domingo, 20 de março de 2011

prova filosofia e sociologia 1º ano 18-03-2011

Em muitas pessoas já é um descaramento* dizer “eu”. (Theodor Adorno [1903 – 1969], fragmento do parágrafo 29 de Minima moralia.)
Considere as seguintes afirmações sobre a frase de Adorno:
I. Trata-se de um “descaramento dizer ‘eu’”, porque, para algumas pessoas, a vida em sociedade exige que os indivíduos dêem suas opiniões independentemente dos valores sociais institucionalizados.
II. A palavra “descaramento” mostra que as pessoas se imaginam mais transgressoras do que alienadas, pois elas estão sempre enfrentando – de modo descarado – a ordem social vigente.
III. É possível concluir, a partir da formulação de Adorno, que os valores individuais defendidos pelas pessoas não são a expressão de uma individualidade completa, pois eles estão sujeitos às coerções sociais.
Está correto o que se afirma em:

a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) I, II e III.


2 - Considere as afirmações abaixo sobre o pensamento de Max Weber.
I. A ação social é o principal objeto de in¬vestigação da sociologia.
II. O indivíduo confere sentido à sua ação social.
III. O indivíduo estabelece a ligação entre os motivos da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
IV. Há quatro tipos de ação social: tradicio¬nal, afetiva, racional com relação a valores e racional com relação a fins. Esses quatro tipos de ação se manifestam de forma iso¬lada e separados uns dos outros.
V. A tarefa do cientista é descobrir os possí¬veis sentidos das ações humanas que estão presentes e compõem a realidade social.
Podemos concluir que:

a) somente as afirmações I, II e V estão corretas.
b) somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
c) somente as afirmações I, IV e V estão corretas.
d) todas as afirmações estão corretas.
e) somente as afirmações I, II, III e V estão corretas.

3 - Na sociologia de Max Weber, o conceito de ação social tem sido fundamental em inúmeros estudos importantes sobre as so¬ciedades modernas. Considere as alternativas teóricas apresentadas, assinale a incorreta e aponte o erro.
a) O conceito de ação social independe das relações sociais. Nesse sentido, cada indivíduo age isoladamente.
b) Para Max Weber, sociologia é a ciência que pretende interpretar os sentidos pro¬váveis da ação social, suas causas, seus efeitos e suas regularidades, que se ex¬pressam sob a forma de usos, costumes e situações de interesse, por diversos indi¬víduos.
c) Max Weber define ação social como uma conduta dotada de um significado subje¬tivo dado pelo sujeito que o executa. Esse indivíduo orienta seu próprio comporta¬mento tendo em vista a ação de outros sujeitos conhecidos ou desconhecidos.
d) Para Max Weber, a explicação sociológica busca compreender os sentidos, o desen¬volvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos em relação a outros.

Leia o trecho da música e depois responda
às questões 4, 5,6 e 7.
Ideologia
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
Tão barato que eu nem acredito
Ah, eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Freqüenta agora as festas do “Grand Monde”
Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
4 - Descreva, brevemente, o que você entendeu sobre o significado de ideologia.
Ideologia corresponde a um conjunto de idéias, valores, comportamentos e formas de pensar estipulados como verdades absolutas. Essas idéias, geradas para falsear a realidade, são produzidas pela classe dominante a fim de assegurar-se no poder e preservar a estrutura social.

5 - Relacione o conceito de ideologia às pa¬lavras “ilusões” e “sonhos”, que se encontram na letra da música.
A ideologia cria ilusões e sonhos a serem nutri¬dos e alcançados, tornando-os ideais essenciais à felicidade do homem.

6 - O compositor emprega a palavra “ideolo¬gia” como título da canção. Releia a canção e indique o significado que esse termo possui.
Na letra da canção, ideologia representa ideal; razão para viver.

7 - Considerando o último verso da canção e relacionando-o à letra da música, percebe¬mos que o compositor deixa explícitos alguns sentimentos.
Aponte-os.
Desilusão, indignação e conformismo


8 - Considere as seguintes afirmações:
I - Ideologia é um corpo de idéias, no qual são expressos os valores e verdades que têm, como finalidade, preservar a ordem social.
II - Os anúncios publicitários representam uma das formas de espalhar a ideologia.
III - Ideologia é uma tentativa, por meio de idéias que serão transformadas em verdades, de mascarar a realidade.
Está (ão) correta(s):

a) todas as alternativas.
b) somente a I.
c) somente I e II.
d) somente II e III.
e) somente I e III.


9 - que significa, para você:
a) ter um alto padrão de vida, atualmente.
Alto padrão de vida está ligado a bom salário, consumo elevado, etc

b) Que reação ou conseqüência haveria se a grande maioria da população resolvesse ter, a qualquer custo, um alto padrão de vida?
Primeiro, os recursos naturais do planeta não suportariam, a qualquer custo quer dizer que as pessoas partiriam para, inclusive, a violência para ter os bens pretendidos.

10 - Sobre a filosofia grega, assinale a alternativa correta.
a) a filosofia aristotélica se pautava pela busca do conhecimento e, para isso, acreditava ser o mundo inteligível a verdadeira fonte de sabedoria.
b) os filósofos gregos se pautaram pela arte da retórica e da persuação, de tal maneira que estas se tornaram a mais confiável fonte de conhecimentos para o mundo atual.
c) os sofistas, a exemplo de Sócrates, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia grega.
d) a teoria do conhecimento de Platão consiste em privile¬giar o mundo sensível em detrimento do mundo das idéias, já que o verdadeiro conhecimento vem dos sentidos.
e) os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política.

Nenhum comentário: