quinta-feira, 1 de julho de 2010

Correção dos exercícios 9º ano -África

Atividade 33 - A África do Sul e o Apartheid

1 - Alternativa A

2. na África do Sul, 27 milhões eram negros, dos quais, mais da metade estava distribuída pelos dez bantustões criados pelo governo de Pretória: seis autônomos e quatro proclamados independentes.
a) O que eram bantustões e por que foram a) criados?
Bantustões eram reservas territoriais criadas na África do Sul, para abrigar os diferentes grupos étnicos. Sua criação visava a privar a maioria negra de qualquer direito nacional e a preservar a mão-de-obra abundante e barata.
b)Por que as autoridades sul-africanas persistiam nesta política territorial não reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas)?
Essa política, cujo horizonte era a independência de todos os bantustões, constituiu uma alternativa da elite branca, ao voto universal, e terá, por conseqüência, o estabelecimento de um governo representado pela maioria populacional negra.

3 - Sobre a África do Sul, responda ao que se pede.
Quais os fatores que favoreceram a exa) pansão industrial?
A existência de reservas minerais, especialmente ouro, diamante, cobre, ferro, manganês, platina e carvão mineral, e a ocorrência de um grande potencial hidráulico no rio Orange.
b) Quais as áreas de concentração industrial?
As indústrias se concentram nos centros urbanos, principalmente na cidade de Cabo, Durban e Port Elizabeth, onde se localiza grande parte da população.
c) Qual o setor industrial que mais se destaca?
As indústrias ligadas ao setor metalúrgico.

4 - Alternativa B

5 - Alternativa C
6 - A política do apartheid foi um feito histórico que marcou a África do Sul e deixou muitas marcas recentes nesse país. É comum falar em “apartheid social”. O que significa essa terminologia e quais as referencias à política sul-africana?
O “apartheid” social é muito usado para designar a exclusão a que uma parcela da população mundial é submetida pelas condições de miséria em que vive. A referência à política sul-africana é que as pessoas são, pelas condições socioeconômicas que possuem, discriminadas de forma semelhante ao que a política do apartheid determinava.

7 - Alternativa D

Atividade 34 - Os conflitos africanos - Exercícios de Aplicação

1 - Explique por que os conflitos internos nos países africanos se intensificaram nos anos 1990, com o fim da Guerra Fria.
reCom
o fim da Guerra Fria, o alinhamento político com os países africanos não interessava mais às superpotências. Assim, os antigos aliados das superpotências perderam poder, incentivando os adversários (clãs) a lutarem pelos espaços perdidos durante a Guerra Fria.

2 - Explique por que, no “chifre da África”,os conflitos mais graves foram na Etiópia ?
A Etiópia, além de arcar com as implicações decorrentes das lutas contra a Somália e de uma prolongada seca em seu território, teve de enfrentar um conflito interno que terminou em 1993, com a independência da Eritréia.

3 - Alternativa D
4 - Alternativa E

5 - Explique as características gerais dos conflitos que ocorreram em Angola e Moçambique e suas implicações gerais para os países.
Tanto em Angola quanto em Moçambique, após a independência, os grupos que lutaram passaram a disputar o poder entre si, dando início à guerra civil. Atualmente, os dois países encontravam-se em situação de extrema pobreza.

6 - Quais os grupos étnicos envolvidos nos conflitos em Ruanda? Quais fatores relacionados ao processo colonial aumentaram a rivalidade entre os dois grupos?
Em Ruanda e Burundi, hutus e tutsis lutam pelo poder. A rivalidade entre os dois grupos aumentou durante a colonização, porque os colonizadores belgas e alemães colocaram no poder a maioria tutsi, desagradando a maioria hutu.

7 - Alternativa C

2 comentários:

FREIRES disse...

sou prof. de Geografia da rede municipal de Goiânia, Go. Meu blog: www.freiresgeografo.blogspot.com

Prof. Freires,
Abraço a todos

gui alves (pão) disse...

vlw ajudos bastente aki!