domingo, 20 de março de 2011

prova sociologia 2º ano EM - A

01 - O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mun¬diais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova York. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plás¬ticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política.
Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de sam¬ba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas.
Adaptado de Ciência e Cultura, 2004
De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais ca¬racterísticas:
a) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista.
b) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações.
c) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens.
d) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso.
e) a valorização da natureza e o compromisso com os ide¬ais norte-americanos.

02 - Relaciona(m)-se à cultura popular:

a) música clássica.
b) folclore.
c) quadros de pintores renascentistas.
d) estudos arquitetônicos.

03 - (ENEM)

A conversa entre Mafalda e seus amigos:
a) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
b) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
c) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
d) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
e) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

04 - (PUC-MG) A vida nas grandes metrópoles provoca pro¬fundas alterações nas relações do homem com a natureza, consigo mesmo e com os outros homens. Podem ser apontadas como características desse estilo de vida urbano, exceto:

a) enfraquecimento dos laços tradicionais de parentescos.
b) negação do individualismo em favor dos interesses da coletividade.
c) desaparecimento gradativo do significado de vizinhança.
d) declínio acentuado da importância social da família.
e) corrosão da base tradicional de solidariedade social.


05 - (...) Ao banquete pantagruélico de mensagens e informações que nos é oferecido e empurrado a cada instante corresponde a nossa formidável gula faustiana. Nada, ao que parece, sacia. A multiplicação dos meios e estímulos que nos acossam corresponde a nossa espantosa insaciabilidade e a incontinência do nosso desejo por mais (...).
Há um trade off entre quantidade e qualidade, entre rapi¬dez e aprofundamento [da informação]. O que nos falta mes¬mo é o aprendizado e o autocontrole necessário para seguir uma dieta informacional equilibrada. Abrir e explorar, mas também saber fechar de forma seletiva e inteligente.
GIANNETTI, Eduardo. Obesos de informação, famintos de sentido. In: Folha de S. Paulo, São Paulo, 8 out. 1998. Ilustrada, p. 4-7.

Com base no texto, podemos afirmar que o processo de informação na sociedade contemporânea é marcado por:

a) indústria cultural.
b) cultura de massa.
c) sociedade de consumo.
d) comunicação de massa.
e) homogeneização cultural.


06 - Analise e compare as duas tirinhas a seguir.

Comparando as duas tirinhas e relacionando-as com o tema “juventude de hoje”, é válido afirmar que as duas:
a) chamam a atenção para o consumismo como característica dos jovens.
b) relacionam a juventude com o comodismo e o conformismo.
c) denunciam que o progresso tecnológico tem resultado na solidão das pessoas e na observação deturpada dos fenômenos naturais.
d) expressam a tendência dos jovens a se comunicarem com o mundo através da intermediação de aparelhos eletrônicos.
e) demonstram que os nossos contatos com o mundo social são eficientes quando realizados através das tecnologias atuais.

07 - Qual das alternativas abaixo contempla um produto da indústria cultural brasileira?

a) Telenovela
b) Ópera
c) Teatro
d) Dança
e) Museu


08 - Assinale o nome do país responsável pela recriação da democracia.

a) Rússia
b) Brasil
c) China
d) Japão
e) Estados Unidos


09 - Relacione democracia e cidadania.
Para que a democracia possa ser estabelecida, é necessário que haja um conjunto de regras que delimitem os direitos e deveres dos cidadãos.

110 - A política (livro VI, cap. IV): Se é verdade, como muitos imaginam, que a liberdade e a igualdade constituem essencialmente a democracia, elas, no entanto, só podem aí encontrar-se em toda a sua pureza, enquanto gozarem os cidadãos da mais perfeita igualdade po¬lítica.
Pode-se, então, apontar como outras características da democracia:
a) sistema representativo, maximização da liberdade indi¬vidual e tolerância.
b) divisão de poderes, trabalhismo e patrimonialismo.
c) divisão de poderes, igualitarismo e planificação da eco¬nomia.
d) divisão de poderes, propriedade privada e patrimonialismo.
e) sistema representativo, divisão de poderes e estado de direito.

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