sábado, 25 de abril de 2009

Tendências

As Grandes navegações
Nos últimos séculos a expansão comercial do mundo foi alavancada pela Europa dos grandes navegadores, principalmente Portugal e Espanha, posteriormente substituidos pela Inglaterra, com duas guerras mundiais e o declínio das nações européias, nos últimos anos este papel foi assumido pelos EUA, porém a história nos mostra, juntamente com os números, que, o futuro será diferente.
Rumo ao Oriente
Um estudo elaborado pelo Instituto Francês de Relações Internacionais (Ifri), encomendado pela União Européia (UE), e com a utilização de modelos matemáticos com o objetivo de obter uma visão da evolução do comércio para os próximos 50 anos, concluiu que: será do outro lado do planeta , no Oriente, que estará concentrado o dinamismo da economia mundial para os próximos anos.
Não é novidade hoje no quadro econômico mundial o crescimento da Ásia. A EIU - Economist Intelligence Unit, prevê que a China será a segunda maior economia do mundo em 2030, à frente do Japão. Mas ainda terá um tamanho equivalente à metade do PIB norte-americano
China - A Terceira Economia do Mundo
Mantendo o atual ritmo de crescimento anual em torno de 10%, a China, que já foi a sétima economia do mundo, já deixou para trás Itália, França e Inglaterra, vai ultrapassar a Alemanha e se tornar a terceira maior economia do mundo antes do final de 2007, prevê a EIU (Economist Intelligence Unit). Até o fim de 2007, a China terá um PIB de US$ 3,2 trilhões, comparado a US$ 2,9 trilhões da Alemanha. O país asiático ficará atrás apenas dos EUA e do Japão na classificação das maiores economias globais. A China que tem uma participação no PIB mundial de 15%, Chegará ao ano de 2050, com 21%, significando um crescimento de 60%.
Índia - Crescimento e Contrastes
A Ásia do Sul, com países como a Índia, terão um forte crescimento, passarão de 5%, para 10% , dobrando a sua participação no PIB mundial. Na primeira fase, o país registrava taxas médias de crescimento de 3,5% e tinha dificuldade de ultrapassar esse teto, como o Brasil de hoje. A partir de 1991, com a redução da presença do Estado, a abertura ao capital estrangeiro e o início da liberalização da economia, a média subiu para 6% ao ano e, desde 2003, tem ficado em torno de 8%.
Europa - União para Sobreviver
Em contrapartida e se nenhuma política for mudada, mantendo as atuais taxas demográficas e produção, a participação da Europa no PIB mundial, que hoje é de aproximadamente 25%, vai cair para próximo de uns 10%. Será uma lenta, mas inexorável saída da História. Este estudo também quer indicar caminhos para a sobrevivência da União Européia (UE). Para continuar na competição uma saída é estimular a imigração(*), pois o crescimento da população na Europa esta comprometido, basta olhar que a média de filhos por mulher na região é de 1,4. Sendo que o mínimo desejável para a renovação de gerações é de 2,2. Mantido este rítmo de crescimento populacional em 2050, a população da União Européia será inferior a população do mercosul.
América
As Américas também verão a sua participação reduzida, ainda que a o Mercosul consiga aumentar em cerca de 30% seu peso econômico. Para o Mercosul, é hora de alinhavar acordos com o maior número de parceiros para não ser apenas um nome na história. Para ganhar peso na economia mundial é preciso desenvolver relações equilibradas com a Ásia, a Alca e a UE.
A Nova Geopolítica
Este deslocamento do eixo econômico do mundo para o Oriente, redesenha também uma nova geopolítica, transparecendo a disputa entre países ricos por uma fatia de influência nessa nova ordem. A briga por espaços de influências no mundo globalizado por nações periféricas já começou, uma prova disso é a ofensiva Chinesa ou Neoimperialismo Chinês na África onde novamente tona-se o lugar onde as superpotências competem pelo domínio político e a exploração dos recursos minerais.

Blocos econômicos

Definição São associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. O primeiro bloco surge na Europa em 1957, com a criação da Comunidade Econômica Européia (CEE), atual União Européia (UE). Mas a tendência de regionalização da economia só se fortalece nos anos 90, com o fim da Guerra Fria. Na América se destacam o Nafta, o Mercosul e, em menor grau, o Pacto Andino e o Caricom; na Europa, a UE e a Comunidade dos Estados Independentes (CEI); na África há o SADC; na Ásia, o Asean. Também está em fase de implantação o bloco transcontinental Apec, que reúne países da América e da Ásia, e continuam as negociações para a formação de um bloco abrangendo toda a América, o Alca.

Tipos de blocos

Os blocos econômicos classificam-se em zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Na zona de livre comércio, há redução ou a eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco. A união aduaneira, além de abrir mercados inteiros, regulamenta o comércio dos países-membros com nações externas ao bloco. Já o mercado comum garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

UNIÃO EUROPÉIA - Originada da CEE, a União Européia é o segundo maior bloco econômico do mundo em termos de PIB: 8 trilhões de dólares. Formado por 15 países da Europa Ocidental, conta com uma população de 374 milhões.
Em 1992 é consolidado o Mercado Comum Europeu, com a eliminação das barreiras alfandegárias entre os países-membros. Aprovado em 1991, em Maastricht (Holanda) o Tratado da União Européia entra em vigor em 1993. É composto de dois outros - o da União Política e o da União Monetária e Econômica, que estabelece a criação de uma moeda única. No âmbito social são definidos quatro direitos básicos dos cidadãos da União Européia: livre circulação, assistência previdenciária, igualdade entre homens e mulheres e melhores condições de trabalho.

Desde 2002, circulam as notas de Euro em todos os países da União Européia, com poder legal para efetuar quaisquer pagamentos, e as moedas nacionais foram extintas.
Com o euro, uma moeda européia forte lastreada em economias poderosas passa a competir com o dólar norte-americano no mercado internacional. Porém, o elevado desemprego na Europa, a desaceleração econômica da Alemanha, a guerra em Kosovo, e o aquecimento da economia norte-americana fazem o euro despencar, de janeiro a junho, quase 12% em relação ao dólar. Em meados de junho, a moeda se recupera.
Três países - Reino Unido, Suécia e Dinamarca não aderem a essa primeira fase do euro, apesar de terem cumprido as exigências, por temer as conseqüências da perda de soberania que representa o fim da emissão de sua moeda própria. A Grécia não preenche as condições exigidas até março de 1998 e tem sua participação adiada. A União Européia negocia com outros 11 países protocolos de adesão ao bloco. Polônia, Hungria, Eslovênia, Estônia e Chipre podem ser admitidos a partir de janeiro de 2003, pois a situação de suas economias é considerada satisfatória. A República Tcheca, que anteriormente fazia parte dessa lista, deve antes melhorar a convivência com os ciganos: em 1999, uma cidade tcheca construiu um muro para mantê-los a distância, fato considerado inadmissível pela União Européia. Em 1997, a Turquia teve seu pedido de entrada recusado por desrespeito aos direitos humanos e à democracia. Em 2000 iniciam-se as negociações com Letônia, Lituânia, Eslováquia, Bulgária, Romênia e Malta.
O dia 1º de maio de 2004, é um marco histórico na consolidação da União Européia, neste dia a UE recebe a adesão de dez novos membros, passando a ter na sua composição 25 países, sendo que a maioria destes países são socialistas, que foram fortemente influenciados pela antiga e extinta União Soviética e em 1º de janeiro de 2007 com a entrada da Romênia e Bulgária a UE passa a ter 27 integrantes.

Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda (Países Baixos), Portugal, Reino Unido e Suécia e a partir de maio de 2004, passa contar com oito países do leste europeu, Lituânia, Letônia, Polônia, República Tcheca, Eslovaquia, Hungria e Eslovênia e duas ilhas mediterrâneas , Chipre, Malta e em 2007, Romênia e Bulgária.
Com essa nova configuração a União Européia passa a contar com uma população de quase 500 milhões de pessoas, 20 línguas oficiais, o PIB (Produto Interno Bruto) em 2004 de aproximadamente 12,6 trilhões de dólares, superior ao PIB americano (11,5 trilhões de dólares).
Em junho de 2004 a União Européia realiza a maior eleição de sua história, onde são escolhidos 732 deputados, representantes no Parlamento Europeu, que é uma instituição da União Européia.

NAFTA - O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) é um instrumento de integração das economias dos EUA, do Canadá e do México, Iniciado em 1988 por norte-americanos e canadenses, o bloco recebe a adesão dos mexicanos em 1993. Com ele, consolida-se o intenso comércio regional da América do Norte. O Nafta entra em vigor em janeiro de 1994, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países. Membros: Canadá, EUA e México.

MERCOSUL - Criado em 1991, o mercado Comum do Sul (Mercosul) é composto de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, nações sul-americanas que adotam políticas de integração econômica e aduaneira. A origem do Mercosul está nos acordos comerciais entre Brasil e Argentina elaborados em meados dos anos 80. No início da década de 90, o ingresso do Paraguai e do Uruguai torna a proposta de integração mais abrangente. Em 1995, instala-se uma zona de livre comércio. Cerca de 90% das mercadorias fabricadas nos países -membros podem ser comercializadas internamente sem tarifas de importação. Alguns setores, porém, mantêm barreiras tarifárias temporárias, que deverão ser reduzidas gradualmente. Além da extinção de tarifas internas, o bloco estipula a união aduaneira, com a padronização das tarifas externas para diversos itens. Com uma área total de quase 12 milhões de km2 ,O Mercosul cuja estrutura física e administrativa esta sediada em Montevidéu, tem um mercado potencial de 220 milhões de consumidores e um PIB de 1,1 trilhão de dólares. Se considerarmos que, no decorrer do século 21, a água será um elemento estratégico essencial, é importante destacar que dentro do Mercosul estão as duas maiores bacias hidrográficas do planeta: a do Prata e a da Amazônia.
Desde 3 de julho de 2006, a Venezuela faz parte do Mercosul. O bloco passou a ter 250 milhões de habitantes, área de 12,7 milhões de quilômetros quadrados e um produto interno bruto (PIB) de US$ 1 trilhão, 76% do total da América do Sul.

ALCA - A Área de Livre Comércio das Américas (Alca) surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba. O prazo mínimo para sua formação é de sete anos, quando poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo. Com um produto interno bruto (PIB) total de 9,7 trilhões de dólares (1,2 trilhão a mais que a UE), os países da Alca somam uma população de 783,6 milhões de habitantes, o dobro da registrada na UE. Os Estados Unidos (EUA) propõem a implementação imediata de acordos parciais, com abertura total do mercado em 2005. Já o Brasil e o Mercosul prevêem grande dificuldade na adaptação de suas economias a essa integração e preferem dar início ao processo em 2005. As conversações para consolidação da Alca estão congeladas por enquanto, visto que a sua criação visava também minimizar a influência do Brasil na América do Sul, porém esta influência não aconteceu.

CAFTA-DR - Central American Free Trade Agreement- Dominican Republic - O Congresso norte-americano aprovou o Cafta-DR (Acordo de Livre Comércio da América Central e República Dominicana) por 217 a 215 votos, na madrugada desta quinta-feira (28/07/2005).
O projeto vem sendo tratado como alternativa dos países desenvolvidos à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), cujas negociações estão emperradas.
Apesar de o Brasil não participar diretamente do acordo, a aprovação do tratado pode beneficiar o país, pois o açúcar brasileiro ganharia competitividade com a eventual eliminação de cotas de importação ao produto nos EUA.
O Cafta envolve, além dos EUA, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala e República Dominicana.
(Folha de São Paulo - 28/07/2005)

CARICOM - O Mercado Comum e Comunidade do Caribe (Caricom), criado em 1973, é um bloco de cooperação econômica e política formado por 14 países e quatro territórios. Em 1998, Cuba foi admitida como observadora. O bloco marca para 1999 o início do livre comércio entre seus integrantes.
Membros - Barbados, Guiana, Jamaica, Trinidad e Tobago (1973); Antígua e barbuda, Belize, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis (1974); Suriname (1995); Bahamas torna-se membro em 1983, mas não participa do mercado comum. O Haiti é admitido em julho de 1997, porém suas condições de acesso ainda não foram concluídas. Territórios: Montserrat (1974); ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Turks e Caicos (1991); Anguilla (1999).

PACTO ANDINO - Bloco econômico instituído em 1969 pelo Acordo de Cartagena - seu nome oficial - com o objetivo de aumentar a integração comercial, política e econômica entre seus países-membros. Também é conhecido como Grupo ou Comunidade Andina.
Membros: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru (1969); Venezuela (1973). O Chile sai em 1976.O Panamá participa como observador.

CEI - A Comunidade dos estados Independentes (CEI) é uma organização criada em 1991 que reúne 12 das 15 repúblicas que formavam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Ficam de fora apenas três países bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia. Organiza-se em uma confederação de Estados, que preserva a soberania de cada um. A comunidade prevê a centralização das Forças Armadas e o uso de uma moeda comum: o rublo.
Membros - Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia, Uzbequistão (1991); Georgia, Azerbaijão (1993).

APEC - A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) é um bloco econômico formado para promover a abertura de mercado entre 20 países e Hong Kong (China), que respondem por cerca de metade do PIB e 40% do comércio mundial. Oficializada em 1993, pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020. Membros - Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, EUA (1989); China, Hong Kong (China), Taiwan (Formosa) (1991); México, Papua Nova Guiné (1993); Chile (1994); Peru, Federação Russa, Vietnã (1998).

ASEAN - A Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) surge em 1967, na Tailândia, com o objetivo de assegurar a estabilidade política e de acelerar o processo de desenvolvimento da região. Hoje, o bloco representa um mercado de 510 milhões de pessoas e um PIB de 725,3 bilhões de dólares. A eliminação das barreiras econômicas e alfandegárias entrará em vigor no ano 2002. Em 1999, a Asean admite como membro o Camboja. Membros - Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia(1967), Brunei (1984), Vietnã (1995), Mianmar, Laos (1997), Camboja (1999).

SADC - A Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento (SADC) é estabelecida em 1992 para incentivar as relações comerciais entre seus 14 países-membros, com o objetivo de criar um mercado comum e também promover esforços para estabelecer a paz e a segurança na conturbada região.Há planos de adotar uma moeda comum em 2000.
Membros: Angola, África do Sul, Botsuana, Lesoto, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

Entenda Crédito de Carbono

O Protocolo de Kyoto - 1997
Segundo o acordo firmado pelos governos dos países membros da Organização das Nações Unidas - ONU, quando assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997os países desenvolvidos e responsáveis por 80% da poluição mundial se comprometeram a reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) entre os anos de 2002 a 2012 em relação aos níveis de emissão da década de 1990.
O Protocolo de Kyoto e os Créditos de Carbono
Para alguns dos países desenvolvidos, reduzir a emissão de gases do efeito estufa pode significar alterações profundas colocando em riscos suas economias. É justamente para evitar essa possibilidade causar efeitos na economia dos países desenvolvidos que foi criado pelo Protocolo de Kyoto um sistema chamado de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL, inserido neste os créditos de carbono.
Créditos de Carbono - como funciona
De acordo com regras estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto, países desenvolvidos com metas de redução das emissões de dióxido de carbono podem investir em projetos que diminuam as emissões em qualquer outro país e contabilizarem as emissões não realizadas em sua cota. Uma empresas que não tem licenças suficientes para cobrir suas emissões de gases do efeito estufa - GEE devem fazer reduções ou então comprar créditos de carbono excedentes de outras corporações.
Exemplo Prático - Aterro Bandeirantes
Aterro Bandeirantes em São Paulo, é considerado um dos maiores depósitos de lixo do mundo, recebendo cerca de 7 mil toneladas de lixo gerado pela cidade de São Paulo, isto é a metade do que a cidade produz. Neste local os gases produzidos, originários da decomposição de matéria orgânica eram queimados em drenos verticais e lançados na atmosfera. Para evitar a queima sem controle e o lançamanto toneladas de poluentes para a atmosfera e contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa - GEE, foi desenvolvido o projeto de construção de uma Central Térmica a Gás do Aterro Sanitário municipal Bandeirantes.
O projeto
Consistiu na implantação de uma unidade de produção de energia limpa, a partir do aproveitamento adequado do gás metano gerado pelo lixo, a técnica consiste em converter o metano gerado pelo lixo, em gás carbônico - CO2, com a queima controlada do metano - CH4 e aproveitando para gerar energia. Embora haja emissão de CO2, o ganho é explicado de o metano ter um poder de poluição 21 vezes maior que o gás carbônico. Significando que a conversão de uma substância em outra gera créditos de carbono.
Os Créditos de Carbono - Entendendo
Essa redução de gases da Usina do Aterro Bandeirantes é convertido em Créditos de Carbono, onde cada crédito equivale a uma tonelada do gás, com valor de mercado atual entre 12 a 18 Euros, variando de acordo com a cotação internacional, passa a ser um certificado para venda similar ao mercado de ações.
O Primeiro Leilão
Dia 26 de setembro de 2007 foi realizado o primeiro leilão de carbono no Brasil e na América Latina, o evento aconteceu na BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) , em São Paulo, o banco belgo-holandês Fortis comprou os 808.450 créditos ofertados pela Prefeitura de São Paulo, referente ao projeto da Central Térmica a Gás do Aterro Sanitário Municipal Bandeirantes pelo qual pagou 16,20 Euros por cada crédito (cada tonelada). Esses créditos de carbono podem ser usados pelo banco tanto para cumprir eventuais metas de redução de emissão de gases de efeito estufa como para vender no mercado internacional, principalmente o europeu, onde seu preço já ultrapassa os 20 euros.

IDH - Brasil entre os ricos.

IDH - Índice de Desenvolvimento Humano
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, é parte integrante do Relatório de Desenvolvimento Humano produzido pelo Pndu - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano, abrange 177 países, tendo esse índice a finalidade de ser um indicador de qualidade de vida das populações. Foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub Haq, esse relatório é emitido desde 1993.
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano - Definição
O Índice de desenvolvimento Humano - IDH é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores entre os países membros da ONU. Também pode ser calculado para um estado, município ou região.
Os Critérios Para Obtenção do IDH
O IDH também tem a particularidade de na sua avaliação da qualidade de vida da população considerar critérios abrangentes dessa população, pois considera os aspectos econômicos, e outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana.
IDH e os indicadores sociais considerados para sua obtenção

  • Expectativa de vida - Numa dada população é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver, se submetido, desde o nascimento, às taxas de mortalidade observadas para aquele momento.
  • Taxa de alfabetização - percentual de adultos com mais de 15 anos que sabem ler e escrever.
  • Taxa de matrícula - razão entre o número total de estudantes no ensino fundamental, médio e superior e a população em idade escolar para esses três níveis.
  • PIB per capita - em dólares PPC, essa sigla PPC - quer dizer Poder de Paridade de Compra indica que a conversão em dólares é feita levando em conta o custo de vida em cada país.
Variação do IDH
O IDH é um índice que varia de zero (0) (em países com nenhum desenvolvimento humano) até um (1) (países com desenvolvimento humano total).
Países com IDH de zero (0) até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo, nesta faixa estão todos os 22 países da África subsaariana, considerados de "baixo desenvolvimento humano", Serra Leoa é a última colocada com um IDH de 0,336.
Países com índices entre 0,500 e 0,799 são considerados de médio desenvolvimento humano, era o caso do Brasil no relatório anterior com IDH de 0,792.
Países com IDH superior a 0,800 têm desenvolvimento humano considerado alto, é o caso do Brasil que a partir do relatório de 2007/2008, obteve um IDH igual a 0,800 ou seja é o último da escala na faixa de países de alto desenvolvimento humano. O país com mais alto IDH passou a ser a Islândia com um IDH igual a 0,968 e, em segundo a Noruega.
A Posição do Brasil
O IDH do Brasil variou de 2004 para 2007 de 0,788 para 0,800, um aumento de 0,002 em relação a 2004, o que o faz sair no grupo das 83 nações de desenvolvimento médio, passando a ocupar o último lugar (70º) no grupo de países de alto desenvolvimento humano. Num grupo de 177 países o Brasil ficou em 70º(septuagésimo) lugar,posição ainda bem atrás de vários países latinos americanos. Essa mudança não significa uma alteração significativa das condições sócio-econômicas, pois o Brasil possui um componente pouco captado pelos cálculos do IDH, que é a desigualdade sócio-econômica, ou desigualdade na distribuição de renda que é avaliada pelo Índice Gini.
Brasil - Situação dos Indicadores
A expectativa de vida é a esperança de quantos anos de vida se espera viver desde o nascimento, no caso brasileiro, o relatório de 2004 apontava para uma expectativa de vida de 70,8 anos, neste relatório de 2007 subiu para 71,7 anos. A taxa de alfabetização manteve-se na mesma posição de 88,6%, porém a taxa de matrícula, foi de 85,7 para 87,5. A renda é avaliada pelo PIB per capita, que foi de 8.195 dólares PPC em 2004 e neste relatório de 2007 chegou a 8.402 dólares.
O Melhor e o Pior do IDH
Quanto mais próximo de 1, melhor é a situação do desenvolvimento humano. O país com melhores indicadores sociais no relatório foi a Islândia que superou a Noruega, com IDH de 0,968 ficando com o título de país com melhor qualidade de vida no mundo. Enquanto que na parte de baixo do ranking estão todos os 22 países da África subsaariana, e Serra leoa é agora a última colocada com IDH de 0,336.
IDH - Brasil - e o Mundo
A Finlândia lidera o ranking, com IDH de 0,968. O Brasil (0,800) neste relatório ocupa 0 70º (septuagésimo) lugar, abaixo da Argentina (0,869), Chile (0,867), Panamá (0,812), Uruguai (0,852), Costa Rica (0,846), Cuba (0,838), México (0,829), isto com relação a países latinos americanos.
Distribuição de Renda - Coeficiente de Gini
coeficiente de Gini é um parâmetro internacionalmente usado para medir a concentração de renda. O coeficiente de Gini varia de zero a 100.
Zero significaria, hipoteticamente, que todos os indivíduos teriam a mesma renda, e 100 mostraria que apenas um indivíduo teria toda a renda de uma sociedade. Ou seja, no caso desse índice, o ideal é caminhar em direção a zero, quanto mais próximo de zero, melhor é a distribuição da renda do país. O país que apresenta menor índice de desigualdade na distribuição de renda é o Japão com ìndice Gini de 24,9.
Desigualdade na distribuição de renda
O Brasil permanene com uma brutal desigualdade na distribuição de renda, apresenta pequenos avanços e lentamente sinaliza o afastamento do grupo de países que lideram esse ranking negativo. O desempenho brasileiro avaliado pelo indicador de desigualdade de renda - Gini, no relatório de 2007 coloca o país entre o grupo dos doze países mais desiguais do mundo, com um ìndice Gini igual a 57,0, o que o coloca numa posição pior do que a do Panamá com 56,0.
Glossário: PIB - Produto Interno Bruto (somatória de tudo que o país produz durante um ano).
PIB per capita - é o resultado do quociente entre PIB e o número de habitantes.

Conheça a Rodada de Doha

A Rodada de Doha ou Agenda de Doha para o Desenvolvimento, o que é?
É um ciclo de negociações globais sobre um determinado tema que envolve relações de comércio entre os países. Tem esse no me pelo fato de a primeira reunião (Quarta Conferência Ministerial da OMC) ter sido realizada em Doha, capital do Qatar (Emirados Árabes Unidos). Já existiram outras rodadas desse tipo, a primeira importante foi o Rodada Kennedy (1964-1967), a Rodada Tóquio (1973-1979), Rodada do Uruguai (1986-1994).

A Rodada de Doha - Início em 2001
A Quarta Conferência da OMC, denominada de Rodada de Doha, começou em novembro de 2001, inserida num contexto de que a expansão do comércio e das trocas internacionais ajudaria a reduzir a pobreza e os focos de conflito no mundo. A Rodada de Doha é um ciclo de reuniões que já dura sete anos, onde a Quinta Conferência da OMC foi realizada em Cancum, no México, em 2003. Em 2005, ocorreu outra Conferência Ministerial,em Hong Kong.

Criação do G-20
È importante ressaltar que na Conferência de Cancum no México, com a decisiva participação do Brasil é criado o G-20, um grupo hoje composto por 23 países que detém uma fatia substancial do comércio mundial. O G-20, liderado pelo Brasil e Índia tem ainda a participação da Argentina, Bolívia, Chile, China, Cuba, Equador, Egito, Guatemala, Indonésia, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Peru, Filipinas, África do Sul, Tanzânia, Tailândia, Uruguai, Venezuela e Zimbábue.

G-20 - Porta Voz dos Emergentes
A atuação do G-20 impõe uma mudança no comércio mundial, onde ainda permanecia o mesmo conceito do século 19, de que o comércio sempre ajuda, mas dentro de uma realidade em que os países mais fracos ou menos desenvolvidos levavam a pior, porque as regras eram feitas de acordo com os interesses dos países industriais, a criação do G-20 sinalizou uma mudança nessas relações, os países do grupo, agora denominados de emergentes, passaram a ser um interlocutor de peso nesses ciclos de negociações.

Rodada de Doha - Grupos de Interesse
Nesta segunda feira 21 de julho de 2008, tem mais uma seqüência da Rodada de Doha, em Genebra, na Suíça, onde estão presentes 40 países dos 152 que são membros da OMC - Organização Mundial do Comércio. As dificuldades que geram grandes impasses nessas reuniões é obter um acordo que atenda os interesses de três grupos , sendo esses grupos, a UE - União Européia, os EUA - Estados Unidos da América e o G-20, além da Rússia e países não integrados nas negociações.

O que esta em discussão
Os países em desenvolvimento, ou países emergentes querem maior abertura no setor agrícola das nações desenvolvidas, incluindo a redução ou o fim de subsídios(1), o que consideram políticas protecionistas, principalmente por parte dos Estados Unidos e da União Européia. Do outro lado o bloco dos países desenvolvidos ou países ricos industrializados e exportadores de produtos industrializados, pressiona os países emergentes por maior abertura (redução de tarifas) nos setores de indústria e serviços. Fatores que resultam em complexas negociações.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

exercicios corrigidos 8ª série/9º ano

Capítulo 03 – Utilização dos recursos naturais
1 - Julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
A temperatura aumenta dos pólos em direção ao Equador.
A temperatura diminui com o aumento da altitude.
A temperatura do litoral é regularizada pela proximidade das águas oceânicas.
A temperatura do litoral é sempre mais alta que a do interior.
Cidades localizadas em latitudes diferentes nunca apresentam temperaturas semelhantes
V, V, V, F, F
2 - adaptação dos integrantes da Seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como mostra o texto a seguir.
A Seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, localizada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamericano. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente, porque o organismo humano precisa desse tempo para se adaptar (...)Revista Placar, fevereiro de 1995.
A adaptação da equipe foi necessária porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:
a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.
b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.
c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico.
d) menor pressão e maior temperatura.
e) maior pressão e menor temperatura.
3 - Dê as principais características das regiões intertropicais.
• Temperaturas médias superiores a 18 °C com diferenças sazonais amplamente marcadas pelo regime de chuvas.
• Amplitude térmica anual inferior a 6 °C.
• Circulação atmosférica controlada por massas de ar equatoriais e tropicais.
• Regimes fluviais dependentes, basicamente, das chuvas.
• Florestas latifoliadas e savanas são paisagens vegetais dominantes.

4 - 17 de agosto, 1999 – Duas pessoas morreram numa das mais intensas ondas de frio que atingiram o sul do Brasil nos últimos anos. Em São Paulo, o frio foi a causa da morte de duas pessoas.Earth Alert, 1999.
Assinale a alternativa que explique a presença dessas ondas de frio no Sul do Brasil e em São Paulo, no inverno.
a) A alternância entre fluxo polar e os sisatemas intertropicais, provocando chuvas no Paraná e em Santa Catarina.
b) A carência de ar frio da Patagônia, com diminuição da pressão e domínio do ar tropical marítimo.
c) A forte influência dos sistemas frontais no Sul e Sudeste do país, que se deslocam para o Atlântico.
d) O fluxo de ar frio contínuo dominante que encontra a massa tropical atlântica (m.T.a.).
e) A entrada freqüente de massas de ar polar (m.P.a.), com temperaturas baixas, que atingem a América do Sul pela Argentina.

5 - Em relação aos tipos de climas encontra dos no continente asiático, é correto afirmar que:
a) a disposição do relevo no sentido norte-sul facilita a penetração das massas de ar polares até as proximidades do litoral Índico.
b) a presença de correntes marítimas quentes e frias, no litoral da Índia, aumenta muito a pluviosidade da região.
c) o fato de a Ásia estender-se desde a recgião polar até a região equatorial permite o aparecimento de climas muito diversificados.
d) a localização da China em baixas latitudes é um dos motivos da ocorrência de clima tropical no país.
e) as maiores áreas de clima desértico da Ásia encontram-se situadas a leste.
6 - O El Niño é um importante fenômeno climático global, decorrente do aquecimento de grandes quantidades de água do oceano Pacífico e, conseqüentemente, ocasiona mudanças no regime dos ventos alísios.
a) Cite duas conseqüências desse fenômeno em áreas brasileiras e nos países sul-americanos que praticam a pesca comercial.
O aumento da temperatura do oceano provoca maior intensidade de evaporação, crescimento do índice de chuvas em algumas regiões do planeta e ocorrência de estiagens em outras. Em conseqüência, ocorrem enchentes no Brasil meridional e seca no Sertão Nordestino e no extremo norte do Brasil, particularmente em Roraima. Além disso, a massa polar atlântica (m.P.a.) é desviada para o oceano antes de atingir o estado de São Paulo, que nesse período apresenta inverno com temperaturas altas.
Chile e Peru, países com desenvolvido setor pesqueiro, sofrem com a diminuição da piscosidade nas áreas do Pacífico próximas aos seus litorais.
b) O que é o fenômeno La Niña?
É quando a temperatura do oceano Pacífico diminui para índices abaixo da média. É o inverso do El Niño.
7 -As áreas desérticas constituem importantes ecossistemas terrestres. A costa oeste da América do Sul e a costa sudoeste da África apresentam desertos que têm em comum o fato de possuírem climas relacionados às características das correntes marítimas dos litorais situados nas proximidades. Com referência às idéias expostas, responda ao que se pede.
a) Quais são os desertos a que se refere o texto?
Deserto de Atacama, na América do Sul, e deserto de Kalahari, no sudoeste da África.
b) Como as correntes marítimas contribuem para a ocorrência de baixa pluviosidade nesses desertos?
As correntes frias de Humboldt e Benguela (hemisfério Sul) causam queda de temperatura do ar próximo aos litorais, respectivamente, do norte do Chile e do sudoeste da África. Isso provoca condensação do ar e chuvas no oceano, fazendo com que as massas de ar percam umidade e, ao atingirem os continentes, elas estão secas, dando origem aos desertos de Atacama (Chile) e Kalahari (Namíbia).

Os impactos ambientais/ Exercícios de Aplicação
1 - Preservar a biodiversidade é condição bási1. ca para manter um ambiente sadio no planeta.
Essa frase é uma preocupação:
a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se constituir e podem desaparecer, em poucas décadas, do mundo se o desmatamento e a poluição indiscriminados tiverem continuidade.
b) mundial, porque o desaparecimento das espécies de portes médio e grande pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas por causa da ruptura da cadeia alimentar.
c) apenas para os países da Europa e dos Estados Unidos, que, por terem sido industrializados há muito tempo, destruíram quase totalmente suas florestas temperadas e frias.
d) apenas para os países que se organizaram politicamente em áreas áridas ou semi-áridas e que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas, como a Namíbia.
e) apenas para os países que têm uma tecnologia altamente desenvolvida e que precisam dos organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.
2 - O excesso de partículas de dióxido de carbono (CO2) e outros gases tem trazido conseqüências para as camadas inferiores da atmosfera. Quais são essas conseqüências?
Essas conseqüências são: elevação da temperatura, redução da camada de ozônio, chuva ácida e efeito estufa.
3 - Explique a ocorrência de chuva ácida nos países do norte europeu, como Inglaterra, Finlândia, Suécia e Noruega.
A poluição gerada nas áreas mais industrializadas da Alemanha e da França é levada para países do norte europeu pela circulação das massas de ar e de vento, causando chuva ácida, que destrói a cobertura vegetal e contamina o solo.
4 - Sobre as chuvas ácidas, podemos afirmar que:
I - são chuvas com elevado índice de acidez geradas pela combinação da água, presente na atmosfera, com as substâncias poluentes originadas pela queima de combustíveis fósseis.
II - é um fenômeno atmosférico provocado pelo uso intensivo de pesticidas e fungicidas nas áreas com elevado índice de desenvolvimento agrícola.
III - são chuvas cujas conseqüências se fazem sentir em diferentes áreas, independentemente dos locais onde existam as fontes emissoras de poluentes.

IV - é um fenômeno atmosférico que tem como conseqüências a destruição da vegeta-ção, a acidificação de lagos e represas, a cor-rosão de monumentos, entre outros.
Estão corretas:
a) I e II.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) III e IV.
e) I, II, III e IV.
5 - A Ásia possui um quadro natural muito diversificado. Explique essa diversificação.
Essa diversificação ocorre em função da dinâ-mica interna e externa atuante no planeta. Por exemplo, o movimento das placas tectônicas fez surgir montanhas elevadas, como o Himalaia e os montes Urais. A latitude, a altitude e a extensão territorial determinaram uma variedade climáti-ca. A fauna e a flora também são diversificadas, com muitas espécies em extinção. A hidrografia é prejudicada pelas mudanças de temperatura, principalmente nas regiões fria e polar.
6 - Atualmente, existe uma preocupação em amenizar os problemas ambientais da Terra. Quais são as organizações mais atuantes e por quê?
As organizações mais atuantes são as não governamentais, ou ONGs, formadas pela socie-dade civil, que questionam e agem diante de uma série de problemas ambientais, sociais, políticos e econômicos. As ONGs vêm crescen-do devido à falta de representação e à carência de formas de atuação da sociedade civil diante das medidas tomadas pelos governos na admi-nistração dos espaços nacionais e locais. Sugestão: professor, pedir para os alunos pes-quisarem a atuação de algumas organizações mais atuantes, como Greenpeace, SOS Mata Atlântica, WWF e Oneearth.

A população mundial /
Atividade 10/ As mudanças de comportamento da população/ Exercícios de Aplicação
1 - Nos países onde é grande o desenvolvimento econômico, é pequena a taxa de natalidade. Os países que apresentam alta taxa de natalidade possuem baixo índice de produção de alimentos. Essas constatações têm sido utilizadas para justificar ideologicamente a posição de grupos que pretendem:
a) implantar restrições ao fluxo de migrações intercontinentais.
b) justificar a divisão de países em três grupos: desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
c) justificar a livre iniciativa e a empresa privada como os únicos fatores capazes de gerar desenvolvimento.
d) provar que as elevadas taxas de nataliddade devem ser contidas para não prejudicar o desenvolvimento.
e) mostrar as vantagens da economia de mercado sobre a economia dos países socialistas.
2 - Justifique a resposta da questão anterior.
Essa é a base do pensamento neomalthusiano, que defende o controle da natalidade nos países subdesenvolvidos como forma de favorecer o seu desenvolvimento, alegando que os países pobres são obrigados a desviar investimentos das atividades produtivas para a assistência social.
3 - Escreva dois argumentos que se oponham à teoria de Malthus e dois argumentos que justifiquem essa teoria.
Os argumentos que se contrapõem às idéias propostas por Malthus são: o crescimento populacional está relacionado a aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos referentes às características de cada país; houve grande desenvolvimento e modernização do trabalho no campo, o que aumentou a produtividade; no momento histórico em que a teoria foi elaborada, o crescimento populacional era fruto da Revolução Industrial.
Os argumentos que justificam essa teoria são: a quantidade de terra é limitada e não poderia acompanhar o crescimento populacional; a relação entre número de habitantes e quantidade de alimentos ainda é utilizada para justificar o controle da natalidade (planejamento familiar).

4 -


A Índia, segundo país mais populoso do mundo, oi o primeiro a criar um mecanismo de controle populacional, em 1952. Qual o programa que a Índia criou a partir de 1975?
A partir de 1975, a Índia iniciou um programa de vasectomia em série. Milhões de homens foram operados em troca de pequena quantia em dinheiro. Mesmo assim, os índices de nascimentos na Índia ainda são elevados.



5 - Karl Marx, fundamentado no materialismo histórico, contrariava a teoria de Malthus. O que Marx argumentava contra essa teoria?
Marx afirmava que a fome, a carência social e o crescimento populacional são causados pela má distribuição de renda e pelas diferenças de classes sociais. Para ele, as condições de vida do trabalhador estavam diretamente relacionadas aos meios de subsistência.
6 - A partir do século XX, teve início a diminuição da população, especialmente nos países industrializados. Cite as causas dessa diminuição.
As principais causas são: aumento da renda média da população, acesso a métodos contraceptivos e mudança do papel da mulher na sociedade.
7 - Explique a política de redução de natalidade na China, país mais populoso do mundo.
Os métodos utilizados não foram democráticos e não obtiveram resultados satisfatórios.
Durante um certo período, era proibido ter mais de um filho, o que gerava graves problemas, como a matança de recém-nascidos do sexo feminino pelos próprios familiares. Ao se matar a menina, a mulher poderia ter um filho homem, mantendo, assim, as tradições chinesas (manter o nome da família). Quando o governo chinês percebeu o erro, modificou a legislação, criando uma série de vantagens para as famílias que tivessem um único filho.
8 - Quais dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano?
a) "Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento."
b) "População abundante, país forte!."
c) "Sem reformas sociais, o país se reproduze não produz."
d) "O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos."
e) "Justiça social, sinônimo de desenvolvimento."

Atividade 11 / A população mundial e a fome/Exercícios de Aplicação



1 - Qual a diferença entre a distribuição de 1. renda encontrada em países desenvolvidos e a de países subdesenvolvidos? Qual é a conseqüência disso?
De forma geral, a renda nos países desenvolvidos é mais bem distribuída do que nos países subdesenvolvidos. Nos países desenvolvidos, os 10% mais ricos da população se apropriam de aproximadamente 25% da renda nacional. Nos países subdesenvolvidos em geral, os 10% mais ricos se apropriam de quase metade da renda nacional. A conseqüência disso é que, nos países desenvolvidos, os indicadores socioeconômicos são melhores.
2 - Por que a riqueza produzida no mundo é tão concentrada? Qual é a conseqüência disso?
Porque o capitalismo é um sistema econômico que tende, estruturalmente, à concentração da riqueza nas mãos de poucos. Como a riqueza concentra-se nos países desenvolvidos, lá está a maioria dos ricos. No entanto, nos países subdesenvolvidos, há uma elite rica, inclusive alguns ultra-ricos. Entretanto, enquanto alguns poucos são ultra-ricos, milhões não têm rendimento suficiente para garantir o acesso a bens e serviços básicos, que lhes garantam uma existência digna. Daí os péssimos indicadores de desenvolvimento constatados principalmente nos países subdesenvolvidos.
3 - Quais as conseqüências sociais em países que apresentam acentuada concentração de renda, como o Brasil e outros países da América Latina?
A principal conseqüência da concentração de renda é a marginalização social. Por isso, os seus indicadores sociais são muito baixos, muitas vezes desproporcionais à sua renda per capita. Outra conseqüência grave é o alto índice de violência nessas sociedades. Pesquisas mostram que a violência está mais associada à acentuada desigualdade social. Em geral, quanto mais desigual a sociedade, maior a violência.
4 - Em quais países estão as pessoas mais ricas do mundo?
A maioria das pessoas ricas do mundo vive em países desenvolvidos, destacando-se os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão, porque são os mais industrializados, as maiores economias, os maiores mercados consumidores, sedes das maiores corporações e, portanto, com maiores oportunidades de acumulação de capitais ao longo da história.
5 - O que é IDH? Por que foram escolhidos esses indicadores para compor esse índice?
OÍndice de Desenvolvimento Humano é um indicador que mede o progresso da humanidade em termos de qualidade de vida. É composto de três indicadores: rendimento, com base na renda per capita; saúde, considerando a expectativa de vida ao nascer; e educação, que considera taxa de alfabetização de adultos e taxa de escolaridade nos ensinos fundamental, médio e superior.
Esses indicadores foram escolhidos porque sintetizam vários outros. Por exemplo, não é possível um povo ter alta expectativa de vida se não se resolverem adequadamente questões sociais básicas como alimentação, educação, saúde, saneamento básico, habitação etc.

Atividade 12/ O multiculturalismo/ Exercícios de Aplicação

1 - Na cidade de São Paulo, existem bairros tipicamente italianos, japoneses, árabes e nordestinos que, aparentemente, revelam a existência de uma "harmonia" cultural. Pode-se dizer que essa afirmativa é verdadeira? Explique.
Não é verdadeira, porque os diferentes grupos culturais nem sempre têm convívio pacífico. Apesar da existência de regras estabelecidas por legislações internacionais relativas aos direitos humanos, cada grupo social reage de forma diferente ao convívio com pessoas de outras culturas ou etnias.
2 -As fronteiras culturais não estão representadas nos mapas. Como sabemos que elas existem? Exemplifique.
As fronteiras culturais normalmente não estão representadas nos mapas porque, entre outros fatores, a globalização (cultural) propõe uma homogeneização cultural.
Por exemplo, as fronteiras da discriminação racial são traçadas: na Índia, levando-se em consideração as diferenças culturais e religiosas; na França, em relação aos marroquinos; na Inglaterra, em relação aos indianos; e na China, com divergências étnicas, principalmente entre os que vivem no campo.
3 -Passados quase dez anos de aprovação da lei que tornou crime a prática de racismo no país, a discriminação racial continua impune no Brasil (...). Em São Paulo, por exemplo, só há uma condenação com base na lei, proferida em 1995 contra um radialista que fez comentários racistas no ar. No resto do país — que tem 45% de sua população negra — só haveria mais duas sentenças... Face à impunidade, vários órgãos do Poder Judiciário e entidades de defesa dos direitos humanos indicam a necessidade de um plano de ação, para que casos de discriminação racial sejam identificados e reconhecidos pela Justiça brasileira.
Folha de S. Paulo. 23/08/98 – adaptado
Considerando a abordagem geográfica da questão da justiça no Brasil, em relação à discriminação racial, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I - Para aplicar as leis, o Poder Judiciário deve estar bem estruturado em todo o território nacional. No Brasil, esse fato está longe de ocorrer, principalmente nas áreas afetadas dos centros mais importantes.
II - A violência policial contra as populações pobres, em especial as de origem negra, demonstra que alguns setores do Estado violam as leis anti-racismo, dificultando ainda mais a aplicação da justiça.
III - Apesar de ser expressivo no total da população, o segmento de origem negra concentra-se em sua maioria no Nordeste, o que explica o baixo índice de ocorrência de crimes de racismo em outras regiões do país.
IV - A introdução de equipamentos no território que possibilitam um número maior de relações no espaço, como redes de comunicação, informação e transporte, por exemplo, contribuiu para melhorar o nível de respeito aos direitos humanos no Brasil.
a) Somente II e IV estão corretas.
b) Somente I e II estão corretas.
c) I, II e III estão corretas.
d) I, II e IV estão corretas.
e) Todas estão corretas.
4 - República Tcheca, os ciganos são vítimas de discriminação e preconceito. Explique essa afirmativa.
Os ciganos, na República Tcheca, enfrentam o racismo e o ódio dos skinheads, que os consideram ladrões e querem que eles sejam expulsos do país.
5 - Explique quem são os skinheads e, se possível, traga fotos para ilustrar o trabalho!
São grupos extremistas neonazistas que unem a xenofobia à intolerância contra as minorias (negros e homossexuais) e praticam atos de extrema violência.
A xenofobia é uma aversão a coisas e pessoas estrangeiras.
6 - Explique por que os imigrantes sofrem discriminação ou preconceito, o que pode gerar a formação de guetos étnicos.
Porque, além de serem vistos como pessoas que irão ocupar postos de trabalho (mesmo que informais), também podem sobrecarregar os serviços de assistência social e outros serviços públicos dessas regiões.
7 - Além da discriminação racial que envolve um grande número de pessoas, em particular a população negra, existe também um outro tipo de discriminação contra as mulheres. Explique por quê.
As mulheres, apesar de participarem do mercado de trabalho e da política no processo de democratização, não têm poder de decisão, o que, por questões culturais, é permitido aos homens. Em muitos países, a submissão e a opressão contra a mulher continuam fazendo parte da rotina.
Apesar de a mulher ter conquistado espaços na política e na economia, ainda existem diferenças entre os salários de homens e de mulheres.

prova do terceirão 16-04-2009

01 - Observe o desenho.
Considere, no mapa anterior, o conjunto I, formado pelos países dos três pólos de decisão e os conjuntos II e III, formados, respectivamente, pelos países da América Latina e da África. A tabela abaixo indica, em bilhões de dólares (1992), o total das exportações de mercadorias oriundas dos países constituintes de cada um dos três conjuntos e tendo como destino países dos mesmos três conjuntos.
A partir dessas informações e dos seus conhecimentos sobre o comércio mundial, indique a afirmativa correta a respeito da natureza das mercadorias que dominam, em valor, os fluxos comerciais indicados por sua origem e destino.
a. No interior de I, manufaturados; de I para II, produtos agrícolas.
b. No interior de I, manufaturados; de I para III, produtos agrícolas.
c. No interior de I, bem como no interior de II, manufaturados.
d. No interior de I, produtos agrícolas; de III para I, produtos minerais.

02 - (PUC-SP) O mapa aponta uma “clássica” divisão regional do Nordeste brasileiro. Que divisão é essa e quais as características mais gerais de sua estrutura fundiária e de sua produção agrícola?
Resposta
1- Zona da Mata: domínio de latifúndios com plantations: cana, cacau e fumo.
2- Agreste: domínio de minifúndios, com policultura alimentícia.
3- Sertão: domínio de latifúndio com pecuária extensiva.
4- Meio-Norte: domínio de latifúndios com extrativismo

03 - (UFRJ)
O Vale da Fartura
A irrigação cria um pomar verde às margens do São Francisco. Projetos transformaram a aridez do sertão num cenário de prosperidade em pouco mais de uma década. A vedete do São Francisco é Petrolina, a 700 quilômetros do Recife. Ela disputa com a cidade paulista de Ribeirão Preto o título de Califórnia Brasileira.
Revista Veja, 22/09/93)
Entre o otimismo da notícia e a realidade do espaço em questão, pode-se afirmar que a irrigação
a) permitiu a expansão agrícola em Petrolina, levando sua produção a competir com Ribeirão Preto no mercado externo.
b) beneficiou a maior parte da população das margens do São Francisco, incremen-tando a produção de gêneros alimentícios tradicionais.
c) favoreceu as empresas nacionais e estrangeiras, alocadas na região, implantando no Nordeste mais uma área de agricultura de exportação.
d) desenvolveu os municípios da bacia hidrográfica, estimulando a organização de cooperativas agrícolas entre os “barranqueiros”.
e) contribui para o crescimento urbano de Petrolina, sendo determinante a sua posição geográfica ribeirinha e sua condição de nó rodoviário.Resposta C: O texto relata o projeto de irrigação mais famoso do sertão, envolvendo Petrolina – Juazeiro.

04 - (PUC) Observe com atenção o mapa abaixo.A partir do mapa, assinale a alternativa que contém as afirmações corretas sobre o conjunto econômico assinalado.
1. Organizado sob a liderança do Japão, envolve países como Austrália e Nova Zelândia. Esses dois países compõem uma área periférica privilegiada, com melhores condições sociais, desenvolvimento tecnológico promissor, potencial agropecuário e vastos recursos naturais.
2. A devolução de Hong Kong à China ocorreu sem conflitos, em virtude daquela colônia não se constituir em lugar preparado para a competitividade mundial. Chama a atenção na ex-colônia inglesa o sucateamento dos sistemas educacional e de comunicações.
3. As Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), intituídas na China, são espaços preparados com regulamentação particular e tecnologia apropriada para atrair investimentos e capitais mundiais,especialmente os oriundos do Japão.
4. A liderança do Japão na região, após a 2.a guerra, deve-se a fatores como os grandes investimentos dos EUA no país e ao papel de MITI . Ministério da Indústria e Comércio que destinou recursos expressivos à educação, ciência e tecnologia, resultando em significativo aumento de produtividade.
5. Os chamados Tigres Asiáticos . Coréia do Sul, Taiwan, Singapura, Hong Kong . destacaram-se pela ênfase no fortalecimento do mercado interno e pelo baixo grau de intervenção do Estado, criando economias fechadas.
a. 1, 2 e 5
b. 2, 3 e 4
c. 3, 4 e 5
d. 1, 3 e 4

05 - (PUC/98) Leia o trecho da entrevista abaixo:
Pergunta: A mundialização não é uma ameaça deste lado da África?
Resposta: A mundialização é antes de mais nada uma sorte para as empresas privadas, porque pode arrastá-las para o alto. Elas serão obrigadas a melhorar sua produtividade para ganhar mercados e não perder os que já têm. Elas terão que fazer tal como as empresas americanas e asiáticas. Nós devemos nos bater para aumentar a competitividade de nossas economias, organizar nossos mercados (...), num quadro de integração regional. As vantagens que tudo isso confere é um mercado regional mais amplo para as empresas (...) Boni Yayi, presidente do Banco Oeste-Africano de Desenvolvimento, in jornal Le Soleil, 07. Jul.96, Senegal.
Quais são os fatores que dificultam a inserção da África num quadro de economia mundializada?
· o atraso tecnológico, agravado pela carência de mão-de-obra não-qualificada e a falta de investimentos;
· a desarticulação dos sistemas produtivos tradicionais, claramente verificada na substituição da agricultura de consumo interno pela agroexportação, principalmente nas regiões onde as condições naturais são mais adequadas a esse tipo de atividade;
· a existência de grande instabilidade política e numerosos conflitos tribais que, em parte, resultaram ou foram agravados pelo colonialismo europeu.
06 - Considere os dados da tabela a seguir
A partir dos dados da tabela, e levando em conta seus conhecimentos a respeito do assunto, está CORRETA a seguinte afirmação:
a) África e Oriente Médio destacam-se, respectivamente, na expansão do número de turistas e das receitas, em virtude dos sítios históricos e naturais ali presentes e da construção da melhor infra-estrutura de visitação entre regiões.
b) embora não tenha as taxas mais elevadas de crescimento de receitas e número de visitantes no período, a Europa continua sendo o principal destino dos viajantes, especialmente a países como Itália, França e Espanha.
c) a América registra taxas de crescimento no setor, resultado da expressiva participação do Brasil, que, em função de atrativos como suas florestas, clima tropical e extenso litoral, é o maior receptor de turistas do continente.
d) África, Leste da Ásia e Pacífico registraram quedas ou baixo crescimento nas receitas do turismo e no número de visitantes diante dos problemas econômicos que sucederam a crise das bolsas asiáticas no final de 1997.

07- Diferencie uma Zona de Livre Comércio com uma União Aduaneira. Cite exemplo.
A diferença de uma área de livre comércio para uma união aduaneira é que, enquanto a primeira é uma associação que possibilita a livre circulação somente de mercadorias com taxas alfandegárias reduzidas entre os países membros, a segunda prevê a livre circulação de capitais e mercadorias, com a implantação da TEC (tarifa externa comum), que padroniza as relações comerciais com outros países fora do bloco. Exemplos: NAFTA e MERCOSUL.

08 - Sobre a Conferência de Bretton Woods, responda:
a) Que moeda passou a ser usada nas relações comerciais internacionais?
b) Que Bancos foram criados?
a) Dólar
b) FMI e Banco Mundial ou Bird.

09 – O que significa GATT? Que organização supranacional o substituiu?
Acordo Geral de Tarifas e Comércio. Foi substituído pela OMC.

10 - Observe o gráfico.
Qual é a principal conclusão que podemos tirar desse gráfico?
Como mostra o gráfico, que o comércio mundial cresce cada vez mais, principalmente entre os países ricos. O Comércio está fortemente restrito aos paises desenvolvidos. As transações feitas entre esses países representam 85% do comércio mundial.

11 – Após a 2ª Guerra Mundial, países europeus uniram forças para ativar suas relações comerciais. Cite as siglas que se seguiram até a consolidação da União Européia.
Benelux, Ceca, MCE ou CEE e EU.

12 – (Fuvest-SP) O perfil topográfico representa o relevo paulista na região noroeste-sudeste.
As letras A e B indicam, respectivamente:
a) Planalto Ocidental e Depressão Periférica.
b) Planalto Atlântico e Depressão Periférica.
c) Planalto Atlântico e Vale do Paraíba.
d) Planalto Ocidental e serra do Mar.
e) Vale do Paraíba e serra do Mar.
Resposta A: De acordo com a antiga proposta de classificação do relevo, o modelado do Estado de São Paulo compreendia, de SE-NO:
A. Planalto Ocidental
B. Depressão Periférica C. Planalto Oriental

quarta-feira, 8 de abril de 2009

prova 2º ano 08-04-2009

01 - Os espaços de entretenimento e de lazer são explorados pelo processo de globalização. Nos meios de comunicação, o esporte é transformado em imagens que movimentam elevadas somas monetárias e relacionam contratos publicitários às marcas comerciais exibidas mundialmente.
A figura a seguir é um exemplo desse fato.
A partir dos elementos apresentados, é correto afirmar que o futebol, no capitalismo globalizado, vem sendo
a) difundido como uma modalidade física e de recreação.
b) difundido como uma modalidade esportiva de negócios.
c) utilizado por empresas internacionais, visando à valorização da saúde.
d) utilizado por empresas nacionais, visando à valorização das atividades lúdicas.

02 - Considere os dados da tabela a seguir:
A partir dos dados da tabela, e levando em conta seus conhecimentos a respeito do assunto, está CORRETA a seguinte afirmação:
a) África e Oriente Médio destacam-se, respectivamente, na expansão do número de turistas e das receitas, em virtude dos sítios históricos e naturais ali presentes e da construção da melhor infra-estrutura de visitação entre regiões.
b) embora não tenha as taxas mais elevadas de crescimento de receitas e número de visitantes no período, a Europa continua sendo o principal destino dos viajantes, especialmente a países como Itália, França e Espanha.
c) a América registra taxas de crescimento no setor, resultado da expressiva participação do Brasil, que, em função de atrativos como suas florestas, clima tropical e extenso litoral, é o maior receptor de turistas do continente.
d) África, Leste da Ásia e Pacífico registraram quedas ou baixo crescimento nas receitas do turismo e no número de visitantes diante dos problemas econômicos que sucederam a crise das bolsas asiáticas no final de 1997.
e) o crescimento das receitas e do número de turistas na África e no Oriente Médio associa-se às baixas taxas registradas pela Europa, em conseqüência de conflitos nos Bálcãs.
03 - Analise a tabela adiante onde está indicada a porcentagem do Produto Interno Bruto destinado para pesquisa em 1989 nos seguintes países:
O investimento em pesquisa está intimamente relacionado com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia que, por sua vez, constitui-se em um dos indicadores do poder industrial, econômico e político dos países.
A partir das informações acima, assinale a alternativa correta.
a) o Japão, o maior investidor em pesquisa, não tem seu investimento traduzido em poder econômico, pois todas as suas indústrias estão instaladas fora do território do país.
b) o total de investimentos em pesquisa feitos pelo conjunto dos países da Europa Ocidental ultrapassa o dos E.U.A. e o do Japão, colocando a região como um dos grandes blocos de poder no mundo.
c) os E.U.A. são os maiores investidores em pesquisa, o que explica a sua posição de país de maior poder político e desenvolvimento econômico-industrial.
d) a ex-URSS tem no seu alto investimento em pesquisa a explicação das transformações acontecidas na política e na economia que levaram ao fim do socialismo real.
e) entre os que mais investem em pesquisa visando ao desenvolvimento industrial está presente a Tchecoslováquia, país integrante da Comunidade Econômica Européia.

04 – Sobre a Conferência de Bretton Woods, responda:
a) Que moeda passou a ser usada nas relações comerciais internacionais?
b) Que Bancos foram criados?
a) Dólar
b) FMI e Banco Mundial ou Bird.

05 – Cite o nome da Conferência na qual foi criada a ONU.
Conferência de São Francisco.

06 – Quem funções exercem:
a) Unesco
b) OIT
c) OMC
d) Unicef
e) FAO

a) Organização das Nações Unidas para educação, ciência e cultura.
b) Organização Internacional do Trabalho.
c) Organização Mundial do Comércio.
d) Fundo das Nações Unidas para a infância.
e) Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação.

07 – O intercâmbio internacional de mercadorias está estruturado em quatro eixos, concentrado no Pacífico Norte e Atlântico Norte. Quais são?
EUA, UE, Ásia e Japão/China.

08 – O Brasil ocupa uma modesta posição no ranking de turistas recebidos. A França foi a primeira colocada em 2007. Qual foi a posição de nosso país neste mesmo ano?
38º lugar.

09 – A economia do mundo ocidental evolui no sentido da formação de grandes blocos econômicos: União Européia (ex-Comunidade Econômica Européia), MERCOSUL e NAFTA, sendo esses dois últimos de criação recente.
Descreva, em linhas gerais, a natureza e os objetivos desses dois últimos blocos.
O Nafta é uma zona de livre comércio.O Acordo de Livre Comércio da América do Norte é uma associação que pretende promover a integração econômica entre os Estados Unidos da América, o Canadá e o México através da redução ou eliminação das tarifas alfandegárias. Já o Mercosul visa a eliminação gradativa das barreiras comerciais existentes entre os países-membros, a implementação de políticas que estimulem a entrada de investimentos externos e a criação de tarifas alfandegárias comuns(TEC) para produtos importados fabricados em outras regiões do mundo. O Mercosul é uma União Aduaneira

10 – Observe a ilustração.
A propósito do conjunto das atividades econômicas das regiões enumeradas no mapa a seguir pode-se afirmar que
a) são todas áreas de aquecimento econômico.
b) são todas áreas de desaquecimento econômico.
c) 1 e 2 são pólos de aquecimento econômico e 3 é pólo de desaquecimento.
d) 2 e 3 são pólos de aquecimento econômico e 1 é pólo de desaquecimento.
e) 1 e 2 são pólos de desaquecimento econômico e 3 é pólo de aquecimento.

11 - Apesar da industrialização, os países latino-americanos não conseguiram ainda romper o elevado grau de dependência em relação aos centros da economia mundial capitalista. Esta dependência deve-se, principalmente, à
a) ausência generalizada de medidas que incentivem a integração econômica, através da criação de blocos regionais.
b) necessidade de fluxos de capitais internacionais para incrementar as atividades econômicas nacionais.
c) brusca redução das alternativas de exportação provocada pela crise dos países socialistas.
d) ausência generalizada de dispositivos legais que privilegiem o ensino básico, facilitando a incorporação de cidadãos no mercado de trabalho.
e) hipertrofia do setor secundário da economia, provocando grande desequilíbrio na balança comercial dos países.

12 - Na Nova Ordem Internacional, a crescente migração internacional tem gerado uma série de problemas.
A charge a seguir se refere a um fenômeno que vem se ampliando no mundo.
A charge apresentada pode ser interpretada como sendo:
a) as barreiras à imigração de africanos e latino-americanos, por parte dos países da União Européia.
b) as tentativas frustradas de países menos desenvolvidos de ingressar na União Européia.
c) o processo de exclusão social a que são submetidos os europeus desempregados, como os espanhóis e portugueses.
d) o início de uma economia protecionista por parte da União Européia, para equilibrar sua Balança Comercial.
e) o início da restrição estabelecida pela União Européia à livre circulação de pessoas.

13 - (UEL-PR) Considere a tabela abaixo:
A leitura da tabela e seus conhecimentos sobre a economia desses países permitem afirmar que:
a) a pequena participação da agricultura no PIB demonstra a importância da industrialização nesses países.
b) pela grande participação da população agrícola no conjunto da população ativa pode-se deduzir que a produtividade per capita é alta.
c) os diferentes pesos da agricultura nas exportações indicam que nem todos os países da tabela apresentam uma economia diversificada.
d) pelo menos três dos países da tabela já atingiram a autosuficiência e resolveram os problemas de abastecimento interno da população.
e) a produção agrícola desses países deve ser, predominantemente, realizada em latifúndios, que representam ainda uma herança colonial.

14 – Cite o nome do Tratado que criou o MERCOSUL.
Tratado de Assunção, assinado em 1991.
15 - Relacione as colunas.
a) Balança Comercial
b) Balança de pagamentos.
c) Balança de serviços
( B ) Registro de todas as transcrições de caráter econômico- financeiro realizadas entre residentes de um país com residentes dos demais países.
( A ) Relação entre as importações e as exportações de um país.
( C ) Registra as receitas e despesas de diversos tipos de transação, destacando-se os transportes, os seguros, as viagens internacionais, os royalties, os lucros e os juros.



Prova do 1º ano dia 08-04-2009


(Mapa da Projeção de Gall-Peters)

O planisfério abaixo foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico, fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa. Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:

a) Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.
b) Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.
c) É uma projeção, cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos pólos e reduzidas na faixa intertropical.
d) A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.
e) Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.

02 - (Ufba) A necessidade de se orientar na superfície do planeta levou os homens, ao longo da História, a elaborar vários tipos de mapas e projeções da superfície terrestre, desde as rústicas representações babilônicas até as mais modernas, elaboradas a partir da coleta de informações obtidas por sensoriamento remoto e processadas pela informática. (SENE; MOREIRA, 1999, p. 428).
Os mapas representam, assim, um dos principais instrumentos de análise e de interpretação do espaço geográfico, deixando de servir apenas para estrategistas e turistas ou como recursos para as aulas de Geografia, tornando-se ferramenta básica para inúmeros outros profissionais, ajudando a definir as relações políticas, sociais e econômicas entre os povos. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2004, p. 20).

A análise dos textos e das ilustrações e os conhecimentos sobre mapas e projeções cartográficas permitem afirmar, exceto:

a) Os mapas antigos eram instrumentos de uso prático, uma forma de expressão da cultura e das crenças dos povos e um patrimônio cultural de valor inestimável.
b) As projeções cartográficas refletem uma visão de mundo e um contexto político-ideológico e, por serem representadas numa superfície plana, apresentam distorções nas áreas, nas formas ou nas distâncias da superfície terrestre.
c) A projeção de Mercator, pela sua visão eurocêntrica de mundo e por possibilitar orientação com base na tecnologia de posicionamento global (GPS), é a que apresenta menores distorções nas áreas, sendo a mais utilizada, atualmente, para representar o globo terrestre.
d) A projeção de Peters, buscando expressar as reivindicações de maior igualdade entre as nações ¾ fruto das preocupações dos países subdesenvolvidos do Hemisfério Sul ¾, representa as áreas dos continentes e dos países em escala igual, conservando a proporcionalidade de suas dimensões relativas, mas apresentando distorções em suas formas.
e) As cartas temáticas que surgiram no século XX são fundamentais para a representação do espaço geográfico atual, pois expressam os mais variados aspectos da realidade natural, social e econômica e são utilizadas, intensivamente, para fins científicos, educacionais e de planejamento.

03 – O processo de formação do território brasileiro está ligado a qual contexto histórico?

A expansão marítima européia.

04 – No caso da formação territorial do Brasil, qual é o nome do tratado que substituiu o Tratado de Tordesilhas?

Tratado de Madri

05 – Cite as três principais atividades econômicas durante a colonização do Brasil.

Pau-brasil, cana-de-açúcar e mineração.

06 – Sobre a aquisição do território do Acre pelo Brasil, responda:

a) O território do Acre pertencia a qual país?

b) Qual é o nome do Tratado assinado entre os dois países?

a) Bolívia

b) Tratado de Petrópolis

07 - Considerando alguns aspectos do desenvolvimento regional brasileiro, pode-se afirmar que:

a) o Nordeste e a Amazônia são considerados áreas em desenvolvimento regional de nível intermediário

b) a região Sudeste apresenta um desenvolvimento regional homogêneo.

c) o eixo São Paulo-Rio pode ser considerado como núcleo de uma região de rápido e intenso desenvolvimento.

d) os centros regionais devem estimular o crescimento exclusivo de sua área urbana, sem preocupar-se com o desenvolvimento de sua área de influência.

e) o desenvolvimento regional e global independe da participação dos centros regionais periféricos.

08 - (FGV-SP) Compare a ilustração com o esquema.

Os quadros indicados com I, II e III, podem ser melhor complementados, respectivamente, por:

a) estrutura populacional / característica de toda a região / migração.

b) estrutura agrícola / característica de toda a região / característica do Sertão.

c) estrutura fundiária / seca no Agreste / característica sazonal.

d) estrutura populacional / seca no Agreste / migração.

e) estrutura fundiária / seca no Sertão / característica geral da região.

09 - (FUVEST-SP)

“Lá um dia, para as cordas das nascentes do Paraíba, via-se, quase rente do horizonte, um abrir longínquo e

espaçado de relâmpago: era inverno na certa no alto sertão. As experiências confirmavam que com duas semanas de inverno o Paraíba apontaria na várzea com sua primeira cabeça d’água. O rio no verão ficava seco de se atravessar a pé enxuto. Apenas, aqui e ali, pelo seu leito, formavam-se grandes poços, que venciam a estiagem.” (J. L. do Rego – Menino de Engenho, cap. 13)

O texto acima faz referência, direta e indiretamente, a aspectos da paisagem natural, observados na sub-região do Sertão Nordestino, tais como:

a) clima tropical semi-árido, predominância de rios intermitentes, com padrão de drenagem exorréica.

b) clima tropical úmido a leste e semi-árido a oeste, rios perenes e intermitentes, com padrão de drenagem endorréica.

c) clima tropical, rios predominantemente perenes, com padrão de drenagem exorréica.

d) clima tropical semi-árido a leste e úmido a oeste, rios temporários, com padrão de drenagem endorréica.

e) clima tropical mais úmido no inverno e mais seco no verão, rios temporários, com padrão de drenagem arréica.

10 - Considere as afirmações a seguir sobre as regiões brasileiras

I. Não tem uma participação marcante na indústria nacional. As cidades cresceram e sua população urbana, que somava cerca de 25% em 1950, passou a mais de 80% na década de 1990. “A região não é mais um vazio demográfico, nem uma área onde se praticava, quase exclusivamente, uma pecuária superextensiva. O setor

primário modernizou-se, a agricultura de grãos tomou vulto.” (Arbex Jr & Bacic Olic)

II. “A grande diversidade de produtos da agricultura, fruto da forma de ocupação pela imigração, vai gradativamente dando lugar à homogeneização baseada em alguns produtos como a soja e o trigo.” (…) “Sua industrialização apoiou-se historicamente na presença de matéria-prima de origem agropecuária e na mão-de-obra imigrante.” (Garcia & Garavello)

As afirmações I e II referem-se às regiões:

a) Centro-Oeste e Sul.

b) Nordeste e Sudeste.

c) Norte e Sul.

d) Norte e Sudeste.

e) Centro-Oeste e Sudeste.

11 – Qual é o nome do estado, da Região Norte, criado em 1988, numa área que correspondia anteriormente à porção setentrional do estado de Goiás, na Região Centro-Oeste.

Tocantins

12 – Assinale a alternativa correta em relação à Constituição de 1988.

a) Os territórios de Roraima e Amapá foram transformados em estados;

b) O território de Fernando de Noronha foi transformado em município (distrito) da Paraíba.

c) O estado do Mato Grosso foi dividido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

d) O território de Rondônia foi transformado em estado.

e) O estado do Rio de Janeiro foi fundido com o estado da Guanabara, tornando-se único.

13 - O norte e o nordeste de Minas Gerais apresentam uma paisagem natural caracterizada pelo domínio do clima semi-árido, da vegetação de caatinga e de uma rede hidrográfica muito pobre.

Além disso, apresentam uma população marcada por sérias deficiências sociais e uma economia fundamentada na atividade agropecuária realizada de forma bastante precária.

Cite o nome do Complexo regional em que está inserido o norte e o nordeste de Minas Gerais.

Complexo Regional do Nordeste.

14 - Para responder a esta questão considere o mapa de uma das divisões regionais do Brasil.

A divisão regional assinalada no mapa do Brasil a seguir

a) é a mais utilizada porque demarca de forma correta as diferentes regiões geoeconômicas do Brasil.

b) é a divisão oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística baseada em critérios político-administrativos, sendo os limites de cada região coincidentes com as fronteiras estaduais.

c) é a divisão oficial da ONU que através da UNESCO, após a Segunda Guerra Mundial, auxiliou o governo brasileiro a realizar uma divisão regional, contemplando as diferentes realidades do espaço geográfico do País.

d) é a divisão oficial feita no início do século pelo Conselho Nacional de Geografia, tendo como diretriz a vocação econômica de cada região.

e) não é a oficial, porque o IBGE somente aceita e trabalha do ponto de vista estatístico com três regiões: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

15 - A tabela a seguir mostra que, no período de 65 anos, o número total de tratores no Brasil cresceu 382 vezes.

Os dados permitem afirmar que:

a) quanto o número total de tratores, a região sul manteve-se sempre à frente das demais.

b) na região sul, apesar do número absoluto de tratores, registrou-se o menor incremento.

c) a região centro-oeste diminuiu a importância de sua participação no número total de tratores.

d) quanto ao número total de tratores, a região nordeste manteve-se sempre em terceiro lugar.

e) O menor incremento registrado no período ocorreu na região norte.