em conflito tenham o direito de torturar os prisioneiros inimigos, desde que a guerra seja autorizada pela ONU.

19 - O Oriente Médio é conhecido pela sucessão de conflitos armados envolvendo atores regionais —israelenses, palestinos, iraquianos — e externos, movidos por diferenças culturais e interesses geoeconômicos. Os recentes atritos entre os EUA e o Iraque, mesmo antes de sua eclosão, já indicavam transformações importantes no arranjo geopolítico mundial. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa CORRETA.
a) A supremacia hegemônica dos EUA apóia todas as resoluções da ONU, o que reafirma o papel das Nações Unidas como fórum de discussão dos problemas mundiais.
b) O grande apoio obtido pelos Estados Unidos para o conflito é reflexo de diferenças culturais, econômicas e políticas dos países interessados nas riquezas naturais do Iraque.
c) O posicionamento dos países europeus com relação ao conflito reflete-se em interesses econômicos e políticos divergentes, e aponta para um fortalecimento político da União Européia.
d) A construção de alianças pelos EUA em torno de um apoio ao conflito, reforça seu papel como articulador e mediador de focos de tensão externos.
e) As poucas baixas dos países envolvidos no conflito indicam o seu fim proeminente e a vitória massacrante do capitalismo ocidental sobre os regimes teocráticos da região.

GABARITO PROVA 8ª SÉRIE 13-11- 2007

01 - A água encontra-se neste início de século em condições que exigem sérios cuidados. Além do volume existente desse recurso, é importante considerar sua distribuição geográfica e suas formas de uso para preservá-lo.
Assinale a alternativa VERDADEIRA sobre a água, tendo o planeta como referência.
a) Nas áreas quentes do planeta os estoques de água doce são inexpressivos, pois há grande evaporação.
b) O consumo mundial de água doce é maior na agricultura e nas residências, porém as indústrias estão quase ocupando esse patamar.
c) O maior estoque de água doce é subterrâneo, superando o volume de águas das geleiras e dos lagos.
d) Há grande desigualdade na distribuição das águas continentais, sendo as áreas tropicais as mais abastecidas.

02 - A garantia do meio ambiente equilibrado representa mais do que um direito da humanidade a uma vida saudável. É uma condição essencial à construção de um modelo de desenvolvimento preocupado com a sustentação das gerações futuras. Nesse sentido, a construção da Agenda 21 a partir da ECO-92, representou um vasto programa de ações de curto, médio e longo prazos.
Escreva o objetivo desse programa.
I. deter o aumento do aquecimento global a partir de uma convenção sobre mudanças climáticas globais.
II. reduzir o impacto gerado pela destruição das florestas tropicais, a partir de uma Convenção sobre biodiversidade.

03- DECLARAÇÃO DO RIO OU CARTA DA TERRA
Princípio 3: "O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas, equitativamente, as necessidades de gerações futuras." (Fonte: ONU - Eco 92)
Escreva duas políticas públicas que atendam a Declaração do Rio ou Carta da Terra.
I. Aproveitamento racional do solo, com valorização das técnicas e das culturas locais.
II. Implantação de políticas de conservação ambiental.
III. Investimento no uso de energia renovável.

04 - Desde a década de 1970, a questão ambiental começou a ser discutida em escala planetária. A Conferência de Estocolmo e a Eco-92 são eventos em que essa questão foi a temática central das discussões. Durante a Eco-92 foram assinadas a Convenção sobre as Mudanças Climáticas, aprimorada pelo Protocolo de Kioto, em 1997, e a Agenda 21, reforçada em 2002, em Johannesburgo, pelo Plano de Implementação. Com relação a esses documentos. Cite dois princípios do desenvolvimento sustentável.
- desenvolvimento socioeconômico pautado na conservação ambiental;
- utilização racional dos recursos naturais;
- distribuição eqüitativa dos resultados do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida;
- reciclagem dos materiais produzidos com recursos naturais renováveis e não-renováveis;
- conservação e/ou preservação dos recursos naturais para as gerações futuras;
- valorização e preservação dos saberes culturais das comunidades tradicionais.

05 - (Ufc) O desenvolvimento tecnológico, o aumento da produção industrial e o intenso processo de urbanização mundiais contribuem para o crescimento do consumo, mesmo que de forma heterogênea entre continentes, países ou regiões. Sobre o consumo e os seus efeitos nas atividades econômicas e o uso dos recursos naturais, assinale a alternativa correta.
a) A redução do consumo de bens não duráveis e de produtos descartáveis está ocorrendo em países pobres e ricos, pois os recursos empregados em sua produção e os resíduos sólidos gerados no seu uso comprometem irreversivelmente o meio ambiente.
b) A produção industrial e o alto consumo de bens duráveis asseguram altas taxas de empregos urbanos e baixa utilização de recursos naturais, reduzindo os riscos de extinção destes recursos enquanto garantem o desenvolvimento social e econômico das cidades.
c) Os maiores consumidores mundiais são os países densamente povoados ou populosos, que representam grandes riscos para o esgotamento dos recursos naturais, pela elevada utilização de matérias-primas.
d) O crescimento do consumo eleva os índices de emprego e a qualidade de vida das populações e a reciclagem reduz os efeitos negativos da produção de resíduos sólidos, além de gerar novas oportunidades de trabalho no artesanato, na indústria e no comércio.

06 - (Puccamp) A queima do petróleo acarreta danos ambientais diretos, dentre os quais
a) a erosão dos solos e a chuva ácida.b) a chuva ácida e o efeito estufa.c) o empobrecimento do solo e as inversões térmicas.d) a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.

07 - Desde a década de 1970, a questão ambiental começou a ser discutida em escala planetária. A Conferência de Estocolmo e a Eco-92 são eventos em que essa questão foi a temática central das discussões. Durante a Eco-92 foram assinadas a Convenção sobre as Mudanças Climáticas, aprimorada pelo Protocolo de Kioto, em 1997, e a Agenda 21, reforçada em 2002, em Johannesburgo, pelo Plano de Implementação.
Explique o principal objetivo do Protocolo de Kioto quanto ao ambiente.
Objetiva-se que os países, especialmente os mais industrializados, reduzam os níveis de emissão de gases que retém o calor na atmosfera e, conseqüentemente, provocam o “efeito estufa”. Essa redução foi estabelecida em 5,2% abaixo das emissões registradas em 1990.

08 - Mencione dois princípios do desenvolvimento sustentável.
desenvolvimento socioeconômico pautado na conservação ambiental;– utilização racional dos recursos naturais;– distribuição eqüitativa dos resultados do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida;– reciclagem dos materiais produzidos com recursos naturais renováveis e não-renováveis;– conservação e/ou preservação dos recursos naturais para as gerações futuras;– valorização e preservação dos saberes culturais das comunidades tradicionais; – preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

09 - (Uepg) Observe o quadro abaixo

Com base nos dados apresentados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – A exploração de recursos naturais e a poluição poderão provocar desequilíbrios no meio ambiente.II – A queima de combustíveis fósseis contribui para a poluição do ar.III – Os gases emitidos por automóveis, pela indústria, pela decomposição do lixo e pelo desmatamento de florestas contribuem para acelerar o aquecimento global.IV – A solução para o problema é barrar o desenvolvimento econômico, principalmente dos países mais populosos, como no caso da índia e China.
a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

10 - (Upe)
“Já está emergindo, em grande parte do planeta, uma nova consciência sobre a necessidade de um novo modelo e o estilo de desenvolvimento. Apesar das práticas aparentemente antagônicas em relação à conservação da biodiversidade, há uma preocupação internacional crescente sobre o papel importante que a interface conservação/desenvolvimento possui em quase todos os níveis da sociedade atual.”(GOMES, Enoque. Criise Econômiica X Criise de Ciidadaniia no Brasiill. Recife: Ed. Universitária, 1992).
O autor está se referindo à (ao)
a) Economia de Mercado.
b) Modelo de Desenvolvimento Sustentável.
c) Redução da biodiversidade no mundo.
d) Modelo Econômico de Desenvolvimento Socialista.

11 - (Fatec) Considere o que se afirma sobre problemas no meio ambiente.
I. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos. II. Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico naatmosfera, participando da diminuição do aquecimento global. III. Boa parte dos detritos pode ser recuperada ou reciclada. O Brasil desponta como um país onde areciclagem é elevada.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I. b) II. c) I e II. d) III.

12 - (Ufscar) Organização das Nações Unidas realizou três importantes conferências sobre o meio ambiente: na Suécia, em 1972; no Brasil, em 1992; na África do Sul, em 2002. Fazendo-se uma avaliação desses trinta anos, pode-se afirmar que
a) os problemas ambientais ampliaram-se, apesar dos países industrializados diminuírem muito o consumo de produtos agropecuários.
b) os países de agricultura moderna deixaram de utilizar agrotóxicos para evitar problemas vividos pelos países já industrializados.
c) aumentou a preocupação com o meio ambiente, mas os países capitalistas não se dispõem a diminuir a produção industrial e a modificar os padrões de consumo.
d) os conflitos religiosos entre países ricos e pobres são as causas da não obediência aos acordos assinados nas conferências sobre meio ambiente.

13 - (Uel) "Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivesse computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado." ("Isto É", n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, coloque V ou F nas afirmativas abaixo:
( F ) O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
(F ) As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
( F ) Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
( V ) O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
( F ) O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.

14 - (UFG) O meio ambiente urbano dos países ricos apresenta problemas ambientais que mobilizam a sociedade civil desses países. Esses problemas decorrem
a) do consumismo aliado à grande produção de mercadorias.
b) da vasta produção de lixo oriundo de embalagens de material plástico.
c) do uso intenso de propaganda interferindo no efeito visual dos sítios urbanos.
d) do uso dos produtos descartáveis articulados ao modismo veiculado pela mídia.

15 - (Ufpr) Na atualidade, algumas regiões do globo estão momentaneamente sob a ação de temperaturas mais elevadas que o normal, como pode ser observado no seguinte texto:
"O aquecimento global é uma perspectiva assustadora que provoca visões de marés altas engolindo cidades à beira-mar, além de outros cataclismos. Mas, para os vitivinicultores, especialmente os das regiões viticultoras de clima historicamente frio, as mudanças climáticas já exercem efeito sobre suas vidas e seus vinhos. 'O aquecimento tem sido ótimo, não há dúvida alguma', disse Johannes Selbach, de Zeltingen, na Alemanha, onde sua família cultiva vinhas desde o século 17 às margens do rio Mosel. 'Veja só a seqüência de ótimas safras que tivemos. Desde 1988 até este ano, o clima tem sido bem mais quente do que em qualquer outro momento em minha vida'." (ASIMOV, E. Calor global é bom, ao menos para o vinho. Folha de S. Paulo, 10 ago. 2003.)
Sobre aquecimento global, é correto afirmar:
( ) As chuvas ácidas são apontadas pelos cientistas como uma das causas do aquecimento global.
( ) Mudanças na composição atmosférica provocadas pela crescente concentração de gases como o metano e o dióxido de carbono interferem no efeito estufa.
( ) Em princípio, o efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o equilíbrio térmico do planeta.
( ) Os EUA, embora sejam o país de maior emissão dos gases que contribuem para uma gradativa elevação das médias térmicas no planeta, negam-se a ratificar o Protocolo de Kioto.
( ) Os grandes centros industriais e os automóveis contribuem maciçamente para o aumento da temperatura da atmosfera e, conseqüentemente, para o aquecimento global.
Resposta: F - V - V - V - V

16 - Os fenômenos climáticos do Planeta têm sido a principal causa das previsões apocalípticas que freqüentam o apagar das luzes do milênio. No final do século X, por exemplo, milhares de pessoas se prepararam para o fim do mundo, que chegaria no ano 1000. O Novo Testamento era a base dessa crença catastrosfista. Pessoas normalmente sensatas e calmas se entregaram a penitências, abandonaram as suas propriedades e despediram-se dos entes queridos." (Demétrio Magnollo e Regina Araújo - A Nova Geografia, p.234)
Com relação aos fenômenos climáticos é correto afirmar:
(a) As temperaturas do globo variam de acordo com a latitude e a altitude, isto é, quanto menor o grau de latitude, em geral, maior será a temperatura e quanto maior a altitude menor será a temperatura.
(b) Nas regiões litorâneas, o calor liberado pelos oceanos ajuda a manter as temperaturas mais elevadas no verão e mais frias no inverno.
(c) O clima predominante no estado de Santa Catarina é o tropical úmido.
(d) O clima no Sul do Brasil é influenciado pelas Massas de Ar originárias das regiões árticas.

17 - Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, a "água é um projeto de viver". Nada mais correto, se levarmos em conta que toda água com que convivemos carrega, além do puro e simples H2O, muitas outras substâncias nela dissolvidas ou em suspensão. Assim, o ciclo da água, além da própria água, também promove o transporte e a redistribuição de um grande conjunto de substâncias relacionadas à dinâmica da vida.
No ciclo da água, a evaporação é um processo muito especial, já que apenas moléculas de H2O passam para o estado gasoso. Desse ponto de vista, uma das conseqüências da evaporação pode ser:
(a) a formação da chuva ácida, em regiões poluídas, a partir de quantidades muito pequenas de substâncias ácidas evaporadas juntamente com a água.
(b) a perda de sais minerais, no solo, que são evaporados juntamente com a água.
(c) o aumento, nos campos irrigados, da concentração de sais minerais na água presente no solo.
(d) a perda, nas plantas, de substâncias indispensáveis à manutenção da vida vegetal, por meio da respiração.

RESUMO DE GEOPOLÍTICA 3º ANO

CRISE ISRAEL X PALESTINA
Durante muitos séculos, os judeus tentaram voltar à “Terra Prometida”, Israel, de onde haviam sido expulsos há mais de 18 séculos.
Após a 2ª Guerra Mundial (1948), sob a proteção da ONU, foi fundado o atual Estado de Israel, em terras que até então pertenciam à Palestina.
Desde então, os conflitos e guerras têm acontecido, tornando essa região uma das mais instáveis do mundo.
As Guerras
Após a declaração de independência de Israel, Egito, Síria Iraque e Jordânia enviam tropas para reprimir os judeus.
Os judeus vencem a guerra e ficam com 75% do território da Palestina, 1/3 a mais do que havia sido determinado pela ONU.
O restante do território é incorporado pela Jordânia. A faixa de Gaza fica com o Egito. A Palestina deixa de existir.
1956 - Aliado à França e à Grã-Bretanha, Israel ataca o Egito, que queria nacionalizar o Canal de Suez. EUA e a ex-URSS fazem pressão e Israel se retira do Sinai.
1967 - Israel ataca o Egito, a Síria e a Jordânia. Conquista o Sinai, a Faixa de Gaza, as colinas de Golã e a parte oriental de Jerusalém.
1973 - No Feriado do Yom Kippur, o Dia do Perdão judaico, Egito e Síria avançam sobre o Sinai e Golã. São repelidos pelos judeus.
1982 - Israel decide invadir o Líbano, justificando que guerrilheiros da OLP - Organização pela Libertação da Palestina - estavam atacando Israel a partir do Líbano. Centenas de palestinos são massacrados por cristãos apoiados por Israel, que somente em 1985 se retira do Líbano.
1996 - Israel ataca o sul do Líbano, onde estão sediados guerrilheiros do Hizbollah. Ataca sede da ONU, matando centenas de civis, especialmente crianças, que haviam buscado proteção contra os ataques israelenses.
Os Grupos Árabes Palestinos
OLP - Organização pela Libertação da Palestina - criada em 1964, por iniciativa da Liga Árabe. É o principal representante dos palestinos. Reconhecida pelo Acordo de Paz de 1993, ainda pede, em seus estatutos, a destruição do Estado de Israel.
Hizbollah - Partido de Deus - Grupo formado por muçulmanos xiitas patrocinados pelo Irã, que também é contrário ao Estado de Israel na região.
Hamas - Movimento de Resistência Islâmico - Criado a partir da Intifada - Revolta das Pedras -, em 1987, contra a ocupação israelense. Exige a existência de um Estado Palestino. O grupo rejeita o Acordo de Paz de 1993. O grupo promove ataques suicidas contra judeus em Israel.
Jihad Islâmica - Guerra Santa - Também é contrário à paz com os judeus. É sediado na Síria. Promove ataques a bomba com terroristas suicidas.

Os Caminhos da Paz
1978 - O Egito assina acordos com Israel, em Camp David, com mediação dos EUA. O acordo determina a devolução da península do Sinai e o compromisso, por parte de Israel, da devolução dos territórios palestinos ocupados. O Sinai só é devolvido em 1982.
1993 - O líder da OLP, Yasser Arafat, e o primeiro-ministro israelense, Yitzhak Rabin, assinam, nos EUA, Acordo de Paz para o Oriente Médio (foi entregue à OLP a faixa de Gaza e a cidade de Jericó).
A Palestina ainda não pode ser considerada um Estado Nacional, com lugar nas Nações Unidas. Conseguiram apenas uma autonomia relativa na Faixa de Gaza. O território da Cisjordânia deverá ser incorporado, pelo acordo de Paz, até 1998. A Palestina será, então, um Estado dividido, tendo territórios israelenses entre suas duas regiões.
1995 - o primeiro-ministro israelense Yitzahk Rabin é assassinado por um radical israelense, compromentendo o Acordo de Paz.
1996 - A eleição em Israel leva ao poder o partido do Likud, e as tensões se acirram cada vez mais. O novo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, coloca em xeque os acordos entre a OLP e Israel; os extremistas fundamentalistas fazem diversos ataques suicidas.
1997 - o governo israelense autoriza a criação de colônias em áreas palestinas e retoma a construção da Via Dolorosa, para chegar até o Muro das Lamentações. Gera nova crise entre palestinos e israelenses, pois o túnel passa sob a Mesquita Al. A’qsa, desagradando à população palestina.
1999 - O primeiro-ministro israelense eleito Ehud Barak promete cumprir os acordos de Wye Plantation e desocupar o sul do Líbano.
2000 - Israel desocupa o sul do Líbano, que é retomado pelo grupo guerrilheiro Hizbollah (grupo palestino) e posteriormente é devolvido ao governo libanês, dando um sabor de vitória a esse grupo guerrilheiro.
O impasse para o acordo árabe-israelense continua, apesar do esforço norte-americano em levar a paz ao Oriente Médio, mas o problema esbarra na Questão de Jerusalém.
A proposta de formalização do Estado Palestino, em setembro de 2000, por Yasser Arafat transforma-se em mais um ponto conflitante.
Recusa aos acordos: O Hamas, movimento islâmico fundamentalista, qualifica os acordos de traição à causa nacional e promete prosseguir com a Intifada.
Os acordos e Jerusalém: A insistência em ter sua capital no setor oriental de Jerusalém levou os palestinos a não aceitar o acordo proposto por Israel, que considera sua capital indivisível.
Importância de Jerusalém no conflito árabe-israelense
1947 - proposta de Partilha da Palestina; a área de Jerusalém seria internacionalizada.
Declarada em 1948, pela ONU, como cidade internacional por ser a sede das três mais importantes religiões monoteístas (islamismo, judaísmo e catolicismo).
Símbolo nacional palestino, tem sua porção leste reivindicada para ser a capital da Futura Palestina.
Capital eterna, una e indivisível. Israel anexou o setor oriental de Jerusalém na Guerra 1967, e consolidou esta anexação promovendo a presença de moradores judeus que se apropriaram de terras palestinas.

Curdistão:
Região que se espalha por Turquia, Iraque, Irã, Síria, Armênia e Azerbaijdão, o Curdistão luta pela criação de um Estado próprio.
Apenas uma vez na história houve um passo importante nesse sentido. Em 1920, o Tratado de Sèvres propõe a criação de um Estado curdo, algo que nunca saiu do papel.
A grande dificuldade é que os curdos são povos organizados em clãs independentes, islâmicos, mas desunidos. O movimento pela independência é mais forte na Turquia, onde vive praticamente metade dos 26 milhões de curdos. É também ali que a repressão é mais intensa.
Em 1978 é criado o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e, quatro anos depois, teve início a luta armada. Seu líder, Abdullah Öcalan é condenado à morte e o movimento perde força. No entanto, com a possibilidade de a Turquia entrar para a União Européia, existe uma pressão para que seja solucionado o conflito com os curdos, garantindo, inclusive, os direitos humanos desse povo.
Do lado iraquiano, a permanência dos curdos não foi menos conturbada. Logo após a Guerra Irã-Iraque (1980-1987), Saddam ordenou um ataque com armas químicas à região curda, matando 5 mil curdos.
Durante a Guerra do Golfo (1991), Saddam promoveu outro massacre contra a população curda.
Federação Russa: Os separatistas da Chechênia
Estratégica para a Federação Russa, a ex-república soviética é uma pedra no sapato dos russos. Com a queda do regime comunista, em 1991, os chechenos aproveitaram para declarar a independência.
O exército russo invade a região, situada entre as montanhas do Cáucaso, mas não consegue dominar os guerrilheiros. Depois de uma trégua e a assinatura de um acordo que estendia a definição do status do lugar até 2001, os chechenos invadem o Daguestão, tentando aumentar seu domínio.
Os russos invadem a Chechênia novamente, tomando 80% do território. De lá para cá continuam as escaramuças e a resistência dos guerrilheiros. Historicamente não há nenhuma compatibilidade do povo russo e checheno. Os chechenos são muçulmanos sunitas e viveram desde 1989 sob o domínio da cultura russa, tanto que falam – obrigados – o russo. A região é importante porque serve de rotas importantes de oleodutos em operação na região.

IRLANDA DO NORTE

As rivalidades entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte remontam ao século 17.
É uma história de confrontos que opõe, de um lado, a maioria dos irlandeses - protestantes, unionistas, identificados com os interesses do domínio britânico - e, de outro, a minoria - católicos, nacionalistas, que atrelam sua identidade nacional à resistência religiosa, lutando pelo fim da dominação inglesa sobre o Ulster e a posterior unificação com a vizinha República da Irlanda.
No século 19, a Irlanda foi integrada ao Reino Unido da Grã-Bretanha por meio da assinatura do Union Act. No início do século 20, surge o movimento nacionalista que luta pelo fim do domínio britânico sobre a ilha.
Esse movimento de resistência levará ao surgimento do Estado Livre da Irlanda ou Eire, em 1922. Mas a Irlanda do Norte ou Ulster continuará fazendo parte do Reino Unido.
Foi a partir do final dos anos 60 que as hostilidades se agravaram.
Em 1969, o governo britânico ocupou militarmente o Ulster e, em seguida, dissolveu o Parlamento de Belfast, assumindo as funções políticas e administrativas.
Em 1972, mais de uma dezena de jovens irlandeses católicos foram mortos no Domingo Sangrento. Em 30 anos de conflito, cerca de 3.600 pessoas morreram na Irlanda.
A seguir, uma sucessão de atentados terroristas praticados pelo IRA indicavam a radicalização do conflito.
Protestantes da Força Voluntária do Ulster, grupo paramilitar unionista, responderam com a mesma violência ao radicalismo católico.
Só em 1991, por iniciativa de ingleses e norte-americanos, iniciou-se uma rodada de negociações com a participação dos partidos do Ulster e do governo de Londres.Como o Sinn Fein - braço político do IRA - foi excluído das conversações, o diálogo fracassou.
Finalmente, em 1998, Tony Blair (premiê inglês), Gerry Adams (Sinn Fein) e David Trimble (unionista), com a participação do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, assinaram o Acordo do Ulster, que concedia mais autonomia ao país.

QUESTÃO BASCA

Existem aproximadamente 2,2 milhões bascos, que vivem numa região de fronteira entre o norte da Espanha e o sudoeste da França.
Muitos deles reivindicam a formação de um Estado independente, que abrangeria territórios franceses e espanhóis.
Durante o governo do general Franco (1939-1979), proibiu-se o ensino da língua basca, sua adoção pelos meios de comunicação e o uso das cores regionais verde, branco e vermelho.
Como resposta à intolerância franquista, em 1959, surgiu o ETA (Euskadi Ta Askatasuna – Pátria, Basca e Liberdade), um grupo que inicialmente se preocupou em preservar a língua, os costumes e as tradições bascas.
Todavia, em 1966 o ETA partiu para a luta armada, visando conquistar um Estado independente.
Na década de 1970, a organização dividiu-se em dois grupos: ETA-M (militar), que luta pela autonomia basca pelas armas e pelo terrorismo, e a ETA política, que rejeita a via armada.
Quando o rei Juan Carlos assumiu o trono espanhol, após a morte de Franco, iniciou-se a democratização da Espanha. As províncias conquistaram autonomia, o que permitiu à região basca ter um governo próprio. Entretanto, isso não foi suficiente para a ETA-M, que intensificou as campanhas terroristas.
No final dos anos 90, o ETA foi obrigado a aceitar um cessar-fogo, pressionado por manifestações populares antiterrorismo.
Atualmente, a organização alega que as autoridades francesas e espanholas intensificaram a repressão aos seus dirigentes e que por isso está retomando suas ações terroristas.

Argélia

Na década de 70, o país conquista um crescimento econômico espantoso graças à extração do petróleo e do gás natural.
Entretanto, nos anos 80, os preços despencaram e, com eles, também caíram a renda per capita e a saúde financeira do país.
Em 1989, o governo é obrigado a promover a abertura política. Nessa época surgem os problemas.
A democratização traz à tona sentimentos fundamentalistas islâmicos que acabam se refletindo nas urnas. Com a vitória da Frente Islâmica de Salvação (FIS), ocorre um golpe que anula as eleições.
A FIS vai para a ilegalidade. Em resposta, braços armados da FIS declaram guerra ao regime militar. A GIA (Grupo Islâmico Armado) é a facção mais violenta das que lutam por instalar um Estado islâmico na região.

Caxemira:

Situada na fronteira da Índia com o Paquistão, a Caxemira é habitada majoritariamente por muçulmanos.
O conflito remonta ao período em que os ingleses se retiraram da região, durante o período de colonização.
Antes mantinham ali o desejo de criar um estado único, agrupando povos de religiões hindu, islâmica e outros grupos menores.
Mas, com o fim da colonização, surge, em 1947, o Paquistão (islâmico) e a Índia (multiureligiosa, de maioria hindu).
A descolonização deixa ainda um barril de pólvora: a Caxemira. Na ocasião, a região era um principado de maioria muçulmana, mas governado por um príncipe hindu. Na hora de decidir para que lado iria ficar (hindu ou muçulmano), o príncipe decidiu aliar-se à Índia.
Depois disso, várias guerras eclodiram. A mais importante ocorreu entre 1947-1948, quando um terço da Caxemira fica para o Paquistão e dois terços para a Índia (uma outra pequena fração fica com a China).
Na década de 80, com o recrudescimento do fundamentalismo islâmico no mundo, os confrontos se intensificam na Caxemira indiana.
O conflito alarma a comunidade internacional em 1998, quando os dois países promovem testes de armas nucleares.
A situação ainda está em impasse: a Índia não abre mão da região. O Paquistão defende a realização de um plebiscito na Caxemira indiana. Há ainda a idéia de criar um estado independente.

Angola

Há vários componentes neste conflito que já dura 25 anos. Com a independência da antiga colônia portuguesa, em 1975, grupos locais passam a disputar o poder. São eles: o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), marxista, e a União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), maoísta.
No início o MPLA assume o governo. Tem início então uma guerrilha armada liderada pela Unita. Este conflito liga-se á Guerra Fria da seguinte forma: soldados da MPLA recebiam apoio direto de Cuba e URSS. Nesta ocasião, a Unita deixa de ser maoísta e se aproxima dos EUA, além da ajuda da África do Sul, que envia tropas para a região.
Ao mesmo tempo, há um conflito étnico entre quimbundos (a maior parte deles está associada ao MPLA) e ovimbundos (ligados à Unita). Não por acaso, esses grupos estão interessados em manter controle sobre as ricas reservas de petróleo do país e das minas de diamante, que, ainda hoje, ajudam a financiar a guerrilha.
O processo de paz ganha força com a queda do regime comunista e à pressão internacional pela retirada das tropas sul-africanas, mas o impasse se estende até hoje.

Burundi e Ruanda

O problema é antigo. Em 1885, as potências européias dividiram o continente africano entre si em várias colônias.
O território do atual Burundi ficou com a Alemanha, algo que agravou ainda mais as rivalidades entre as etnias hutus e tutsis. Ainda em minoria, os tutsis detinham o poder da monarquia na região.
Com a chegada dos alemães, os tutsis continuaram gozando de privilégios. Depois da I Guerra Mundial, o Burundi é unificado com a vizinha Ruanda. O novo território passa para as mãos da Bélgica que domina a região até 1946. Assim que os belgas deixam a região, em 1962, é declarada a independência do país como uma monarquia tutsi.
Tem início um confronto violento entre as duas etnias e, um ano depois, um golpe de Estado põe fim à monarquia, instaurando o presidencialismo. Vários golpes seguem marcando a história desse confronto.
Em 1993, oficiais tutsis fuzilaram o primeiro presidente escolhido democraticamente, o hutu Melchior Ndadaye.
Os hutus reagem, dando início a uma guerra civil que se estende até hoje. O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela assume o comando das negociações de paz, já que as tentativas anteriores fracassaram.
Em 2001, chegam a um consenso para a formação do governo provisório. As facções rebeldes chegam a um consenso para a formação da Assembléia Nacional: os hutus (85% da população) ficariam com 60% das cadeiras.
O restante ficaria com os tutsis. Haveria ainda um rodízio de presidentes das duas etnias revezando-se no poder. Mas ainda não há um acordo fechado.

DARFUR:
Abandonado pela atual ORDEM ECONÔMICA, que não vê no africano um elemento de mercado, o continente afunda-se cada vez mais na miséria, fome e instabilidade política.
A questão religiosa aflora em conflitos que esbarram em regimes ditatoriais, como na Argélia e no Sudão.
Terroristas agridem continuamente os turistas no Egito para desestabilizar o governo, que tem esta atividade como importante fator da economia.
Poucos são os países que vivem uma transição para a democracia. Com uma população inferior a 800 milhões, cerca de quase 200 milhões têm problemas com a fome.
Em sua grande maioria, as epidemias espalham-se pelo continente. Grande parte das doenças endêmicas tornaram-se epidêmicas. A AIDS avança a níveis alarmantes na África equatorial.
A população de Darfur vem enfrentando uma forte onda de violência e terror que resultou numa quantidade enorme de mortes e forçou mais de 1,5 milhões de pessoas a fugirem dos seus vilarejos destruídos em busca de segurança.
Em acampamentos improvisados por toda a região de Darfur, os deslocados estão vivendo sob a guarda de alguns dos mesmos homens armados que queimaram seus vilarejos e mataram seus familiares.
Deslocamentos em massa, condições precárias de vida e falta de comida têm um impacto grave na saúde da população. Além da violência, as principais causas de mortes são a diarréia, as infecções respiratórias e a malária.

Tibet
Localizado no centro-leste da Ásia, o Tibet é uma região de tradição budista. A prática religiosa aliada à submissão à autoridade do povo tibetano, que nunca aceitou a ocupação chinesa, que ocorre em 1950.
Uma rebelião liderada por monges budistas, em 1959, é esmagada pelas tropas chinesas, forçando o exílio do líder espiritual tibetano, o 14º dalai-lama, Tenzin Gyatso.À frente de cerca de 120 mil seguidores, ele se refugia em Dharmsala, no norte da Índia.
A causa da independência do Tibet ganha força perante a opinião pública ocidental após a concessão do Prêmio Nobel da Paz a Tenzin Gyatso em 1989.
Faz parte dos planos do governo chinês consolidar a migração de chineses han para a região e integrar a província à economia chinesa. O primeiro passo é a construção de uma ferrovia ligando Lhasa, a capital do Tibet, à cidade de Golmud, na China.


Colômbia
A guerra civil no país já dura mais de três décadas. O principal inimigo do governo é o grupo Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), guerrilha de esquerda que conta aproximadamente com 15 mil homens.
Existem ainda outros grupos armados de esquerda, com destaque para o Exército de Libertação Nacional (ELN). Em contrapartida, uma série de esquadrões paramilitares de extrema direita combate a guerrilha em diversas regiões do país. Essas milícias, financiadas por latifundiários, são contra qualquer tipo de concessão aos rebeldes. Usam de violência contra ativistas de direitos humanos, agricultores e simpatizantes de esquerda.
Juntas as guerrilhas de esquerda e as de extrema direita controlam mais de 40% do território colombiano. A situação está assim hoje devido à histórica irregularidade da distribuição de renda, resultado de um processo de crescimento econômico que beneficiou famílias dos colonizadores espanhóis, deixando à margem os nativos.
Empobrecida, uma parcela da população acabou pegando em armas contra o governo. Para piorar o quadro, o narcotráfico ajuda a financiar a guerrilha, que, em troca, permite o cultivo da coca.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

AS QUESTÕES AMBIENTAIS

ECOLOGIA
O estudo da ecologia, hoje, se confunde com o desenvolvimento econômico e suas conseqüências. Pode-se afirmar que uma nova consciência invade o mundo, até mesmo na esfera política, questionando o desenvolvimento industrial no mundo.
Foi principalmente a partir da conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo (Suécia) em 1972, que o mundo tomou consciência dos limites impostos pela natureza. Nota-se que hoje os movimentos ambientalistas no Eixo Norte já se fortaleceram. No chamado Eixo Sul, esses movimentos surgem nos anos 80, onde há o aparecimento dos "Partidos Verdes". O surgimento do chamado desenvolvimento sustentável, apesar das críticas dos ambientalistas mais atuantes, depara com o desenvolvimento tecnológico, que prevalece na sociedade contemporânea.
O debate entre estes tipos de desenvolvimento cria insegurança, levando os países do chamado Eixo Sul a uma falta de posicionamento.
Na opinião de inúmeros cientistas, a Terra pode ser comparada a um organismo vivo do qual todas as espécies fazem parte.
O mundo industrial, que não respeita a Terra como um ser vivo (Gaia), tem levado o mundo para o esgotamento de inúmeros itens.

CRISE AMBIENTAL, O QUE É?
A sobrevivência do homem, hoje, é ameaçada e exige dele uma nova consciência da relação
natureza x sociedade.
a) Consciência ecológica, do que se trata?
Sua base principal é uma nova proposta que busca a análise ambiental tentando um equilíbrio entre desenvolvimento e preservação do ambiente.
b) O que é desequilíbrio sócio-ecológico?
É a fase do mundo desenvolvido (Eixo Norte) e subdesenvolvido (Eixo Sul) retratado: ou seja, o resultado do modo pelo qual a natureza tem sido usada.
c) Propostas a Partir da Realização da ECO 92, no Rio de Janeiro
O objetivo básico foi discutir acordos internacionais sobre a questão da preservação ambiental. Procurou- se criar "uma associação global entre os países em desenvolvimento e os países industrializados, estabelecendo necessidades e interesses comuns para assegurar o futuro do planeta".
Limite básico desta conferência: encontrar um ponto de equilíbrio entre desenvolvimento e questão ambiental, e estabelecer os princípios básicos do desenvolvimento sustentável.
Fique atento às questões ambientais. Muitas delas poderão refletir na sua qualidade de vida. Lembre-se: a questão ambiental está sempre junto do seu cotidiano.
• Desmatamentos;
• Projetos ambientais: urbanísticos, agropecuários e de mineração.
Poluição do ar;
• principalmente grandes metrópoles: Inversão térmica e Ilhas de calor;
• Efeito Estufa, Destruição da camada de Ozônio, Chuvas ácidas, Lixo, Poluição dos rios.

LIXOS
• Usa-se depositá-los em algumas áreas próximas a cidades, chamadas de aterros sanitários, quase sempre sem condições adequadas para resguardar o meio ambiente.
Seus problemas principais são:
• proliferação de insetos (áreas de focos de doenças como dengue e peste bubônica).
• a contaminação do lençol freático pelo chorume, líquido escuro e ácido devido à decomposição bacteriana da matéria orgânica.
• contaminação dos solos pelos resíduos tóxicos.
• acúmulo de materiais não biodegradáveis (exemplo principal: plástico).

A questão da Petrobrás e seus desastres ecológicos de abril/99 a julho/2000, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em 15 de agosto de 2000.
Jul. 2000: Cerca de 4 milhões de litros de óleo cru vazam por duas horas da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária (PR), causando o maior acidente ambiental envolvendo
a Petrobrás nos últimos 25 anos.
Jun. 2000: 380 litros de petróleo atingem a baía de Guanabara.
Mar. 2000: 18 mil litros de óleo vazam em Tramandaí (RS) na transferência do produto de um navio para a refinaria.
Abr. 99: Cerca de 500 litros de óleo são derramados no mar devido a vazamento de óleo no terminal marítimo de Madre de Deus (região metropolitana de Salvador). Pequenas ilhas e praias da região foram atingidas.
Abr. 99: Vazamento de cerca de 5.000 litros de óleo do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), em São Sebastião, provocado por um defeito na válvula de um dos dutos da
Petrobrás. Pelo menos seis praias ficaram poluídas.
Jan. 2000: Vazamento de 1.292 toneladas de óleo provocado por uma falha em um dos dutos da Refinaria Duque de Caxias, da Petrobrás.
Dez. 99: Cerca de 2.000 litros de óleo vazam de um terminal da Petrobrás em São Luís. O óleo foi derramado por uma tubulação no porto de Itaqui.
Ago. 99: 70 mil litros de óleo combustível vazam de um duto submerso que liga a Refinaria de Manaus, da Petrobrás, e a empresa Manaus Energia.

O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. O documento prevê que, entre 2008 e 2012, os países desenvolvidos reduzam suas emissões em 5,2% em relação aos níveis medidos em 1990.O tratado foi estabelecido em 1997 em Kyoto, Japão, e assinado por 84 países. Destes, cerca de 30 já o transformaram em lei. O pacto entrará em vigor depois que isso acontecer em pelo menos 55 países.
Para os países da União Européia, foi estabelecida a redução de 8% com relação às emissões de gases em 1990. Para os Estados Unidos, a diminuição prevista foi de 7% e, para o Japão, de 6%.Para a China e os países em desenvolvimento, como o Brasil, Índia e México, ainda não foram estabelecidos níveis de redução.
Os Estados Unidos, o país que mais emite gases estufa, se retiraram do acordo em março de 2001.
O presidente Bush disse que o protocolo de Kyoto prejudicaria a economia dos EUA e seria injusto por não fixar metas de emissão de gases causadores do efeito-estufa para países como China e Índia. O documento foi assinado pelo governo Clinton, quando os EUA se comprometeram a diminuir suas emissões em 7% até 2012, em relação aos níveis de 1990.

Quem polui mais?
O título de campeão nas emissões de gases estufa é dos Estados Unidos, que sozinhos são responsáveis por cerca de um quarto da produção mundial de CO2, ou 1,48 bilhão de toneladas anuais. Além de ser o país que mais polui em termos absolutos, os EUA possuem um dos maiores índices de emissão de gás carbônico per capita. Cada habitante norte-americano corresponde a 5,5 toneladas de carbono lançadas ao ar anualmente.
O lugar do mundo com maior emissão de gás carbônico per capita são as Ilhas Virgens Norte-Americanas, no Caribe, com 33,2 toneladas anuais por habitante.O Brasil está em 17º na lista. Apesar de estar entre os 20 maiores poluidores, o país emite 78 milhões de toneladas, menos do que a vigésima parte do total dos EUA. A emissão per capita no Brasil é de 0,48 toneladas anuais.O segundo maior poluidor é a China, mais pelo tamanho de sua população do que pelo abuso nas emissões. Entre outros grandes poluidores, tanto no índice total quanto o per capita, estão Rússia, Japão, Austrália, Reino Unido, Itália e Coréia do Sul.