sábado, 2 de maio de 2009

Respostas antropologia

01 - Letra A
02 - Letra D
03 - Letra E
04 - Letra B
05 - Letra B
06 - A) A necessidade de se encontrar novos mercados consumidores de mercadorias e fornecedores de matérias-primas, impulsionada pelo avanço tecnológico dos meios de transporte e de comunicação. Outro fator: levar o estilo de vida europeu, considerado civilizado, aos povos distantes, considerados bárbaros.
b) Evolucionismo: tendência teórica que estabelecia uma regra geral, ou etapas de desenvolvimento que seriam seguidas obrigatoriamente pelas sociedades humanas. Segundo esse pensamento, os povos seriam classificados em primitivos e civilizados. Essa argumentação servia para justificar a dominação e o expansionismo da cultura européia sobre os outros povos, na medida em que os europeus, tidos como mais desenvolvidos, deveriam levar a civilidade para os povos mais primitivos. Com este pensamento a colonização era justificada.
c) Segundo os funcionalistas, as sociedades deviam ser compreendidas a partir dos elementos particulares de sua cultura e, ao contrário do que afirmavam os evolucionistas, de modo algum ser classificadas em graus de desenvolvimento e de civilização, pois as etapas de desenvolvimento de uma sociedade, não necessariamente, serveriam para outra sociedade.
d) Observação participante na qual o estudioso instala-se no meio estudado, aprende a língua nativa, assim como observa com atenção, e sem tomar partido ou fazer qualquer julgamento, os elementos da vida social e cultural da comunidade estudada.

7 - a) A estrutura social, assim como as relações de parentesco, organiza, faz conexões e estabelece as várias relações entre os elementos (histórico e natural), as instituições e os indivíduos. A construção desse conceito (estrutura) é permitida pela análise dos dados coletados a partir da observação do meio estudado.
b) O
estruturalismo critica o funcionalismo porque esse limita-se a analisar os elementos externos manifestados em uma sociedade, esquecendo-se de avaliar o efeito que as instituições e as relações interpessoais, bem como as do homem com o ambiente, exercem sobre os aspectos culturais na vida social do povo estudado.

8 - A corrente evolucionista, pois julga a sociedade dentro de uma escala de desenvolvimento, pela qual todos os grupos humanos, obrigatoriamente, passariam.
Esta escala foi concebida por europeus, que acreditavam estar no máximo do desenvolvimento e que, portanto, todas as outras deveriam passar pelas mesmas etapas que os europeus passaram até chegar ao nível de desenvolvimento em que se encontravam.
A corrente evolucionista julga o "outro" a partir do "eu" e não reconhece as diferenças.

Nenhum comentário: