quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Resolução PISM III- TRIÊNIO 2008 - 2010

Questão 26: Leia o texto abaixo.
“(...) as ONGs não só contribuem para debilitar o Estado-nação como, ao mesmo tempo, colocam novos desafios aos movimentos sociais. (...) Afinal, a ONU é constituída pelos Estados nacionais e são eles que, soberanamente, abrem mão de parte da soberania ao consagrar formalmente entidades que se definem como não governo. (...) As primeiras Organizações Não Governamentais, como a Cruz Vermelha e a Médicos Sem Fronteiras legitimavam-se por razões humanitárias (...). A partir dos anos 1970 e, sobretudo, dos anos 1980, essas entidades não governamentais eclodem em todo mundo impulsionadas por várias razões (...). O ciclo se fecha quando o desamparo generalizado passa a ser coberto por políticas focalizadas (...).”
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2005, p. 69.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) surgiram em maior número, a partir dos anos 1970 e 1980, impulsionadas pelo:
a) crescimento do movimento operário, que requisitava acordos coletivos de trabalho.
b) fim da bipolarização mundial entre capitalismo e socialismo, decorrente da globalização.
c) impacto da economia e da política das grandes potências sobre os países da periferia.
d) novo contexto de reestruturação produtiva internacional, baseado no kenesyanismo.
e) projeto neoliberal que reduz a intervenção do Estado nas questões socioeconômicas.

As Organizações não governamentais,conhecidas pelo acrônimo ONG, são associações do terceiro setor, da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.
Estas organizações podem ainda complementar o trabalho do Estado, realizando ações onde ele não consegue chegar, podendo receber financiamentos e doações do mesmo, e também de entidades privadas, para tal fim.
O neoliberalismo surgiu como doutrina no final da década de 1930 e foi posto em prática a partir da década de 1970, propondo menor participação do Estado na economia e defendendo a ideia de que o mercado tem capacidade de promover o desenvolvimento econômico e social.
Na prática, o Estado neoliberal reduz os gastos públicos na educação, saúde e habitação, aumentando as desigualdades sociais. Por isso podemos observar tantas ONG realizando trabalho social em diversas áreas.

Questão 27: Observe nos mapas a seguir o traçado da fronteira norte-sul, que divide os países em países do norte e do sul, baseando-se em critérios de desenvolvimento econômico e social.

O deslocamento da fronteira para o norte (mapa 2) ocorreu por várias razões, entre as quais:
a) a ascensão da China.
b) a invasão do Afeganistão.
c) a migração internacional.
d) o colapso do meio ambiente.
e) o fim da União Soviética.

Os mapas evidenciam a divisão do espaço mundial ou a re¬gionalização / agrupamento de países segundo o desenvol¬vimento socioeconômico. Com o fim da URSS muitos países que faziam parte do bloco socialista, considerados 2º mundo durante a ordem da Guerra Fria, foram (des)classificados para o conjunto do que seria o 3º mundo, ou seja, o mundo pobre.

Questão 28: Leia o texto abaixo.
Em julho de 2010, a Portugal Telecom protagonizou dois grandes negócios no mercado brasileiro de telecomunicações. A empresa saiu da Vivo, vendendo sua participação na empresa para a Telefônica por 7,5 bilhões, e entrou no bloco de controle da Oi, comprando 22,4% por até 3,7 bilhões.
A Telefônica planeja unir a Vivo à Telesp, concessionária de telefonia de São Paulo, projetando sinergias de até 3,9 bilhões. A Oi recebe um reforço de caixa para reduzir seu endividamento e investir - além de ganhar um acionista com conhecimento de operação.
O movimento representa o início de mais uma onda de consolidação no mercado brasileiro de telecomunicações e coloca pressão sobre outros atores do setor. A Claro e a Embratel, que pertencem ao bilionário mexicano Carlos Slim, já começaram um movimento para unir as operações, ainda não anunciado oficialmente, que deve se acelerar para fazer frente aos espanhóis.
Disponível em: Acesso em: 3 ago. 2010. Adaptado.
Com base no texto, conclui-se que o setor de telecomunicações brasileiro está vivenciando:
a) um período de fuga de capitais.
b) um processo de desnacionalização.
c) um programa de inclusão digital.
d) uma fase de retração do mercado.
e) uma política de reserva de mercado.

É a mundialização da economia, caracterizada pela expansão das transnacionais, que objetivam novos merca-dos e ampliação da produção. Na atual DIT, as empresas multinacionais buscam países que facilitam a entrada e saída de remessas de lucro.

Questão 29: Após o “grande alargamento” de 2004, em que dez Estados foram admitidos no seleto clube da União Europeia, decidiu-se colocar em regime de espera os países saídos da ex-Iugoslávia, alegando impotência para solucionar tantas tensões regionais.
DÉRENS, Jean-Arnault. O sonho distante da integração plena. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo: Instituto Polis. ano 3. n. 28. nov. 2009.
Quais são os dois países saídos da ex-Iugoslávia?
a) Albânia e Moldávia.
b) Argélia e Chechênia.
c) Croácia e Macedônia.
d) Romênia e Armênia.
e) Ucrânia e Geórgia.

Os seis países reconhecidos mundialmente que faziam parte da Iugoslávia são: Sérvia, Montenegro, Macedônia, Croácia, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina

Questão 30: O mapa abaixo representa as rotas de escoamento da produção de soja no Mato Grosso.

A rota de menor custo por tonelada transportada de soja é preterida porque:
a) atravessa áreas de proteção ambiental, provocando destruição da Floresta Amazônica.
b) falta interligação rodoviária e ferroviária das áreas de produção com os portos do Pará.
c) inexistem indústrias de beneficiamento da soja nas regiões próximas ao porto de Itaqui.
d) os portos de Santarém e Itaqui localizam-se distante dos mercados consumidores.
e) os portos do Norte e Nordeste são especializados na exportação de produtos minerais.

A falta de hidrovias e a insuficiência de ferrovias fazem com que o sistema rodoviário seja o mais utilizado. No entanto, este sistema esbarra na precariedade das estradas brasileiras, o que eleva o seu custo. O escoamento da safra via Porto de Santarém, no Pará, cidade localizada a 600 quilômetros da divisa com Mato Grosso, seria uma boa alternativa, mas necessitaria de investimentos na interligação desse porto ao Mato Grosso.

Questões discursivas

Questão 1: A Copa do Mundo é mais do que um evento esportivo. Sua realização e seus participantes estão inseridos no mundo globalizado, do qual não deixam de ser um retrato.
Atualidades Vestibular -1º. semestre -2010.
Países que participaram da Copa do Mundo de 2010: Espanha, Países Baixos, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Suíça, Brasil, Argentina, Honduras, México, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Austrália e Nova Zelândia.
a) 50% dos países participantes da Copa estão envolvidos em uma guerra. Cite apenas um.
EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Dinamarca, Grécia, Eslováquia,Eslovênia, Austrália e Nova Zelândia. (lutam no Afeganistão)
Costa do Marfim (guerra civil).
Coreia do Sul e Coreia do Norte estão em estado de guerra até hoje.

b) Cite o bloco regional com o maior número de participantes.
União Européia.
c) Sete equipes falam espanhol: a Espanha e mais seis países oriundos da América espanhola. Além da Espanha, quais são os outros seis países que falam essa língua?
Argentina, México, Chile, Paraguai, Uruguai e Honduras.


d) Sendo um dos regimes mais fechados do mundo, este país não faz parte das listas do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e da Organização Mundial do Comércio, e suas estatísticas não são conhecidas. Sabe-se que a nação é pobre e, recentemente, fez muito barulho, pois realizou testes atômicos.
Cite o nome dessa nação.
Coreia do Norte.

Questão 2: Com o crescimento da demanda mundial por petróleo e minérios nos últimos anos, ampliou se a cobiça global pelos recursos naturais africanos. O atual modelo econômico é alvo de comparações com o processo de colonização pelo qual o continente passou nos séculos XIX e XX. Sem tecnologia, financiamento nem mão de obra especializada suficiente para explorar suas riquezas, os países africanos ficam dependentes de empresas e governos estrangeiros para realizar o serviço. Essa espécie de novo colonialismo acaba perpetuando um modelo extrativista em que os africanos têm pouca autonomia nos rumos de sua economia.
a) Explique a expressão “novo colonialismo”.
O continente africano é o único que não apresenta um único país desenvolvido econô¬mica e socialmente. O produto interno bruto do continente é inferior ao de vários países ricos e emergentes, correspondendo a pouco mais de 1% do total mundial.
A herança colonial, o modelo de colonização e o longo período de exploração contribuem em grande parte para esse quadro de subdesen¬volvimento. A inexistência de tecnologia, capital para financiamento e mão de obra especializada impede os países africanos de explorarem seus recursos naturais, tornando-se por isso dependente de empresas e governos estrangeiros.


Angola é o maior produtor de petróleo do continente e vem apresentando crescimento superior a 15% ao ano desde 2005. Mas o país ocupa apenas a 143ª posição do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e boa parte da população depende de ajuda humanitária para se alimentar.
b) Apesar do crescimento da economia angolana, por que a população se encontra nessa situação?
Porque infelizmente a população angolana não usufrui da riqueza gerada, que fica nas mãos de uma minoria ou de grupos estrangeiros.

Questão 3: Observe o mapa que representa os usuários da Internet pelo mundo.


A Internet só atingiu o grande público há dezesseis anos... E, em tão pouco tempo, virou pelo avesso setores inteiros da vida política, econômica, social, cultural, associativa... A tal ponto que, neste momento, em referência ao estado da informação e da comunicação no mundo, pode-se falar de uma "nova ordem Internet".
RAMONET, Ignácio. Disponível em: . Acesso em:
20 set 2010.
Com base no mapa apresentado, caracterize a “nova ordem Internet”.
19% dos habitantes da Terra representam 91% dos usuários da Internet, acentuando o tradicional isolamento que separa o hemisfério Norte do hemisfério Sul. Os países membros do G-20 apresentam o maior número de usuários e a África continua sendo o continente excluído.

Questão 4: Dentre os aspectos que tornam o Nordeste uma região favorável ao desenvolvimento do turismo no Brasil, destacam-se: regime de temperatura e insolação, com mais de 2000 horas de sol durante o ano; a presença de lagoas; as dunas; as florestas de restinga e várzea; os mangues; a vegetação de praias; as baías; os recifes; as falésias e as ilhas.
Considerando os períodos de alta e baixa estação, o fluxo de turistas atraídos pelos atrativos naturais corresponde a 76,6%. Tamanha a relevância desse valor, é possível interpretá-lo do ponto de vista da necessidade de conservação e preservação do patrimônio natural, particularmente as regiões litorâneas, como sinônimo de responsabilidade ambiental.
SELVA, Vanice Santiago Fragoso et al. Regiões litorâneas do Nordeste brasileiro: impactos do consumo, produção e da transformação do território pela atividade turística. Disponível em: < http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/index.php?pg=temas&tipo=temas&cd=492>. Acesso em: 4 jul.
2010.
a) Cite um impacto provocado pelo turismo nas regiões litorâneas do Nordeste brasileiro.
Negativos:
Aumento da geração de resíduos sólidos;
Assoreamento da costa, devido às ações humanas, com destruições de corais;
Aumento da utilização e da necessidade de abastecimento de água potável;
Alteração do estilo de vida das populações nativas;
Como positivo:
Promover o desenvolvimento sócio-econômico;
Gerar empregos;
Elevar a renda per capita;
Aumentar as receitas estaduais.

b) Por que a atividade turística não pode ser vista como o único caminho para o desenvolvimento econômico de um lugar?
A diversificação econômica dá maior segurança para as comunidades. Ficar na dependência de apenas uma atividade é nocivo, ainda mais da turística, que é dependente de vários fatores, sujeita a crises econômicas internas e externas, ao humor do turista que muda suas rotas constantemente,etc.

Questão 5: Foi durante a Guerra Fria que uma nova onda de super-heróis surgiu nos gibis norteamericanos, especialmente nos da Marvel Comics. Você certamente já ouviu falar dessas personagens, pois várias foram adaptadas para o cinema nos últimos anos, com grande sucesso de bilheteria. Dentre essas personagens, podemos destacar o Homem-Aranha, os X-Men, o Hulk e o Quarteto Fantástico. O Quarteto Fantástico: o cientista Reed Richards; sua noiva, Sue Storm; o irmão adolescente dela, Johnny Storm; o piloto de foguetes Ben Grimm — embarcam num foguete experimental, voam para o espaço e são bombardeados por raios cósmicos. Ao voltarem para a Terra, descobrem que os raios cósmicos os afetaram, dando-lhes superpoderes.
O primeiro gibi do Quarteto Fantástico foi publicado em novembro de 1961.
O Incrível Hulk, segunda criação da parceria Stan Lee-Jack Kirby, também refletia o contexto da Guerra Fria. No primeiro número do gibi, lançado em maio de 1962, ficamos sabendo como o cientista Bruce
Banner (físico nuclear) se tornou o Hulk: ele tenta salvar um adolescente que invadiu o local onde se testará pela primeira vez a "bomba gama" (projetada pelo próprio Banner) e fica exposto aos raios gama quando a bomba é detonada propositalmente por seu assistente, um espião iugoslavo disfarçado.
VILELA, Túlio. Gibis retratam o conflito entre EUA e URSS. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2010. Adaptado.
a) Cite uma característica da Guerra Fria que está presente nas aventuras dos super-heróis Quarteto
Fantástico ou Hulk.
O primeiro gibi do Quarteto Fantástico foi publicado em novembro de 1961 -ou seja, poucos meses depois de o cosmonauta soviético Yuri Gagarin ter-se tornado o primeiro ser humano a viajar para o espaço, realizando um vôo orbital (12 de abril de 1961), e quase uma década antes de o astronauta norte-americano Neil Armstrong ter s ido o primeiro homem a pisar na Lua (20 de julho de 1969). Assim, o Quarteto Fantástico foi lançado na mesma época em que os EUA e a URSS disputavam a corrida espacial. Já Hulk pode ser relacionado com a corrida armamentista, com a bomba nuclear.

A Commission on America's National Interests identificou os interesses estratégicos atuais da política externa dos Estados Unidos, mas esqueceu-se de um dos itens mais importantes: a chamada “diplomacia
comercial”. Na falta de países a vencer, sobram mercados a conquistar.
Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2010. Adaptado.

b) Explique por que a China se tornou o grande rival dos Estados Unidos com o término da Guerra Fria.
Em 2010 a China deverá crescer 9,1% enquanto o Japão, terá perspectiva de crescimento de apenas 1,7% ? Segundo dados do Banco Mundial, a China será a segunda maior economia do mundo em 2010 e, ainda, corre o risco de derrubar os Estados Unidos e tornar-se a nação mais forte do mundo.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

RESOLUÇÃO PISM i - 2010-2012

PISM I - TRIÊNIO 2010-2012 - QUESTÕES OBJETIVAS

Questão 26: A Agenda 21 e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são dois instrumentos irmãos para a consecução do desenvolvimento sustentável, aprovados e adotados pela comunidade dos Estados membros que compõem o(a):
a) Agência de Proteção Ambiental.
b) Agência Europeia do Ambiente.
c) Fundação Ambiental para a África.
d) Fundo Mundial para a Vida Selvagem.
e) Organização das Nações Unidas.

Acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos são algumas das oito metas da ONU apresentadas na Declaração do Milênio, e que se pretendem alcançar até 2015.
As Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

Questão 27: Observe abaixo duas representações do continente africano.

As diferenças entre elas decorrem do(a)
a) escala numérica do planisfério.
b) formato original do continente.
c) localização geográfica da África.
d) projeção cartográfica utilizada.
e) tamanho do continente africano.

Essas duas projeções são cilíndricas. A primeira é conforme e a segunda equivalente. A primeira de Mercator e a segunda de Peters.

Questão 28: Analise a figura:

a) a fotossíntese é responsável pela geração do dióxido de carbono.
b) a queima de combustíveis fósseis produz gases do efeito estufa.
c) o carvão é uma etapa na formação do petróleo e do gás natural.
d) os combustíveis fósseis são encontrados em rochas ígneas.
e) os fatores climáticos interferem na compactação dos sedimentos.

Os combustíveis fósseis são possivelmente formados pela decomposição de matéria orgânica, através de um processo que leva milhares de anos e, por este motivo, não são renováveis ao longo da escala de tempo humana, ainda que ao longo de uma escala de tempo geológica esses combustíveis continuem a ser formados pela natureza. O carvão mineral, os derivados do petróleo (tais como a gasolina, óleo diesel, óleo combustível, o GLP - ou gás de cozinha -, entre outros) e ainda, o gás natural, são os combustíveis fósseis mais utilizados e mais conhecidos.

Questão 29: O Green Building Council Brasil, criado em março de 2007, é uma entidade sem fins lucrativos, que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no País. Através de seu programa One Degree Less (1 grau a menos), o Green Building Council Brasil afirma ser possível diminuir a temperatura nos grandes centros urbanos em 1 grau. Simplesmente pintando com uma tinta refletiva o topo da edificação, consegue-se, em um dia de verão, diminuir em até 30 graus a temperatura da superfície pintada.
Aumentar a reflexão solar de tetos é importante no(a):
a) aumento da produtividade agrícola.
b) diminuição do consumo de energia.
c) dispersão dos gases de efeito estufa.
d) formação das chuvas orográficas.
e) manutenção da camada de ozônio.

Esse estudo aponta que a pintura de telhados e lajes superiores com cores claras reduz a temperatura no interior das edificações em cerca de 6°C, pois o branco reflete até 90% dos raios solares, enquanto a telha cerâmica comum absorve essa mesma porcentagem de calor. Em um dia com temperatura máxima de 30°C, por exemplo, o interior de uma casa teria 24ºC, somente por causa do teto branco.
Esses números comprovam que aumento da reflexão solar das superfícies urbanas reduz o seu respectivo ganho de calor, abaixa a temperatura e evita a transferência de calor para a atmosfera, reduzindo, assim, a temperatura do planeta.

Questão 30: Leia abaixo a caracterização da Serra do Espinhaço e o mapa de Minas Gerais.

Sobre essa importante serra, é CORRETO afirmar que:
a) ela é o divisor de águas entre as redes de drenagem do rio São Francisco e a de outros rios.
b) ela foi considerada reserva da biosfera pela UNESCO devido à sua diversidade sociocultural.
c) suas encostas e vales são recobertos por vegetação homogênea, com espécies de grande porte.
d) seus terrenos contêm importantes jazidas de xisto betuminoso, petróleo e gás natural.
e) sua disposição acompanha a linha do Trópico de Capricórnio, que corta o estado mineiro.

A Serra do Espinhaço — grande divisor hidrográfico interposto entre as bacias do centro-leste brasileiro e a do rio São Francisco — constitui, em Minas Gerais, um conjunto de terras altas, com forma de bumerangue de direção geral norte-sul e convexidade orientada para oeste.
Por outro lado, a Serra do Espinhaço foi considerada pela Unesco em 27 de junho de 2005 a sétima reserva da biosfera brasileira, devido a sua grande diversidade de recursos naturais; mostrando-nos a importância de protegê-la. As raízes africanas, européias e indígenas se misturam no Espinhaço, deixando marcas nos costumes e manifestações culturais das comunidades locais. A beleza e a cultura da região oferecem condições para o desenvolvimento do ecoturismo.
Por isso considero a letra B como correta também.

QUESTÕES ABERTAS
Questão 1: No início do mês de abril de 2010, fortes chuvas provocaram destruição e mortes na região metropolitana do Rio Janeiro. Em menos de 24 horas, foram 288 milímetros de precipitação.
Leia trechos transcritos do Jornal Nacional.
Geografia deixa cidade do Rio vulnerável.
Como a maioria dos morros da cidade é de formação rochosa, a pequena camada de terra onde cresce a vegetação não consegue absorver grandes volumes de água. A chuva escorre pelas encostas e em grande velocidade avança sobre toda a cidade, que tem uma pequena faixa territorial espremida entre os morros e o mar. E nas tempestades, o mar também atrapalha. Maré alta e ventos funcionam como barreiras e represam a água nos rios e ruas.
Em entrevista à revista Época, o geógrafo Moacyr Duarte, um dos maiores especialistas brasileiros em riscos ambientais e tecnológicos, afirmou que “catástrofes naturais são inevitáveis. O que temos de informação delas? Regionalidade e sazonalidade. Ou seja, onde elas mais acontecem e em que período do ano. Além disso, elas têm dimensões variadas, que dificultam o planejamento”.
Época – É desolador. Não há solução contra as enchentes que castigam tantas cidades brasileiras?
Duarte – Há. O conhecimento que temos sobre o ecossistema urbano aponta como solução o controle da ocupação.
a) Confrontando-se as informações do Jornal Nacional e as afirmativas do geógrafo Moacyr Duarte, por que os temporais provocam tantos estragos nas cidades brasileiras?
Os estragos provocados pelas chuvas no Rio de Janeiro são uma mistura de fatores naturais da cidade e da ocupação desordenada do solo. O relevo carioca explica também as enchentes e a tragédia de tantas mortes em deslizamentos.
Como a maioria dos morros da cidade é de formação rochosa, a pequena camada de terra onde cresce a vegetação não consegue absorver grandes volumes de água. A chuva escorre pelas encostas e em grande velocidade avança sobre toda a cidade, que tem uma pequena faixa territorial espremida entre os morros e o mar. E nas tempestades, o mar também atrapalha. Maré alta e ventos funcionam como barreiras e represam a água nos rios e ruas.
Aliado a esses fatores naturais estão as construções irregulares em áreas de encostas, o lixo nos bueiros, o planejamento urbano deficitário.


Analise o climograma abaixo referente à cidade do Rio de Janeiro.


b) O período de maior umidade compreende os meses de:
No mês de dezembro (verão) quando ultrapassa os 150 mm.
c) O Rio de Janeiro apresenta características do clima:
Tropical úmido ou litorâneo ou Tropical Atlântico – Domina toda a fachada atlântica desde o sul do RN até o sul do RS. Caracteriza-se por temperaturas médias entre 18° e 26°C, com amplitudes térmicas crescentes à medida que aumenta a latitude. As chuvas abundantes superam 1200 mm/ano, mas tem distribuição desigual – no litoral do nordeste, concentram-se no outono/inverno, e mais ao sul no verão.

Questão 2: Pela primeira vez, os refugiados ambientais superam os que escapam da guerra, disse o coordenador internacional da associação ecológica italiana Legambiente, Maurizio Gubbioti. Em breve, milhões de pessoas terão de abandonar os lugares onde vivem por causa do aquecimento do planeta, metade em decorrência de catástrofes naturais, e o restante pela desertificação e aumento do nível do mar, diz um informe elaborado pela organização.
A desertificação é definida como um processo de destruição do potencial produtivo da terra por meio da pressão exercida pelas atividades humanas sobre ecossistemas frágeis, cuja capacidade de regeneração é baixa.
a) Cite e explique como uma das atividades humanas provoca a desertificação.
As atividades humanas que podem provocar a desertificação são: agricultura, pecuária, extração madeireira e extração mineral. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobrepastoreio são atividades que ocasionam a desertificação.

A ONU classifica de desertificação apenas os danos nas áreas de ocorrência localizadas nas regiões de clima semiárido, árido e subúmido seco. Esse processo provoca três tipos de impactos: ambientais, sociais e econômicos.
Leia o mapa abaixo que apresenta as áreas com risco de desertificação.

b) Cite uma região do continente americano que sofre risco de desertificação.
As regiões sul-americanas e caribenhas têm inúmeros países com expressivas áreas de seus territórios com problemas de Desertificação. Os mais significativos são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Peru e México. No Brasil, o processo de desertificação vem ocorrendo basicamente em certas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul.

sábado, 18 de dezembro de 2010

RESOLUÇÃO PISM II - 2009-2011-

PISM II - TRIÊNIO 2009-2011
QUESTÕES OBJETIVAS
Questão 26: Já é senso comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento.
Observe os mapas da África abaixo.


Assinale a alternativa CORRETA a respeito da urbanização dos países africanos.
a) A urbanização africana decorre da terceirização da economia agrícola.
b) A urbanização africana é lenta e permite estruturar melhor as cidades.
c) A urbanização africana formou uma rede urbana densa e interligada.
d) O processo de urbanização da África concentra-se na região do Sahel.
e) O processo de urbanização da África teve início na década de 1950.

A urbanização africana está relaciona¬da com a ampliação da economia de exportação, a partir de 1950, quando houve um grande aumento do consumo mundial de matérias-primas, combustíveis fósseis e produtos agrícolas.
As áreas de urbanização mais acentua¬da são a República da África do Sul, um país industrializado; os países que se localizam em torno do golfo da Guiné, com sua indústria petrolífera; e a região do litoral do mar Mediterrâneo, de onde parte importante ro¬ta marítima internacional, o que lhe permite manter uma forte integração econômica com os países europeus.


Questão 27: Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.
Considerando a importância do Censo Demográfico, avalie as afirmativas abaixo.
I. O Censo definirá novos parâmetros para distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e definição do número de vereadores e deputados.
II. O Censo verificará a existência de calçamento, iluminação pública, esgoto a céu aberto, depósito de lixo próximo a cada rua.
III. O Censo é a mais completa fonte de informação de que o país dispõe para conhecer as condições de vida da população nas áreas urbanas e rurais dos atuais 5.565 municípios.
IV. O primeiro Censo foi realizado em 1872 e revelou que o Brasil da época do Império tinha cerca de 10 milhões de habitantes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

O Censo do Brasil é um censo realizado a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A população é contada em todo o território do Brasil e os resultados são usados pelo governo no desenvolvimento de políticas públicas e na destinação dos fundos governamentais para a unidades federativas.

Questão 28: Leia os textos abaixo.
Texto 1
O grupo chinês, formado por investidores privados, mas com o governo da China como sócio, quer comprar de 200 mil a 250 mil hectares de terras, tanto no oeste da Bahia quanto na região conhecida como Mapito, o cerrado do Maranhão, Piauí e Tocantins.
Várias empresas estrangeiras estão instaladas e produzindo nessa nova fronteira agrícola. Americanos, holandeses, portugueses e japoneses fazem parte do cotidiano de Luís Eduardo Magalhães (BA) e arredores. Há pelo menos dez empresas de médio ou grande porte cultivando principalmente algodão, soja e milho.
Texto 2
O solo brasileiro tem atraído recentemente bilionários investimentos tanto locais quanto estrangeiros. Uma pesquisa feita no ano passado pela Grain, organização não governamental espanhola de pesquisas e análises, apontou que um quarto dos 120 investidores globais de latifúndios já estão no Brasil. O negócio desses investidores é comprar a terra bruta a um preço baixo, torná-la própria para o plantio e depois vendê-la a valores mais altos.
Depreende-se das informações apresentadas que:
a) a nova fronteira agrícola compreende áreas do Centro-Oeste.
b) o Brasil está desenvolvendo um programa de reforma agrária.
c) o sistema agrícola adotado privilegia a agricultura patronal.
d) os investidores globais buscam a sustentabilidade ambiental.
e) os novos empreendimentos agrícolas ocupam terras devolutas.

Existem dois tipos de agricultura, a agricultura familiar e a agricultura patronal, especificando a agricultura patronal seria o agronegócio, os grandes empreendimentos agropecuários destinados a produção em larga escala. De maneira geral, os produtores familiares desenvolvem atividades diversificadas e estão mais voltados à produção para o mercado interno e, até por isso, necessitam de maior apoio governamental.A agricultura patronal, entretanto, é mais concentrada em culturas voltadas à exportação dentro de uma visão mais empresarial do negócio.

Questão 29: Leia o texto abaixo.
Mulheres vivem inferno em maquilas. Essas fábricas funcionam com baixos salários e sem garantia de direitos das trabalhadoras; é a escravidão moderna. Elas preparam seus alimentos em pé, nos cantos imundos das fábricas. Tomam banho em lavatórios comuns, uma ao lado da outra, e dormem apinhadas onde trabalham durante jornadas de 10, 12 e 14 horas.
Este não é um retrato das fábricas do início do século passado. Mas, sim, uma realidade nos países da América Latina nos dias de hoje. É o fruto do avanço acelerado das empresas chamadas“maquilas”. As empresas maquilas ou maquiladoras montam ou embalam um produto destinado à exportação. As multinacionais europeias e principalmente as americanas transferem essas atividades para os países periféricos porque:
a) elas recebem incentivos ao se instalarem em zonas de exportação.
b) escoam a produção através de grandes ferrovias que interligam os países.
c) neles a legislação trabalhista estimula a exploração do trabalho infantil.
d) os países centro-americanos possuem grande mercado consumidor.
e) os recursos minerais são de baixo custo nos países centro-americanos.
Maquiladoras - são empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos (como carros, computadores, aparelhos de som) sejam manufaturados (montados) - em geral, por trabalhadores que ganham um salário inferior ao daqueles que trabalham nas matrizes - para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo.

Questão 30: Leia a tabela abaixo que apresenta dados sobre o turismo mundial.

Com base na tabela acima, conclui-se que os turistas afluem em maior número para:
a) a América do Norte.
b) a América do Sul.
c) a Ásia do Sudeste.
d) a Europa Ocidental.
e) o Extremo Oriente.

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, o continente Europeu concentrou 52,9% das viagens internacionais em 2008, sendo que no ano 2000 concentrava 57,4% das viagens. A América do Norte concentrava 10,6% do turismo mundial em 2008, 13,4% do mesmo em 2000. Já a região da Ásia e do Pacífico, que em 2000 concentrava 16,2% do turismo mundial, em 2008 passou a concentrar 20,0% dos viajantes.

QUESTÕES ABERTAS

Questão 1: Cerca de um bilhão de pessoas vivem hoje em situação de extrema pobreza nas cidades. Para incluí-las, é preciso mais do que ampliar as suas capacidades de consumo. É necessário promover uma reconfiguração estrutural dos seus territórios, integrando as esferas políticas, econômicas, culturais e materiais da vida urbana.
a) No Brasil, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um programa de transferência de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, ampliando sua capacidade de consumo, denominado:
BOLSA FAMÍLIA–
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra a Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.

b) Cite uma forma de uso e ocupação do solo que segrega os locais de moradia dos grupos de alta renda.
Os padrões produzidos pelas forças desregradas e desagregadoras dos mercados formais e informais promovem formas excludentes de uso e ocupação do solo urbano, que segregam os locais de moradias dos grupos de alta, média e baixa renda.
O uso e ocupação do solo segregam os locais de moradia (CONDOMÍNIOS FECHADOS) dos grupos de alta renda, tais como: segurança, infra-estrutura e equipamento urbano, construção de muros, entre outros.
O padrão mais conhecido de segregação é o centro x periferia, seguindo uma organização em círculos concêntricos. Segundo esse modelo, as classes sociais mais ricas ficariam nas áreas mais centrais dotadas de infra-estrutura e com maiores preços, e as classes pobres ficariam relegadas às periferias distantes e desprovidas de equipamentos e serviços.
Esse padrão, entretanto, não é o mais comum nas cidades brasileiras. Aqui, o padrão existente é o de ocupação das camadas de mais alta renda em setores específicos da cidade, segundo uma lógica radial, isto é, partindo do centro principal.


Os caminhos para o desenvolvimento econômico socialmente equitativo e ambientalmente sustentável passam, necessariamente, por mudanças profundas nas condições de vida e de produção econômica existentes nas cidades. Tais mudanças demandam, por exemplo, o planejamento de ações e investimentos que atendam a todas as necessidades habitacionais existentes nas cidades brasileiras a fim de eliminar os déficits de novas moradias e das condições inadequadas de habitação.
c) Explique como a permanência do déficit de moradia revela que o processo de desenvolvimento econômico não é socialmente justo.
O nosso processo de desenvolvimento promove aumento da geração da riqueza mas essa riqueza está concentrada nas mãos de uma minoria privilegiada. A maioria acaba não tendo acesso a serviços básicos como, por exemplo, um local para morar.
O déficit habitacional no Brasil é de 5 milhões 800 mil casas, incluindo moradias consideradas impróprias, como barracos ou construções sem banheiro, além de casas que abrigam mais de uma família. Também são incluídas nas estatísticas de déficit habitacional casas onde moram pessoas que comprometem boa parte da renda com aluguel.


Questão 2: O documento final do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU diz com clareza que o “crescimento do produto interno bruto per capita e o da população foram os principais determinantes do aumento das emissões globais de gases de efeito estufa durante as últimas décadas do século XX”.
VEJA. São Paulo: Abril, ano 42, n.50, dez. 2009. p.137.
a) Explique por que o crescimento populacional é considerado um dos responsáveis pela intensificação do aquecimento global.
Maior população, maior demanda por alimentos, bens de consumo, combustíveis, mais exploração da natureza por madeira e tudo isso leva a produção de mais gases do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global.

Contrapondo-se aos que responsabilizam o crescimento populacional pelo agravamento do aquecimento global, há estudiosos que chamam a atenção para a necessidade de se considerar que existe inegável disparidade no volume de emissões individuais de CO2, quando se comparam cidadãos de países ricos e pobres.
b) Por que há essa disparidade?
A disparidade é oriunda da diferença de padrão de consumo. Os cidadãos dos países ricos têm um poder de consumo infinitamente maior que um cidadão de um país pobre.
Um quinto da população mundial (o que corresponde às pessoas mais ricas):
• consome 45% da carne e do peixe, enquanto as mais pobres (também um quinto) consomem menos de 5%. A média do consumo de proteínas na França é de 115 gramas por dia. Em Moçambique, é de 32 gramas.
• consome 58% da energia total, enquanto as mais pobres consomem menos de 4%; os países de maior rendimento geram 65 % da eletricidade mundial.
• possui 74% do total de linhas telefônicas, enquanto as mais pobres só têm 1,5%. Na Suécia, na Suíça e nos Estados Unidos, existem mais de 600 linhas telefônicas por cada mil pessoas. No Afeganistão, no Camboja e no Chade, só existe um telefone por cada mil habitantes.
• consome 84% do total de papel, enquanto as mais pobres consomem 1,1%. A média dos países industrializados consome 78,2 toneladas de papel por cada mil pessoas, enquanto a média registrada nos países mais pobres se situa nas 0,4 toneladas por cada mil habitantes.
• possui 87% dos veículos existentes em todo o mundo, enquanto os mais pobres têm menos de 1%. Os países industrializados registram uma média de 405 automóveis por cada mil habitantes. Nos países da África Subsaariana, a média corresponde a 11 veículos por cada mil e, na Ásia Oriental e na Ásia Meridional, o valor é de 5 veículos por cada mil habitantes.


Apesar do crescimento populacional, as áreas usadas para a agricultura permanecem estagnadas. Está ocorrendo uma redução significativa na relação entre a quantidade de terras produtivas e o número de habitantes: 1970 – 3 800 m² por pessoa; 2010 – 2 200 m² por pessoa ; 2050 (estimativa) – 1 700 m² por pessoa.
VEJA. São Paulo: Abril, ano 42, n.50, dez. 2009. p.137.
c) Apresente um fator que justifique a diminuição da área de terras usadas pela agricultura por pessoa.
A agricultura consegue produzir mais em decorrência dos avanços tecnológicos, da biotecnologia, das pesquisas, da chamada agricultura científica.
No caso do Brasil, nos últimos 20 anos as vendas externas do agronegócio cresceram a uma média de 4,4% ao ano, e três quartos desse crescimento resultaram do aumento de produtividade patrocinado pela inovação tecnológica. A eficiência interna tornou o País responsável por 25% das exportações agrícolas mundiais, porcentual que deve crescer para 33% nos próximos 15 anos.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

prova do 9º ano dia 07-12-2010

01 - (UFG-GO) A Austrália, sede dos últimos Jogos Olímpicos do século XX, faz parte da Oceania, o continente chamado de “Novíssimo Mundo”, por ter sido o espaço povoado mais recentemente conquistado pelos europeus.
São fatores que caracterizam a Oceania:
( )a presença, ainda hoje, de povos subordinados às po¬tências mundiais, como os das possessões norte-america¬nas, francesas e inglesas.
( ) a heterogeneidade econômica, marcada pela presença de dois países ricos – Austrália e Nova Zelândia –, ao lado dos demais, extremamente pobres.
( ) a homogeneidade linguística e cultural, fruto da ocu¬pação francesa em todo o continente.
( ) a existência de uma exótica fauna de marsupiais, típica do continente.

V, V, F, V

02 - (Mackenzie-SP) Assinale a alternativa correta sobre as condições naturais da Austrália.
a) O país é recoberto por florestas latifoliadas tropicais.
b) A maior parte do território é dominada por climas ári¬dos e semiáridos.
c) Apesar da posição geográfica, as altas altitudes são responsáveis pelo clima frio na maior parte do país.
d) A porção sudeste apresenta clima desértico e relevo montanhoso.
e) No norte do país, o clima é subpolar e a vegetação de tundras.

03 - (FEI-SP) A Austrália realizou, em novembro de 1999,um plebiscito para escolher entre monarquia e república. Sobre a organização política da Austrália, é incorreto afir¬mar que:
a) está ligada à Inglaterra pela Commonwealth britânica.
b) tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II.
c) é uma monarquia parlamentarista.
d) apesar de ser um país independente, seu primeiro-mi¬nistro é o mesmo que o da Inglaterra.
e) foi uma colônia inglesa e tornou-se independente no século XX.

04 - (UEM-PR) A Austrália e a Nova Zelândia são países da Oceania.
Sobre essas duas nações, julgue V ou F.
( ) Ambas foram objeto da colonização britânica.
( ) Essas nações não são classificadas como pertencentes economicamente ao Primeiro Mundo, por se localizarem no hemisfério sul.
( ) A Nova Zelândia fica ao sul do trópico de Capricórnio e, quanto mais se avança para o sul, mais frio o clima se torna.
( ) A Austrália possui grande diversidade de paisagens na¬turais, configuradas por desertos, estepes, savanas, florestas tropicais e subtropicais.
( ) O trópico de Capricórnio passa pela região central da Austrália. Portanto, sua porção norte situa-se na zona inter¬tropical, e a porção sul, na zona temperada do hemisfério sul.

V, F, V, V, V

05 - (Unicentro-PR) A Oceania, além da Austrália, da Nova Zelândia e de Papua Nova Guiné, inclui milhares de ilhas em vastas áreas do oceano Pacífico.
Em relação ao Novíssimo Mundo, pode-se afirmar:
01. A Austrália e a Nova Zelândia foram colonizadas pelos europeus, predominando, ainda hoje, em seus territórios, povos de origem britânica.
02. A Austrália destaca-se na produção agrícola e mine¬ral, cujos produtos são exportados, sobretudo, para o Reino Unido e Japão.
04. A Micronésia possui centenas de ilhas, que se desta¬cam por serem as maiores da Oceania.
08. A Austrália é pobre em rios, pela predominância de climas do tipo árido e semiárido, já a Nova Zelândia, devido ao relevo acidentado e às pequenas dimensões do seu terri¬tório, não possui rios de grande porte.
16. O Havaí, arquipélago de origem vulcânica, constitui um Estado independente e se integra à parte da Oceania denominada Melanésia.
A soma dos itens corretos é:
a) 5
b) 11
c) 17
d) 22
e) 28

06 - (UEA-AM modificado)

Com base no mapa, podemos afirmar que:
a) a maior parte do território australiano encontra-se na zona temperada do norte.
b) a cidade de Darwin encontra-se em latitu¬de superior a 15° sul.
c) a cidade de Melbourne localiza-se ao norte da cidade de Camberra.
d) a cidade de Alice Springs está próxima do meridiano de 135° leste.

07 - Os vazios demográficos nas regiões da Austrália Ocidental, Território do Norte e Aus¬trália Meridional podem ser explicados, entre outros fatores:
a) pela forte resistência dos nativos aboríge¬nes.
b) pelos dobramentos modernos de altitudes superiores a 5.000 metros.
c) pelo clima equatorial superúmido, que prejudica a agricultura e a pecuária.
d) pelo clima árido e semiárido.
e) pelas reservas ambientais e étnicas proibi¬das de serem ocupadas e exploradas.

09 - Considere os hemisférios formados pela intersecção da linha do Equador com o meridiano de Greenwich.

A esse respeito é, incorreto afirmar:
a) O Brasil tem a maioria de suas terras nos hemisférios sul e ocidental.
b) Os EUA têm a maioria de suas terras nos hemisférios norte e ocidental.
c) A China está localizada nos hemisférios norte e oriental.
d) A Austrália está localizada nos hemisfé¬rios sul e ocidental.

08 - O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que:
a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que complementaram sua independência política na década de 1950.
b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol de Mururoa.
c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI.
d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elisabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela.
e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.

10 - (PUC-PR) Sobre a Austrália, é correto afirmar:
a) Não possui deserto.
b) É muito povoada.
c) Predomina a população urbana.
d) É integrante do Mercado Comum Europeu.
e) Possui uma notável reserva petrolífera.

11 - A posição da Austrália, em relação às rotas de navegação, foi um dos motivos que retardou a incorporação de seu território ao horizonte geográfico europeu. Sua ocupação só viria a ocorrer de modo efetivo a partir do século XVIII, e seria marcada pela influência de fatores naturais, o que pode ser constatado pela:
a) descoberta de jazidas de ouro que atraíram milhares de imigrantes a partir de 1850.
b) existência de forte atividade madeireira, nas áreas de vastas florestas de coníferas, na porção oeste do país.
c) implantação de lavouras de exportação de cana-de-açúcar e cacau, devido à abundância de água, em todo o território.
d) ocorrência, no centro do país, de solos tropicais de alto potencial de aproveitamento para o cultivo de trigo.
e) característica montanhosa do relevo, o que impediu a integração da rede de transportes no sentido norte-sul.

12 - A Austrália no ano de 2000 esteve focalizada pela mídia em virtude de ser sede dos jogos olímpicos. Assinale a que identifica as principais características geográficas deste país.
a) Os nativos australianos foram praticamente dizimados com a ocupação européia, e os que restaram se encontram hoje totalmente assimilados à cultura dos brancos.
b) Possui população rural reduzida, centros urbanos concentrados no sudeste do país, com base econômica derivada dos produtos agropecuários e da mineração.
c) Possui 40% do seu território recoberto por florestas tropicais e importantes indústrias de produtos manufaturados.
d) A maior parte do território é constituída por desertos, predominando população rural com economia baseada em recursos primários.

13 - Com relação ao mapa a seguir

a) o erro está no fato dele ser apresentado de modo invertido, pois a Antártida está colocada ao norte, e a Europa e Ásia, ao sul da Terra, fato que invalida a Projeção de Peters.
b) nenhum dado está correto, pois, com a Projeção de Peters, a Europa aparece proporcionalmente menor do que realmente é em relação aos demais continentes.
c) a forma do traçado dos continentes está mantida, mas o erro está no fato do mapa ser apresentado de modo invertido, resultado da Projeção de Peters.
d) a proporção entre as áreas dos continentes corresponde à da realidade, apesar de comprometer as suas formas, resultado da Projeção de Peters.
e) todos os dados são fiéis à realidade: a proporção entre as áreas, as formas dos continentes e as distâncias entre todos os pontos da superfície terrestre.

14 - "Olhar os mapas pode ser esclarecedor. Olhar para eles de ângulos novos pode ser ainda mais esclarecedor."
(The Economist, 14.01.95. APUD Magnoli, 1993).

Considerando a afirmação anterior, analise o emblema oficial da ONU, que utiliza um mapa com projeção azimutal eqüidistante, e indique a alternativa que explica a representação do mundo expressa no emblema.

a) A centralização do Pólo Sul reunindo os continentes em torno dele.
b) A Eurásia no centro, com os outros continentes em torno dela.
c) O Pólo Norte ao centro e as terras do Hemisfério Sul ao longe, distorcidas.
d) Os continentes reunidos, simbolizando a Pangéia.
e) Um aglomerado aleatório dos continentes, a partir da centralização da América.

15 - Sobre questões cartográficas é correto afirmar que:
a) o sistema de coordenadas geográficas se estabelece através da rede de paralelos e meridianos que constituem, respectivamente, longitudes e latitudes
b) os mapas unitemáticos tendem a reproduzir todas as características do espaço geográfico cartografado
c) os mapas pedológicos, geológicos e de isoietas tratam, respectivamente, de solos, relevos e condições térmicas
d) o maior ou menor detalhamento sobre a superfície a ser cartografada depende da escala a ser adotada no mapeamento

16 - A partir de seus conhecimentos sobre projeções cartográficas e analisando a que foi utilizada no mapa a seguir, você pode inferir que se trata da projeção

a) de Mercator, adequada para estabelecer a direção das rotas comerciais marítimas.
b) polar, adequada para representações geoestratégicas e geopolíticas.
c) de Peters, adequada para representar a área dos continentes, sem deformações.
d) cilíndrica, adequada para a representação centrada nas regiões polares.
e) cônica, adequada para representar as regiões de latitudes médias.

17 - Analisando o planisfério a seguir, todas as afirmativas podem ser constatadas nele, EXCETO:

a) apresenta os paralelos retos e horizontais e o meridiano reto e vertical.
b) o planisfério resultou de uma projeção cônica.
c) as áreas de altas latitudes estão incorretas quanto a áreas e distâncias.
d) as latitudes extremas do hemisfério meridional deixaram de ser mostradas.
e) a Antártida foi parcialmente cortada.

18 - Observe o mapa adiante.


Indique o que essas áreas representam.
a) A Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
b) A Ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
c) Os países não integrantes da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
d) Países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
e) Países integrantes da Comunidade Econômica Européia (CEE).

19 - (UERJ)
Falamos a todo momento em dois mundos, em sua possível guerra, esquecendo quase sempre que existe um terceiro. É o conjunto daqueles que são chamados, no estilo Nações Unidas, de países subdesenvolvidos. Pois esse Terceiro Mundo ignorado, explorado, desprezado como o Terceiro Estado, deseja também ser alguma coisa.
ALFRED SAUVY, Adaptado de France-Observateur, 14/08/1952
Com essas palavras, o demógrafo e economista francês Alfred Sauvy caracterizou, na década de 1950, a expressão Terceiro Mundo.
No contexto das relações internacionais a que se refere o texto, esse conceito foi utilizado para a crítica da:
a) luta pela descolonização
b) expansão do comunismo
c) bipolaridade da Guerra Fria
d) política da Coexistência Pacífica

20 - (IBMECRJ) Uma malha digital que cresce em velocidade vertiginosa está cobrindo nosso planeta: é a internet, a rede mundial de computadores. Considerando essa importante inovação tecnológica contemporânea, analise a informação:
A integração econômica global é facilitada pelo uso das mesmas técnicas, contudo, integrar não significa incluir a todos.
Com base nas informações e em seus conhecimentos, escolha a alternativa que melhor explica a afirmativa apresentada.
a) A era da informação e da revolução científica prioriza a qualificação da mão de obra e a incorporação de novas habilidades, reconhecendo a diferença existente entre ricos e pobres.
b) A velocidade da informação é o benefício apresentado pela internet para a globalização, pois reduz o espaço mundial a um espaço virtual, sem a necessidade de integrar a todos os internautas.
c) A internacionalização da rede e a incorporação de centenas de milhões de usuários por todo o planeta excluem as diferenças culturais e econômicas devido à mundialização dos padrões de consumo.
d) A internet dinamizou e tornou imediatas transações e negociações em escala mundial, evitando a exclusão digital pelas parcerias com empresas e investimentos em inovações tecnológicas.
e) Ao mesmo tempo em que a internet facilita o processo de integração econômica global, é também responsável pela chamada exclusão digital, pois acentua a distância entre os usuários e aqueles que já viviam em situação de marginalidade econômica e social.

21 - (IBMECRJ) A chamada Nova Ordem Mundial, que marcou o final do século XX, é caracterizada por uma série de importantes acontecimentos, EXCETO:
a) A queda do Muro de Berlim.
b) A implosão da União Soviética.
c) A redemocratização da Europa Oriental.
d) A reunificação da Coréia.
e) O fim da Guerra Fria.

22 - “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível. Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética.”
(ARBEX JÚNIOR, José. Guerra Fria: terror de estado, política e cultura. 3. ed. São Paulo: Moderna, 1997. p. 7).
Assinale a alternativa que NÃO caracteriza as tensões e os conflitos político-ideológicos entre norte-americanos e soviéticos no contexto da Guerra Fria.
a) Guerra do Vietnã.
b) Guerra da Coréia.
c) Crise dos Mísseis em Cuba.
d) Ocupação norte-americana no Afeganistão.

23 - (UFRGS) Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão.
Este fato se deve
a) à inclinação do eixo terrestre.
b) ao movimento de rotação terrestre.
c) ao movimento de translação terrestre.
d) à maior proximidade do sol no verão.
e) a diferença de latitude entre esses países e o Brasil.

24 - (PUCRS) Um avião que parte de Tóquio, no Japão, às 18h20min de uma quarta-feira, aterrissa em São Francisco, costa oeste dos Estados Unidos da América do Norte, às 10h50min do mesmo dia, após um tempo de voo de 9 horas e meia.
Sobre essa situação, é correto afirmar que ela
a) não é verdadeira, porque há uma diferença de 24 horas entre Tóquio e São Francisco.
b) é possível, pois o avião atravessou a Linha Internacional de Data no sentido de oeste para leste.
c) é verdadeira, e só foi possível porque tanto os Estados Unidos da América do Norte quanto o Japão estão localizados no Hemisfério Sul.
d) é verdadeira, e só pode acontecer porque Tóquio está localizada no hemisfério oriental e São Francisco está no hemisfério ocidental, e a rota utilizada pela aeronave é a de menor distância entre os aeroportos, cruzando a Linha Internacional de Data.
e) não seria possível porque, ao passar pela Linha Internacional de Data, necessariamente os relógios devem ser adiantados ou atrasados em um dia, portanto o avião chegaria somente no dia seguinte a São Francisco.