sábado, 2 de janeiro de 2010

UFV - PASES 2ª ETAPA – TRIÊNIO 2008-2010

05. Observe o mapa abaixo, que representa uma divisão territorial do trabalho.

(MOREIRA, Ruy. A Nova Divisão Territorial do Trabalho. In. LIMONAD, Ester (Org.). Brasil, Século XXI – Por uma nova regionalização? Processos, escalas, agentes/organizadores. São Paulo: MAXLIMONAD, 2004. p.137.)
Com base no mapa e em conhecimentos de Geografia Econômica, cite e explique dois motivos que concorreram para a constituição do Polígono Industrial.
A região do Polígono Industrial compreende os estados do Sudeste até o Sul do país.
Essas regiões são regiões com um maior avanço tecnológico, e com isso maiores investimentos são repassados para toda região. Esses interesses são ligados também ao mercado de exportação de produtos industriais sofisticados, através de acordos como o MERCOSUL. Após a III revolução industrial, as indústrias podem procurar novos territórios para investimentos em suas pesquisas, produções, montagens e vendas, então, não se prendendo a uma só região.


06. Leia o texto abaixo:
A dinâmica da agropecuária na atual fase do capitalismo está estreitamente ligada à agroindústria e ao agrobusiness, a tal ponto que o ritmo de ocupação das terras, a própria territorialização da agricultura e da pecuária e sua produtividade e o que deve ser plantado estão sendo definidos pela indústria.
(ADAS, Melhem; ADAS, Sérgio. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna, 2004. p. 211.)
Diante da afirmação do texto e das informações do mapa acima, faça o que se pede:
a) Como a nova dinâmica dos complexos agroindustriais transforma a produção agrícola na área indicada no mapa?
A modernização da agricultura deixou muitos produtores à margem do processo, principalmente famílias que viviam da agricultura de subsistência, ou agricultura familiar, em pequenas propriedades rurais.
Estes, privados de técnicas e métodos modernos, como irrigação, maquinários e insumos, perderam a competitividade, o que levou ao abandono do campo, num fenômeno conhecido como êxodo rural.

b) Explique de que forma as atividades agrícolas se tornam cada vez mais dependentes das cadeias produtivas do agronegócio.
O desenvolvimento industrial estimulou o crescimento da população urbana e o surgimento de grandes núcleos populacionais concentrados. Por conseqüência, a necessidade de se abastecer esses núcleos reforçou o aumento da produção agrícola e, ao mesmo tempo, estabeleceu uma interdependência cada vez maior entre os espaços rural-urbano; campo e cidade nunca tiveram tão interligados, um não vive mais sem o
outro e as dinâmicas de cada um influenciam-se mutuamente. Ocampo vai produzir aquilo que o mercado demandar.


21. Leia o texto abaixo:
Trabalhadores que pela primeira vez tiveram a carteira assinada ou viram o salário crescer. Comunidades que receberam energia ou ainda serão ligadas ao sistema elétrico brasileiro. Gente que pela primeira vez tem acesso a crédito e juros baixos para comprar o primeiro eletrodoméstico, o primeiro carro zero. Novos grupos de consumidores, como esses, são a aposta para sustentar o crescimento econômico do país. [...].
Em plena capital mineira, a terceira mais importante metrópole do país, um grupo de 23 famílias remanescentes de escravos estava excluído do mundo do consumo até pouco mais de três anos. No Quilombola Mangueira, Bairro Aarão Reis (Região Norte de Belo
Horizonte), viviam à luz de lamparina, estocavam carne seca, esquentavam a água do banho no fogão a lenha e as crianças chutavam bola na terra. Entre mangueiras, bananeiras e a rodovia MG-020, as casas, antes de pau a pique, não param de se
modernizar com a chegada recente da energia. Os moradores ainda ligam na tomada seus primeiros eletrodomésticos. [...]
(CARVALHO, Paola. Pobres superam classes A e B no volume de consumo. Estado de Minas, 14 ago. 2009. Disponível em: http://www.uai.com.br/uai. Acesso em: 23 set. 2009.)
O texto aponta a regularização das relações trabalhistas, a disponibilização de energia elétrica e o acesso ao crédito como meios de disseminar um modelo de desenvolvimento. De acordo com os princípios desse modelo, é CORRETO afirmar que ele se baseia:
a) na modernização conservadora associada ao capital financeiro internacional.
b) no modelo produtivista de crescimento acelerado e de inclusão social.
c) no conceito de desenvolvimento sustentável.
d) nas economias não capitalistas das populações tradicionais.

O compromisso do Governo Lula de vencer a fome e a miséria, construir uma sociedade dinâmica e moderna, gerar empregos e riqueza e estabelecer justiça social se posiciona na “perspectiva de transformação do processo político-institucional, permitindo a inclusão de novos atores políticos e o desenvolvimento de práticas de reconhecimento e interlocução que possam ampliar a esfera pública e dar maior densidade à democracia. A médio e longo prazos existe a perspectiva de construção de um novo bloco hegemônico, constituído pela burguesia industrial e setores ampliados das camadas médias, com vistas a superar tanto o domínio das elites tradicionais, quanto o predomínio dos interesses do capital financeiro” (Fleury, 2003). “Este novo bloco dirigente seria responsável pela transição de um modelo de modernização conservadora vinculados ao capital financeiro para um modelo produtivista de crescimento acelerado e inclusão social” (Genro, 2003).


22. Leia o texto abaixo:
Em março de 2007, quando da visita do presidente estadunidense George W. Bush ao Brasil, havia uma euforia do governo brasileiro em torno da possibilidade de o país tornar-se a ponta de lança no processo de substituição da matriz energética, sendo o
maior produtor de agrocombustíveis menos poluentes e com fontes renováveis. Em contrapartida ao entusiasmo, movimentos sociais e personalidades internacionais, como o então presidente cubano Fidel Castro, se opuseram à transformação do Brasil num
“imenso canavial”, com argumentos que ressaltavam as péssimas condições de trabalho e o aumento do preço dos alimentos, em função do plantio de cana-de-açúcar ter prioridade em relação à plantação de feijão, arroz, milho etc.
Agora, com as recentes descobertas de imensos campos do pré-sal, a euforia tem outro foco: a possibilidade real de o Brasil tornar-se um dos maiores produtores de petróleo, combustível poluente e não-renovável.
(TOLEDO, Renato Godoy de. Entre o pré-sal e a agroenergia – DEBATE Seminário debate novos campos de petróleo e a produção de agrocombustíveis. Brasil de Fato, Ed. 291, 25 set. 2008. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br. Acesso em: 23 set. 2009.)
Baseado no texto e em conhecimentos sobre política energética, assinale a afirmativa CORRETA:
a) O Brasil, ao apostar na produção de biocombustíveis, encerrará as atividades de extração do petróleo no litoral fluminense nos próximos 5 anos.
b) Atualmente, os EUA e o Brasil assumem a liderança no combate às mudanças climáticas em função da descoberta do petróleo no pré-sal.
c) A política atual do governo brasileiro é reduzir os conflitos no campo através da substituição de biocombustíveis pelo petróleo oriundo do pré-sal.
d) A expansão de biocombustíveis poderá causar problemas sociais no campo e a queima do petróleo do pré-sal poderá agravar o efeito estufa.
A leitura do texto mostra que o modelo de agricultura industrial, onde se inserem os agrocombustíveis, viabiliza a expansão das monoculturas, da concentração de terras, do uso intensivo de agroquímicos, da superexploração dos bens naturais comuns como a biodiversidade, a água e o solo, além de gerar uma competição por terra agricultável e por água. Por outro lado, com o petróleo mais abundante, corre-se o risco dele ser usado com mais freqüência (usinas termelétricas) produzindo mais CO2.


23. Leia o texto e o gráfico abaixo:
Nos Censos Agropecuários de 1985, 1995 e 2006, os estabelecimentos com mais de 1.000 hectares ocupavam 43% da área total de estabelecimentos agropecuários no país, enquanto aqueles com menos de 10 hectares ocupavam 2,7% da área total. Cerca de 47% tinham menos de 10 hectares, enquanto aqueles com mais de 1.000 hectares representavam em torno de 1% do total.
(IBGE. Censo agropecuário – 2006, 30 set. 2009. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 22 out. 2009. Adaptado.)

A partir das informações do texto e dos dados do gráfico, é CORRETO afirmar que:
a) a criação de assentamentos rurais revela que, após 45 anos da criação do Estatuto da Terra, os problemas de distribuição foram resolvidos.
b) a questão do latifúndio deixou de existir em função da política de aumento do número de assentamentos rurais a partir de 1994.
c) a implantação dos assentamentos rurais revela uma política governamental que se caracteriza pela lenta incorporação do trabalhador rural ao acesso à terra.
d) houve uma diminuição da concentração de terras em função da implantação dos assentamentos rurais entre 1995 e 2008.
O Brasil é um país onde a concentração de terras é histórica, iniciada com o sistema colonial de capitanias hereditárias e com a concessão de sesmarias, que tinham como função a produção de gêneros agrícolas comercializáveis e render tributos para a coroa portuguesa. Esse modelo concentrador leva grande parcela da população a enfrentar a pobreza e coloca o Brasil entre os seis países mais injustos do mundo, se considerada a distribuição de renda, na atualidade. A leitura do texto e a visualização do gráfico mostram que as mudanças processadas são muito lentas.

24. Leia o texto abaixo:
Às vésperas da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o destino da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, uma polêmica que opõe índios e brancos ganha força no Congresso. Parlamentares da bancada ruralista se articulam para tentar derrubar a adesão brasileira à Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas, documento assinado em setembro de 2007, com outros 157 países. A rejeição ao texto tem respaldo dos militares e reúne políticos da oposição e da bancada governista, a maioria de
estados da Amazônia. Irritados com a decisão do Governo em aderir à Declaração, integrantes da Comissão de Relações Exteriores do Senado alegam que a adesão à Declaração pode permitir até a criação de nações autônomas. Por outro lado, aliados do governo atribuem a oposição ao documento à reação de fazendeiros contra a demarcação de reservas. (FRANCO, Bernardo Mello. Parlamentares rejeitam declaração sobre índios. O Globo, Rio de Janeiro, 17 ago. 2008, p. 8B. Adaptado.)
O texto retrata uma situação de conflito envolvendo diferentes agentes em torno do uso e ocupação de uma área. Tendo em vista tal processo, assinale o conceito geográfico CORRETO para compreender as disputas em torno da reserva Raposa Serra do Sol:
a) O conceito de território, dado que explica as disputas em torno da apropriação e legitimação da reserva indígena.
b) O conceito de lugar, pois identifica as relações de sociabilidade e identidade empreendidas pelos índios.
c) O conceito de paisagem, já que assinala a porção visível e os aspectos invisíveis do espaço ocupado pelos índios.
d) O conceito de região, pois assinala uma área que apresenta características sociodemográficas semelhantes.
Território: É o espaço físico; os territórios são formados fundamentalmente a partir de relações de poder de determinado agente. Na política, é o espaço nacional controlado pelo Estado-Nação.
Lugar: está ligado a espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida.
Paisagem: está relacionado a tudo que os sentidos humanos podem perceber e apreender da realidade de determinado espaço geográfico ou parte dele, está diretamente relacionado à sensibilidade humana.
Região: região natural (surge a partir da inspiração da geologia e entende-se que o ambiente tem certo domínio sobre a orientação do desenvolvimento da sociedade, configurando o determinismo geográfico); região geográfica ou região-paisagem (em que se admite que a sociedade não seja determinada pelo meio em que vive, mas dele dispõe como deseja transformando segundo suas possibilidades); a região homogênea e a região funcional (tendo como pressupostos análises de âmbito econômico) e o conceito de região associado ao sentimento de pertencimento da população a uma parte do espaço.

25. O Brasil tem hoje cerca de 190 milhões de habitantes, e aproximadamente 50 milhões viajam de avião, isto é, a cada quatro brasileiros um realiza viagem de avião. No entanto, estudos realizados por empresas de consultoria afirmam que daqui a 20 anos a relação de viagens de avião feitas pelos brasileiros será de 1 para 1. Nos Estados Unidos, cada habitante viaja 2,5 vezes de avião.
Considerando as características desse meio de transporte e as diferenças entre a sua utilização nos Estados Unidos e no Brasil, é INCORRETO afirmar que:
a) no Brasil, o uso de avião se diferencia em função do dinamismo econômico de cada região, destacando se a região Centro-Sul.
b) o aumento do uso do avião vincula-se às novas demandas da economia global, mais integrada e articulada em circuitos de troca.
c) a diferença de uso do avião observada nos EUA e no Brasil é reveladora do nível de desenvolvimento econômico e técnico desses países.
d) a expectativa do aumento do uso do avião no mundo está relacionada à atual crise de produção na indústria automobilística.
Viajar de avião é mais rápido e, quando planejado, pode sair mais barato que viajar de ônibus. É por isso que o seguimento cresce e não pela crise n a produção de automóveis. Aliás, a indústria automobilística bateu recordes de produção e vendas em 2009.


26. O ano 1989 foi marcado pela queda do Muro de Berlim e a subsequente reunificação da Alemanha, evento que resultou na reconfiguração da geopolítica mundial. Tendo em vista esse processo, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Esse processo coincidiu com o final do Terceiro Reich.
b) Esse processo marcou o encerramento da Guerra Fria entre os blocos hegemônicos.
c) Nesse momento os Estados Unidos da América declarou Guerra ao Vietnã.
d) Esse evento representou um ato simbólico que introduziu a moeda unificada na União Européia.
O fim da bipolaridade mundial fez com que a superpotência soviética perdesse força no cenário geopolítico internacional, o que a destituiu do papel de “polícia do mundo”, papel este desempenhado durante décadas, juntamente com os Estados Unidos. A Queda do Muro de Berlim simbolizou a chamada Ordem Mundial da Guerra Fria.

27. Em 2008 eclodiu a chamada crise financeira global, considerada a mais grave desde 1929. Alguns especialistas vinculam esse fenômeno recente à globalização econômica. Esse processo refere-se:
a) ao capitalismo comercial.
b) aos conflitos violentos como as guerras mundiais.
c) ao aumento de fluxos de capitais, serviços, informações e pessoas.
d) à constituição do mundo bipolar.

O termo globalização expressa um processo, sobretudo de natureza econômica, atualmente em curso, que atinge dimensão planetária. Entre as características principais da globalização, destacam-se a descentralização espacial das funções produtivas entre vários países e continentes e a ampliação do desenvolvimento dos meios de transporte e das comunicações resultantes da chamada terceira Revolução Industrial.

28. Leia o texto abaixo:
Até a década de 1980, a saída de brasileiros para viver em outros países era bastante restrita, sendo significativa apenas a migração para o Paraguai, nos anos 1970, em busca de terra e trabalho no campo. A crise econômica da década de 1980 promoveu o incremento da migração de brasileiros para o exterior, fenômeno que continua em pleno curso neste início de século XXI. Segundo estimativas do Ministério das Relações Exteriores, em 1997 havia 1.496.476 brasileiros vivendo no exterior. No ano de 2002, os migrantes já somariam 1.964.498. Dados recentes do IBGE assinalam a estimativa de 2 milhões de brasileiros vivendo fora do território nacional. Se de um lado esse processo é revelador de uma maior capacidade de mobilidade da mão de obra, o aumento do
fluxo tanto nos países de saída como nos receptores vem gerando sérios problemas de ordem política e social.
(AZEVEDO, Deborah Bilhia de. Brasileiros no Exterior. Portal da Câmara dos Deputados. 22 jul. 2004. Disponível em: http://www2.camara.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2009. Adaptado.)
Considerando as informações do texto, é INCORRETO afirmar que uma das consequências do crescente processo de emigração no Brasil é:
a) o aumento das exigências de ingresso dos brasileiros nos países receptores.
b) a absorção de grande parte desse contingente em redes ilegais de trabalho.
c) a elaboração de legislação mais restritiva ao repatriamento.
d) o aumento da oferta de emprego no Brasil.

A década de 1980 foi chamada de “a década perdida”. Isso em função da crise econômica, do desemprego, dos planos econômicos ortodoxos e heterodoxos. Inflação acima dos dois dígitos, carestia era um cenário perfeito para que pessoas de todas as idades procurassem no exterior uma qualidade de vida e renda melhor.

29.Anulada
30 - Observe o mapa abaixo:


Com base nas informações do mapa e em conhecimentos de geografia física, os ecossistemas que NÃO são considerados áreas vulneráveis à mudança climática são os situados:
a) na Mata Atlântica das encostas montanhosas.
b) nas áreas de restingas.
c) nas áreas dos manguezais.
d) nas áreas dos deltas.
As áreas de Mata Atlântica estão numa altimetria bem elevada (acima de 800 metros) e não sofreriam com o aumento do nível do mar.