01 - Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas inferências rela¬cionadas às características da atividade filosófica:
( ) A filosofia é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica fundamental é o uso de ar¬gumentos lógicos.
( ) Os filósofos analisam e clarificam conceitos.
( ) Os filósofos ocupam-se de questões acerca da religião, da política, da arte, dentre outras, que podemos chamar vagamente “o sentido da vida”.
( )A filosofia é uma ciência da mesma forma que a biologia.
( )A radicalidade, a particularidade e a visão de conjun¬to são características fundamentais da reflexão filosófica.
Marque a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo:
a) V, V, V, V, F
b) V, V, V, F, V
c) F, F, V, V, F
d) V, F, V, V, F
e) V, V, V, F, F
A proposição 4 é falsa, pois há diferença entre o conheci¬mento filosófico e o científico, apesar de a ciência ter surgido como consequência do desenvolvimento filosófico. A propo¬sição 5 é falsa, pois a particularidade não é uma característi¬ca do conhecimento filosófico, mas sim do científico.
02 - Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles? VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Consi¬derando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
a) A verdade do mito obedece a critérios científicos de comprovação.
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimen¬to lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
c) As explicações míticas constroem-se de maneira argu¬mentativa e autocrítica.
d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
e) A verdade do mito obedece a regras universais do pen¬samento racional, tais como a lei de não-contradição.
O mito não é necessariamente um pensamento racio¬nal e lógico, já que contém muita fantasia, imaginação e crença. Porém, trata-se de uma visão de mundo e deve ser entendido enquanto tal.
03 - Todo aquele que ama o saber conhece por experiência que, quando a filosofia toma conta de uma alma, vai encontrá-la prisioneira do seu corpo, totalmente grudada a ele. Vê que, impelida a observar os seres, não em si e por si, mas por meio desse seu caráter, paira por isso na mais completa ignorância. Mas mais se dá ainda conta do absurdo de tal prisão: é que ela não tem outra razão de ser senão o desejo do próprio prisioneiro, que é assim levado a colaborar da maneira mais segura, no seu próprio encarceramento. Platão, Fédon. Brasília: UnB, 2000, p. 66.
Após analisar o texto acima, assinale a alternativa correta.
a) A ignorância é fruto da observação do que é em si e por si.
b) A filosofia para Platão é inata, não sendo necessário nenhum esforço de quem a ela se dedica para obtê-la.
c) A alma encontra-se prisioneira do corpo por desejo do próprio homem.
d) A alma do filósofo encontra-se desde o início liberta dos entraves do corpo como demonstram, claramente, a Alego¬ria da Caverna e o texto acima.
Segundo Platão, o desejo de alcançar a luz do conhe¬cimento (filosofia) deve ser do próprio homem; é ele quem deve romper a barreira das sombras, da ignorância, a fim de buscar a verdade no mundo das ideias.
04 - De acordo com a filosofia de Aristóteles, considere o trecho a seguir e marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
Diferente de seus predecessores, Aristóteles considera que a essência verdadeira das coisas naturais e dos seres humanos e das suas ações não está em um mundo inteligível, separado do mundo sensível, onde as coisas naturais existem e onde vivemos. As essências, diz Aristóteles, estão nas próprias coi¬sas, nos próprios homens e nas suas ações e é a tarefa da filosofia conhecê-las ali mesmo onde existem e acontecem. Como conhecê-las? Partindo das sensações para alcançar a intelecção.CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 2002. p. 217
1.(F) Segundo Aristóteles, as essências das coisas são meras ficções do pensamento, expressas em palavras, uma vez que no mundo real só existem seres singulares.
2.(V) Um dos predecessores de Aristóteles de que fala o texto de Platão.
3.(V) O conhecimento de idéias gerais se faz por abs¬tração: a partir das realidades singulares, o pensamento identifica o que há de universal nelas.
4.(F) Somente os seres humanos possuem essência, que é a sua alma.
A primeira proposição é falsa, pois, para Aristóteles, como o próprio texto afirma, a essência das coisas e do homem está contida nas próprias coisas e no próprio ho¬mem, daí a necessidade de se reconhecer a importância dos sentidos. A quarta proposição também está errada por dois motivos: segundo Aristóteles, tudo no mundo possui sua essência, sua finalidade; além disso, a essência humana não é necessariamente a sua alma, como queria Platão.
05 - (UFU-MG) No que diz respeito a todas as coisas que com¬preendemos, não consultamos a voz de quem fala, a qual soa por fora, mas a verdade que dentro de nós preside à própria mente, incitados talvez pelas palavras a consultá-la. Quem é consultado ensina verdadeiramente, e este é o Cristo, que habita, como foi dito, no homem interior, isto é: a virtude incomutável de Deus, a sempiterna sabedoria, que toda alma racional consulta, mas que se revela a cada um quanto é per¬mitido pela sua própria boa ou má vontade. Agostinho, Do Mestre, XIV. Citado em: INÁCIO, I. C. e LUCA, T.R. O pensamento medieval. São Paulo: Ática, 1988, p. 74.
O trecho acima, de Santo Agostinho (354-430), mos¬tra como esse pensador concebia o processo de aquisição do conhecimento verdadeiro. Após ler esse texto, marque para as afirmativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
(F) Para conhecer verdadeiramente, o homem precisa somente conhecer a Bíblia.
(V) Para elaborar a doutrina da iluminação divina, Agostinho combinou elementos da fé cristã com elementos da filosofia de Platão.
(V) Segundo a doutrina da iluminação, os ser humano é incapaz de conhecer a verdade usando tão somente a força da razão natural.
(F) Santo Agostinho rejeitou, em suas obras, qualquer possibilidade de compreensão racional dos mistérios da fé cristã.
De acordo com Santo Agostinho, o verdadeiro conheci¬mento advém de Cristo, que habita o interior de cada ser humano, o que anula a primeira proposição. Ainda segundo esse filósofo-teólogo, a razão é um instrumento a serviço da fé, ou seja, um meio para se chegar aos mistérios da fé cristã, o que ressalta, portanto, a sua importância.
06 - Quanto ao conceito de indústria cultural, é correto afirmar:
I - A indústria cultural produz bens cultu¬rais como mercadorias.
II - O objetivo da indústria cultural é esti¬mular a capacidade crítica dos indivíduos.
III - A indústria cultural cria a ilusão de fe¬licidade no presente e elimina a dimensão crítica.
IV - A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive.
Assinale a alternativa correta.
a) II, III e IV estão corretas.
b) I, II e III estão corretas.
c) I, III e IV estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) II e III estão corretas.
Ao contrário, os jornais, as revistas, o rádio, a televi¬são, o cinema, e hoje a internet servem como veículos de propagação da indústria cultural e esta faz cada vez mais uso dos anúncios pu¬blicitários, para criar o desejo de consumo e não fazer o indivíduo pensar, escolher por si mesmo. É por essa razão que empregaremos o termo indústria cultu¬ral. Esta indústria incentiva o consumo de uma cultura padronizada na forma de idéias, gostos, hábitos, formas de vestir e tudo o que faz parte da cultura.
07 - Relacionando democracia e meios de co¬municação de massa, aponte a alternativa correta.
a) Não há qualquer relação entre a atuação da imprensa e a defesa dos interesses de classe dos proprietários dos meios de produção e dos meios de comunicação de massa.
b) A concentração da propriedade de emissoras de rádio, televisão, jornais e editoras nas mãos de grupos empresariais restritos revelam como, numa sociedade democrática, as pessoas dotadas de com¬petência e competitividade obtêm suces¬so econômico.
c) A concentração da propriedade dos meios de comunicação nas mãos de certos gru¬pos empresariais tende a lhes proporcio¬nar maior capacidade tecnológica para fazer circular, democraticamente, as informações, funcionando, assim, como garantia do exercício da cidadania.
d) Não passa de um mito a afirmação segun¬do a qual os meios de comunicação de massa são porta-vozes dos interesses da coletividade, já que, no fundo, eles estão subordinados à lógica do capital que do¬mina o mundo da mercadoria.
Não podemos ser ingênuos a ponto de ignorar que esses veículos de comunicação, além de transmitirem diversão e informação, afirma¬m e consolidam ideologias e criam necessidades e hábitos de consumo.
Comunicação
Sigo o anúncio e vejo/Em forma de desejo o sabonete/ Em forma de sorvete acordo e durmo/ Na televisão/ Creme dental, saúde, vivo num sorriso o paraíso/ Quase que jogado, impulsionado no comercial/ Só tomava chá/ Quase que forçado vou tomar café/ Ligo o aparelho vejo o Rei Pelé/ Vamos então repetir o gol/ E na rua sou mais um/ cosmonauta patrocinador/ Chego atrasado, perco o meu amor/ Mais um anúncio sensacional/Ponho um aditivo dentro da panela, a gasolina/ Passo na janela, na cozinha tem mais um fogão/ Tocam a campainha, mais uma pesquisa e eu respondo/ Que enlouquecendo já sou fã do comercial... Edson Alencar e Hélio Matheus
08 - Faça a relação entre indústria cultural e consumo.
A indústria cultural estimula o consumo por meio de propagandas que transmitem ide¬ais de felicidade, satisfação e sucesso.
09 - Considerando a canção apresentada, de que maneira a indústria cultural direciona os hábitos e modifica a cultura dos indivíduos?
O direcionamento, a criação e a aquisição de hábitos e a mudança de padrões culturais são exeqüíveis por meio do uso dos meios de comunicação de massa, aliados aos recursos tecnológicos, que lançam maciças e atrativas campanhas publicitárias.
10 - Considere os fragmentos: Só tomava chá / quase que forçado vou tomar café. Diga o que você entendeu.
A insistência da propaganda e dos ideais nela veiculados condicionaram, à força, a mudança do hábito de se tomar chá para se tomar café.
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