domingo, 20 de março de 2011

prova 1º ano ensino médio 18-03-2010

01 - (CEFET-PR) O Equador é o paralelo principal e está traçado a igual distância dos polos, dividindo o planeta Terra em hemisférios. Cada meridiano, junto com o seu antimeridiano,também divide a esfera terrestre em duas partes iguais. Em relação aos meridianos e paralelos terrestres, é correto afirmar que:
a) o meridiano de Greenwich e seu antimeridiano dividem a esfera terrestre em dois hemisférios: o setentrional e o meridional.
b) o ângulo formado pela vertical que passa em um determinado local com a vertical de uma localidade no meridiano de Greenwich é chamado de latitude.
c) os círculos polares indicam o limite exato em que tanto a noite (no inverno) quanto o dia (no verão) duram 24 horas.
d) a longitude do Equador é de 0°, pois ele é o único círculo máximo da esfera terrestre.
e) os fusos horários estão diretamente ligados aos paralelos, pois estes determinam as zonas de maior e menor incidência dos raios do sol.

02 - (UCS-adaptada) Analise o texto e as afirmações:
O globo terrestre é cortado por linhas imaginárias que possibilitam a localização de qualquer ponto em sua superfície.
Com eles determinam-se a latitude, a longitude e as coordenadas geográficas de um lugar qualquer. Em decorrência do movimento de rotação da Terra, (sentido oeste-leste) ocorrem os dias e as noites, assim como a diferença de horário entre os diversos pontos longitudinais da esfera terrestre.
I. Considerando duas cidades, a que estiver a oeste em relação à outra terá seu horário atrasado.
II. Todas as cidades localizadas na mesma latitude e cuja distância da linha do Equador for igual, têm o mesmo horário.
III. Quanto maior for a longitude dos lugares, menores serão seus horários em relação ao Greenwich Mean Time.
IV. Considerando duas cidades, ambas no hemisfério Oriental, a que estiver mais a leste terá seu horário adiantado em relação a GMT.
São corretas apenas as afirmações:
a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I, II e III.

03 - (Unioeste-adaptada) Durante as Olimpíadas de 2008, realizada na China, muitos jogos foram assistidos por nós, brasileiros,durante a madrugada, apesar de serem disputados em plena luz do dia. Considerando o enunciado, a localização geográfica e a diferenciação de horários em relação aos fusos horários, é correto afirmar que:
I. o horário de todas as áreas de certos países sempre corresponde ao horário oficial do fuso em que eles estão localizados.
II. como a Terra gira de oeste para leste, os países do Oriente têm as horas adiantadas em relação ao meridiano de
Greenwich.
III. a China está localizada nos hemisférios setentrional e oriental, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar
Ártico.
IV. se as Olimpíadas fossem realizadas em Nova York, um torcedor que tomasse um avião supersônico especial poderia chegar para assistir a um jogo no mesmo horário em que saiu de Londres.
São corretas apenas as afirmativas:
a) I
b) II
c) II e III
d) I e IV
e) II, III e IV

04 - (ENEM-adaptada) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. Por isso, muitas pessoas que estão envolvidas com comércio internacional precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações. Hoje, as bolsas de valores são articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre nas cidades indicadas no gráfico abaixo:

Um investidor que mora em São Paulo e quiser acompanhar a abertura das cinco bolsas indicadas no gráfico, deverá consultá- las em qual sequência e horários?
Tóquio (21:00 horas; Hong Kong (23:30 horas); Londres
(5:00 horas); Nova York (9:30 horas); e São Paulo (10:00 horas). Isso significa que esse cidadão, se quisesse acompanhar o pregão dessas quatro bolsas, desde a abertura até o fechamento, ele teria que ficar acordado das 21:00 horas de um dia até às 17:30 horas do dia seguinte, ou seja, um plantão de observação de mais de 21 horas. Com a intensificação das transações financeiras internacionais, típicas da globalização, essa situação está se tornando uma realidade.


05 - Dentre as formas de representar a superfície da Terra, a melhor é por meio de:
a) cartas geográficas, pois elas têm uma escala grande, mostrando todos os detalhes necessários.
b) mapas com a projeção cônica, pois nela as coordenadas estão desenhadas de forma correta.
c) mapas cilíndricos, já que eles são os únicos que mantêm as áreas, os ângulos e as distâncias corretas.
d) cartogramas, onde cada um dos elementos que compõem o planeta podem ser apresentados detalhadamente.
e) globos terrestres, já que eles têm aproximadamente a mesma forma que o planeta.

06 - Sobre as coordenadas geográficas que existem nas projeções cilíndricas, podemos afirmar que:
a) tanto os paralelos como os meridianos são retos e formam entre si ângulos de 90°.
b) os paralelos e os meridianos são curvos.
c) os paralelos formam semicírculos e os meridianos são retos.
d) os meridianos são retos e os paralelos formam círculos concêntricos.
e) os paralelos são retos e os meridianos curvos.

07 - Um viajante apressado contratou, ao preço de 1.500 dólares, um voo em linha reta entre as cidades A e B, representadas no mapa abaixo:

Sabendo que o quilômetro voado custa 1 dólar e que a distância entre os dois pontos é de 2,5 centímetros no mapa, o viajante quer saber a distância real entre as cidades, para conferir a conta apresentada. Você conclui que:
a) ele foi roubado, pois a distância entre as cidades é de apenas
120 quilômetros.
b) ele foi roubado, pois a distância entre as duas cidades é de 240 quilômetros.
c) ele foi roubado, pois a distância entre as duas cidades é de 300 quilômetros.
d) a conta está certa, pois a distância entre as duas cidades é de 1.500 quilômetros.
e) os dados apresentados são insuficientes para conferir a conta.

08 - O mapa abaixo, foi publicado pelo jornal O Estado de São Paulo em 9 de setembro de 1991, é uma anamorfose. Nele, as fronteiras políticas são relativamente fáceis de serem identificadas, mas o tamanho dos países foi distorcido segundo a intensidade do fenômeno que ele representa:

Considerando o mapa, podemos afirmar que o fenômeno representado é:
a) o volume de capital investido em P&D e a quantidade de tecnologia produzida.
b) a qualidade de vida, representada através dos índices de
IDH.
c) o poder bélico, indicado pelo seu número de ogivas nucleares.
d) o volume de PIB produzido pelo setor primário.
e) o número de habitantes, ou seja, a população absoluta.

09 - (MACK-SP) O que significa estudar geograficamente o mundo ou parte do mundo? A Geografia se propõe a algo mais que descrever paisagens, pois a simples descrição não nos fornece elementos suficientes para uma compreensão global daquilo que pretendemos conhecer geograficamente. As paisagens que vemos são apenas manifestações aparentes de relações estabelecidas. (...) (Pereira, Santos e Carvalho. Geografia – Ciência do Espaço.)
Sobre o conceito geográfico de paisagem é incorreto afirmar que:
a) as paisagens que vemos são as manifestações físicas dos movimentos da natureza; e o elemento determinante das paisagens de hoje é a sociedade humana.
b) as paisagens resultam da complexa relação dos homens entre si e desses com todos os elementos da natureza.
c) o estudo da Geografia deve responder por que a paisagem que vemos é tal qual se apresenta.
d) a Geografia tem na paisagem a mera aparência: a descrição da paisagem não é suficiente para o entendimento do espaço.
e) paisagens, em diferentes lugares, nunca fazem parte de um mesmo espaço, mesmo que sejam integradas no mesmo processo.

10 - Entre as afirmações a seguir há uma que apresenta um grave erro conceitual. Aponte-o.
a) Área ecúmena é aquela onde o homem pode viver permanentemente.
b) Área anecúmena é aquela onde o homem enfrenta dificuldades para viver permanentemente, mas que poderá ser transformada no futuro em área habitável.
c) O espaço anecúmeno, hoje, está muito mais restrito às altas altitudes do que às altas latitudes.
d) O espaço natural é aquele que resulta de transformações dos próprios agentes naturais.
e) O espaço geográfico é o espaço que corresponde à própria natureza, independente do grau de desenvolvimento econômico de quem o ocupa.

11 - (UNIFOR-CE) “Os garimpos se espalham por toda a Amazônia, explorando ouro e cassiterita. Abrindo crateras nos barrancos, nos igarapés, improvisando represas, sujando rios. O governo fecha os olhos ao descaminho do ouro, aos prejuízos ambientais e se contenta com a contribuição espontânea e anárquica de alguns milhões de dólares dessa corrida do ouro e da cassiterita.”
Assinale a alternativa que apresenta o título mais adequado ao texto.
a) A integração da Amazônia à economia nacional.
b) A diversidade geoeconômica da Amazônia.
c) As dificuldades dos garimpeiros na Amazônia.
d) A exploração predatória da Amazônia.
e) As dificuldades da ocupação da Amazônia.

12 - A utilização das expressões “hemisfério das terras” e “hemisfério das águas” pode ser considerada correta, quando estiver se referindo, exclusivamente, a que situação?
a) Distribuição das áreas emersas e submersas na superfície do planeta, correspondendo ao hemisfério Sul a característica de ser o das “terras”.
b) Distribuição das áreas emersas e submersas na superfície do planeta, correspondendo ao hemisfério Norte a característica de ser o das “terras”.
c) Distribuição das áreas emersas e submersas na superfície do planeta, correspondendo ao hemisfério Sul a característica de ser o das “águas”, porque os oceanos ocupam quase a metade de seu território.
d) Distribuição das áreas emersas e submersas na superfície do planeta, correspondendo ao hemisfério Norte a característica de ser o das “águas”, porque os oceanos recobrem cerca de 90% de seu território.
e) Distribuição das áreas emersas e submersas na superfície do planeta, correspondendo ao hemisfério Norte a característica de ser o das “terras”, porque nessa parte do globo estão situadas as áreas mais desenvolvidas.

13 - (ENEM) “Casa que não entra sol, entra médico.”
Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade. Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeias:
a) norte/sul. d) oeste/leste.
b) sul/norte. e) oeste/oeste.
c) leste/oeste.

14 - (UFOP-MG) Observe a figura a seguir.

As coordenadas geográficas dos pontos A e B, indicados na figura, são, respectivamente:
a) 60° lat. O, 80° long. N – 60° lat. S, 40° long. E.
b) 60° lat. N, 80° long. O – 60° lat. S, 40° long. E.
c) 80° lat. N, 60° long. O – 40° lat. S, 60° long. O.
d) 60° lat. N, 80° long. O – 40° lat. S, 60° long. E.
e) 60° lat. N, 80° long. O – 40° lat. S, 60° long. S.

15 - (UFRJ-RJ) Para localizar um ponto em um sistema de coordenadas geográficas não é suficiente indicar os graus em latitude e longitude. É preciso ainda acrescentar as letras N, S, L e O. Por quê?
As letras N e S indicam se o ponto está localizado ao norte ou ao sul do paralelo 0º correspondente ao equador; as letras I e O indicam a localização a leste ou a oeste do meridiano de 0o, ou de Greenwich.

16 - (FMC-SP) Observe o esquema abaixo para responder a esta questão:

a) A frente do supermercado está voltada para o leste.
b) A rua Ipê está traçada no sentido leste-oeste.
c) A rua Brasil está traçada no sentido norte/sul.
d) O colégio tem a sua frente voltada para o oeste.
e) A casa residencial está voltada para o norte.

17 - Faça uma rápida análise do significado da expressão: “o mapa sempre está a serviço de algum interesse”.
A expressão retrata o caráter ideológico da Cartografia, pois qualquer representação cartográfica é realizada a partir de escolhas, como a da área a ser representada, a da escala adotada, a da projeção, a da legenda, etc. E evidentemente sempre há um objetivo político e ideológico que orienta tais escolhas.

18 (Ufc, 2006) Sobre as grandes questões teórico-metodológicas da Geografia e as relações entre a sociedade e a natureza, é possível afirmar, de modo correto, que:
a) a discussão sobre a influência da natureza na sociedade esteve sempre ausente na geografia, eclodindo na atualidade graças à exaustão dos recursos naturais que expõe a humanidade ao risco de extinção.
b) a escola ratzeliana da geografia, conhecida como determinista, defendia a teoria do domínio da sociedade sobre a natureza, através do uso da ciência e da tecnologia adaptadas aos gêneros de vida das civilizações.
c) a teoria possibilista de La Blache, defendendo a capacidade de controle da natureza pela sociedade, contribuiu para o desenvolvimento e a independência política das colônias européias na África e Ásia, no início do século XX.
d) o conhecimento geográfico da natureza e da sociedade e o desenvolvimento tecnológico, colocados a serviço das minorias, asseguraram a eliminação dos contrastes econômicos, sociais e espaciais no mundo desenvolvido.
e) a construção e o desenvolvimento da ciência geográfica resultaram da necessidade de a sociedade conhecer e comandar sua existência e mobilidade, no tempo e no espaço, asseguradas pelo uso dos recursos da natureza.

19- (Ufpe, 2003) Vamos supor que um determinado pesquisador escreveu o seguinte texto sobre a Amazônia brasileira.
"A Amazônia brasileira, uma das principais regiões do País, está fadada ao subdesenvolvimento. O distanciamento físico entre ela e as demais regiões e as condições naturais extremamente adversas impedem ou dificultam consideravelmente qualquer tentativa governamental de promover o crescimento econômico regional. É praticamente impossível pensar em desenvolvimento num espaço geográfico caracterizado por um clima com elevadas temperaturas médias mensais, uma umidade relativa do ar excessiva e solos bastante lixiviados."

Esse pesquisador está defendendo idéias que podem ser consideradas como nitidamente:
a) marxistas.
b) possibilistas.
c) neo-liberais.
d) neo-malthusianas.
e) deterministas.

20 - (Uece, 1996) A partir da citação de E. Huntington : "Os climas temperados são excelentes para a civilização... o calor excessivo, debilita... e o frio excessivo, estupidifica", pode-se ter idéia da concepção do pensamento geográfico:
a) geopolítico
b) crítico
c) possibilista
d) determinista

21.(UFPB–2009) A ciência geográfica utiliza-se de diversos conceitos, como espaço, região, paisagem, território e lugar, dentre outros, para explicar os fenômenos geográficos.Nesse contexto,é correto afirmar que o conceito de território
a) recorre à Matemática e à Estatística para a compreensão do fenômeno geográfico.
b) é usado,exclusivamente,para explicar as diferenças regionais no território brasileiro.
c) serve apenas aos cartógrafos para demarcar as fronteiras entre as nações.
d) é utilizado para explicar as diversidades econômicas, políticas e culturais dos grupos sociais.
e) explica os fenômenos ambientais e seus impactos na vida dos diferentes grupos sociais.

22.(URCA/CE–2009) Analise as proposições sobre a formação do pensamento e da ciência geográfica.
(1) Na Idade Média, na Grécia Antiga; Heródoto, Hipocrates e Aristóteles, entre outros analisaram a dinâmica dos fenômenos naturais, elaboraram descrições de paisagens e estudaram a relação homem-natureza.
(2) Foi em meados do século XIX, graças aos trabalhos de dois pesquisadores franceses ,Humboldt e Ritter, que a geografia foi fundada como ciência, com a gradativa sistematização do seu arcabouço teórico metodológico.
(3) Apesar de ter tido um importante papel no desenvolvimento da ciência geográfica, a geografia tradicional nos legou um ensino escolar centrado na memorização de mapas e dados estatísticos sobre população e economia, juntamente com as características físicas de clima, relevo, vegetação e hidrografia.
(4) Como fim d o socialismo real ,houve uma redução da influência do marxismo nas ciências humanas, o que possibilitou a difusão de outras correntes teórico-metodológicas na geografia crítica, como a fenomenologia e o existencialismo, ao mesmo tempo em que as correntes críticas passaram a valorizaras novas tecnologias–computadores,satélitesetc.–na interpretação do espaço geográfico.
(5) Após três décadas de renovação e como avanço da globalização, o crescimento de problemas como os conflitos étnicos, a questão ambiental, os movimentos terroristas, as crises financeiras etc.,consolida-se a certeza de que a geografia é uma disciplina fundamental para a compreensão do mundo contemporâneo nas escalas local, nacional e mundial.
Marque a alternativa correta:
a) Todas as alternativas estão corretas
b) As alternativas 1 e 2 estão erradas e 3, 4 e 5 estão corretas
c) As alternativas 1, 3, 4 e 5 estão corretas e 2 está errada.
d) As alternativas 2, 3, 4 e 5 estão corretas e 1 está errada.
e) As alternativas 1, 2, 3 e 5 estão erradas e 4 está correta.

23.(UFC/CE–2009) Existem diferentes modos de entender o espaço geográfico e de analisar e explicar a relação da sociedade com a natureza. Acerca dessa relação, assinale a alternativa que associa corretamente o posicionamento das correntes do pensamento geográfico ao seu modo de compreender a problemática da Amazônia ou de opinar sobre a intervenção humana na Região.
a) Os adeptos do Determinismo Geográfico culpam a gestão pública inadequada pela pobreza e pelo abandono em que vivem as populações locais.
b) Os seguidores da Geografia Quantitativa combatem o uso de recursos técnico-científicos modernos na reorganização do espaço regional.
c) Os defensores do Possibilismo atribuem às condições climáticas e à existência de solos desfavoráveis a responsabilidade pela pobreza da população regional.
d) Os defensores de uma perspectiva crítica explicam a problemática da Região como resultante de uma integração dos fatores naturais com os socioeconômicos.
e) Os que buscam compreender o espaço a partir de elementos culturais responsabilizaram povos indígenas pela condição atual de degradação da Região.

24.(UVA/RJ) Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens não é verdadeiro afirmar que:
a) A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista.
b) O espaço geográfico é fruto da dinâmica social (relação homem, natureza e trabalho) que se diferencia de acordo com a formação historia, no espaço e no tempo.
c) A Geografia ao longo de sua trajetória tem vivenciado avanços e recuos. Hoje,pode-se dizer que a Geografia apresenta grandes avanços metodológicos permitindo compreender a dinâmica e as contradições sociais do espaço geográfico.
d) A sala onde você esta fazendo esta prova para concorrer a uma vaga do vestibular, contem natureza transformada pelo trabalho social. Olhe para as paredes, carteiras e demais objetos ao seu redor e percebera isto. Quase tudo que nos cerca é o resultado do trabalho social sobre a natureza, inclusive o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia

Um comentário:

anônimo disse...

Nossa essa prova que foi postada me ajudou muito.Ainda bem que não fui para a IFRJ,já estou vendo que aí as coisas são mais embaixo :D.É,mas o Nata também não ta fácil não...Estudando muito aqui pra fazer 20 provas integradas...Espero ter um futuro bom né U.U