quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

UFMG 2009 2ª ETAPA

QUESTÃO 01

Leia este trecho:

O reconhecimento do impacto significativo da ilha de calor urbano tem levado a uma linha contínua de pesquisas sobre os meios de se reduzir a intensidade dessas ilhas. À medida que a compreensão dos processos que contribuem para a formação das ilhas de calor se tem desenvolvido, estudos têm focalizado estratégias que envolvem novas coberturas e a repavimentação em cores claras (para aumentar o albedo urbano), assim como o plantio de árvores. Com a adoção de tais medidas mitigadoras, alguns especialistas consideram que a ilha

de calor urbano de Los Angeles pode ser reduzida em até 3 ºC.

McKENDRY, Ian G. Applied climatology. Progress in Physical Geography, n. 4 v. 27, 2003. p. 601-602. (Adaptado)

A partir da leitura e interpretação desse trecho, faça o que se pede.

1. EXPLIQUE por que, como medida de redução do calor urbano, é conveniente

A) alterar as cores das superfícies urbanas  entre outras, tetos, ruas e avenidas.

Alterando as cores, muda-se a quantidade de radiação solar refletida. Cores claras nos tetos, ruas e avenidas causam maior reflexão e menos calor nas cidades.

B) criar e manter áreas verdes.

Com essa medida, reduz-se o albedo local devido uma maior proteção do solo. Assim, a absorção de energia será menor como também o que levará a uma menor irradiação de calor.

2. CITE duas conseqüências de natureza econômica, ambiental ou de qualidade de vida humana resultantes da intensificação de ilhas de calor nas cidades.

Conseqüência 1: aumento das chuvas torrenciais, ou ainda, chuvas de granizo devido ao elevado aquecimento local.

Conseqüência 2: maior consumo energético devido a utilização de ventiladores e de aparelhos de ar condicionado nas casas, comércios e indústrias.

Pode-se citar ainda, problemas como desconfortos e mal-estar devido à elevação da temperatura e da umidade do ar.

QUESTÃO 02

Desejando adquirir um terreno, para construção de sua futura residência, em um Condomínio localizado em certa região do Brasil, um cliente passou a um corretor de imóveis estas especificações:

“... um terreno cuja frente, além de estar voltada para o nascente, propicie a vista do lago localizado nas imediações, mas, ao mesmo tempo, esteja a salvo de quaisquer possíveis inundações causadas pela elevação do nível de água desse lago durante o período das chuvas.”

Tendo em vista essas especificações, o corretor de imóveis apresentou ao comprador este mapa, em que estão indicados os terrenos ainda à venda no Condomínio escolhido:



A partir da análise desse mapa e considerando as especificações passadas, pelo cliente, ao corretor de imóveis, FAÇA o que se pede.

1. MARQUE com um X, diretamente no mapa, o terreno à venda que atende às especificações do cliente.











2. Suponha que um dos terrenos à venda nesse Condomínio mede, no mapa, 2 cm de frente e 2 cm de fundo.

CALCULE a á

rea ocupada, em m², por esse terreno.

Área do terreno = 2.500m² VISTO QUE 2.500 X 2 X 2.500 X 2= 5.000cm ou 50 m X 50 m

3. Leia esta afirmativa:

A área do Condomínio, mostrada no mapa, está integralmente localiz

ada em uma planície, uma vez que, no Brasil, essa unidade de relevo está situada abaixo dos 200 m de altitude.

Você concorda com essa afirmativa? NÃO

JUSTIFIQUE sua resposta.

Não é só pela altimetria que se define uma planície, é necessário observar a topografia suave e o processo de acumulação de sedimentos. As isoípsas do desenho caracterizam uma colina.

QUESTÃO 03

Analise este mapa, em que estão representadas as regiões em que se verificou maior ritmo de desmatamento no Estado de Minas Gerais, nos períodos de 2003-2005 e 2005-2007:


A partir da análise desse mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

1. IDENTIFIQUE os bio

mas mineiros mais desmatados no período de

2003-2005: Caatinga.

2005-2007: Cerrado.

2. APRESENTE duas razões que explicam o fato de os maiores ritmos de desmatamento verificados no território mineiro, no período 2003-2007, se concentrarem na porção setentrional do Estado.

JUSTIFIQUE cada uma das razões apresentadas.

Razão 1: utilização para atividades do setor agropecuário.

Justificativa: quando novos espaços passam a ser utilizados no processo produtivo, a tendência é que a cobertura vegetal primitiva seja retirada para a expansão de á

reas de cultivos de grãos e de novas pastagens.

Razão 2: produção de carvão vegetal.

Justificativa: a região é grande produtora de carvão vegetal qu

e é produzido a partir da vegetação nativa local. Esse carvão abastece a indústria siderúrgica localizada na região central de Minas Gerais.

Pode-se citar ainda uma terceira razão que é a monocultura e silvicultura do eucalipto na região norte-nordeste de Minas. Nestas áreas estão as maiores áreas contínuas de eucaliptos do mundo, usados para a indústria de papel e celulose, fabricação de móveis, construção civil, mourões de fazendas e carvão vegetal.


QUESTÃO 04

Analise este mapa:

Nesse mapa, destaca-se a inversão de uma tendência histórica dos séculos XIX e XX, quando os resultados positivos da econ

omia mundial refletiam a superioridade do desempenho das economias da porção norte do Planeta.

A partir da análise desse mapa e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,

1. APRESENTE uma razão que explique a retração do crescimento da economia mundial no período representado.

Dentre as razões, podemos citar: a retração da economia estadunidense; as pressões inflacionárias causadas pela alta do petróleo; a diminuição do crédito em escala planetária.

2. APRESENTE dois fatores que, nos séculos XIX e XX, contribuíram para a superioridade do desempenho das economias da porção norte do Planeta.

Fator 1: pioneirismo industrial de alguns países desse bloco.

Fator 2: o investimento em pesquisa e desenvolvimento que gerou novas tecnologias e assim maiores ganhos; expansão populacional que criou um grande mercado consumidor interno; medidas protecionistas que garante bom desempenho em diferentes setores da economia.

3. CITE uma característica comum aos conjuntos regionais

da porção meridional do Planeta que, no período 2007-2008, favoreceu o melhor desempenho econômico deles.

Nesses conjuntos regionais estão países emergentes com grande população adulta, atraindo investimentos por causa do mercado consumidor e da mão-de-obra barata.

São exportadores de commodities que tiveram aumento de preços nos últimos anos elevando o faturamento desses países;

Alguns desses países passaram a exportar produtos industrializados, aumentando seus ganhos.

QUESTÃO 05

Analise este mapa, em que se destaca a localização da Amazônia Legal Brasileira no contexto sul-americano:











A mídia contempla, com freqüência, a região mostrada nesse mapa. Os temas mais explorados podem ser divididos em dois grupos:

• as relações da Região Amazônica com o espaço exterior, em que se abordam, entre outras questões, as relativas à insegurança ao longo da linha de fronteiras internacionais e ao risco que a região tem representado à soberania nacional; e

• as relações humano-econômicas que se estabelecem em nível intra-regional, em que se destacam, sobretudo, os confrontos entre interesses públicos e privados, que, via de regra, desembocam em graves conflitos fundiários, marcados, muitas vezes, pela violência contra a população e contra a floresta.

A partir da análise desse mapa e considerando as informações que a ele se seguem,

1. APRESENTE uma razão que justifica

A) a insegurança ao longo das fronteiras internacionais da região destacada.

Ação de grupos guerrilheiros em países vizinhos, como por exemplo, a Colômbia, onde a atuação das FARCs e do ELN representa perigo para as fronteiras brasileiras. O candidato poderia citar ainda a presença dos garimpos clandestinos, do tráfico internacional de drogas e da instabilidade política nos países vizinhos.

B) o fato de a Região Amazônica constituir um risco à soberania nacional.

A sua grande extensão dificulta seu controle pelo Estado Brasileiro e os interesses são múltiplos: biodiversidade, riqueza mineral, aproveitamento agropecuário etc.

2. EXPLIQUE por que interesses públicos e privados se confrontam nessa região.

São grupos sociais com interesses diferentes: madeireiros, garimpeiros, mineradoras e índios com posições antagônicas e em constantes disputas nas quais o Estado brasileiro encontra problemas para intervir e controlar tal condição.

QUESTÃO 06

O tema “religião” interessa, cientificamente, a vários campos das Ciências Humanas e das Ciências Sociais – em especial, a Antropologia, a Sociologia, a História e, também, a Geografia –, além de interessar às próprias religiões.

Um dos aspectos do estudo das religiões que mais têm afinidade com a Geografia é a distribuição espacial delas.

Considerando essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto,

1. EXPLIQUE por que a distribuição espacial das religiões se constitui tema da maior relevância para a ciência geográfica.

As religiões estão entre as grandes forças geopolíticas que determinam nossa vida. Assim, entender essas crenças e sua repartição espacial permite compreender as tensões étnicas, o choque de culturas e os impactos entre os diversos grupos religiosos ao longo da história humana.

2. CITE um exemplo que comprove a explicação dada nesse item 1.

Os violentos conflitos que ocorrem no Oriente Médio: judeus X muçulmanos; xiitas X sunitas no Iraque; no Sudão, entre o norte islâmico querendo subjugar o sul, cristão e animista; na Caxemira, hindus X muçulmanos, etc.