terça-feira, 24 de novembro de 2009

prova dia 24-11-2009 3º ano

01 - “É possível consumir produtos fabricados de forma mais sustentável. O monitoramento da origem do item, por exemplo, dá dicas sobre a produção – se foi preciso desmatar áreas ou se os efluentes foram tratados de maneira correta. As certificações são um bom indício de que houve preocupação ambiental na produção. Se houver maior demanda por itens sustentáveis, mais empresas passarão a usar essa estratégia para atrair clientes.” (Folha de S.Paulo, São Paulo, 24 jul. 2008. Caderno Equilíbrio, p. 9.)

A discussão em torno da temática ambiental está cada vez mais acirrada. Em função dos crescentes problemas nessa área, fala-se da necessidade de se desenvolverem “sociedades sustentáveis”. Considerando-se a questão ambiental e sua relação com a sociedade, é correto afirmar que

a) a economia sustentável equilibra corretamente os diversos aspectos da administração empresarial, priorizando seus recursos humanos e a inter-relação entre os diversos setores da empresa, visando à otimização da produção.

b) o encontro conhecido como “Rio-92”, que reuniu mais de 100 paí ses, tinha como um de seus objetivos chamar a atenção sobre a viabilidade de a Região Amazônica vir a se tornar o celeiro do mundo, contribuindo dessa forma para reduzir a fome no planeta.

c) o Protocolo de Kyoto, subscrito por todos os países membros da ONU, tinha como objetivo principal reduzir drasticamente as emissões de CO2, tanto pelos países altamente industrializados quanto pelos Estados emergentes.

d) a sociedade sustentável é um modelo cujos recursos são utilizados de modo a suprir as necessidades da população, sem comprometer o meio ambiente e as gerações futuras, buscando assim um equilíbrio entre desenvolvimento e meio ambiente.

e) os países do primeiro mundo podem ser considerados como exemplos de economia sustentável, pois vêm administrando seus recursos naturais de forma equilibrada; com isso, praticamente erradicaram de seus territórios a pobreza, o analfabetismo e a mortalidade infantil.

02 - Observe a figura a seguir.

A figura representa, de forma caricata, a China. A mensagem contida nessa representação relaciona-se

a) ao fato de a China ser a sede das empresas trans nacionais citadas.

b) à nova divisão regional da China, a partir de sua abertura política.

c) ao exagerado crescimento demográfico de algumas regiões e ao consequente aumento de seus mercados consumidores.

d) às peculiaridades regionais de cada mercado consumidor.

e) à abertura da economia chinesa ao capital externo.

03 – Observe a imagem.

Com base no conhecimento sobre o elevado crescimento da economia brasileira, apresentado entre o final de 1968 e 1973, e na intensificação do fenômeno retratado na charge de Ziraldo, assinale a alternativa correta.

a) O fechamento do mercado brasileiro, mecanismo utilizado para incentivar o desenvolvimento industrial, constituiu a base do sucesso do “milagre” brasileiro.

b) O modelo econômico adotado pelos governos militares, no período, incluía a intensificação da industrialização brasileira por substituição de importações.

c) As multinacionais, a forma mais visível da abertura da economia brasileira ao capital estrangeiro constituiu uma das alavancas do “milagre” brasileiro.

d) O alinhamento do País às democracias liberais capitalistas foi responsável pela grande enxurrada de produtos supérfluos, importados pelas multinacionais.

e) A implantação das multinacionais foi o modelo adotado pelo governo militar para introduzir o capitalismo ocidental na economia brasileira.



04 - Observe a tabela.

Com base na tabela e considerando o crescimento natural da população brasileira, observe as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Na década de 1940, a taxa de mortalidade era elevada por causa das precárias condições médico-sanitário, da escassez de remédios e vacinas e da falta de infraestrutura nos serviços de saneamento básico.

II. A diminuição da taxa de mortalidade, entre as décadas de 1980 e 2000, ocorreu de forma gradativa, em virtude da lenta urbanização, diante das dificuldades do Brasil em industrializar-se nesse período.

III. A partir da década de 1940, o declínio da taxa de natalidade teve relação direta, e também indireta, com a urbanização e com a industrialização.

IV. Os fatores inibidores de natalidade, típicos do meio urbano, como acesso a métodos anticoncepcionais, entre outros, somente serão efetivados, a partir da década de 2020, quando se projeta, realmente, um crescimento natural baixo.

a) Somente I e II estão corretas.

b) Somente II e III estão corretas.

c) Somente I e III estão corretas.

d) Somente I e IV estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.


05 - Observe o mapa a seguir, que indica as quinze maiores economias do mundo.

Com base no mapa e em conhecimentos de economia e realidade social, pode-se afirmar que

a) as maiores economias mundiais superaram quase todas as mazelas sociais.

b) se trata de países que mantêm grande independência no cenário econômico e no que se refere às trocas comerciais.

c) o Canadá e o Brasil apresentam posição semelhante e, portanto, possuem também semelhantes condições de vida, oferecidas aos seus habitantes.

d) os hemisférios sul e ocidental apresentam um número menor de países destacados do que os hemisférios sul e oriental.

e) o destaque das quinze maiores economias não implica bem-estar social nem razoável índice de desenvolvimento.

06 - (...) Sob o discurso do desenvolvimento sustentado, o que vem ocorrendo é uma reconversão do antigo modelo às novas realidades. Certamente um novo pacote tecnológico será vendido ao mundo sob a égide de controle e recuperação ambiental... Na verdade estamos tratando de um novo ciclo de industrialização e não de mudanças na organização social do trabalho e nas relações entre a sociedade e a natureza. (Sueli Ângelo, 1993)

Neste texto, a autora

a) acredita na capacidade da ciência e da tecnologia em resolver o conjunto dos problemas ambientais.

b) sustenta que o industrialismo e o produtivismo, mediante o progresso técnico-científico, já estão encaminhando a solução das questões ambientais.

c) sugere que a questão ambiental não será resolvida apenas por meio do progresso técnico-científico e da implantação de um novo ciclo de industrialização.

d) afirma que o modo de produção capitalista se encaminha para a solução das questões ambientais, por meio de um novo ciclo de industrialização que reequilibre os ecossistemas.

e) sustenta que a solução das questões ambientais será encaminhada por mudanças nas relações entre sociedade e natureza, e não pelo uso da ciência e da tecnologia.

07 - Na moderna sociedade de consumo,

a) a hierarquização social se processa em grande parte com base nas aparências, pois existe uma tendência a prestigiar os portadores de indícios de riqueza.

b) existe uma tendência ao nivelamento pelo alto, já que as camadas inferiores procuram adquirir artigos semelhantes aos comprados pelas classes superiores.

c) os contrastes provocados pela desigualdade socioeconômica vêm gerando uma mudança de consciência, no sentido de priorizar a busca da igualdade social.

d) existe uma percepção generalizada de que as desigualdades sociais são naturais e inevitáveis, não se justificando movimentos que pretendam extingui-las.

e) a propaganda comercial tende a menosprezar o potencial de compra das classes subalternas, preferindo direcionar seu apelo para os verdadeiramente ricos.

08 - A combinação desses fatores provoca o empobrecimento generalizado, o desemprego de muitos, a pressão junto às autoridades, a invasão de cidades, a migração forçada e a “indústria da seca”.

Considerando-se, na área do Sertão, a existência de apenas dois agentes sociais – de um lado, as famílias dos trabalhadores e, de outro, os grandes proprietários e chefes políticos nordestinos –, pode-se afirmar que

a) os dois sofrem com a seca, embora de forma diferente, e os mais ricos só conseguem ganhar em épocas de chuvas.

b) apenas o pobre sofre, porque não tem reservas para os meses de estiagem, mas há sempre medidas governamentais que auxiliam os flagelados, impedindo-os de passar fome ou de migrar para outras regiões.

c) o texto exagera, porque a seca, como é apregoada, não existe, pois há áreas no mundo onde chove menos do que no Nordeste e as pessoas não passam fome; portanto, outros fatores respondem pelas condições do Sertão.

d) o significado da expressão “indústria da seca” retrata bem a situação: a seca existe, não pela quantidade de chuvas registrada durante o ano, mas pela regularidade de sua presença, e todos empobrecem nas estiagens prolongadas.

e) o texto apresenta as consequências da seca no Sertão, onde os mais pobres perdem e os mais ricos aumentam suas terras e recebem verbas emergenciais dos governos, que não chegam ao homem realmente necessitado.

09 - Commodities já são 65% da receita de exportações brasileiras. (Estado de S. Paulo, 13/7/2008)

Sobre a manchete apresentada, são feitas as seguintes afirmações:

I. O Brasil tem pouco controle sobre a formação de preços das commodities.

II. Atualmente, os produtos que formam as commodities têm baixo valor no mercado mundial.

III. As principais commodities exportadas pelo Brasil são originadas do agronegócio.

Está correto somente o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) I e III.

e) II e III.

10 - Leia o texto.

Texto I

(...) A pilhagem das riquezas naturais brasileiras já dura 500 anos. Os colonizadores europeus, que saqueavam as colônias, deram lugar aos piratas disfarçados de turistas, pesquisadores e missionários. Seu objetivo continua o mesmo: apropriar-se das riquezas da maior biodiversidade do mundo, úteis na produção de alimentos, remédios e cosméticos. (Revista IstoÉ, set. 2003, p. 94 e 96)

Texto II

Doentes de todo o planeta só têm a ganhar com a biopirataria – se puderem arcar com o custo dos remédios industrializados. Já os países de onde as substâncias originais são retiradas perdem, por ano, uma quantia avaliada em 5,4 bilhões de dólares (...). Não se pode patentear pessoas, mas muitos países patenteiam genes humanos isolados, ou microorganismos criados em laboratório que recebam esses genes. (Revista Veja, jan. 1997, p. 15)

Com base nessas informações, pode-se afirmar que,

a) ao falar de patenteação em vez de apropriação, o texto II corrige o texto I.

b) ao complementar o texto I, especificando os dados, o texto II o reforça.

c) ao restringir a biodiversidade à região amazônica, o texto I desmente o texto II.

d) sendo a biopirataria exclusividade do Brasil, o texto I justifica o texto II.

e) apresentando a biopirataria como um ganho, o texto II nega o texto I.

11 - (PUCSP-2.o semestre de 2008)


Observando o gráfico e tendo como referência a escala mundial, pode-se afirmar corretamente que

a) a aceleração do crescimento populacional no mundo, a partir de 1500, deve-se ao povoamento das Américas, até então continentes desabitados.

b) ao grande crescimento populacional nos séculos XVII e XVIII seguiu-se um colapso no abastecimento alimentar, como previra Malthus.

c) o lento crescimento durante maior parte da história deu-se graças a formas culturais de controle da natalidade, abandonadas com a modernidade.

d) a população multiplicou-se mais de 4 vezes no último século, graças ao grande aumento da capacidade produtiva das sociedades humanas.

e) a aceleração notada no último século resume-se ao crescimento populacional nos países pobres, como pode-se deduzir pelo gráfico.


Nenhum comentário: