segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

As Pérolas do Enem 2009

O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão:

1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)
3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)
5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)
7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)
8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)
9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)
12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna."(será?)
13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?)
14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica)
15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (ignorem, por favor)
16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (o quê?)
18) "Paremos e reflitemos." (beleza)
19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?)
20) "Retirada claudestina de árvores." (A Cláudia tá tirando muitas árvores ai?)
21) "Temos que criar leis legais contra isso." (sério?)
22) "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)
23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)
24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas sem coração." (para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)
25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")
26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!)
27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática)
28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes." (red bull neles - dizem as árvores)
29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório" (ótima)
30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!)
31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização)
32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (gzus)
33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)
34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia." (oh god)
35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" (dicionários)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

2ª etapa UFMG 2010

QUESTÃO 01
Analise este trecho:
A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma das maiores do País, tanto em área quanto em número de população que a habita, mas não em quantidade de água. [...] O que dá ao Rio São Francisco um caráter singular, para o sertanejo, é o fato de parcela considerável dos demais rios da região, a partir da Bahia, ser basicamente intermitente – só existe na estação chuvosa. E o Velho Chico permanece com vastos volumes de água, nunca menos de 600m3/s, mesmo nos anos e nos meses mais secos.
Retrato do Brasil, n. 10, p. 49, maio 2008. (Adaptado)

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
1. CITE uma bacia hidrográfica brasileira que possui volume de água maior que o da Bacia do São Francisco e APRESENTE o principal fator responsável pelo volume de água maior na bacia hidrográfica citada.
Bacia Hidrográfica: Bacia Amazônica.
Fator: Além de possuir um regime de alimentação mista (pluvial e nival) está inserida dentro da região climática Equatorial que apresenta pluviosidade muito alta, ente 2000 a 2500 mm, regularmente distribuída pelos meses do ano.

2. EXPLIQUE por que o Rio São Francisco permanece perene, “com vastos volumes de água, [...] mesmo nos anos e nos meses mais secos”.
O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, região de Clima Tropical, tem 36 tributários de porte significativo, dos quais 19 são perenes. Os principais contribuintes são os da margem esquerda, rios Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande, que fornecem cerca de 70% das águas em um percurso de apenas 700 km. Na margem direita, os principais tributários são os rios Paraopeba, das Velhas, Jequitaí e Verde Grande. Além disso, suas barragens controlam a vazão durante o ano.

QUESTÃO 02
Analise, neste mapa, as pirâmides que representam as estruturas etária e de gênero da população das três regiões geoeconômicas brasileiras em 2000:

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE uma característica marcante da configuração da pirâmide populacional de cada uma das três regiões geoeconômicas brasileiras e APRESENTE uma razão que justifica a característica identificada em cada uma delas.
• Amazônia
Característica: base larga
Razão:relaciona-se as altas taxas de natalidade.
• Centro-Sul
Característica: ápice mais significativo.
Razão: a região apresenta uma maior longevidade.
• Nordeste
Característica: a proporção de homens adultos é restringida.
Razão: esta redução pode ser explicada pela elevada migração masculina em busca de melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida em outras regiões.

QUESTÃO 03
A 5ª Cúpula das Américas, evento continental que reuniu 34 líderes das Américas, em abril de 2009, em Trinidad e Tobago, reacendeu e levou para a mídia a temática dos organismos de integração e desenvolvimento regionais que atuam nesse Continente.
Um jornal, à época, relacionou os seguintes órgãos: Comunidade do Caribe (Caricom); Sistema de Integração Centro-Americano (SICA); Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA); Organização dos Estados da América Latina e Caribe (Oealc), também chamada, não sem uma dose de ironia, de OEA do B; União das Nações Sul-Americanas (Unasul); Organização dos Estados Americanos (OEA). E pode-se, ainda, citar alguns outros  por exemplo, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) e Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Considerando essas informações, analise esta afirmativa:
Avalia-se que a proliferação de tantos organismos de cooperação, integração e desenvolvimento regionais é desfavorável ao desenvolvimento sustentável do Continente.
Você CONCORDA com essa afirmativa? Sim.
JUSTIFIQUE sua resposta. Tecnicamente, o conceito de sustentabilidade está relacionado à capacidade de um sistema em propiciar meios de subsistência a determinada população em intervalos espaço/temporais definidos. Tantos organismos de integração numa mesma região geográfica, com propostas distintas acaba sendo um entrave considerável ao desenvolvimento sustentável. Além disso, as rivalidades históricas, o personalismo de alguns líderes regionais e as diferenças evolutivas contribui de forma decisiva para não integração.

QUESTÃO 04
Analise este mapa de uma região considerada uma das mais populosas do mundo:

No momento atual, na região mostrada nesse mapa, vivenciam-se duas expectativas no cenário mundial:
● uma, gerada por economias que vêm enfrentando a crise financeira com menos retrocesso, por exemplo, em relação aos países da União Européia, é a de que tais economias podem amenizar efeitos dessa crise em nível global; e
● a outra é a de que o crescente poderio bélico-nuclear de alguns países pode, enfim, ameaçar a segurança e a paz mundiais.
Nas duas situações – melhor desempenho econômico e corrida armamentista –, há países tanto capitalistas quanto socialistas e, nesses dois grupos, em maior ou menor medida, políticas de Estado são adotadas em detrimento de direitos sociais e políticos básicos das populações, o que chega, inclusive, a extremos de desrespeito a direitos humanos.

Considerando essas informações,
A) CITE um país dessa região que se enquadra, mais especificamente, em cada uma das duas situações caracterizadas; e, para cada país citado,
B) IDENTIFIQUE o sistema econômico nele adotado;
C) APRESENTE um procedimento do Estado, nele ocorrido, que evidencia desrespeito a direitos humanos.
1. A) País cujo desempenho da economia pode amenizar os efeitos da crise financeira global: China.
B) Sistema econômico adotado nesse país: socialismo de mercado.
C) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional: censura dos meios de comunicação, pena de morte, proibição de associações trabalhistas, proibição de manifestação.

2. A) País que tem aumentado seu poderio nuclear: Coréia do Norte.
B) Sistema econômico adotado nesse país: socialismo.
C) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional: isolamento internacional, responsável pela fome, trabalhos forçados, prisões discricionárias, impedimento da livre circulação de pessoas, censura aos meios de comunicação, falta de eleições livres.

QUESTÃO 05
Analise esta imagem noturna, em que está retratada parte do Continente Sul-Americano:

A partir da análise dessa imagem e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
1. A) IDENTIFIQUE um fator de ordem física que justifica a distribuição espacial das regiões continentais escuras – ou seja, sem registro de luminosidade noturna – da área emersa retratada;
Fator: área onde está localizada uma extensa floresta equatorial; altitudes elevadas.
B) CITE uma região geográfica, entre as mostradas na imagem acima, em que está presente o fator identificado.
Região geográfica: Região Amazônica e Região Andina.

2. EXPLIQUE por que ocorre maior concentração de luminosidade noturna em Buenos Aires e em São Paulo, bem como nas imediações de ambas as cidades.
Essas duas cidades são as maiores metrópoles em seus respectivos países (Argentina e Brasil), áreas de grande concentração econômica, energética e populacional. Seus entornos formam regiões metropolitanas, que atraem muitos trabalhadores.

sábado, 2 de janeiro de 2010

UFV - PASES 2ª ETAPA – TRIÊNIO 2008-2010

05. Observe o mapa abaixo, que representa uma divisão territorial do trabalho.

(MOREIRA, Ruy. A Nova Divisão Territorial do Trabalho. In. LIMONAD, Ester (Org.). Brasil, Século XXI – Por uma nova regionalização? Processos, escalas, agentes/organizadores. São Paulo: MAXLIMONAD, 2004. p.137.)
Com base no mapa e em conhecimentos de Geografia Econômica, cite e explique dois motivos que concorreram para a constituição do Polígono Industrial.
A região do Polígono Industrial compreende os estados do Sudeste até o Sul do país.
Essas regiões são regiões com um maior avanço tecnológico, e com isso maiores investimentos são repassados para toda região. Esses interesses são ligados também ao mercado de exportação de produtos industriais sofisticados, através de acordos como o MERCOSUL. Após a III revolução industrial, as indústrias podem procurar novos territórios para investimentos em suas pesquisas, produções, montagens e vendas, então, não se prendendo a uma só região.


06. Leia o texto abaixo:
A dinâmica da agropecuária na atual fase do capitalismo está estreitamente ligada à agroindústria e ao agrobusiness, a tal ponto que o ritmo de ocupação das terras, a própria territorialização da agricultura e da pecuária e sua produtividade e o que deve ser plantado estão sendo definidos pela indústria.
(ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna, 2004. p. 211.)
Diante da afirmação do texto e das informações do mapa acima, faça o que se pede:
a) Como a nova dinâmica dos complexos agroindustriais transforma a produção agrícola na área indicada no mapa?
A modernização da agricultura deixou muitos produtores à margem do processo, principalmente famílias que viviam da agricultura de subsistência, ou agricultura familiar, em pequenas propriedades rurais.
Estes, privados de técnicas e métodos modernos, como irrigação, maquinários e insumos, perderam a competitividade, o que levou ao abandono do campo, num fenômeno conhecido como êxodo rural.

b) Explique de que forma as atividades agrícolas se tornam cada vez mais dependentes das cadeias produtivas do agronegócio.
O desenvolvimento industrial estimulou o crescimento da população urbana e o surgimento de grandes núcleos populacionais concentrados. Por conseqüência, a necessidade de se abastecer esses núcleos reforçou o aumento da produção agrícola e, ao mesmo tempo, estabeleceu uma interdependência cada vez maior entre os espaços rural-urbano; campo e cidade nunca tiveram tão interligados, um não vive mais sem o
outro e as dinâmicas de cada um influenciam-se mutuamente. Ocampo vai produzir aquilo que o mercado demandar.


21. Leia o texto abaixo:
Trabalhadores que pela primeira vez tiveram a carteira assinada ou viram o salário crescer. Comunidades que receberam energia ou ainda serão ligadas ao sistema elétrico brasileiro. Gente que pela primeira vez tem acesso a crédito e juros baixos para comprar o primeiro eletrodoméstico, o primeiro carro zero. Novos grupos de consumidores, como esses, são a aposta para sustentar o crescimento econômico do país. [...].
Em plena capital mineira, a terceira mais importante metrópole do país, um grupo de 23 famílias remanescentes de escravos estava excluído do mundo do consumo até pouco mais de três anos. No Quilombola Mangueira, Bairro Aarão Reis (Região Norte de Belo
Horizonte), viviam à luz de lamparina, estocavam carne seca, esquentavam a água do banho no fogão a lenha e as crianças chutavam bola na terra. Entre mangueiras, bananeiras e a rodovia MG-020, as casas, antes de pau a pique, não param de se
modernizar com a chegada recente da energia. Os moradores ainda ligam na tomada seus primeiros eletrodomésticos. [...]
(CARVALHO, Paola. Pobres superam classes A e B no volume de consumo. Estado de Minas, 14 ago. 2009. Disponível em: http://www.uai.com.br/uai. Acesso em: 23 set. 2009.)
O texto aponta a regularização das relações trabalhistas, a disponibilização de energia elétrica e o acesso ao crédito como meios de disseminar um modelo de desenvolvimento. De acordo com os princípios desse modelo, é CORRETO afirmar que ele se baseia:
a) na modernização conservadora associada ao capital financeiro internacional.
b) no modelo produtivista de crescimento acelerado e de inclusão social.
c) no conceito de desenvolvimento sustentável.
d) nas economias não capitalistas das populações tradicionais.

O compromisso do Governo Lula de vencer a fome e a miséria, construir uma sociedade dinâmica e moderna, gerar empregos e riqueza e estabelecer justiça social se posiciona na “perspectiva de transformação do processo político-institucional, permitindo a inclusão de novos atores políticos e o desenvolvimento de práticas de reconhecimento e interlocução que possam ampliar a esfera pública e dar maior densidade à democracia. A médio e longo prazos existe a perspectiva de construção de um novo bloco hegemônico, constituído pela burguesia industrial e setores ampliados das camadas médias, com vistas a superar tanto o domínio das elites tradicionais, quanto o predomínio dos interesses do capital financeiro” (Fleury, 2003). “Este novo bloco dirigente seria responsável pela transição de um modelo de modernização conservadora vinculados ao capital financeiro para um modelo produtivista de crescimento acelerado e inclusão social” (Genro, 2003).


22. Leia o texto abaixo:
Em março de 2007, quando da visita do presidente estadunidense George W. Bush ao Brasil, havia uma euforia do governo brasileiro em torno da possibilidade de o país tornar-se a ponta de lança no processo de substituição da matriz energética, sendo o
maior produtor de agrocombustíveis menos poluentes e com fontes renováveis. Em contrapartida ao entusiasmo, movimentos sociais e personalidades internacionais, como o então presidente cubano Fidel Castro, se opuseram à transformação do Brasil num
“imenso canavial”, com argumentos que ressaltavam as péssimas condições de trabalho e o aumento do preço dos alimentos, em função do plantio de cana-de-açúcar ter prioridade em relação à plantação de feijão, arroz, milho etc.
Agora, com as recentes descobertas de imensos campos do pré-sal, a euforia tem outro foco: a possibilidade real de o Brasil tornar-se um dos maiores produtores de petróleo, combustível poluente e não-renovável.
(TOLEDO, Renato Godoy de. Entre o pré-sal e a agroenergia – DEBATE Seminário debate novos campos de petróleo e a produção de agrocombustíveis. Brasil de Fato, Ed. 291, 25 set. 2008. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br. Acesso em: 23 set. 2009.)
Baseado no texto e em conhecimentos sobre política energética, assinale a afirmativa CORRETA:
a) O Brasil, ao apostar na produção de biocombustíveis, encerrará as atividades de extração do petróleo no litoral fluminense nos próximos 5 anos.
b) Atualmente, os EUA e o Brasil assumem a liderança no combate às mudanças climáticas em função da descoberta do petróleo no pré-sal.
c) A política atual do governo brasileiro é reduzir os conflitos no campo através da substituição de biocombustíveis pelo petróleo oriundo do pré-sal.
d) A expansão de biocombustíveis poderá causar problemas sociais no campo e a queima do petróleo do pré-sal poderá agravar o efeito estufa.
A leitura do texto mostra que o modelo de agricultura industrial, onde se inserem os agrocombustíveis, viabiliza a expansão das monoculturas, da concentração de terras, do uso intensivo de agroquímicos, da superexploração dos bens naturais comuns como a biodiversidade, a água e o solo, além de gerar uma competição por terra agricultável e por água. Por outro lado, com o petróleo mais abundante, corre-se o risco dele ser usado com mais freqüência (usinas termelétricas) produzindo mais CO2.


23. Leia o texto e o gráfico abaixo:
Nos Censos Agropecuários de 1985, 1995 e 2006, os estabelecimentos com mais de 1.000 hectares ocupavam 43% da área total de estabelecimentos agropecuários no país, enquanto aqueles com menos de 10 hectares ocupavam 2,7% da área total. Cerca de 47% tinham menos de 10 hectares, enquanto aqueles com mais de 1.000 hectares representavam em torno de 1% do total.
(IBGE. Censo agropecuário – 2006, 30 set. 2009. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 22 out. 2009. Adaptado.)

A partir das informações do texto e dos dados do gráfico, é CORRETO afirmar que:
a) a criação de assentamentos rurais revela que, após 45 anos da criação do Estatuto da Terra, os problemas de distribuição foram resolvidos.
b) a questão do latifúndio deixou de existir em função da política de aumento do número de assentamentos rurais a partir de 1994.
c) a implantação dos assentamentos rurais revela uma política governamental que se caracteriza pela lenta incorporação do trabalhador rural ao acesso à terra.
d) houve uma diminuição da concentração de terras em função da implantação dos assentamentos rurais entre 1995 e 2008.
O Brasil é um país onde a concentração de terras é histórica, iniciada com o sistema colonial de capitanias hereditárias e com a concessão de sesmarias, que tinham como função a produção de gêneros agrícolas comercializáveis e render tributos para a coroa portuguesa. Esse modelo concentrador leva grande parcela da população a enfrentar a pobreza e coloca o Brasil entre os seis países mais injustos do mundo, se considerada a distribuição de renda, na atualidade. A leitura do texto e a visualização do gráfico mostram que as mudanças processadas são muito lentas.

24. Leia o texto abaixo:
Às vésperas da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o destino da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, uma polêmica que opõe índios e brancos ganha força no Congresso. Parlamentares da bancada ruralista se articulam para tentar derrubar a adesão brasileira à Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, documento assinado em setembro de 2007, com outros 157 países. A rejeição ao texto tem respaldo dos militares e reúne políticos da oposição e da bancada governista, a maioria de
estados da Amazônia. Irritados com a decisão do Governo em aderir à Declaração, integrantes da Comissão de Relações Exteriores do Senado alegam que a adesão à Declaração pode permitir até a criação de nações autônomas. Por outro lado, aliados do governo atribuem a oposição ao documento à reação de fazendeiros contra a demarcação de reservas. (FRANCO, Bernardo Mello. Parlamentares rejeitam declaração sobre índios. O Globo, Rio de Janeiro, 17 ago. 2008, p. 8B. Adaptado.)
O texto retrata uma situação de conflito envolvendo diferentes agentes em torno do uso e ocupação de uma área. Tendo em vista tal processo, assinale o conceito geográfico CORRETO para compreender as disputas em torno da reserva Raposa Serra do Sol:
a) O conceito de território, dado que explica as disputas em torno da apropriação e legitimação da reserva indígena.
b) O conceito de lugar, pois identifica as relações de sociabilidade e identidade empreendidas pelos índios.
c) O conceito de paisagem, já que assinala a porção visível e os aspectos invisíveis do espaço ocupado pelos índios.
d) O conceito de região, pois assinala uma área que apresenta características sociodemográficas semelhantes.
Território: É o espaço físico; os territórios são formados fundamentalmente a partir de relações de poder de determinado agente. Na política, é o espaço nacional controlado pelo Estado-Nação.
Lugar: está ligado a espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida.
Paisagem: está relacionado a tudo que os sentidos humanos podem perceber e apreender da realidade de determinado espaço geográfico ou parte dele, está diretamente relacionado à sensibilidade humana.
Região: região natural (surge a partir da inspiração da geologia e entende-se que o ambiente tem certo domínio sobre a orientação do desenvolvimento da sociedade, configurando o determinismo geográfico); região geográfica ou região-paisagem (em que se admite que a sociedade não seja determinada pelo meio em que vive, mas dele dispõe como deseja transformando segundo suas possibilidades); a região homogênea e a região funcional (tendo como pressupostos análises de âmbito econômico) e o conceito de região associado ao sentimento de pertencimento da população a uma parte do espaço.

25. O Brasil tem hoje cerca de 190 milhões de habitantes, e aproximadamente 50 milhões viajam de avião, isto é, a cada quatro brasileiros um realiza viagem de avião. No entanto, estudos realizados por empresas de consultoria afirmam que daqui a 20 anos a relação de viagens de avião feitas pelos brasileiros será de 1 para 1. Nos Estados Unidos, cada habitante viaja 2,5 vezes de avião.
Considerando as características desse meio de transporte e as diferenças entre a sua utilização nos Estados Unidos e no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) no Brasil, o uso de avião se diferencia em função do dinamismo econômico de cada região, destacando se a região Centro-Sul.
b) o aumento do uso do avião vincula-se às novas demandas da economia global, mais integrada e articulada em circuitos de troca.
c) a diferença de uso do avião observada nos EUA e no Brasil é reveladora do nível de desenvolvimento econômico e técnico desses países.
d) a expectativa do aumento do uso do avião no mundo está relacionada à atual crise de produção na indústria automobilística.
Viajar de avião é mais rápido e, quando planejado, pode sair mais barato que viajar de ônibus. É por isso que o seguimento cresce e não pela crise n a produção de automóveis. Aliás, a indústria automobilística bateu recordes de produção e vendas em 2009.


26. O ano 1989 foi marcado pela queda do Muro de Berlim e a subsequente reunificação da Alemanha, evento que resultou na reconfiguração da geopolítica mundial. Tendo em vista esse processo, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Esse processo coincidiu com o final do Terceiro Reich.
b) Esse processo marcou o encerramento da Guerra Fria entre os blocos hegemônicos.
c) Nesse momento os Estados Unidos da América declarou Guerra ao Vietnã.
d) Esse evento representou um ato simbólico que introduziu a moeda unificada na União Européia.
O fim da bipolaridade mundial fez com que a superpotência soviética perdesse força no cenário geopolítico internacional, o que a destituiu do papel de “polícia do mundo”, papel este desempenhado durante décadas, juntamente com os Estados Unidos. A Queda do Muro de Berlim simbolizou a chamada Ordem Mundial da Guerra Fria.

27. Em 2008 eclodiu a chamada crise financeira global, considerada a mais grave desde 1929. Alguns especialistas vinculam esse fenômeno recente à globalização econômica. Esse processo refere-se:
a) ao capitalismo comercial.
b) aos conflitos violentos como as guerras mundiais.
c) ao aumento de fluxos de capitais, serviços, informações e pessoas.
d) à constituição do mundo bipolar.

O termo globalização expressa um processo, sobretudo de natureza econômica, atualmente em curso, que atinge dimensão planetária. Entre as características principais da globalização, destacam-se a descentralização espacial das funções produtivas entre vários países e continentes e a ampliação do desenvolvimento dos meios de transporte e das comunicações resultantes da chamada terceira Revolução Industrial.

28. Leia o texto abaixo:
Até a década de 1980, a saída de brasileiros para viver em outros países era bastante restrita, sendo significativa apenas a migração para o Paraguai, nos anos 1970, em busca de terra e trabalho no campo. A crise econômica da década de 1980 promoveu o incremento da migração de brasileiros para o exterior, fenômeno que continua em pleno curso neste início de século XXI. Segundo estimativas do Ministério das Relações Exteriores, em 1997 havia 1.496.476 brasileiros vivendo no exterior. No ano de 2002, os migrantes já somariam 1.964.498. Dados recentes do IBGE assinalam a estimativa de 2 milhões de brasileiros vivendo fora do território nacional. Se de um lado esse processo é revelador de uma maior capacidade de mobilidade da mão de obra, o aumento do
fluxo tanto nos países de saída como nos receptores vem gerando sérios problemas de ordem política e social.
(AZEVEDO, Deborah Bilhia de. Brasileiros no Exterior. Portal da Câmara dos Deputados. 22 jul. 2004. Disponível em: http://www2.camara.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2009. Adaptado.)
Considerando as informações do texto, é INCORRETO afirmar que uma das consequências do crescente processo de emigração no Brasil é:
a) o aumento das exigências de ingresso dos brasileiros nos países receptores.
b) a absorção de grande parte desse contingente em redes ilegais de trabalho.
c) a elaboração de legislação mais restritiva ao repatriamento.
d) o aumento da oferta de emprego no Brasil.

A década de 1980 foi chamada de “a década perdida”. Isso em função da crise econômica, do desemprego, dos planos econômicos ortodoxos e heterodoxos. Inflação acima dos dois dígitos, carestia era um cenário perfeito para que pessoas de todas as idades procurassem no exterior uma qualidade de vida e renda melhor.

29.Anulada
30 - Observe o mapa abaixo:


Com base nas informações do mapa e em conhecimentos de geografia física, os ecossistemas que NÃO são considerados áreas vulneráveis à mudança climática são os situados:
a) na Mata Atlântica das encostas montanhosas.
b) nas áreas de restingas.
c) nas áreas dos manguezais.
d) nas áreas dos deltas.
As áreas de Mata Atlântica estão numa altimetria bem elevada (acima de 800 metros) e não sofreriam com o aumento do nível do mar.

UVF - PASES 1 -2009-2011

05. Observe a tira abaixo, que representa a conversa de duas pessoas a respeito do cerrado.

(Disponível em: http://www.cantacantos.com.br/2009/?p=2771. Acesso em: 11 ago. 2009.)
Com base na leitura da tira e em conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede:
a) Por que o cerrado é interpretado por um dos personagens como um problema?
Porque a paisagem é agressiva, e por isso, durante muito tempo, foi considerada uma área perdida para a economia do país. Naturalmente, como sulista, estancieiro, gostaria de transformar a paisagem em campos para a prática da pecuária ou para plantação da soja.

b) Identifique 3 vantagens da conservação do bioma cerrado na região Centro-Oeste.
* Manter a biodiversidade(flora e fauna), o cerrado possui uma das mais variadas do mundo, grande parte ainda desconhecida;
* O Centro-oeste é uma área de nascentes de vários rios brasileiros (caixa d’água do Brasil);
* O cerrado destaca-se principalmente pela sua diversidade florística, com quase 12 mil espécies descritas de plantas, muitas delas com propriedades medicinais e milhares delas endêmicas - ou seja, que só existem no cerrado.


06. Observe o mapa abaixo, que demonstra a espacialização das amplitudes térmicas no território brasileiro.
Com base em conhecimentos acerca do conteúdo de climatologia, explique a distribuição espacial das isolinhas de amplitude térmica no Brasil.

O mapa mostra as amplitudes térmicas do território nacional, ou seja, as diferenças entre as médias de máxima e mínima observáveis. A amplitude se relaciona com a influência da latitude no clima (em geral, quanto maior a latitude, maior a amplitude térmica).Por exemplo, região Norte do Brasil, baixa latitude e amplitude térmica de apenas 1ºC. Região Sul do Brasil, maior latitude, amplitude térmica que pode atingir 13º C no extremo Sul do país.

21. Leia a passagem abaixo:
Uma frase atribuída ao presidente brasileiro ganhou destaque na imprensa internacional no final de novembro: [...] Lula diz que mudanças climáticas são a causa das enchentes em Santa Catarina [...].
O vice-secretário federal de Meio Ambiente da Suíça (Bafu, na sigla em alemão), Andreas Götz, ri quando ouve tais declarações. [...]
Não é bem assim [...].
(HOFFMANN, Geraldo. A culpa não é só da mudança climática. Swissinfo. Disponível em: http://www.swissinfo.ch/por/capa/A_culpa_nao_e_so_da_mudanca_climatica.html. Acesso em: 19 ago. 2009.)
Assinale a justificativa CORRETA para essa afirmação do vice-secretário federal de Meio Ambiente da Suíça:
a) As mudanças climáticas são um problema para países industrializados como a Suíça, e não afetam o território brasileiro.
b) O crescimento populacional em áreas de risco, a impermeabilização do solo e o desmatamento agravam os efeitos negativos das enchentes.
c) O aquecimento global provoca apenas o agravamento das secas em zonas subtropicais e não tem influência sobre as chuvas em zonas temperadas.
d) A maioria dos pesquisadores nega as mudanças climáticas, alegando a falta de evidências para comprovar a existência desse fenômeno.

Todo rio ou corpo d’água tem uma área em todo seu entorno que costuma inundar em determinadas épocas do ano ou quando há um índice de precipitação muito grande aumentando a vazão e causando um transbordamento.
As inundações, também chamadas de enchentes, são muito comuns e são fenômenos naturais que ocorrem em todos os corpos d’água.
Mas a construção de cidades à beira de rios, solo impermeabilizado pelo asfalto e concreto, diminuindo a quantidade de água que poderia ser infiltrada e aumentando ainda mais a vazão dos corpos d’água, construção em áreas de risco, podem ser apontados como fatores que aumentam os problemas ocasionados pelas enchentes.


22. O gráfico a seguir representa as temperaturas máximas e mínimas nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Enquanto as máximas durante o ano em ambas as cidades se aproximam, observa-se que as mínimas são bem mais baixas em Belo Horizonte. Com relação a esse fato, assinale a afirmativa CORRETA:

a) As coordenadas geográficas da localização de Belo Horizonte são 19° 49' S 43° 57' W enquanto as do Rio de Janeiro são 22º 54' S 43º 10' W.
b) Em Belo Horizonte, a diferença entre as máximas e mínimas é maior devido à sua distância do mar e à altitude média de 900 metros acima do nível do mar.
c) No Rio de Janeiro, se desenvolvem mais frequentemente ilhas de calor que se refletem nas mínimas menos expressivas em relação àquelas em Belo Horizonte.
d) Devido à sua proximidade do litoral e à sua localização numa altitude de poucos metros acima do nível do mar, o clima do Rio de Janeiro está influenciado pelo aquecimento global.
Os principais elementos do clima são: chuvas, sol (temperatura e claridade), nebulosidade, umidade do ar e ventos. Já os fatores que mais influenciam na variação destes elementos são: a latitude, a altitude e as massas de ar. Belo Horizonte tem uma altitude bem superior ao Rio de Janeiro, por isso BH apresenta temperaturas mais baixas

23. O Norte de Minas Gerais é formado pela união de 89 municípios, possuindo características similares às do Nordeste do Brasil.
Com base nos conhecimentos sobre conceitos geográficos, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os conceitos geográficos referentes às duas escalas espaciais contidas na afirmação acima:
a) O território do Norte de Minas e a região do Nordeste.
b) O espaço do Norte de Minas e o território do Nordeste.
c) A região do Norte de Minas e a região do Nordeste.
d) O lugar Norte de Minas e o estado Nordeste.

Uma região pode ser qualquer área geográfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas características. Na questão afirma-se que as características naturais, humanas, econômicas e sociais do Norte de Minas são similares às do Nordeste brasileiro.

24. Leia a seguinte informação:
No dia 26 de dezembro de 2004 um tsunami de cerca de dez metros de altura atravessou o oceano Índico e provocou destruição nas zonas costeiras do Pacífico. O número de vítimas era de aproximadamente 220 000. (Asia's tsunami death toll soars. BBC-News, 20 jan. 2005. Disponível em: http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/4189883.stm. Acesso em: 19 ago. 2009.)
Sobre a causa da catástrofe mencionada acima, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Ocorreu um terremoto por ruptura na zona de subducção onde a placa tectônica da Índia mergulha por baixo da placa da Birmânia.
b) O tsunami era vinculado ao ciclone Javier, que agitava o oceano Pacífico naquele ano, devido à alta velocidade dos ventos.
c) Trata-se de uma situação rara de maré de sizígia enquanto as marés lunares e solares intensificam uma a outra e rajadas de ventos reforçam o fenômeno.
d) O tsunami foi resultado de testes com bombas atômicas dos militares da Coreia do Norte realizados no oceano Pacífico.
O terremoto foi causado por ruptura na zona de subducção onde a placa tectônica da Índia mergulha por baixo da placa da Birmânia. A área de ruptura está calculada em cerca de 1.200 km de comprimento e a deslocação relativa das placas em cerca de 15 m. Este deslocamento pode parecer pouco, mas em condições normais as placas oceânicas movimentam-se com velocidade da ordem de milímetro por ano.

25. Leia a passagem abaixo:
[...] Sendo a Terra uma esfera, esta, ao ser colocada numa folha de papel, deverá adaptar-se à forma plana. Para que isso ocorra só há um modo: pressionar o globo terrestre para que ele fique plano. Logicamente que só sofrer tal pressão o globo irá partir em vários lugares. [...]. (DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de cartografia. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2008. p. 85.)
A cartografia busca solucionar este problema com base no estudo das projeções cartográficas, apesar de que se saiba que nenhuma delas irá evitar a totalidade das deformações.
Com base no texto e nos conhecimentos da temática cartográfica, é CORRETO afirmar que se utilizou no mapa ao lado a seguinte projeção:

a) Peters.
b) Mercator.
c) Lambert.
d) Mollweide.

Projeção de Mollweide é um tipo de representação cartográfica elaborada em 1805 por um cartógrafo Alemão chamado Karl Mollweide, e foi criada para corrigir as diversas distorções da projeção de Mercator. Nesta projeção os paralelos são linhas retas e os meridianos, linhas curvas. A área é proporcional à da esfera terrestre, tendo forma elíptica e achatamento dos pólos norte e sul. As zonas centrais apresentam grande exatidão, tanto em área como em configuração, mas as extremidades ainda apresentam algumas distorções. Na maioria dos Atlas atuais os mapas-múndi seguem a projeção de Mollweide.

26. O avanço da fronteira agrícola em direção ao Centro-Oeste brasileiro causou uma grande perda de cobertura vegetal, pertencente a inúmeros ecossistemas. Uma estratégia de conservação adotada pelos órgãos ambientais é a criação de uma rede nacional de áreas protegidas. No entanto, não basta conservar a biodiversidade em locais restritos, pois estes poderiam criar condições de isolamento geográfico. A consequência disto seria o empobrecimento ecológico.
Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que a manutenção e a ampliação da biodiversidade em locais de ecossistemas fragmentados é possibilitada:
a) pelo corredor ecológico.
b) pelas terras indígenas.
c) pelas ilhas biogeográficas.
d) pelo efeito de borda.
Ligar um trecho de mata a um outro trecho é uma das principais funções do corredor ecológico, para que uma área protegida não fique isolada e possa se abrir para outros locais e espécies nativas. O projeto de um corredor ecológico permite o trânsito de espécies de fauna e flora entre as matas interligadas.

27. Observe o esquema abaixo:

Com base no esquema, é CORRETO afirmar que:
a) a maior profundidade do solo que ocorre na faixa de vegetação de Taiga se deve à elevada precipitação e baixa queda da quantidade de folhas.
b) a vegetação de Tundra apresenta uma profundidade de solo semelhante à faixa de vegetação de deserto, em razão da escassez da pluviosidade.
c) a evaporação apresenta uma linha de tendência de aumento da faixa de climas quentes e úmidos para os climas secos e frios.
d) a vegetação nas latitudes médias é menos exuberante, em razão da evaporação ser maior em relação à faixa de vegetação da floresta tropical.

O solo da tundra é chamado de permafrost, que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais.
O permafrost é um solo típico das regiões antárticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcançar até mais de 1 metro e ele é totalmente impermeável o que faz com que surjam áreas lamacentas no verão quando a camada de gelo superficial, que pode chegar a 300 metros em alguns lugares, derrete.
Os solos que se formam em climas áridos são predominantemente minerais com pouca matéria orgânica. A repetida acumulação de água em alguns solos forma muitos depósitos de sal. Sua profundidade é semelhante à do permafrost.


28. Observe, ao lado, o mapa dos domínios no território brasileiro, de Ab´Saber (1969),e assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o(s) critério(s) utilizado(s) pelo autor para a delimitação das áreas representadas:

a) Por macroregiões políticas, econômicas e populacionais.
b) Por conjunto de ecossistemas, que formam biomas.
c) Por condições físicas de relevo, clima, vegetação e hidrografia.
d) Por renda média dos domicílios brasileiros.
Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos é possível delimitar seis regiões de domínio morfoclimático. Devido à extensão territorial do Brasil ser muito grande, vamos nos defrontar com domínios muito diferenciados uns dos outros. Domínio Amazônico; Domínio dos Cerrados; Domínio dos Mares de Morros; Domínio das Caatingas; Domínio das Araucárias; Domínio das Pradarias. Além das áreas de transição.

29. Leia o texto abaixo:
[...] Uma semana depois da grande cheia, já a lama estava de novo à mostra. E o seu cheiro podre subia ao ar, forte como nunca, misturando-se ao cheiro de carniça dos bichos mortos encalhados na vazante, mal recobertos pelos lençóis negros da lama. Só quem ressurgia triunfante no meio dessa desolação era o mangue [...].
(CASTRO, Josué de. Homens e Caranguejos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 91.)
Com base no texto e em conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que os mangues são ambientes:
a) produtivos que filtram excessos de nutrientes vegetais.
b) vulneráveis a eventos de chuva intensa e enchentes.
c) de área costeira que convivem com a maré alta e baixa.
d) localizados em deltas na faixa intertropical.

Também chamado manguezal, o mangue é uma vegetação composta de arbustos e espécies arbóreas predominando troncos finos e raízes aéreas e respiratórias adaptadas à salinidade e pouca oxigenação. Está presente entre o mar e a terra firme principalmente nos litorais do norte do Brasil. Uma de suas funções é evitar os alagamentos provocados por chuvas intensas.

30. O clima e a vegetação variam de acordo com a latitude, constituindo fatores, entre outros, que regulam a distribuição da temperatura do ar e da pluviosidade no planeta Terra, que agem conjuntamente limitando a existência ou não de biomas terrestres. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE as características dos biomas terrestres:
a) A floresta tropical é dominada por plantas perenifólias, que mantêm a maioria das folhas durante o ano todo, encontradas na zona intertropical.
b) As florestas de coníferas perenes, também chamadas Tundra, são localizadas ao sul da Taiga nas regiões do norte da Ásia, Europa e América do Norte.
c) As pradarias são formações vegetacionais, onde predominam plantas herbáceas, localizadas essencialmente nas latitudes temperadas.
d) Os ecossistemas montanhosos, localizados na Europa Central, apresentam durante todo o ano a presença de neves eternas e florestas latifoliadas, em sua grande maioria.

A floresta tropical pluvial pode ser encontrada em extensas áreas de terras baixas da Bacia Amazônica (América do Sul), nas Índias Orientais e na Bacia do Congo (África Ocidental). O clima é quente e úmido durante todo o ano. A precipitação supera os sete cm mensais e as temperaturas variam pouco. São perenefoliadas, com folhas que tem longo ciclo de vida, ou seja, folhas que muito raramente são trocadas ao longo da vida de uma árvore.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

UFV PASES III - 2009

09. A expansão do comércio mundial, na segunda metade do século XX, ocorreu em função dos avanços tecnológicos na área dos transportes e das comunicações. Tal fato permitiu a redução das distâncias entre as regiões, a diminuição do tempo de deslocamento e o aumento individual de cargas. O comércio mundial se caracterizou fundamentalmente nesse período pela:
a) desigualdade de condições na troca de mercadorias e produtos entre os países ricos.
b) igualdade de condições na troca de mercadorias e produtos entre os países pobres.
c) desigualdade de condições na troca de mercadorias e produtos entre os países ricos e pobres.
d) igualdade de condições na troca de mercadorias e produtos entre os países ricos e pobres.
Entende-se por Divisão Internacional do Trabalho, a divisão das atividades entre os inúmeros países do mundo, especialmente entre os desenvolvidos (exportadores de bens manufaturados) que detêm o capital e o poder e os subdesenvolvidos (exportadores de matéria-prima), com mão-de-obra barata e geralmente com industrialização tardia. A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) acentua, principalmente nos países capitalistas, as desigualdades existentes entre países pobres e ricos.

10. A utilização dos meios de transporte de carga no Brasil reflete as decisões políticas e administrativas tomadas durante o processo histórico de modernização da economia brasileira. Considerando o tamanho do país e as distâncias percorridas no deslocamento de cargas, é CORRETO afirmar que a opção pelo transporte rodoviário acarretou:
a) uma velocidade maior no deslocamento de cargas, tornando o mercado nacional mais racional e eficiente.
b) uma aceleração na integração do território nacional, porque obrigou a construção de um sistema viário eficiente em todas as regiões do país.
c) um grande desenvolvimento econômico no país, pois obrigou a instalação de indústrias de bens de consumo voltadas para a produção de veículos.
d) uma dependência excessiva de combustível fóssil, o que torna o transporte de cargas no Brasil, além de oneroso, prejudicial ao meio ambiente.
A expansão rodoviária no Brasil teve seu principal momento após a década de 1950, quando houve a construção de várias rodovias interligando as regiões do país, aumentando inclusive as migrações nordeste-sudeste nesse período, devido a atração urbano-industrial do centro econômico brasileiro sobre as demais regiões do país.
O Sistema Ferroviário no Brasil sofreu um sucateamento principalmente no governo de JK, quando o Governo passou a priorizar o desenvolvimento do sistema rodoviário, beneficiando as multinacionais automobilísticas.
O Brasil se utiliza do sistema rodoviário de transporte para a movimentação de cargas no país, sendo um erro, devido as dimensões continentais que temos, acarretando maior queima de combustíveis fósseis e uma alta no preço dos produtos, já que esse transporte é o segundo mais caro, ficando atrás apenas do aeroviário.

11. As telecomunicações possibilitam contatos instantâneos entre os órgãos do governo, empresas, organizações não governamentais, além da troca de informação entre os cidadãos de um país ou destes com os de outros países. Atualmente, com a revolução técnico-científica-informacional, as telecomunicações adquiriram um destaque na produção do espaço geográfico.
A partir dessas informações, analise as afirmativas abaixo:
I. As telecomunicações e sua integração com a informática produziram uma nova economia caracterizada por empresas de alta tecnologia e pela profusão de negócios via rede mundial de computadores.
II. A evolução da informática, associada à tecnologia da informação, eliminou as distâncias comerciais, entretanto os padrões de localização das empresas não foram alterados.
III. A revolução técnico-científica-informacional incorporou força de trabalho qualificada, ao mesmo tempo que excluiu uma parcela da população que não teve acesso às tecnologias da informação.
IV. A importância das telecomunicações se dá pela valorização do conhecimento e da necessidade de informações seguras e instantâneas definindo um novo padrão de localização das empresas.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) I, II e IV.
O avanço tecnológico e do papel representado pelas telecomunicações são marcas significativas da "Era da Globalização".

12. O processo de desenvolvimento industrial no Brasil produziu uma concentração das indústrias na região Sudeste do país, sobretudo na cidade de São Paulo. Atualmente, observamos uma tendência à desconcentração industrial e, ainda que as indústrias permaneçam no Sudeste, a intensa transformação proporcionada pelo desenvolvimento científico vem produzindo uma reorganização do espaço industrial. O espaço geográfico brasileiro vem se tornando mais fluido e revela novas localizações para as indústrias.
A partir dessas informações, analise as afirmativas abaixo:
I. O aumento dos custos dos terrenos e imóveis nas grandes metrópoles tornou esses locais menos atrativos para as indústrias.
II. A evolução das tecnologias e infraestrutura de transporte e comunicação aumentou os custos de transferência das indústrias.
III. A pressão exercida pela força dos sindicatos que reivindicam melhorias tanto dos salários quanto das condições de trabalho contribuiu para o deslocamento das indústrias.
IV. O elevado custo da produção nos centros urbanos exigiu um novo arranjo espacial das indústrias, o que foi facilitado pelos avanços científicos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
a) II, III e IV.
b) I, II e III.
c) I, II e IV.
d) I, III e IV.

O processo citado na questão é a desconcentração industrial que vinha ocorrendo de maneira lenta, mas que na década de 1990 acelerou. Essa aceleração foi apoiada pela maior abertura econômica e pelo desenvolvimento técnico-científico (informática e comunicação), sem esquecer das mudanças constitucionais de 1988 - que concederam aos estados e municípios maior autonomia na definição dos impostos cobrados às empresas -, esse processo de desconcentração acabou gerando o que os geógrafos chamam de "Guerra dos Lugares", ou seja, uma disputa entre estados e municípios, com a intenção de atrair grandes empresas a partir da diminuição ou isenção de impostos.

13. A criação da CSN, nos anos 40 do século XX, refletia as prioridades estratégicas do governo de Getúlio Vargas. De um lado seria um dos símbolos da soberania nacional e, de outro, a produção de aço deveria servir como um estímulo à industrialização do país. A localização da usina revela alguns importantes fatores geográficos.
Dentre as alternativas, assinale aquela que apresenta um fator que NÃO contribuiu para determinar a localização da usina:
a) A proximidade de mercados consumidores constituídos pelas indústrias do Vale do Paraíba.
b) A facilidade de transporte do minério produzido na região do Quadrilátero Ferrífero.
c) A proximidade dos portos do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis para receber o carvão de Santa Catarina.
d) A facilidade de utilizar a energia elétrica produzida pelas hidrelétricas do rio São Francisco.
A CSN nunca utilizou energia elétrica das hidrelétricas do rio São Francisco. Aliás em 1942/1943 elas nem exisitiam.
O complexo siderúrgico de grande porte no país originou-se, principalmente, de vultosos investimentos estatais. Produzindo e vendendo aço a custos subsidiados, o Estado financiava a implantação das indústrias de bens de consumo duráveis. A criação da CSN obedeceu a prioridades estratégicas do Governo Vargas, que pretendia utilizá-la como estímulo à industrialização.

14. As modificações recentes da estrutura etária brasileira confirmam as radicais mudanças no comportamento reprodutivo da população e, além disso, apontam tendências para as próximas décadas. Se essas forem mantidas, por volta do ano 2025 o Brasil deixaria de ser um país essencialmente jovem. Tal fato produziria, além de um novo perfil da população, uma inversão das atuais expectativas em relação à economia do país, revelando a necessidade de um planejamento a longo prazo por parte dos órgãos governamentais que priorizasse:
a) o aumento dos gastos com aposentadorias e programas de assistência social.b) a diminuição dos serviços especializados para a população mais idosa.
c) o aumento dos gastos com educação nos níveis médio e superior.
d) a diminuição da contribuição previdenciária e tempo de serviço.
Uma análise recente do comportamento da população mundial tem demonstrado duas evidências: a primeira é a diminuição da taxa de fecundidade global (o número de filhos que uma mulher tem ao longo de sua vida); a segunda evidência é a elevação da expectativa de vida da população, o que significa na prática que as pessoas estão efetivamente vivendo mais no planeta e isso vale para as pessoas dos países mais pobres (50 para 67 anos), dos países mais ricos (76 para 86 anos) e dos países menos desenvolvidos (63 para 73 anos).
Em termos populacionais, a relação entre as evidências: elevação da expectativa de vida e redução dos níveis de fertilidade gera o aumento do número de idosos que evidentemente aumentarão os gastos com as aposentadorias, saúde, etc.


15. Para cada tipo de representação existe uma escala numérica e gráfica apropriada. Quanto à escala, os mapas podem ser divididos em três categorias básicas: escalas grande, média e pequena. Associe as escalas numéricas mais apropriadas para as finalidades dos mapas, relacionando a segunda coluna de acordo com a primeira:

A sequência CORRETA é:
a) 1, 2 e 3.
b) 3, 2 e 1.
c) 2, 1 e 3.
d) 3, 1 e 2.
Existem três grupos principais para as escalas, dependendo de sua finalidade.
Escala Pequena: Acima de 1:250.000 usada em mapas e Atlas Geográficos e Globo.
Escala Média: Entre 1:25.000 a 1:250.000 usada para a confecção de mapas topográficos.
Escala Grande: 1:20 a 1:20.000 usada em plantas residenciais e projetos arquitetônicos maiores.

16. O relevo terrestre é extremamente dinâmico e está sujeito às ações de forças endógenas e exógenas. Em relação ao relevo terrestre e seus agentes de formação, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Intemperismo é um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que operam na superfície terrestre ocasionando a desintegração e decomposição das rochas.
b) Os agentes climáticos têm forte influência na desagregação mecânica e química das rochas, deixando como consequência um espesso manto de Intemperismo.
c) As bacias sedimentares recebem material produzido pela ação do Intemperismo químico, físico e biológico disponibilizados pelos efeitos dos agentes endógenos.
d) Os movimentos tectônicos verticais são chamados de orogênese, tendo sido as grandes cordilheiras atuais formadas por esses movimentos.
Epirogênese é o fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical. Caso esse movimento seja para cima, recebe o nome de soerguimento e para baixo, subsidência.
Orogênese é um movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, esse pode ter duas configurações: convergente, quando duas placas se chocam; e divergente, quando duas placas se afastam. A primeira provoca o surgimento de dobramentos e cordilheiras e a segunda responde pela formação das dorsais (cordilheiras submarinas).


GEOGRAFIA – QUESTÕES DE 01 A 04
01. Leia o poema abaixo:


O poema de Vinicius de Moraes chama atenção para uma das questões mais importantes da sociedade brasileira. De acordo com a leitura do poema e de conhecimentos sobre a estrutura fundiária brasileira, faça o que se pede:
Identifique e explique o principal problema da estrutura agrária no Brasil.
O principal problema enfrentado pelo país é a Questão Fundiária. O Brasil é um país onde a concentração de terras é histórica, iniciada com o sistema colonial de capitanias hereditárias e com a concessão de sesmarias, que tinham como função a produção de gêneros agrícolas comercializáveis e render tributos para a coroa portuguesa. Esse modelo concentrador leva grande parcela da população a enfrentar a pobreza e coloca o Brasil entre os seis países mais injustos do mundo, se considerada a distribuição de renda, na atualidade.

02. O mapa abaixo representa os grandes fluxos migratórios produzidos pela recente onda de globalização e pelo fim da Guerra Fria. Com base nos conhecimentos sobre o processo de globalização, responda:


(MOREIRA, J.C.; SENE, E. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Liberdade. São Paulo, Scipione, 2004. p.217.)

Qual a relação entre os grandes polos de imigração representados no mapa e as novas correntes, constituídas por trabalhadores qualificados?
A partir da Segunda Guerra Mundial, as migrações internacionais passaram por importantes mudanças. Novas correntes migratórias foram surgindo, impulsionadas pelas condições existentes tanto nos países de origem quanto nos países de destino dos migrantes.
Alguns países que vivem em extrema pobreza, como os africanos, por exemplo, perdem seus grandes estudiosos e cientistas para os países centrais. A Rússia perdeu grande parte de seus cientistas; na Índia, os doutores que chegam a custar ao governo cerca de dois milhões de dólares saem do país e vão compor o quadro de universidades e centro de pesquisas de países centrais.
Os desequilíbrios regionais ou dos mercados determinam o estabelecimento de fluxos que partem, majoritariamente, do Sul para o Norte.
México, Antilhas, Magreb, Turquia, Ásia Meridional e Sudeste Asiático podem ser apontados como as mais importantes zonas imigratórias, tendo por destino, sobretudo a Europa Ocidental, os EUA e os países petrolíferos do Oriente Médio.

03. Leia o texto abaixo:
Em alerta, mas sem motivo para alarde
O Brasil, como vários outros países, vive um momento inédito e de alerta. Pela primeira vez, acompanhamos o desenvolvimento de uma nova doença em tempo real, com todas as novas tecnologias de vigilância, controle e informação a nosso favor. O surgimento de um novo vírus influenza A (H1N1) exige das autoridades sanitárias e dos profissionais de saúde atenção redobrada à evolução da doença, às recomendações da Organização Mundial da Saúde e às consequentes atualizações dos protocolos de tratamento e manejo clínico do Ministério da Saúde.
[...]
O nível de alerta de pandemia hoje no mundo deve-se à rápida transmissão do vírus, e não à sua gravidade.
Números recém-divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que a taxa de mortalidade da nova gripe no Brasil, hoje, é das menores do mundo, de 0,01 por 100 mil habitantes, enquanto no Chile é de 0,40, na Argentina, 0,34 e no Canadá, 0,15, e nos EUA, 0,08 (por 100 mil em todos os casos).
[...]
(TEMPORÃO, José Gomes. Em alerta, mas sem motivo para alarde. Folha de S. Paulo, São Paulo, 26 jul. 2009, p. A3.)
Nessa matéria, o autor retrata dois acontecimentos importantes; um deles foi apenas destacado e o outro posto como um problema que preocupa as autoridades mundiais.
Considerando os atuais avanços das novas tecnologias da informação, transporte e comunicação, bem como as epidemias e pandemias do mundo contemporâneo, responda:
Quais as razões para a preocupação das autoridades mundiais com o desenvolvimento da gripe Influenza A (H1 N1)?
Atualmente o volume de pessoas que circulam pelo planeta é imenso graças a toda evolução nos meios de transportes e comunicações. Assim, como circula também doenças (vírus), terrorismo, crime organizado e outras “coisas”. A preocupação das autoridades sanitárias com o desenvolvimento da gripe Influenza(H1N1) está relacionada com a circulação mundial das pessoas que podem levar vírus de um lugar para outro. Por isso, a preocupação em controlar os aeroportos, portos, rodoviárias, etc.

04. Leia o texto abaixo:
[...] Alheio às características que identificam o lugar, como único, constroem-se resorts padronizados, modelo Club Mediterranée, onde as pessoas respiram aliviadas porque se sentem em casa, ou seja, no seu lugar de origem. São paradoxalmente iguais, em qualquer parte do mundo, nos territórios os mais escondidos e exóticos, indiferentes ao entorno, cercados por muros, no interior dos quais os turistas são confinados durante quase toda sua estada. Só acedem aos territórios extramuros em excursões programadas, participando de aventuras encenadas, rigorosamente controladas e sem riscos. No turismo massivo os clientes parecem não se preocupar com a essência – bastam-lhes as aparências. [...]
(RODRIGUES, A. B. (Org.). Turismo e Geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Hucitec, 2006. p. 19. Adaptado.)
Com base no texto acima e em conhecimentos sobre o assunto, faça o que se pede:
a) Cite um impacto negativo, relatado no texto acima, referente à utilização dos lugares pela atividade turística.
A padronização de diferentes lugares segundo padrões da vida urbana.

b) Conceitue lugar.
O conceito de lugar está ligado a espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida. Nele é importante a noção de relação afetiva, cultural, social, ética e moral que o indivíduo deve ter com aquele espaço, para que ele seja considerado um lugar.