quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Resolução PISM III- TRIÊNIO 2008 - 2010

Questão 26: Leia o texto abaixo.
“(...) as ONGs não só contribuem para debilitar o Estado-nação como, ao mesmo tempo, colocam novos desafios aos movimentos sociais. (...) Afinal, a ONU é constituída pelos Estados nacionais e são eles que, soberanamente, abrem mão de parte da soberania ao consagrar formalmente entidades que se definem como não governo. (...) As primeiras Organizações Não Governamentais, como a Cruz Vermelha e a Médicos Sem Fronteiras legitimavam-se por razões humanitárias (...). A partir dos anos 1970 e, sobretudo, dos anos 1980, essas entidades não governamentais eclodem em todo mundo impulsionadas por várias razões (...). O ciclo se fecha quando o desamparo generalizado passa a ser coberto por políticas focalizadas (...).”
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2005, p. 69.
As Organizações Não Governamentais (ONGs) surgiram em maior número, a partir dos anos 1970 e 1980, impulsionadas pelo:
a) crescimento do movimento operário, que requisitava acordos coletivos de trabalho.
b) fim da bipolarização mundial entre capitalismo e socialismo, decorrente da globalização.
c) impacto da economia e da política das grandes potências sobre os países da periferia.
d) novo contexto de reestruturação produtiva internacional, baseado no kenesyanismo.
e) projeto neoliberal que reduz a intervenção do Estado nas questões socioeconômicas.

As Organizações não governamentais,conhecidas pelo acrônimo ONG, são associações do terceiro setor, da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem ações em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.
Estas organizações podem ainda complementar o trabalho do Estado, realizando ações onde ele não consegue chegar, podendo receber financiamentos e doações do mesmo, e também de entidades privadas, para tal fim.
O neoliberalismo surgiu como doutrina no final da década de 1930 e foi posto em prática a partir da década de 1970, propondo menor participação do Estado na economia e defendendo a ideia de que o mercado tem capacidade de promover o desenvolvimento econômico e social.
Na prática, o Estado neoliberal reduz os gastos públicos na educação, saúde e habitação, aumentando as desigualdades sociais. Por isso podemos observar tantas ONG realizando trabalho social em diversas áreas.

Questão 27: Observe nos mapas a seguir o traçado da fronteira norte-sul, que divide os países em países do norte e do sul, baseando-se em critérios de desenvolvimento econômico e social.

O deslocamento da fronteira para o norte (mapa 2) ocorreu por várias razões, entre as quais:
a) a ascensão da China.
b) a invasão do Afeganistão.
c) a migração internacional.
d) o colapso do meio ambiente.
e) o fim da União Soviética.

Os mapas evidenciam a divisão do espaço mundial ou a re¬gionalização / agrupamento de países segundo o desenvol¬vimento socioeconômico. Com o fim da URSS muitos países que faziam parte do bloco socialista, considerados 2º mundo durante a ordem da Guerra Fria, foram (des)classificados para o conjunto do que seria o 3º mundo, ou seja, o mundo pobre.

Questão 28: Leia o texto abaixo.
Em julho de 2010, a Portugal Telecom protagonizou dois grandes negócios no mercado brasileiro de telecomunicações. A empresa saiu da Vivo, vendendo sua participação na empresa para a Telefônica por 7,5 bilhões, e entrou no bloco de controle da Oi, comprando 22,4% por até 3,7 bilhões.
A Telefônica planeja unir a Vivo à Telesp, concessionária de telefonia de São Paulo, projetando sinergias de até 3,9 bilhões. A Oi recebe um reforço de caixa para reduzir seu endividamento e investir - além de ganhar um acionista com conhecimento de operação.
O movimento representa o início de mais uma onda de consolidação no mercado brasileiro de telecomunicações e coloca pressão sobre outros atores do setor. A Claro e a Embratel, que pertencem ao bilionário mexicano Carlos Slim, já começaram um movimento para unir as operações, ainda não anunciado oficialmente, que deve se acelerar para fazer frente aos espanhóis.
Disponível em: Acesso em: 3 ago. 2010. Adaptado.
Com base no texto, conclui-se que o setor de telecomunicações brasileiro está vivenciando:
a) um período de fuga de capitais.
b) um processo de desnacionalização.
c) um programa de inclusão digital.
d) uma fase de retração do mercado.
e) uma política de reserva de mercado.

É a mundialização da economia, caracterizada pela expansão das transnacionais, que objetivam novos merca-dos e ampliação da produção. Na atual DIT, as empresas multinacionais buscam países que facilitam a entrada e saída de remessas de lucro.

Questão 29: Após o “grande alargamento” de 2004, em que dez Estados foram admitidos no seleto clube da União Europeia, decidiu-se colocar em regime de espera os países saídos da ex-Iugoslávia, alegando impotência para solucionar tantas tensões regionais.
DÉRENS, Jean-Arnault. O sonho distante da integração plena. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo: Instituto Polis. ano 3. n. 28. nov. 2009.
Quais são os dois países saídos da ex-Iugoslávia?
a) Albânia e Moldávia.
b) Argélia e Chechênia.
c) Croácia e Macedônia.
d) Romênia e Armênia.
e) Ucrânia e Geórgia.

Os seis países reconhecidos mundialmente que faziam parte da Iugoslávia são: Sérvia, Montenegro, Macedônia, Croácia, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina

Questão 30: O mapa abaixo representa as rotas de escoamento da produção de soja no Mato Grosso.

A rota de menor custo por tonelada transportada de soja é preterida porque:
a) atravessa áreas de proteção ambiental, provocando destruição da Floresta Amazônica.
b) falta interligação rodoviária e ferroviária das áreas de produção com os portos do Pará.
c) inexistem indústrias de beneficiamento da soja nas regiões próximas ao porto de Itaqui.
d) os portos de Santarém e Itaqui localizam-se distante dos mercados consumidores.
e) os portos do Norte e Nordeste são especializados na exportação de produtos minerais.

A falta de hidrovias e a insuficiência de ferrovias fazem com que o sistema rodoviário seja o mais utilizado. No entanto, este sistema esbarra na precariedade das estradas brasileiras, o que eleva o seu custo. O escoamento da safra via Porto de Santarém, no Pará, cidade localizada a 600 quilômetros da divisa com Mato Grosso, seria uma boa alternativa, mas necessitaria de investimentos na interligação desse porto ao Mato Grosso.

Questões discursivas

Questão 1: A Copa do Mundo é mais do que um evento esportivo. Sua realização e seus participantes estão inseridos no mundo globalizado, do qual não deixam de ser um retrato.
Atualidades Vestibular -1º. semestre -2010.
Países que participaram da Copa do Mundo de 2010: Espanha, Países Baixos, Itália, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Suíça, Brasil, Argentina, Honduras, México, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Uruguai, África do Sul, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Austrália e Nova Zelândia.
a) 50% dos países participantes da Copa estão envolvidos em uma guerra. Cite apenas um.
EUA, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Dinamarca, Grécia, Eslováquia,Eslovênia, Austrália e Nova Zelândia. (lutam no Afeganistão)
Costa do Marfim (guerra civil).
Coreia do Sul e Coreia do Norte estão em estado de guerra até hoje.

b) Cite o bloco regional com o maior número de participantes.
União Européia.
c) Sete equipes falam espanhol: a Espanha e mais seis países oriundos da América espanhola. Além da Espanha, quais são os outros seis países que falam essa língua?
Argentina, México, Chile, Paraguai, Uruguai e Honduras.


d) Sendo um dos regimes mais fechados do mundo, este país não faz parte das listas do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e da Organização Mundial do Comércio, e suas estatísticas não são conhecidas. Sabe-se que a nação é pobre e, recentemente, fez muito barulho, pois realizou testes atômicos.
Cite o nome dessa nação.
Coreia do Norte.

Questão 2: Com o crescimento da demanda mundial por petróleo e minérios nos últimos anos, ampliou se a cobiça global pelos recursos naturais africanos. O atual modelo econômico é alvo de comparações com o processo de colonização pelo qual o continente passou nos séculos XIX e XX. Sem tecnologia, financiamento nem mão de obra especializada suficiente para explorar suas riquezas, os países africanos ficam dependentes de empresas e governos estrangeiros para realizar o serviço. Essa espécie de novo colonialismo acaba perpetuando um modelo extrativista em que os africanos têm pouca autonomia nos rumos de sua economia.
a) Explique a expressão “novo colonialismo”.
O continente africano é o único que não apresenta um único país desenvolvido econô¬mica e socialmente. O produto interno bruto do continente é inferior ao de vários países ricos e emergentes, correspondendo a pouco mais de 1% do total mundial.
A herança colonial, o modelo de colonização e o longo período de exploração contribuem em grande parte para esse quadro de subdesen¬volvimento. A inexistência de tecnologia, capital para financiamento e mão de obra especializada impede os países africanos de explorarem seus recursos naturais, tornando-se por isso dependente de empresas e governos estrangeiros.


Angola é o maior produtor de petróleo do continente e vem apresentando crescimento superior a 15% ao ano desde 2005. Mas o país ocupa apenas a 143ª posição do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e boa parte da população depende de ajuda humanitária para se alimentar.
b) Apesar do crescimento da economia angolana, por que a população se encontra nessa situação?
Porque infelizmente a população angolana não usufrui da riqueza gerada, que fica nas mãos de uma minoria ou de grupos estrangeiros.

Questão 3: Observe o mapa que representa os usuários da Internet pelo mundo.


A Internet só atingiu o grande público há dezesseis anos... E, em tão pouco tempo, virou pelo avesso setores inteiros da vida política, econômica, social, cultural, associativa... A tal ponto que, neste momento, em referência ao estado da informação e da comunicação no mundo, pode-se falar de uma "nova ordem Internet".
RAMONET, Ignácio. Disponível em: . Acesso em:
20 set 2010.
Com base no mapa apresentado, caracterize a “nova ordem Internet”.
19% dos habitantes da Terra representam 91% dos usuários da Internet, acentuando o tradicional isolamento que separa o hemisfério Norte do hemisfério Sul. Os países membros do G-20 apresentam o maior número de usuários e a África continua sendo o continente excluído.

Questão 4: Dentre os aspectos que tornam o Nordeste uma região favorável ao desenvolvimento do turismo no Brasil, destacam-se: regime de temperatura e insolação, com mais de 2000 horas de sol durante o ano; a presença de lagoas; as dunas; as florestas de restinga e várzea; os mangues; a vegetação de praias; as baías; os recifes; as falésias e as ilhas.
Considerando os períodos de alta e baixa estação, o fluxo de turistas atraídos pelos atrativos naturais corresponde a 76,6%. Tamanha a relevância desse valor, é possível interpretá-lo do ponto de vista da necessidade de conservação e preservação do patrimônio natural, particularmente as regiões litorâneas, como sinônimo de responsabilidade ambiental.
SELVA, Vanice Santiago Fragoso et al. Regiões litorâneas do Nordeste brasileiro: impactos do consumo, produção e da transformação do território pela atividade turística. Disponível em: < http://www.ecoterrabrasil.com.br/home/index.php?pg=temas&tipo=temas&cd=492>. Acesso em: 4 jul.
2010.
a) Cite um impacto provocado pelo turismo nas regiões litorâneas do Nordeste brasileiro.
Negativos:
Aumento da geração de resíduos sólidos;
Assoreamento da costa, devido às ações humanas, com destruições de corais;
Aumento da utilização e da necessidade de abastecimento de água potável;
Alteração do estilo de vida das populações nativas;
Como positivo:
Promover o desenvolvimento sócio-econômico;
Gerar empregos;
Elevar a renda per capita;
Aumentar as receitas estaduais.

b) Por que a atividade turística não pode ser vista como o único caminho para o desenvolvimento econômico de um lugar?
A diversificação econômica dá maior segurança para as comunidades. Ficar na dependência de apenas uma atividade é nocivo, ainda mais da turística, que é dependente de vários fatores, sujeita a crises econômicas internas e externas, ao humor do turista que muda suas rotas constantemente,etc.

Questão 5: Foi durante a Guerra Fria que uma nova onda de super-heróis surgiu nos gibis norteamericanos, especialmente nos da Marvel Comics. Você certamente já ouviu falar dessas personagens, pois várias foram adaptadas para o cinema nos últimos anos, com grande sucesso de bilheteria. Dentre essas personagens, podemos destacar o Homem-Aranha, os X-Men, o Hulk e o Quarteto Fantástico. O Quarteto Fantástico: o cientista Reed Richards; sua noiva, Sue Storm; o irmão adolescente dela, Johnny Storm; o piloto de foguetes Ben Grimm — embarcam num foguete experimental, voam para o espaço e são bombardeados por raios cósmicos. Ao voltarem para a Terra, descobrem que os raios cósmicos os afetaram, dando-lhes superpoderes.
O primeiro gibi do Quarteto Fantástico foi publicado em novembro de 1961.
O Incrível Hulk, segunda criação da parceria Stan Lee-Jack Kirby, também refletia o contexto da Guerra Fria. No primeiro número do gibi, lançado em maio de 1962, ficamos sabendo como o cientista Bruce
Banner (físico nuclear) se tornou o Hulk: ele tenta salvar um adolescente que invadiu o local onde se testará pela primeira vez a "bomba gama" (projetada pelo próprio Banner) e fica exposto aos raios gama quando a bomba é detonada propositalmente por seu assistente, um espião iugoslavo disfarçado.
VILELA, Túlio. Gibis retratam o conflito entre EUA e URSS. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2010. Adaptado.
a) Cite uma característica da Guerra Fria que está presente nas aventuras dos super-heróis Quarteto
Fantástico ou Hulk.
O primeiro gibi do Quarteto Fantástico foi publicado em novembro de 1961 -ou seja, poucos meses depois de o cosmonauta soviético Yuri Gagarin ter-se tornado o primeiro ser humano a viajar para o espaço, realizando um vôo orbital (12 de abril de 1961), e quase uma década antes de o astronauta norte-americano Neil Armstrong ter s ido o primeiro homem a pisar na Lua (20 de julho de 1969). Assim, o Quarteto Fantástico foi lançado na mesma época em que os EUA e a URSS disputavam a corrida espacial. Já Hulk pode ser relacionado com a corrida armamentista, com a bomba nuclear.

A Commission on America's National Interests identificou os interesses estratégicos atuais da política externa dos Estados Unidos, mas esqueceu-se de um dos itens mais importantes: a chamada “diplomacia
comercial”. Na falta de países a vencer, sobram mercados a conquistar.
Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2010. Adaptado.

b) Explique por que a China se tornou o grande rival dos Estados Unidos com o término da Guerra Fria.
Em 2010 a China deverá crescer 9,1% enquanto o Japão, terá perspectiva de crescimento de apenas 1,7% ? Segundo dados do Banco Mundial, a China será a segunda maior economia do mundo em 2010 e, ainda, corre o risco de derrubar os Estados Unidos e tornar-se a nação mais forte do mundo.

Nenhum comentário: