sábado, 6 de março de 2010

Exercícios extras do 1º bimestre para o 1º ano

1 - Por que o espaço geográfico é dinâmico?
Por que ele é construido e desconstruido constantemente, de acordo com as condições materiais e tecnológicas de cada época.

2 - Por que ele é o efeito da dinâmica de ação do homem (ou trabalho) sobre a natureza, conforme sua evolução histórica e tecnológica e os seus costumes.
O espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deteriorização de um edifício ou monumento é considerado uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas. O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.

3 - Compare o período Paleolítico com o Neolítico da Pré-História, quando às atividades humanas e às relações entre o homem e a natureza.
No Paleolítico, as condições tecnológicas eram muito precárias. O homem vivia do que a natureza lhe oferecia. No Neolítico, após a chamada "Revolução do Neolítico" o homem passou a construição ferramentas mais eficazes, dominou a agricultura e domesticou animais. Isso diminui sua dependência da natureza.

4 - De que modo avançou, cada vez mais, o conhecimento humano através dos tempos?
Através da acumulação de saberes. O homem é o único animal que consegue passar seus conhecimentos de uma geração a outra. Ou seja, o conhecimento que temos hoje é o resultado da contribuição de inúmeras gerações.

5 - Por que o trabalho pode ser definido também como um fazer produtivo?
É através do trabalho que o homem é capaz de construir e desenvolver tudo aquilo que é indispensável à sua sobrevivência. O termo “trabalho” significa todo esforço físico e mental humano com finalidade de produzir algo útil a si mesmo ou a alguém.

6 - Relacione o trabalho com as técnicas e as modificações introduzidas na natureza pelo homem.
O surgimento do homem, desde o mais primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico. Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano.
7 - Como e para que o capitalismo promoveu a divisão de trabalho?
O modo capitalista de produção percebeu que separar os trabalhadores em atividades permitia uma aceleração da produção, o que resultou no surgimento das funções: cortador, colador, moldador, ferramenteiro, carpinteiro, soldador.

8 - Demonstre as relações entre a divisão de trabalho e o aumento da produtividade humana.
A divisão do trabalho promoveu a especialização. Homens que passaram a realizar apenas uma função. Assim, sua produtividade aumentou enormemente.

9 - Qual é a postura do homem frente à natureza numa sociedade antiga ou tradicional?
As sociedades primitivas organizavam-se de tal maneira a garantir o consumo necessário e suficiente à sobrevivência do grupo. A vida era regulada também pelo rito mágico, associado á primeiras interpretações do homem para os fenômenos naturais [...] os primeiros agrupamentos sociais praticavam uma economia marcada pela sobrevivência simples e o homem dessa época, temeroso das manifestações do mundo natural, caracteriza-se por enxergar fenômenos naturais com espanto e os atribui a seres mitológicos envoltos em indecifráveis mistérios.

10 - Como a natureza e o trabalho se transformaram em mercadorias?
Com o tempo e a dinâmica própria das sociedades humanas, bem ainda com o desenvolvimento de técnicas e a melhor utilização de utensílios, as primitivas sociedades de subsistência foram se transformando em agrupamentos diferenciados, nos quais a produção de alimentos ultrapassava as necessidades imediatas do grupo, gerando excedentes além de suas capacidades naturais de consumo.

11 - O que representa o espaço geográfico? Como e para que ele é criado?
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem, pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.

12 - Por que o espaço geográfico é desigual sob o ponto de vista social e econômico?
Por que cada sociedade tem sua própria dinâmica técnica, social e econômica
13 - Demonstre como o Estado capitalista intervencionista organiza o espaço geográfico?
O intervencionismo crescente do Estado, utilizando o planejamento econômico, entre cujos componentes se inclui o planejamento territorial e a mundialização da economia.
Ele divide o espaço em áreas centrais(países ricos), áreas em desenvolvimento e áreas pobres.
14 - Através de que meios o homem condiciona a organização do espaço geográfico atual?
Com o avanço tecnológico, o homem criou uma série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza, máquinas e equipamentos facilitaram a vida do homem e dinamizaram o processo de exploração de recursos, como os minerais, além do desenvolvimento de toda produção agropecuária com a inserção de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e muitos outros.

15 - Até que ponto o homem é condicionado ou limitado pelas forças da natureza ou meio ecológico?
Até o ponto em que suas técnicas para vencê-la forem insuficientes.

2 comentários:

Carolina Klock C. Ferreira disse...

Aqui o meu texto que eu te falei, Wellington. Não repara no palavreado, foi só mais uma postagem no blog, nem foi "didático", haha.
http://ditameinfame.blogspot.com/2009/12/mare.html

Unknown disse...

Me ajudou bastante nos meus deveres de ciências