sábado, 18 de dezembro de 2010

RESOLUÇÃO PISM II - 2009-2011-

PISM II - TRIÊNIO 2009-2011
QUESTÕES OBJETIVAS
Questão 26: Já é senso comum imaginar a África apenas como um conglomerado de países cobertos por vastas áreas abrigando animais selvagens, populações que sofrem com a miséria, economias falidas e governos corruptos. De fato, isso tudo ainda existe por lá, mas não pode representar o retrato de um continente tão grande e variado. Os dados mostram mudanças: a população é cada vez mais urbana, o número de países democráticos aumentou e existem diversas economias em crescimento.
Observe os mapas da África abaixo.


Assinale a alternativa CORRETA a respeito da urbanização dos países africanos.
a) A urbanização africana decorre da terceirização da economia agrícola.
b) A urbanização africana é lenta e permite estruturar melhor as cidades.
c) A urbanização africana formou uma rede urbana densa e interligada.
d) O processo de urbanização da África concentra-se na região do Sahel.
e) O processo de urbanização da África teve início na década de 1950.

A urbanização africana está relaciona¬da com a ampliação da economia de exportação, a partir de 1950, quando houve um grande aumento do consumo mundial de matérias-primas, combustíveis fósseis e produtos agrícolas.
As áreas de urbanização mais acentua¬da são a República da África do Sul, um país industrializado; os países que se localizam em torno do golfo da Guiné, com sua indústria petrolífera; e a região do litoral do mar Mediterrâneo, de onde parte importante ro¬ta marítima internacional, o que lhe permite manter uma forte integração econômica com os países europeus.


Questão 27: Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará o XII Censo Demográfico, que se constituirá no grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.
Considerando a importância do Censo Demográfico, avalie as afirmativas abaixo.
I. O Censo definirá novos parâmetros para distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e definição do número de vereadores e deputados.
II. O Censo verificará a existência de calçamento, iluminação pública, esgoto a céu aberto, depósito de lixo próximo a cada rua.
III. O Censo é a mais completa fonte de informação de que o país dispõe para conhecer as condições de vida da população nas áreas urbanas e rurais dos atuais 5.565 municípios.
IV. O primeiro Censo foi realizado em 1872 e revelou que o Brasil da época do Império tinha cerca de 10 milhões de habitantes.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.

O Censo do Brasil é um censo realizado a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A população é contada em todo o território do Brasil e os resultados são usados pelo governo no desenvolvimento de políticas públicas e na destinação dos fundos governamentais para a unidades federativas.

Questão 28: Leia os textos abaixo.
Texto 1
O grupo chinês, formado por investidores privados, mas com o governo da China como sócio, quer comprar de 200 mil a 250 mil hectares de terras, tanto no oeste da Bahia quanto na região conhecida como Mapito, o cerrado do Maranhão, Piauí e Tocantins.
Várias empresas estrangeiras estão instaladas e produzindo nessa nova fronteira agrícola. Americanos, holandeses, portugueses e japoneses fazem parte do cotidiano de Luís Eduardo Magalhães (BA) e arredores. Há pelo menos dez empresas de médio ou grande porte cultivando principalmente algodão, soja e milho.
Texto 2
O solo brasileiro tem atraído recentemente bilionários investimentos tanto locais quanto estrangeiros. Uma pesquisa feita no ano passado pela Grain, organização não governamental espanhola de pesquisas e análises, apontou que um quarto dos 120 investidores globais de latifúndios já estão no Brasil. O negócio desses investidores é comprar a terra bruta a um preço baixo, torná-la própria para o plantio e depois vendê-la a valores mais altos.
Depreende-se das informações apresentadas que:
a) a nova fronteira agrícola compreende áreas do Centro-Oeste.
b) o Brasil está desenvolvendo um programa de reforma agrária.
c) o sistema agrícola adotado privilegia a agricultura patronal.
d) os investidores globais buscam a sustentabilidade ambiental.
e) os novos empreendimentos agrícolas ocupam terras devolutas.

Existem dois tipos de agricultura, a agricultura familiar e a agricultura patronal, especificando a agricultura patronal seria o agronegócio, os grandes empreendimentos agropecuários destinados a produção em larga escala. De maneira geral, os produtores familiares desenvolvem atividades diversificadas e estão mais voltados à produção para o mercado interno e, até por isso, necessitam de maior apoio governamental.A agricultura patronal, entretanto, é mais concentrada em culturas voltadas à exportação dentro de uma visão mais empresarial do negócio.

Questão 29: Leia o texto abaixo.
Mulheres vivem inferno em maquilas. Essas fábricas funcionam com baixos salários e sem garantia de direitos das trabalhadoras; é a escravidão moderna. Elas preparam seus alimentos em pé, nos cantos imundos das fábricas. Tomam banho em lavatórios comuns, uma ao lado da outra, e dormem apinhadas onde trabalham durante jornadas de 10, 12 e 14 horas.
Este não é um retrato das fábricas do início do século passado. Mas, sim, uma realidade nos países da América Latina nos dias de hoje. É o fruto do avanço acelerado das empresas chamadas“maquilas”. As empresas maquilas ou maquiladoras montam ou embalam um produto destinado à exportação. As multinacionais europeias e principalmente as americanas transferem essas atividades para os países periféricos porque:
a) elas recebem incentivos ao se instalarem em zonas de exportação.
b) escoam a produção através de grandes ferrovias que interligam os países.
c) neles a legislação trabalhista estimula a exploração do trabalho infantil.
d) os países centro-americanos possuem grande mercado consumidor.
e) os recursos minerais são de baixo custo nos países centro-americanos.
Maquiladoras - são empresas que importam peças e componentes de suas matrizes estrangeiras para que os produtos (como carros, computadores, aparelhos de som) sejam manufaturados (montados) - em geral, por trabalhadores que ganham um salário inferior ao daqueles que trabalham nas matrizes - para depois exportar o produto final para o país de origem da empresa ou para outros países em que o produto seja competitivo.

Questão 30: Leia a tabela abaixo que apresenta dados sobre o turismo mundial.

Com base na tabela acima, conclui-se que os turistas afluem em maior número para:
a) a América do Norte.
b) a América do Sul.
c) a Ásia do Sudeste.
d) a Europa Ocidental.
e) o Extremo Oriente.

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, o continente Europeu concentrou 52,9% das viagens internacionais em 2008, sendo que no ano 2000 concentrava 57,4% das viagens. A América do Norte concentrava 10,6% do turismo mundial em 2008, 13,4% do mesmo em 2000. Já a região da Ásia e do Pacífico, que em 2000 concentrava 16,2% do turismo mundial, em 2008 passou a concentrar 20,0% dos viajantes.

QUESTÕES ABERTAS

Questão 1: Cerca de um bilhão de pessoas vivem hoje em situação de extrema pobreza nas cidades. Para incluí-las, é preciso mais do que ampliar as suas capacidades de consumo. É necessário promover uma reconfiguração estrutural dos seus territórios, integrando as esferas políticas, econômicas, culturais e materiais da vida urbana.
a) No Brasil, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um programa de transferência de renda, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, ampliando sua capacidade de consumo, denominado:
BOLSA FAMÍLIA–
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. O Programa integra a Fome Zero que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.

b) Cite uma forma de uso e ocupação do solo que segrega os locais de moradia dos grupos de alta renda.
Os padrões produzidos pelas forças desregradas e desagregadoras dos mercados formais e informais promovem formas excludentes de uso e ocupação do solo urbano, que segregam os locais de moradias dos grupos de alta, média e baixa renda.
O uso e ocupação do solo segregam os locais de moradia (CONDOMÍNIOS FECHADOS) dos grupos de alta renda, tais como: segurança, infra-estrutura e equipamento urbano, construção de muros, entre outros.
O padrão mais conhecido de segregação é o centro x periferia, seguindo uma organização em círculos concêntricos. Segundo esse modelo, as classes sociais mais ricas ficariam nas áreas mais centrais dotadas de infra-estrutura e com maiores preços, e as classes pobres ficariam relegadas às periferias distantes e desprovidas de equipamentos e serviços.
Esse padrão, entretanto, não é o mais comum nas cidades brasileiras. Aqui, o padrão existente é o de ocupação das camadas de mais alta renda em setores específicos da cidade, segundo uma lógica radial, isto é, partindo do centro principal.


Os caminhos para o desenvolvimento econômico socialmente equitativo e ambientalmente sustentável passam, necessariamente, por mudanças profundas nas condições de vida e de produção econômica existentes nas cidades. Tais mudanças demandam, por exemplo, o planejamento de ações e investimentos que atendam a todas as necessidades habitacionais existentes nas cidades brasileiras a fim de eliminar os déficits de novas moradias e das condições inadequadas de habitação.
c) Explique como a permanência do déficit de moradia revela que o processo de desenvolvimento econômico não é socialmente justo.
O nosso processo de desenvolvimento promove aumento da geração da riqueza mas essa riqueza está concentrada nas mãos de uma minoria privilegiada. A maioria acaba não tendo acesso a serviços básicos como, por exemplo, um local para morar.
O déficit habitacional no Brasil é de 5 milhões 800 mil casas, incluindo moradias consideradas impróprias, como barracos ou construções sem banheiro, além de casas que abrigam mais de uma família. Também são incluídas nas estatísticas de déficit habitacional casas onde moram pessoas que comprometem boa parte da renda com aluguel.


Questão 2: O documento final do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU diz com clareza que o “crescimento do produto interno bruto per capita e o da população foram os principais determinantes do aumento das emissões globais de gases de efeito estufa durante as últimas décadas do século XX”.
VEJA. São Paulo: Abril, ano 42, n.50, dez. 2009. p.137.
a) Explique por que o crescimento populacional é considerado um dos responsáveis pela intensificação do aquecimento global.
Maior população, maior demanda por alimentos, bens de consumo, combustíveis, mais exploração da natureza por madeira e tudo isso leva a produção de mais gases do efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global.

Contrapondo-se aos que responsabilizam o crescimento populacional pelo agravamento do aquecimento global, há estudiosos que chamam a atenção para a necessidade de se considerar que existe inegável disparidade no volume de emissões individuais de CO2, quando se comparam cidadãos de países ricos e pobres.
b) Por que há essa disparidade?
A disparidade é oriunda da diferença de padrão de consumo. Os cidadãos dos países ricos têm um poder de consumo infinitamente maior que um cidadão de um país pobre.
Um quinto da população mundial (o que corresponde às pessoas mais ricas):
• consome 45% da carne e do peixe, enquanto as mais pobres (também um quinto) consomem menos de 5%. A média do consumo de proteínas na França é de 115 gramas por dia. Em Moçambique, é de 32 gramas.
• consome 58% da energia total, enquanto as mais pobres consomem menos de 4%; os países de maior rendimento geram 65 % da eletricidade mundial.
• possui 74% do total de linhas telefônicas, enquanto as mais pobres só têm 1,5%. Na Suécia, na Suíça e nos Estados Unidos, existem mais de 600 linhas telefônicas por cada mil pessoas. No Afeganistão, no Camboja e no Chade, só existe um telefone por cada mil habitantes.
• consome 84% do total de papel, enquanto as mais pobres consomem 1,1%. A média dos países industrializados consome 78,2 toneladas de papel por cada mil pessoas, enquanto a média registrada nos países mais pobres se situa nas 0,4 toneladas por cada mil habitantes.
• possui 87% dos veículos existentes em todo o mundo, enquanto os mais pobres têm menos de 1%. Os países industrializados registram uma média de 405 automóveis por cada mil habitantes. Nos países da África Subsaariana, a média corresponde a 11 veículos por cada mil e, na Ásia Oriental e na Ásia Meridional, o valor é de 5 veículos por cada mil habitantes.


Apesar do crescimento populacional, as áreas usadas para a agricultura permanecem estagnadas. Está ocorrendo uma redução significativa na relação entre a quantidade de terras produtivas e o número de habitantes: 1970 – 3 800 m² por pessoa; 2010 – 2 200 m² por pessoa ; 2050 (estimativa) – 1 700 m² por pessoa.
VEJA. São Paulo: Abril, ano 42, n.50, dez. 2009. p.137.
c) Apresente um fator que justifique a diminuição da área de terras usadas pela agricultura por pessoa.
A agricultura consegue produzir mais em decorrência dos avanços tecnológicos, da biotecnologia, das pesquisas, da chamada agricultura científica.
No caso do Brasil, nos últimos 20 anos as vendas externas do agronegócio cresceram a uma média de 4,4% ao ano, e três quartos desse crescimento resultaram do aumento de produtividade patrocinado pela inovação tecnológica. A eficiência interna tornou o País responsável por 25% das exportações agrícolas mundiais, porcentual que deve crescer para 33% nos próximos 15 anos.

Nenhum comentário: