sexta-feira, 19 de março de 2010

gabarito prova 3º ano 1ª março

01 - (UFBA)
A Segunda Guerra Mundial intensificou o processo de descolonização e independência dos países asiáticos e africanos e muitos deles tornaram-se socialistas. Os aliados também dividiram a Alemanha em zonas de ocupação: soviética, francesa, inglesa e americana. Mais tarde, a zona soviética transformou-se na República Democrática Alemã, também socialista. (CÁCERES, 1997, p. 400).
A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o segundo pós-guerra, pode-se afirmar:
(01) A referida descolonização no continente africano propiciou a integração dos novos países como parceiros no processo de expansão do capitalismo internacional.
(02) O processo de descolonização, nos países asiáticos, assumiu o caráter de não-violência e desobediência pacífica, preconizado por Mahatma Ghandi.
(04) A presença da URSS na partilha do território alemão decorreu do fato de os soviéticos terem participado, como aliados, da vitória das democracias contra o Eixo, formado pela Alemanha, Itália e seus aliados.
(08) A construção do muro de Berlim (1961) decorreu do aprofundamento dos confrontos de interesses entre Estados Unidos juntamente com a Europa versus URSS, no contexto da Guerra Fria.
(16) A política da Perestroika e do Glasnost, instalada na URSS durante o governo de Mikhail Gorbachev, relaciona-se com o esfacelamento do sistema socialista no Leste Europeu.
(32) O desmembramento da antiga União Soviética propiciou o surgimento de movimentos nacionalistas nas repúblicas do Leste Europeu, resultando no reordenamento das fronteiras políticas naquela região.

Resposta: 04 + 08 + 16 + 32 (60)

02 – (FATEC 2010) No atual processo de globalização econômica, vem ocorrendo uma verdadeira divisão econômica e geopolítica do mundo, que distingue centros de inovação tecnológica, áreas de difusão de indústria e agroindústria avançadas, áreas em desindustrialização, áreas com economia tradicional em decadência e áreas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econômicos capitalistas transnacionais, o território dos países é utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando a vida das sociedades que vivem nesses territórios.
Analise as afirmações a seguir como elementos em jogo no processo de globalização descrito.
I. Hegemonia dos processos produtivos baseados na 3ª Revolução Industrial.
II. Macropolíticas estatais controladoras dos fluxos econômicos e protetoras da mão-de-obra.
III. Divisão mundial do trabalho entre centros hegemônicos e periferias e semiperiferias.
IV. Tendência ao aumento das áreas naturais preservadas pelo “desenvolvimento sustentável” capitalista.
Pode-se assinalar, como verdadeiros elementos desse processo de globalização, o que está contido nas afirmações
(A) I, II, III e IV.
(B) I, II e III, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e IV, apenas.
(E) IV, apenas.

03 - (ENADE)
No seu nascedouro, a palavra “descolonização” já vem carregada de ideologia, parecendo definir um destino histórico dos povos colonizados: depois de ter colonizado, o europeu “descoloniza”, estando, pois, implícita a vontade do país colonizador de abrir mão de pretensos direitos adquiridos em determinado momento. A generalização do termo implica, de certa forma, uma interpretação eurocêntrica da História, ou seja, a noção de que só a Europa possui uma história ou é capaz de elaborá-la.
Os outros não têm história: nem passado a ser contado nem futuro a ser elaborado.
LINHARES, Maria Yedda Leite. Descolonização e lutas de libertação nacional. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (orgs.). O século XX. O tempo das dúvidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. 3 v. Vol. 3: p. 41.
Nas décadas de 1950 e 1960, as reivindicações das ex-colônias africanas e asiáticas resultaram em alterações na dinâmica bipolar do sistema internacional da Guerra Fria. Por meio do Movimento de Países Não-Alinhados (MPNA), os países do “Terceiro Mundo” buscaram (re)escrever a sua história e elaborar projetos próprios para o futuro.
A respeito da descolonização do mundo afro-asiático e da formação do Terceiro Mundo, constata-se que:
a) o não-alinhamento implicou a recusa a qualquer forma de cooperação com alguma das duas superpotências.
b) o discurso terceiro-mundista, esboçado na Conferência de Bandung, consolidou-se no MPNA, denunciando o subdesenvolvimento como fruto da dominação imperialista.
c) o MPNA buscou articular um pólo alternativo de poder, eqüidistante das duas superpotências da Guerra Fria, para atuar no Conselho de Segurança da ONU.
d) o MPNA entrou em declínio nas décadas de 1970 e 1980, devido à “diplomacia do pingue-pongue”, à crise do pan-arabismo e ao fracasso militar das lutas de libertação nacional.
e) a Conferência de Bandung contou com a participação exclusiva de países subdesenvolvidos e excluiu das discussões os países alinhados aos EUA ou à URSS.

04 – (Unesp 2010) A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos. (Octavio Ianni, Teorias da Globalização, 2002.)
Partindo da metáfora de fábrica global de Octavio Ianni, pode-se identificar como características da globalização
(A) o amplo fluxo de riquezas, de imagens, de poder, bem como as novas tecnologias de informação que estão integrando o mundo em redes globais, em que o Estado também exerce importante papel na relação entre tecnologia e sociedade.
(B) a imposição de regras pelos países da Europa e América do Sul nas relações comerciais e globais que oprimem os mais pobres do mundo e se preocupam muito mais com a expansão das relações de mercado do que com a democracia.
(C) a busca das identidades nacionais como única fonte de significado em um período histórico caracterizado por uma ampla estruturação das organizações sociais, legitimação das instituições e aparecimento de movimentos políticos e expressões culturais.
(D) o multiculturalismo e a interdependência que somente podemos compreender e mudar a partir de uma perspectiva singular que articule o isolamento cultural com o individualismo.
(E) a existência de redes que impedem a dependência dos pólos econômicos e culturais no novo mosaico global contemporâneo.

05 - (PUCMG) As mudanças do sistema capitalista a partir de 1870/1880, nas sociedades mais industrializadas, tiveram como característica principal:
a) Fortalecimento da democracia como regime mais racional na condução dos povos civilizados.
b) Fortalecimento das práticas de livre-cambismo devido à concorrência perfeita desenvolvida no capitalismo da época.
c) Aumento da concentração e da centralização do capital monopolista dentro da lógica do imperialismo.
d) Aparecimento de uma nova esquerda, fundadora de uma ética mais humanista e voltada para os interesses populares.

06 - (UFSJ) Concentração de capital em grandes conglomerados de empresas (trustes e cartéis), a emergência da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais e uma nova base tecnológica fundamentada na eletricidade, no motor a explosão e na Química.
As características acima correspondem ao período da história da economia mundial denominado
a) Capitalismo mercantil.
b) Escravismo colonial.
c) Capitalismo monopolista.
d) Capitalismo globalizado.

07 – (UFMG 2010) A 5ª Cúpula das Américas, evento continental que reuniu 34 líderes das Américas, em abril de 2009, em Trinidad e Tobago, reacendeu e levou para a mídia a temática dos organismos de integração e desenvolvimento regionais que atuam nesse Continente.
Um jornal, à época, relacionou os seguintes órgãos: Comunidade do Caribe (Caricom); Sistema de Integração Centro-Americano (SICA); Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA); Organização dos Estados da América Latina e Caribe (Oealc), também chamada, não sem uma dose de ironia, de OEA do B; União das Nações Sul-Americanas (Unasul); Organização dos Estados Americanos (OEA). E pode-se, ainda, citar alguns outros  por exemplo, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) e Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Considerando essas informações, analise esta afirmativa:
Avalia-se que a proliferação de tantos organismos de cooperação, integração e desenvolvimento regionais é desfavorável ao desenvolvimento sustentável do Continente.
Você CONCORDA com essa afirmativa? Sim.
JUSTIFIQUE sua resposta. Tecnicamente, o conceito de sustentabilidade está relacionado à capacidade de um sistema em propiciar meios de subsistência a determinada população em intervalos espaço/temporais definidos. Tantos organismos de integração numa mesma região geográfica, com propostas distintas acaba sendo um entrave considerável ao desenvolvimento sustentável. Além disso, as rivalidades históricas, o personalismo de alguns líderes regionais e as diferenças evolutivas contribui de forma decisiva para não integração.

08 - (FGV - Direito) Após os ataques de 11 de setembro, os Estados Unidos adotaram em sua política externa uma estratégia unilateral para consolidarem sua supremacia político-militar, a qual ficou conhecida como “Doutrina Bush”.
Qual objetivo geopolítico estadunidense a charge ironiza? Justifique sua resposta.
A charge ironiza a ação dos Estados Unidos no mundo islâmico – Afeganistão e Iraque – modificada pela luta contra o terrorismo e a que se constituiu numa ação de violência extrema, que violou direitos internacionais, provocou a morte de civis, além de desencadear uma reação, uma resistência a essa intervenção que tornou essas regiões ainda mais instáveis.
A ironia está no argumento americano de que “o mundo mudou depois de 11 de setembro”.
Antes dos atentados em setembro de 2001, os Estados Unidos se constituiram o maior poder econômico, cultural e militar, e isso, a despeito dos investimentos que o país estabeleceu, nos últimos anos, não sofreu alteração significativa nos últimos anos.
O mundo, na verdade, não mudou, pois continua-se a assistir a supremacia dos Estados Unidos nos âmbitos econômicos, culturais e militares. Apesar do país não conseguir, com eficiência, solucionar crises nessas áreas, muitas vezes geradas pela insatisfação que essa dominação traz a diferentes culturas e formas de organização política e social.

Quais interesses econômicos justificaram ações estadunidenses como o ataque ao Afeganistão e a ocupação do Iraque?
Vistas em seu conjunto as ações estadunidenses no Afeganistão, a partir de 2001, e no Iraque, a partir de 2003, visavam assegurar a estabilidade política e por extensão econômica, regional e ampliar a influência de Washington sobre a região. O argumento inicial da ação no Afeganistão foi o combate ao governo do Talibã que estava por trás dos atentados de 11 de setembro de 2001.
Contra o Iraque, mais propriamente com o regime autoritário de Saddam Hussein, foi a alegação que o país detinha e desenvolvia armas de destruição em massa.
A justificativa, de Washington para intervir no Afeganistão e no Iraque, camuflaram o real interesse que era o de ampliar a influência do país sobre a região que encerra as maiores reservas de petróleo do planeta, e que tem os Estados Unidos como os maiores importadores mundiais.


09 - (IBMECRJ) A última década do século XX foi marcada pela crise que atingiu o bloco socialista. Sobre esse processo são feitas as seguintes afirmativas:
I - Sob o ponto de vista econômico, a planificação é uma das características desse sistema;
II - Sob o ponto de vista político, o unipartidarismo é uma marca até hoje presente em países como Cuba;
III - Sob o ponto de vista social, a grande herança deixada pelos socialistas foi um significativo aumento das taxas de analfabetismo.
Assinale:
a) Se apenas a afirmativa I for correta.
b) Se apenas a afirmativa II for correta.
c) Se apenas a afirmativa III for correta.
d) Se apenas as afirmativas I e II forem corretas.
e) Se todas as três afirmativas forem corretas.

10 - (Ufscar) Observe o mapa
A regionalização do mundo adotada nesse mapa corresponde a
a) um espaço descontínuo baseado inteiramente nos fluxos econômicos e político-militares.
b) um espaço contínuo baseado nos traços fisiográficos de cada área (relevo e clima, principalmente).
c) um espaço descontínuo fundamentado nas relações de poder entre Estados.
d) um espaço contínuo fundamentado em traços históricoculturais e econômicos comuns a cada área.
e) um espaço contínuo-descontínuo alicerçado na inovação tecnológica e nos recursos humanos de cada área.


11 - (UFLA) A relação entre a massa de ar atuante no Brasil e suas características está CORRETA na alternativa:
a) Tropical Atlântica (fria/seca) - Atua com mais intensidade nas Regiões Sul e Sudeste. Provoca chuvas de inverno no litoral do Nordeste e quedas de temperatura na Amazônia.
b) Equatorial Continental (quente/úmida) - Atua na Amazônia Ocidental e nas demais regiões do Brasil (no verão) provocando chuvas.
c)Tropical Continental (quente/úmida) - Atua principalmente no litoral das Regiões Norte e Nordeste, formando os ventos alísios de nordeste.
d) Equatorial Atlântica (quente/seca) - Atua no litoral

12 - (Fatec-SP) As secas constituem a principal causa do subdesenvolvimento nordestino e também a grande razão da vinda de migrantes desta região para São Paulo e Rio de Janeiro.
Esta afirmativa é
a) verdadeira: porque a área da seca ocupa quase 90% da região Nordeste.
b) falsa: além de uma estrutura industrial pouco avançada, a estrutura fundiária bloqueia o acesso das famílias à terra.
c) verdadeira: porque o governo não cria nem ao menos “frente de trabalho” para as famílias dos flagelados pela seca.
d) falsa: as pessoas saem hoje não mais para o Sudeste, mas sim para a Amazônia, onde existe muita terra para plantar.
e) verdadeira: porque a região possui elevado índice de analfabetos, e estas pessoas não têm condições de criar métodos para conviver com a seca.

Resposta B: Israel e Califórnia são áreas desertas com grande desenvolvimento econômico, invalidando o determinismo geográfico do texto acima.

13 - (UFSJ)
Geopolítica da Amazônia
"A floresta só deixará de ser destruída se tiver valor econômico para competir com a madeira, com a pecuária e com a soja. Mesmo com os grandes avanços na sua proteção, a questão de manter a capacidade sustentável da floresta ainda não foi solucionada. Florestas e terras são bens públicos e, por isso, são trunfos que estão sob o poder do Estado, que tem autoridade para dispor deles, segundo o interesse da nação." (Bertha K. Becker) (Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php acessado em 15 de julho de 2008)
Assinale a alternativa que apresenta a proposta CORRETA para o desenvolvimento da região amazônica em bases mais sustentáveis.
a) Desenvolvimento de políticas para a integração do índio à população local, diminuindo assim o tamanho das reservas e garantindo a soberania do nosso território.
b) Incentivos à pesquisa e à utilização da biodiversidade e do conhecimento - fruto da diversidade cultural dos povos da floresta para o desenvolvimento da biotecnologia.
c) Erradicação da pecuária e da agricultura da região evitando, assim, o desmatamento de novas áreas para a formação de pastagens e cultivos.
d) Criação de uma nova legislação ambiental, visto que as leis em vigor no Brasil são pouco rígidas, o que incentiva o desmatamento.

14 - (FUVEST

A crítica contida na charge visa, principalmente, ao
a) ato de reivindicar a posse de um bem, o qual, no entanto, já pertence ao Brasil.
b) desejo obsessivo de conservação da natureza brasileira.
c) lançamento da campanha de preservação da floresta amazônica.
d) uso de slogan semelhante ao da campanha “O petróleo é nosso”.
e) descompasso entre a reivindicação de posse e o tratamento dado à floresta.

15 - O pressuposto da frase escrita no cartaz que compõe a charge é o de que a Amazônia está ameaçada de
a) fragmentação.
b) estatização.
c) descentralização.
d) internacionalização.
e) partidarização.

16 - (UFAC) Podemos distinguir na floresta Amazônica três níveis de vegetação em relação ao relevo e às margens dos rios. Cite-as.
A mata de Igapó, a mata de Várzea e a mata de Terra Firme.

17 - (UFG-GO) - A Região Centro-Oeste tem uma posição peculiar do ponto de vista geográfico. É a única do Brasil sem litoral, central em relação ao país e ao continente, fazendo fronteira com todas as demais regiões nacionais. Seguem-se algumas afirmativas:
1. O clima dominante na região é tropical, com duas estações: verão chuvoso e inverno seco.
2. O clima dominante na região é o tropical, com uma estação bem definida: a chuvosa, graças à sua proximidade com a região amazônica.
3. A pecuária é a atividade principal, embora intensiva.
4. A pecuária é a atividade principal, embora extensiva.
5. Os solos de cerrado possuem poucos elementos orgânicos, têm uma tendência à formação de latossolos pouco férteis, e são recobertos por uma camada dura de pequenos seixos ferruginosos, a chamada "canga laterítica" de cor avermelhada pela oxidação.
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas
a) 2-4-5 d) 2-3-5
b) 1-3-4 e) 1-2-5
c) 1-4-5

No item 2 o erro está em apontar apenas uma estação bem definida, quando, na realidade, são duas. Já no item 3, a pecuária não é leiteira.

03. (FGV–SP 2000) Assinale a alternativa que completa na ordem correta as lacunas do texto.
A cobertura vegetal desenhada na figura acima pertence à classificação do bioma terrestre denominado __________ que inclui __________ e __________.
Manchas de variadas extensões da vegetação nativa em destaque são encontradas em vários Estados do Brasil, mas sua principal área de ocorrência localiza-se na Região __________ em áreas de clima __________.
a) Savana/ Cerrados/ Caatingas/ Centro-Oeste/Tropical, com verões úmidos e invernos secos.
b) Estepe/ Campos/ Cerrados/ Nordeste/ Tropical Semi-Árido.
c) Savana/ Cerrados/ Caatingas/ Sudeste/ Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante o ano.
d) Estepe/ Campos/ Cerrados/ Centro-Oeste/ Tropical, com verões secos e invernos chuvosos.
e) Pradaria/ Campos/ Caatingas/ Nordeste/ Tropical Semi-Árido.

Resposta: A. Savana, palavra originária da África, é o nome do bioma terrestre.

04. (FGV-2000) A ilustração da questão anterior corresponde a um dos vinte e cinco hot spots da biodiversidade, ou seja, os ecossistemas mais ameaçados do planeta. Das 10 mil espécies de plantas que compõem sua vegetação, 4.400 são endêmicas (que só existem naquele local).
São exemplos de impactos ambientais causados por atividades econômicas que têm colocado sob ameaça este importante domínio natural
a) Extinção de espécies animais e contaminação das águas e dos solos por agrotóxicos, causadas por garimpos e pela produção agrícola intensiva nos minifúndios.
b) Erosão acelerada dos solos, outrora básicos e ricos em nutrientes, causada por queimadas sucessivas para a formação de pastos e exportação de madeiras de lei como a peroba e o jacarandá.
c) Destruição da metade das florestas aciculifoliadas que cobriam a região e sua respectiva fauna regional, em razão de atividades extrativas predatórias.
d) Destruição de matas ciliares e morte de espécies animais devido a queimadas e implantação de projetos agropecuários baseados na monocultura de grãos.
e) Extinção de metade da floresta pluvial que caracterizava esse ecossistema, bem como o afogamento das respectivas espécies animais, devido à produção de carvão vegetal e implantação de hidrovias como a Paraná–Uruguai.

Resposta: D. A ação antrópica provoca a destruição desse ecossistema.

09 - A Região Nordeste é comumente dividida em 4 subregiões. Cite-as e dê suas características principais.
* Clima, relevo, vegetação e hidrografia.
* Agricultura ontem e hoje. (latifundio, monocultura e a mão de obra)
* A mineração e a indústria.
* Os centros urbanos, turismo e os meios de transportes.
* A pobreza e a prostituição infantil.
Agreste:
* Clima, relevo, vegetação e hidrografia.
* Agricultura (minifundio, policultura e a mão de obra.
* Os centors urbanos, indústria e os meios de transportes.
* A produção agricola, subssist~encia e o comércio
Sertão:
* Clima, relevo, vegetação e hidrografia.
* O polígono da seca. A pobreza e a seca.
* O que produz? Agricultura e Pecuária.
* O Sertão e os grandes proprietários de terras.
* O Sertão é o pequeno proprietário.
* As conseqüências sociais e os meios para enfrentá-la.

Meio Norte:
* Clima, relevo, vegetação e hidrografia.
* Nordeste ou Amazônia.
* Atividade Econômica - destaque.
* Desenvolvimento regional: Os centros urbanos e o turismo.

10 - (UFSJ) Observe o mapa abaixo.
A partir da análise do mapa, é CORRETO afirmar que
a) a frente fria desloca-se pelo território brasileiro influenciada pelas diferenças de pressão atmosférica.
b) a alta pressão atmosférica sobre a Região Sudeste favorece o avanço da massa de ar em direção ao Estado de Minas Gerais.
c) as elevadas altitudes do relevo na Região Centro-Oeste orientam o deslocamento da frente fria em direção ao sudoeste da Amazônia.
d) a porção central da Argentina e o oceano Atlântico são regiões ciclonais que atraem a f rente fria.

11 - Caracterize a mEc.
Massa Equatorial Continental (mEc), Quente e úmida, com centro de origem na parte ocidental da Amazônia.

Um comentário:

joshua disse...

Belo trabalho, Wellington. Abraço.

PALAVROSSAVRVS REX