sexta-feira, 19 de março de 2010

avaliação 2º ano 1ª março

01 - É consequência, ou efeito colateral, do processo de globalização:
a) estados cada vez mais fortes e centralizadores.
b) diminuição do comércio internacional.
c) concentração de renda em todos os níveis.
d) diminuição dos conflitos mundiais.
e) maiores investimentos em pesquisas para qualidade de vida.

02 - A proposta política que acompanha a globalização das relações internacionais e que prega uma menor influência do Estado nas questões econômicas é conhecida como:
a) globalismo político.
b) neoliberalismo.
c) social democracia.
d) capitalismo de Estado.
e) socialismo político.

03 - Não podemos considerar como consequência da globalização:
a) a melhor distribuição de rendas entre países e pessoas.
b) o aumento do número de transnacionais.
c) o fortalecimento de empresas em relação aos Estados.
d) a formação de blocos econômicos por todo o planeta.
e) o surgimento de produtos mundiais (globais).

04 - A política neoliberal chegou ao auge com a globalização das relações mundiais. O neoliberalismo não prega:
a) o fortalecimento dos Estados e a ampliação de sua atuação.
b) aumento dos benefícios assistenciais oferecidos à sociedade.
c) a criação de um governo mundial para decidir sobre assuntos importantes.
d) menor atuação do Estado em assuntos econômicos.
e) a militarização das relações internacionais no planeta.


05 - A lógica da economia global e a exclusão social. Revista de Estudos Avançados, set/dez 1998.)
A análise do texto e da tirinha permite afirmar:
a) o texto aborda o desemprego típico do taylorismo-fordismo. A partir dele, valorizou-se mais a estatística relativa ao número de trabalhadores sem emprego, à qual a tirinha faz referência.
b) na tirinha, a personagem Mafalda faz alusão ao desemprego enquanto indicador econômico-estatístico. O texto demonstra que a lógica da globalização reduz a oferta de empregos e amplia a exclusão social.
c) o texto aponta o aumento da informalidade, o que amplia a taxa de desemprego referida na tirinha, visto que o trabalhador informal pertence exclusivamente à população inativa.
d) o aumento da taxa de desemprego referida na tirinha aumenta a pobreza e a exclusão social, sobretudo em países desenvolvidos, onde o avanço tecnológico mais intenso é responsável pelo desemprego conjuntural.
e) a lógica da globalização é fracionar e dispersar as atividades produtivas no espaço e não reduzir os postos de trabalho. Assim, as regiões que recebem muitos investimentos diretos não apresentam aumento da taxa de desemprego à qual a tirinha faz referência.

06 - (UCS-RS) No período histórico que se estende entre os séculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidação dos Estados Nacionais, a doutrina econômica dominante foi o mercantilismo.
Assinale a alternativa que apresenta uma de suas características.
a) Laissez-faire ou liberdade de comércio e de produção: o Estado não deveria intervir nas atividades econômicas ou, no máximo, poderia atuar de forma subsidiária e complementar em setores cuja exploração não fosse lucrativa ou não interessasse aos particulares.
b) Livre-câmbio: pregava a abolição das tarifas alfandegárias protecionistas, defendendo que cada país deveria se especializar na produção daqueles artigos que pudesse produzir em melhores condições que os outros, dando início à divisão internacional do trabalho.
c) Inviolabilidade da propriedade privada: a propriedade privada era um direito natural do ser humano, sagrado e inviolável, e o que fosse herdado ou adquirido conferia ao indivíduo o direito de usá-lo em seu proveito.
d) Liberdade de contrato: o montante do salário e a extensão da jornada de trabalho deveriam ser fixados livremente através de negociação direta entre o empregador e o empregado, sem nenhuma interferência do governo, da legislação ou dos sindicatos.
e) Balança Comercial Favoráve l: o esforço era para exportar mais do que importar; dessa forma entrariam mais moedas do que sairiam, deixando o país em boa situação financeira.


07 - (FUVEST) "Da armada dependem as colônias, das colônias depende o comércio, do comércio, a capacidade de um Estado manter exércitos numerosos, aumentar a sua população e tornar possíveis as mais gloriosas e úteis empresas."
Essa afirmação do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o caráter do:
a) liberalismo.
b) feudalismo.
c) mercantilismo.
d) escravismo.
e) corporativismo.

08 - (IBMECSP) Assinale a alternativa correta sobre as modificações ocorridas no mundo do trabalho a partir da Revolução Industrial:
a) Desde o início da industrialização sindicatos e partidos comunistas já se colocavam à frente dos operários para reivindicar melhores condições de trabalho.
b) Os artesãos foram desaparecendo à medida que o número de trabalhadores fabris aumentava pela multiplicação das máquinas.
c) Havia profundas diferenças entre os operários das fábricas e os artesãos, pois estes últimos estavam estabelecidos no campo de onde forneciam seus produtos para as cidades.
d) Apesar das privações passadas pelos operários a presença constante dos patrões dentro das fábricas aliviava as tensões grevistas.
e) As condições de trabalho do campo e da cidade eram as mesmas, existindo em ambas a figura do capataz, o regime de privações, e a igreja como refúgio espiritual.

09 - (IBMECRJ) "A expressão Revolução Industrial tem sido utilizada para designar um conjunto de transformações econômicas, sociais e tecnológicas que teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Em pouco tempo, essas mudanças afetariam outros países da Europa e outros continentes, alterando definitivamente as relações entre as sociedades humanas." FIGUEIRA, D. G. "História". São Paulo: Ática, 2005. p. 193.
Sobre esse tema são feitas as seguintes afirmativas:
I - A produção de tecidos foi um dos primeiros setores a desenvolver o processo industrializador.
II - Ao aumentar a produtividade de cada trabalhador, aumentou a oferta de mercadoria e, por consequência, possibilitou uma redução nos preços dos produtos.
III - O sucesso da Revolução Industrial foi tão significativo que originou um apoio à utilização de máquinas, processo que ficou conhecido como ludismo.
Assinale:
a) Se apenas a afirmativa I for correta.
b) Se apenas a afirmativa II for correta.
c) Se apenas a afirmativa III for correta.
d) Se as afirmativas I e II forem corretas.
e) Se as afirmativas II e III forem corretas.

10 - (PUCMG) As mudanças do sistema capitalista a partir de 1870/1880, nas sociedades mais industrializadas, tiveram como característica principal:
a) Fortalecimento da democracia como regime mais racional na condução dos povos civilizados.
b) Fortalecimento das práticas de livre-cambismo devido à concorrência perfeita desenvolvida no capitalismo da época.
c) Aumento da concentração e da centralização do capital monopolista dentro da lógica do imperialismo.
d) Aparecimento de uma nova esquerda, fundadora de uma ética mais humanista e voltada para os interesses populares.

11 - (PUCRJ) "... A natureza distribuiu desigualmente no planeta os depósitos e a abundância de suas matérias-primas; enquanto localizou o gênero inventivo das raças brancas e a ciência da utilização das riquezas naturais nesta extremidade continental que é a Europa, concentrou os mais vastos depósitos dessas matérias-primas nas Áfricas, Ásias tropicais, Oceanias equatoriais, para onde as necessidades de viver e de criar lançariam o clã dos países civilizados. Estas imensas extensões incultas, de onde poderiam ser tiradas tantas riquezas, deveriam ser deixadas virgens, abandonadas à ignorância ou à incapacidade? (...) A humanidade total deve poder usufruir da riqueza total espalhada pelo planeta. Esta riqueza é o tesouro da humanidade ... " (SARRAUT, A. "Grandeur et Servitude Coloniales". Paris, 1931, pp.18 e 19)
O documento acima se refere à "Era do Imperialismo", ocorrida no final do século XIX e início do século XX, quando os países capitalistas conseguiram dominar a África e grande parte da Ásia.
A partir do texto acima e de seus conhecimentos a respeito do assunto:
INDIQUE a ideia central que o documento apresenta como justificativa para o Imperialismo europeu.
O documento apresenta como justificativa para o Imperialismo europeu a desigual distribuição das riquezas e matérias primas no mundo, concentradas na África, Ásia e Oceania, áreas habitadas por "raças incultas, ignorantes e incapazes" de usufruir destas riquezas; e a escassez destes produtos na Europa, habitada pela raça branca, superior pela sua maior capacidade intelectual, inventividade e domínio científico, que a capacitariam para o melhor usufruto destas riquezas. Como estas riquezas são vistas como domínio de toda humanidade, o texto defende, então, o direito ao usufruto comum das mesmas.

12 - (UNIFESP) "A partir da Conferência [de Berlim, em 1885, a corrida ao continente africano foi acelerada, num gesto inequívoco de violência geográfica por meio da qual quase todo o espaço recortado ganhou um mapa para ser explorado e submetido a controle. A demarcação das fronteiras prosseguiu, estendendo-se até depois da Primeira Grande Guerra".
(Leila Leite Hernandez. "A África na sala de aula". São Paulo: Selo Negro Edições, 2005.)
Relacione o expansionismo europeu no século XIX e seus objetivos na colonização da África.
O expansionismo europeu do século XIX, decorreu das demandas geradas pela Segunda Revolução Industrial e do Capitalismo Monopolista. Ao colonizarem territórios na África e na Ásia (neocolonialismo), as potências industriais buscavam fontes de matérias-primas, novos mercados consumidores e áreas para a expansão de capitais. No caso das potências européias, pode-se acrescentar ainda a busca de áreas para geração de trabalho e envio de excedentes populacionais, objetivando evitar tensões sociais motivadas pela crise de superprodução verificada na década de 1870.

13 - (UFSJ) Concentração de capital em grandes conglomerados de empresas (trustes e cartéis), a emergência da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais e uma nova base tecnológica fundamentada na eletricidade, no motor a explosão e na Química.
As características acima correspondem ao período da história da economia mundial denominado
a) Capitalismo mercantil.
b) Escravismo colonial.
c) Capitalismo monopolista.
d) Capitalismo globalizado.

14 - Uma das maiores preocupações da OMC é combater o chamado protecionismo, que se caracteriza por uma série de medidas postas em práticas por diversos países.
a) O que significa OMC?
Organização Mundial de Comércio
b) Qual órgão ela substituiu?
Gatt (Acordo Geral de Tarifas)

15 – Quais são os países que fazem parte do G8?
EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia.

16 - (Umtm) Observe o mapa a seguir para responder a questão.
Os países destacados no mapa constituem
a) a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) aliança militar anti-terrorista que reúne as maiores potências do Hemisfério Norte.
b) a Zona do Euro, que reúne países nos quais a moeda da União Européia pode circular e ser aceita junto com a moeda local.
c) os países da OCDE(Org. para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cuja missão é auxiliar economicamente os países mais pobres do globo.
d) o G8 (Grupo dos Oito), bloco que une os sete países com as maiores economias do globo, além da Rússia, admitida em 1997 por sua importância geopolítica.
e) os países desenvolvidos industrializados, que se caracterizam pelo alto investimento em tecnologia e por apresentarem alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

17 - Leia o texto Disneylândia para responder as 2 próximas questões..
1 - “Filho de imigrantes russos casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México.
2 - Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo.
3 - Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique.
4 - Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano.
5 - Literatura Grega adaptada para crianças chinesas da comunidade européia.
6 - Relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
7 - Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe na baixada fluminense.
8 - Filmes italianos dublados em inglês com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.
9 - Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtêm visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.” Disneylândia, In TITÃS, Titanomaquia, WEA, 1993.

(Unifal) Esses nove “versos” são do texto Disneylândia, cuja música é dos Titãs em parceria com Arnaldo Antunes. Marque a alternativa que apresenta características do espaço geográfico mundial no período atual da globalização e que podem ser identificadas nos versos enumerados acima.
A) Todos os versos tratam de características do espaço geográfico mundial na década de 1990, quando se intensificou a globalização do capitalismo, mas essas características não existem mais.
B) Os versos 3, 8, 6 e 9 referem-se à circulação de pessoas que buscam trabalho e melhores condições de vida, migrando dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos. Os demais versos tratam todos da produção e circulação de bens materiais.
C) Os versos referem-se a um mundo em movimento intenso, com maior circulação de pessoas, informações, capitais e de mercadorias, tanto bens materiais como culturais, em diferentes lugares, países e regiões do globo. Porém o verso de número 9 contraria a idéia de “um mundo sem fronteiras”.
D) Os versos 2, 4, 6 e 9 não estão relacionados ao fim das fronteiras nacionais para a livre circulação de mercadorias e pessoas pelo mundo.

18 - (UFOP) “São as empresas globais e não as nações que definem as estratégias globais nas quais as atividades são localizadas em muitos países.” (PORTER, M. E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993, apud JANSEN et al. Estratégias de sobrevivência para pequenas e médias empresas em ambientes globalizados: um estudo de caso do setor eletroeletrônico. Gestão & Produção, v. 12, n. 13, p. 405-416, set./dez. 2005).
A afirmativa transcrita acima expressa uma opinião corrente acerca do atual processo de globalização da economia. Sobre essa questão, assinale a afirmativa incorreta.
a) A economia mundial conseguiu tornar-se verdadeiramente global com base na nova infra-estrutura, propiciada pelas tecnologias da informação e da comunicação.
b) As nações subdesenvolvidas estão criando restrições à entrada de capitais por meio de barreiras comerciais e do aumento da regulamentação dos seus mercados financeiros e de trabalho.
c) O processo atual de mundialização da economia capitalista é acionado pelas corporações transnacionais, apoiadas pelos governos dos países capitalistas centrais.
d) Um fator determinante para a incorporação ao processo de globalização econômica é a adoção de políticas de desregulamentação e de liberalização postas em prática pelos governos e pelas instituições internacionais.

19 - (IBMECRJ) Desde o início dos anos 80 o mundo assiste a uma "onda neoliberal" em toda a economia, processo que hoje vive uma crise de proporções ainda indefinidas. Sobre o neoliberalismo são feitas as seguintes afirmativas:
I - Cabe ao Estado, nesse processo, o papel de gestor e interventor.
II - Desprezar qualquer tipo de preocupação com os gastos públicos é uma característica marcante do neoliberalismo.
III - A ocorrência de fusões de empresas e bancos permitiu o surgimento das empresas transnacionais, atuantes nos mais diversos setores da economia.
Assinale:
a) Se apenas a afirmativa I for correta.
b) Se apenas a afirmativa II for correta.
c) Se apenas a afirmativa III for correta.
d) Se as afirmativas I e II forem corretas.
e) Se as afirmativas II e III forem corretas.

20 - (UERJ)
A estrutura desse sistema internacional de circulação alcançou tal grau de complexidade que ultrapassa a compreensão da maioria das pessoas. As fronteiras entre funções diferentes como as de bancos, corretoras, serviços financeiros, financiamento habitacional, crédito ao consumidor etc. tornaram-se cada vez mais porosas, ao mesmo tempo que novas transações futuras de mercadorias, de ações, de moedas ou de dívidas surgiram em toda parte, introduzindo o tempo futuro no tempo presente de maneiras estarrecedoras. DAVID HARVEY. Adaptado de "Condição pós-moderna". São Paulo: Edições Loyola, 1992.
O texto faz referência a características de um dos mais importantes aspectos do atual estágio do capitalismo.
Dois fatores que contribuem para o fenômeno destacado pelo autor do fragmento estão apontados em:
a) aumento da especulação financeira - maior eficiência das redes de transportes
b) controle do Banco Mundial sobre o sistema financeiro - formação da União Monetária Mundial
c) desregulamentação dos mercados financeiros - disseminação das tecnologias da informação
d) padronização dos horários de funcionamento dos centros financeiros - surgimento dos bancos globais

21 - (FGV)
Se fosse dado um outro título que interpretasse a tabela, esse título poderia ser:
a) Economia-mundo se ressente da crise.
b) Emergentes impulsionam a economia mundial.
c) Países desenvolvidos permanecem na liderança.
d) A zona do Euro puxa crescimento mundial.
e) A força dos países agrícolas no crescimento da economia mundial.

22 - (Ufba/Ufrb)
No contexto da economia mundial globalizada, a disputa econômica entre as empresas tem como palco o mercado mundial. Vivemos rodeados por produtos das mais diversas origens, fabricados por empresas multinacionais bastante conhecidas.[Elas] ampliaram seus mercados, vendem produtos em praticamente todos os países, aumentaram o número de filiais em todo o globo e compraram muitas empresas em vários países, principalmente nos subdesenvolvidos. (LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 128-129).
Considerando o texto, indique três regiões geográficas onde estão concentradas as maiores corporações industriais, financeiras e comerciais e cite duas vantagens oferecidas pelos países que visam à instalação de empresas multinacionais em seus territórios.
*As maiores corporações industriais, financeiras e comerciais estão concentradas nos Estados Unidos (Região dos Grandes Lagos, Extremo Oeste e Nordeste), Europa Ocidental (Vale do Reno, dentre outros), Japão, China e Coréia do Sul.
As funções agregadas pelos países visando a atuação das grandes empresas envolvem:
*Instalação de empresas estatais, ligadas principalmente ao setor de infra-estrutura, como o siderúrgico e o petroquímico.
*Construção e manutenção de equipamentos de infra-estrutura (rodovias, ferrovias, viadutos, portos, aeroportos, usinas e redes de distribuição de energia elétrica, etc.).
*Incentivos fiscais.


23 - (Uea) A respeito das mudanças ocorridas na economia mundial, após 1970, assinale a afirmativa incorreta.
a) O sistema financeiro hoje globalizado tem seus pontos nodais localizados nos países de capitalismo mais avançado.
b) A transmissão das informações em tempo real entre diferentes lugares “comprimiu” as noções de tempo e espaço.
c) A revolução tecnológica no campo da microeletrônica possibilitou a reestruturação da produção e da organização do trabalho.
d) A interdependência das economias nacionais tornou possível a emergência de economias competitivas na orla do Pacífico.
e) O sistema monetário internacional mantém constante o valor das moedas nacionais tendo o dólar como moeda de referência.

24 - (Uemg) A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essas
empresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de globalização. Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.
a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.
b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios com
matérias-primas.
c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e produtos.
d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país.

Um comentário:

Geraldo Brito (Dado) disse...

Ajuda a desenferrujar o conhecimento...