terça-feira, 21 de dezembro de 2010

RESOLUÇÃO PISM i - 2010-2012

PISM I - TRIÊNIO 2010-2012 - QUESTÕES OBJETIVAS

Questão 26: A Agenda 21 e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são dois instrumentos irmãos para a consecução do desenvolvimento sustentável, aprovados e adotados pela comunidade dos Estados membros que compõem o(a):
a) Agência de Proteção Ambiental.
b) Agência Europeia do Ambiente.
c) Fundação Ambiental para a África.
d) Fundo Mundial para a Vida Selvagem.
e) Organização das Nações Unidas.

Acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos são algumas das oito metas da ONU apresentadas na Declaração do Milênio, e que se pretendem alcançar até 2015.
As Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) surgem da Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 (sobre meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social, racismo, etc.), a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste século.

Questão 27: Observe abaixo duas representações do continente africano.

As diferenças entre elas decorrem do(a)
a) escala numérica do planisfério.
b) formato original do continente.
c) localização geográfica da África.
d) projeção cartográfica utilizada.
e) tamanho do continente africano.

Essas duas projeções são cilíndricas. A primeira é conforme e a segunda equivalente. A primeira de Mercator e a segunda de Peters.

Questão 28: Analise a figura:

a) a fotossíntese é responsável pela geração do dióxido de carbono.
b) a queima de combustíveis fósseis produz gases do efeito estufa.
c) o carvão é uma etapa na formação do petróleo e do gás natural.
d) os combustíveis fósseis são encontrados em rochas ígneas.
e) os fatores climáticos interferem na compactação dos sedimentos.

Os combustíveis fósseis são possivelmente formados pela decomposição de matéria orgânica, através de um processo que leva milhares de anos e, por este motivo, não são renováveis ao longo da escala de tempo humana, ainda que ao longo de uma escala de tempo geológica esses combustíveis continuem a ser formados pela natureza. O carvão mineral, os derivados do petróleo (tais como a gasolina, óleo diesel, óleo combustível, o GLP - ou gás de cozinha -, entre outros) e ainda, o gás natural, são os combustíveis fósseis mais utilizados e mais conhecidos.

Questão 29: O Green Building Council Brasil, criado em março de 2007, é uma entidade sem fins lucrativos, que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no País. Através de seu programa One Degree Less (1 grau a menos), o Green Building Council Brasil afirma ser possível diminuir a temperatura nos grandes centros urbanos em 1 grau. Simplesmente pintando com uma tinta refletiva o topo da edificação, consegue-se, em um dia de verão, diminuir em até 30 graus a temperatura da superfície pintada.
Aumentar a reflexão solar de tetos é importante no(a):
a) aumento da produtividade agrícola.
b) diminuição do consumo de energia.
c) dispersão dos gases de efeito estufa.
d) formação das chuvas orográficas.
e) manutenção da camada de ozônio.

Esse estudo aponta que a pintura de telhados e lajes superiores com cores claras reduz a temperatura no interior das edificações em cerca de 6°C, pois o branco reflete até 90% dos raios solares, enquanto a telha cerâmica comum absorve essa mesma porcentagem de calor. Em um dia com temperatura máxima de 30°C, por exemplo, o interior de uma casa teria 24ºC, somente por causa do teto branco.
Esses números comprovam que aumento da reflexão solar das superfícies urbanas reduz o seu respectivo ganho de calor, abaixa a temperatura e evita a transferência de calor para a atmosfera, reduzindo, assim, a temperatura do planeta.

Questão 30: Leia abaixo a caracterização da Serra do Espinhaço e o mapa de Minas Gerais.

Sobre essa importante serra, é CORRETO afirmar que:
a) ela é o divisor de águas entre as redes de drenagem do rio São Francisco e a de outros rios.
b) ela foi considerada reserva da biosfera pela UNESCO devido à sua diversidade sociocultural.
c) suas encostas e vales são recobertos por vegetação homogênea, com espécies de grande porte.
d) seus terrenos contêm importantes jazidas de xisto betuminoso, petróleo e gás natural.
e) sua disposição acompanha a linha do Trópico de Capricórnio, que corta o estado mineiro.

A Serra do Espinhaço — grande divisor hidrográfico interposto entre as bacias do centro-leste brasileiro e a do rio São Francisco — constitui, em Minas Gerais, um conjunto de terras altas, com forma de bumerangue de direção geral norte-sul e convexidade orientada para oeste.
Por outro lado, a Serra do Espinhaço foi considerada pela Unesco em 27 de junho de 2005 a sétima reserva da biosfera brasileira, devido a sua grande diversidade de recursos naturais; mostrando-nos a importância de protegê-la. As raízes africanas, européias e indígenas se misturam no Espinhaço, deixando marcas nos costumes e manifestações culturais das comunidades locais. A beleza e a cultura da região oferecem condições para o desenvolvimento do ecoturismo.
Por isso considero a letra B como correta também.

QUESTÕES ABERTAS
Questão 1: No início do mês de abril de 2010, fortes chuvas provocaram destruição e mortes na região metropolitana do Rio Janeiro. Em menos de 24 horas, foram 288 milímetros de precipitação.
Leia trechos transcritos do Jornal Nacional.
Geografia deixa cidade do Rio vulnerável.
Como a maioria dos morros da cidade é de formação rochosa, a pequena camada de terra onde cresce a vegetação não consegue absorver grandes volumes de água. A chuva escorre pelas encostas e em grande velocidade avança sobre toda a cidade, que tem uma pequena faixa territorial espremida entre os morros e o mar. E nas tempestades, o mar também atrapalha. Maré alta e ventos funcionam como barreiras e represam a água nos rios e ruas.
Em entrevista à revista Época, o geógrafo Moacyr Duarte, um dos maiores especialistas brasileiros em riscos ambientais e tecnológicos, afirmou que “catástrofes naturais são inevitáveis. O que temos de informação delas? Regionalidade e sazonalidade. Ou seja, onde elas mais acontecem e em que período do ano. Além disso, elas têm dimensões variadas, que dificultam o planejamento”.
Época – É desolador. Não há solução contra as enchentes que castigam tantas cidades brasileiras?
Duarte – Há. O conhecimento que temos sobre o ecossistema urbano aponta como solução o controle da ocupação.
a) Confrontando-se as informações do Jornal Nacional e as afirmativas do geógrafo Moacyr Duarte, por que os temporais provocam tantos estragos nas cidades brasileiras?
Os estragos provocados pelas chuvas no Rio de Janeiro são uma mistura de fatores naturais da cidade e da ocupação desordenada do solo. O relevo carioca explica também as enchentes e a tragédia de tantas mortes em deslizamentos.
Como a maioria dos morros da cidade é de formação rochosa, a pequena camada de terra onde cresce a vegetação não consegue absorver grandes volumes de água. A chuva escorre pelas encostas e em grande velocidade avança sobre toda a cidade, que tem uma pequena faixa territorial espremida entre os morros e o mar. E nas tempestades, o mar também atrapalha. Maré alta e ventos funcionam como barreiras e represam a água nos rios e ruas.
Aliado a esses fatores naturais estão as construções irregulares em áreas de encostas, o lixo nos bueiros, o planejamento urbano deficitário.


Analise o climograma abaixo referente à cidade do Rio de Janeiro.


b) O período de maior umidade compreende os meses de:
No mês de dezembro (verão) quando ultrapassa os 150 mm.
c) O Rio de Janeiro apresenta características do clima:
Tropical úmido ou litorâneo ou Tropical Atlântico – Domina toda a fachada atlântica desde o sul do RN até o sul do RS. Caracteriza-se por temperaturas médias entre 18° e 26°C, com amplitudes térmicas crescentes à medida que aumenta a latitude. As chuvas abundantes superam 1200 mm/ano, mas tem distribuição desigual – no litoral do nordeste, concentram-se no outono/inverno, e mais ao sul no verão.

Questão 2: Pela primeira vez, os refugiados ambientais superam os que escapam da guerra, disse o coordenador internacional da associação ecológica italiana Legambiente, Maurizio Gubbioti. Em breve, milhões de pessoas terão de abandonar os lugares onde vivem por causa do aquecimento do planeta, metade em decorrência de catástrofes naturais, e o restante pela desertificação e aumento do nível do mar, diz um informe elaborado pela organização.
A desertificação é definida como um processo de destruição do potencial produtivo da terra por meio da pressão exercida pelas atividades humanas sobre ecossistemas frágeis, cuja capacidade de regeneração é baixa.
a) Cite e explique como uma das atividades humanas provoca a desertificação.
As atividades humanas que podem provocar a desertificação são: agricultura, pecuária, extração madeireira e extração mineral. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobrepastoreio são atividades que ocasionam a desertificação.

A ONU classifica de desertificação apenas os danos nas áreas de ocorrência localizadas nas regiões de clima semiárido, árido e subúmido seco. Esse processo provoca três tipos de impactos: ambientais, sociais e econômicos.
Leia o mapa abaixo que apresenta as áreas com risco de desertificação.

b) Cite uma região do continente americano que sofre risco de desertificação.
As regiões sul-americanas e caribenhas têm inúmeros países com expressivas áreas de seus territórios com problemas de Desertificação. Os mais significativos são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Peru e México. No Brasil, o processo de desertificação vem ocorrendo basicamente em certas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: