sexta-feira, 19 de março de 2010

avaliação 1º ano ensino médio 1ª Março

1) Estabeleça a relação entre o movimento de rotação da terra com o fato de existirem diferentes horários em nosso planeta.
Existem diferentes fusos horários devido ao movimento de rotação da Terra , já que ela é esférica , algumas partes são atingidas pela luz solar antes do que outras.

2)Fuso horário e horário de verão são a mesma coisa? Justifique.
Não. Fuso horário é diferença de horário entre os meridianos tendo como ponto zero o meridiano de Greenwich, lembrando que para Oeste as horas diminuem e para Leste as aumentam. Já o horário de verão é um sistema adotado por alguns estados de adiantarem seus relógios em uma hora com a intenção de prolongarem o dia, assim aproveitando ao máximo a luz solar e também economizando energia. Lembrando que no Brasil não são todos os estados que adotam o horário de verão, são os estados da região Sul, Sudeste e Centro-oeste.

3 - Sabendo-se que são 12 horas em São Paulo, localizada no segundo fuso horário brasileiro, que horas serão na cidade de Manaus, localizada no terceiro fuso horário brasileiro? O território brasileiro possui 3 fusos diferentes (-2.-3,-4 em relação ao meridiano inicial). São Paulo, assim como Brasília (possui a hora oficial do Brasil), fica a -3. Manaus fica a -4 e assim sendo, possui uma hora a menos do que São Paulo. Serão então 11 horas.

4 - Um avião parte de Brasília rumo a Rio Branco, no Acre. O tempo de vôo é de 3 horas. Partindo às 16 horas, o avião deverá chegar às:
Obs: chegada no horário local e não considere o horário de verão.
a) 16 horas
b) 17 horas
c) 18 horas
d) 19 horas
e) 20 horas

5 - Um navio que, navegando pelo Atlântico, cruza o Trópico de Câncer e segue do norte para o sul, de tal forma que, observando-se no mapa, a trajetória percorrida é representada como uma reta.Esse percurso descrito no enunciado revela que o navio…
I – Seguirá passando por latitudes cada vez maiores até cruzar a linha equatorial.
II – Estará modificando constantemente a latitude, porém permanece na mesma longitude.
III – Estará se aproximando cada vez mais do meridiano de origem.
IV – Estará navegando pelas águas do hemisfério austral.
V – Estará se distanciando cada vez mais do círculo polar ártico.
Estão corretas as afirmações:
a) II e V, apenas.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II e III, apenas.
e) III, IV e V.

6 - Observe os mapas.
A respeito destas projeções cartográficas é correto afirmar que
(A) na projeção de Mercator, os meridianos e os paralelos são linhas retas, que se cortam em ângulos retos, provocando distorções mais acentuadas nas áreas continentais de baixas latitudes.
(B) a de Peters é frequentemente apontada como uma projeção que expressa o poderio do Norte sobre o Sul, visto que superdimensiona as terras do Norte.
(C) a de Peters é muito útil na navegação, pois respeita as distâncias e os ângulos, embora não faça o mesmo com o tamanho das superfícies.
(D) a projeção de Mercator é, comumente, utilizada em cartas topográficas e, no Brasil, é adotada como base do sistema cartográfico nacional.
(E) a projeção de Peters utiliza a técnica de anamorfose, o que explica o alongamento dos continentes no sentido Norte – Sul, mantendo a fidelidade à proporção de áreas.

7 - O saber geográfico está presente hoje na tomada de grande parte das decisões e nas muitas questões que afetam o futuro da humanidade. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um saber geográfico

(a)organização de estratégias de guerra por parte dos estados nacionais
(b)discussão de questões ligadas á preservação do meio ambiente
(c)compreensão da organização regional nacional e mundial
(d)compreensão dos aspectos da natureza tais como o clima, a vegetação e o relevo
(e)domínio de técnicas medicinais que visam á cura de doenças infecto-contagiosas

8 - Pucrs) Um viajante saiu da Austrália para o Brasil atravessando a LID (Linha Internacional da Data - 180°). No meridiano 175° Leste, o seu relógio estava marcando 13 horas do dia 21 de setembro.
Quando chegar a um lugar a 178° Oeste, legalmente, que horas e dia serão para esse viajante?
a) 13 horas do dia 20 de setembro.
b) 13 horas do dia 21 de setembro.
c) 11 horas do dia 20 de setembro.
d) 12 horas do dia 21 de setembro.
e) 12 horas do dia 20 de setembro.

9 - Uma das características mais importantes do espaço geográfico é que ele
(a)é semelhante em toda a superfície terrestre
(b)sofre cada vez menos influência da tecnologia
(c)tem total dependência da natureza
(d)está em constante transformação
(e)depende cada vez menos das relações sociais

10 - Como é denominada a escala de um mapa representada na forma: 1:20.000?
(a)Gráfica
(b)Distancial
(c)Numérica
(d)Altimétrica
(e)Angular

11 - Nos mapas topográficos, as curvas de nível permitam visualizar a
(a)legenda
(b)longitude
(c)latitude
(d)altitude
(e)escala

12 - A integração entre as regiões brasileiras ocorreu devido ao crescimento do processo de industrialização que, desde seu início, esteve concentrado na região.
(a)Nordeste.
(b)Sudeste.
(c)Norte.
(d)Centro-Oeste.
(e)Sul.

13 - (UERJ) Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (...) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas. MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.
Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.
Para deslocar-se seqüencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor
distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:
a) Leste – Norte – Oeste
b) Oeste – Norte – Leste
c) Leste – Noroeste – Leste
d) Oeste – Noroeste – Oeste

14 - (UFMA) A figura abaixo representa uma rede geográfica de uma determinada área da superfície terrestre. Quais as coordenadas geográficas das cidades A e B, respectivamente?
20º 30’ de longitude leste; 2º 00’ de latitude sul e 22º 00’ de longitude leste; 0º 30’ de latitude sul

15 - (UCS-RS) Quando observamos o céu, temos a impressão de que nosso planeta está parado e que os outros astros é que se movem. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos, que afetam nossas vidas. O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre, por exemplo, determinam a desigualdade na distribuição de luminosidade e calor na Terra, conforme os períodos do ano.
Assinale a alternativa, no quadro abaixo, que apresenta corretamente os dados do movimento de translação com relação às estações do ano.
B

16 - (UESPI) Observe a figura e as afirmações a seguir.

1. A inclinação do eixo da Terra não é uma das causas principais do mecanismo das estações do ano verificadas nas áreas de latitudes médias.
2. A situação indicada na figura corresponde à época em que o Hemisfério Boreal se encontra no verão.
3. Na época considerada na figura, o Pólo Sul encontra-se na Grande Noite Polar, ocasião em que as temperaturas baixam consideravelmente.
4. Um observador que esteja situado no ponto A verá o Sol nascer antes do observador B, que se encontra ao Sul do Equador geográfico.
Estão corretas apenas:
a) 1 e 4
b) 2 e 3
c) 1 e 2
d) 1 e 3
e) 2, 3 e 4

17 - (UNICAMP) "Nos primeiros dias do outono subitamente entrado, quando o escurecer toma uma evidência de qualquer coisa prematura, e parece que tardamos muito no que fazemos de dia, gozo, mesmo entre o trabalho quotidiano, essa antecipação de não trabalhar..."
(Fernando Pessoa, "Livro do Desassossego". Campinas: Editora da Unicamp, 1994, vol. II, p. 55).
Compare as características do outono em Portugal (terra natal de Fernando Pessoa) com o outono da região nordeste do Brasil.
As estações ocorrem, em datas diferentes pois são localizadas em hemisférios opostos. O outono em Portugal, hemisfério norte, entre 23 de setembro e 21 de dezembro possui temperaturas amenas e marca o início das chuvas do inverno mediterrâneo. A Região Nordeste, no hemisfério sul, tem outono entre 21 de março e 21 de junho marcado pelo início do período chuvoso, importantes para o Sertão.

18 - (PUCRIO) Levando-se em consideração que, no dia em que esta foto foi tirada, o Sol se pôs exatamente atrás da estátua do Cristo Redentor, podemos AFIRMAR que:

a) o Pão de Açúcar está situado ao norte da parte frontal da estátua do Cristo Redentor.
b) o braço direito do Cristo Redentor está apontando para a direção sul.
c) o leste está na direção da parte de trás da estátua do Cristo Redentor.
d) a enseada de Botafogo está ao sul da parte frontal da estátua do Cristo Redentor.
e) o braço esquerdo do Cristo Redentor está apontando para a direção oeste.

19 - (UFJF) Em Geografia, o que representa o espaço concreto dominado e apropriado por uma sociedade ou por um Estado e identificado pela posse é:
a) a natureza.
b) a paisagem.
c) a região.
d) o lugar.
e) o território.

20 – Observe a imagem.
Relacione o uso dos barcos a vela com as mudanças na cartografia e no conhecimento geográfico da Terra no início da Idade Moderna.
O início da Idade Moderna foi caracterizado pelas Grandes Navegações (XV - XVI) promovidas inicialmente pelas nações ibéricas, utilizando os barcos a vela, revolucionários para a época, pois possibilitavam a ampliação das distâncias e portanto das áreas conhecidas.

21 - (PISM 2003) Observe a figura, na qual algumas pessoas estão observando o pôr-do-sol:
Levando-se em consideração os pontos cardeais, marque a alternativa CORRETA:
a) Lucas localiza-se ao sul de Pedro.
b) Rafael localiza-se a leste de Maria.
c) Pedro localiza-se ao norte de Rafael.
d) Maria localiza-se a oeste de Lucas.
e) Lucas localiza-se a oeste de Rafael

22 - (PAS 2007) Um elemento bastante utilizado em Cartografia é a escala, que nada mais é que um procedimento matemático para estabelecer relação entre uma distância real e uma distância gráfica. Tendo as informações abaixo:
• Cidades A e B como referência em um mapa;
• Distância entre as duas cidades = 20 milímetros em linha reta, no mapa.
• Escala utilizada no mapa – 1:25 000 000
A distância real entre as cidades, a distância medida no mapa e o tipo de escala utilizado são, respectivamente,
(A) exatamente 250 km, 500 cm, e escala gráfica.
(B) aproximadamente 125 km, 2 m, e escala explícita.
(C) aproximadamente 500 km, 2 cm, e escala numérica.
(D) exatamente 225 km, 15 cm, e escala gráfica.

23 - Qual projeção encontra-se representada neste mapa?
a) Projeção plana: valorizando as áreas polares e de médias latitudes e deformando as áreas de baixas latitudes.
b) Projeção cônica: mostra melhor as áreas do hemisfério sul, distorcendo as regiões do hemisfério norte.
c) Projeção cilíndrica de Mercator: quanto maior a altitude, maior será a deformação da área, ampliando os países situados em áreas temperadas.
d) Projeção cilíndrica de Peters: é do tipo equivalente e a intenção é mostrar as dimensões reais das superpotências reduzidas e o hemisfério sul na parte central.

24 - Considere este desenho que explora a rosa dos ventos:
a) O personagem encontra-se situado entre:
b) o ponto cardeal oeste; entre os colaterais NO e SO e aos subcolaterais, que não se encontram registrados: ONO e OSO.
c) O ponto cardeal leste; entre os colaterais NE e SE e aos subcolaterais, que não se encontram registrados: ENE e ESE.
d) o ponto cardeal oeste; entre os colaterais NE e SO e aos subcolaterais, que não se encontram registrados: ENO e OSE.