sexta-feira, 28 de novembro de 2008

prova 1º ano dia 28-11-2008

01 - O gráfico adiante mostra a evolução do consumo de energia proveniente do uso de diferentes combustíveis. Justifique a evolução da participação do carvão mineral e da lenha, face aos demais combustíveis.
O Carvão mineral foi o principal combustível até a virada do século, sendo substituído por outras fontes.
A Lenha passou por um processo de diminuição do estoque de árvores e foi substituida por fontes de maior energia.
02 - No mundo, cerca de 430 usinas nucleares estão em operação e 100 estão sendo construídas. Na ex-Alemanha Ocidental, novas usinas estão severamente proibidas. Na Suécia, como resultado de um plebiscito nacional, todas serão fechadas até o ano 2010. Em setembro de 1993, firmou-se em Genebra um acordo entre os países que utilizam energia atômica, para banir definitivamente todos os testes nucleares. Assinale a alternativa que indica países que ainda continuam realizando os referidos testes.
a) Canadá e Estados Unidos.
b) Lituânia e Rússia.
c) Noruega e Reino Unido.
d) China e França.
e) Austrália e Japão.

03 - Em relação às fontes de energia do Brasil, podemos afirmar que:
a) o preço do quilowatt de energia nuclear é um estímulo à instalação dessa fonte energética.
b) o aproveitamento dos nossos rios de planalto é de aproximadamente 90%, donde se conclui que o Brasil deve buscar outras fontes energéticas.
c) o carvão mineral é uma importante fonte de energia, sendo que as principais vantagens das jazidas brasileiras são o baixo custo da produção e a grande quantidade de carvão coqueificável.
d) a produção de energia elétrica no Brasil é basicamente de fonte hidráulica e sua participação supera a ordem de 75%.
e) as regiões sudeste e sul, juntas, participam com quase 75% da produção e 30% do consumo total de energia elétrica.

04 - Em relação às fontes alternativas de energia no Brasil, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO
a) A flora brasileira caracteriza-se por uma grande variedade de plantas que podem produzir óleos e materiais combustíveis.
b) A produção de carvão, a partir da vegetação natural e de reflorestamentos, está sendo incentivada e ampliada.
c) A radiação solar é uma fonte renovável de energia de grande potencialidade em largas regiões do país, sobretudo no Nordeste.
d) Os pequenos rios que descem as encostas dos planaltos para o litoral são boas alternativas para a produção de eletricidade.
e) O vento, em algumas regiões, é uma importante alternativa energética para pequenas unidades de consumo.

05 - A região do "Sun Belt", nos EUA, tem se caracterizado por um acelerado crescimento econômico, grandes obras de infra-estrutura, instalação de centros de desenvolvimento tecnológico e uma fantástica expansão do turismo, entre outros aspectos. Exemplos de áreas que apresentam estas características são:
a) São Francisco - indústria da informática e centros de pesquisa - e Houston - indústria petrolífera, biotecnologia e tecnologia de ponta.
b) Seattle - indústria aeronáutica a informática - e Portland - produção de alumínio e indústria bélica.
c) Boston - indústria de informática a centro aeroespacial - e São Francisco - indústria da informática e centros de pesquisa.
d) Atlanta - indústrias têxteis, químicas e de defesa - e Portland - produção de alumínio e indústria bélica.
e) Seattle - indústria aeronáutica e informática - e Houston - indústria petrolífera, biotecnologia e tecnologia de ponta.

06 - A evolução da Geografia da indústria, desde a introdução das primeiras máquinas, no século XVIII, pode ser dividida em quatro fases, tendo como base os tipos de bens e produtos de maior rentabilidade. A esse respeito, afirma-se que:
I - a primeira fase foi dominada pela produção têxtil, que tinha na Alemanha o seu maior centro, até meados do século XIX.
II - a segunda época corresponde à emergência do complexo metalomecânico e ao surgimento de novas potências industriais, que dariam início aos fenômenos do Imperialismo e das Guerras Mundiais.
III - o terceiro período foi marcado pela hegemonia norte-americana, estruturada na produção de bens de consumo de massa, que atingiria seu apogeu nas décadas de 1950 e 60.
IV - o quarto momento foi inaugurado com a grande crise mundial de 1973, e vem tendo como base o desenvolvimento de setores tecnologicamente avançados, especialmente no Japão.
Das afirmativas a seguir, estão corretas:
a) somente I e II.
b) somente I e III.
c) somente II e III.
d) somente I, II e III.
e) somente II, III e IV.

07 - A industrialização dos países do Terceiro Mundo, entre os quais o Brasil, tem como características básicas:
A - ser historicamente recente;
B - depender, em grande parte, de capitais estrangeiros;
C - dar mais ênfase ao desenvolvimento das indústrias de bens de consumo;
D - importar tecnologia estrangeira.
Entre as conseqüências dessas características, destacam-se:
(01) Desenvolvimento harmonioso desses países, já que o capital nacional fica disponível para investimentos sociais.
(02) Aumento do desemprego e do subemprego, já que o crescimento demográfico continua alto e as tecnologias importadas são poupadoras de mão-de-obra.
(04) Acentuação das desigualdades socioeconômicas, pela limitação do mercado de consumo às classes privilegiadas, já que a tecnologia importada encarece os produtos.
(08) Aceleração do êxodo rural, fornecendo uma mão-de-obra qualificada às indústrias.
(16) Desenvolvimento da tecnologia automobilística nacional.
Soma ( 06 ) 02 + 04

08 - Associe as colunas.
a) Países altamente industrializados
b) Países com elevado nível de renda mas com menor industrialização
c) Países com industrialização tardia
( B ) Noruega, Finlândia, Islândia.
( C ) Portugal, Espanha, Grécia, Irlanda
( A ) Suécia, Reino Unido, França

09 - Na América Latina, países como o Brasil, o México, a Argentina e o Chile deflagraram processos industriais antes da Segunda Guerra Mundial, baseados no desenvolvimento do mercado interno (substituição de importações) e, mais tarde, em estímulo à indústria de base. Enquanto os "tigres asiáticos" ingressaram na industrialização no pós-guerra, utilizando como modelo a exportação de bens de consumo para o mercado internacional.
Refletindo para além do texto, podemos afirmar que os países subdesenvolvidos:
a) mencionados industrializaram-se em momentos diferentes da história do capitalismo e por caminhos diferentes, no entanto, vêm superando a situação de pobreza econômica e social.
b) mencionados podem servir como modelos para os demais que desejarem sair da condição de subdesenvolvimento, pois o caminho é a urbanização.
c) mencionados demonstram que a situação de pobreza das populações permanece apesar da industrialização, porque persiste a dependência em várias dimensões da vida em relação aos países de capitalismo avançado.
d) não mencionados podem, de modo geral, seguir o exemplo dos chamados "tigres asiáticos" e tornarem-se desenvolvidos, distanciando-se do tipo de industrialização latino-americana.
e) não mencionados apenas estão atrasados na industrialização, pois ela ainda é muito recente, mas de acordo com a ordem mundial, pós Guerra Fria, poderão encontrar o rumo do desenvolvimento.

10 - Atualmente, uma das principais características do processo produtivo é a exigência de um elevado nível de qualificação da mão-de-obra. No Brasil, a renda anual per capita, em 1987, era de 1579 dólares, enquanto na Alemanha Federal era de 8950 dólares; a taxa da população brasileira adulta analfabeta, em 1985, era de 22%. Frente a estes dados, qual a principal conseqüência para o mercado de trabalho, considerando-se a automação na indústria e a competitividade dos nossos produtos nos mercados internacionais?
O país precisa investir mais na qualificação de sua mão-de-obra para poder melhorar sua competitividade, em relação ao mercado externo.

2ª prova
A energia é um dos recursos essenciais para a humanidade. Porém, os padrões mundiais no uso deste recurso são marcados por profundos contrastes e desigualdades.
Analise o gráfico e:
a) Determine, por ordem de importância, as fontes de energia utilizadas nos conjuntos de países assinalados.
b) Considerando que os Estados Unidos e Canadá juntos tinham naquele ano uma população de 270 milhões de habitantes e que os 22 países membros da OECD totalizavam 526 milhões de habitantes, que relação pode ser estabelecida entre o consumo total de energia e a população beneficiada?
a) Combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural)
b) O maior consumo está nos países desenvolvidos, devido ao padrão de vida mais elevado.

02 - No que diz respeito às fontes de Energia, a partir da década de 90 e em nível mundial, é correto afirmar que:
a) conciliar a produção das fontes de energia e o crescimento da demanda exigirá medidas como desenvolvimento de equipamentos energeticamente mais eficientes.
b) o carvão e a biomassa se apresentaram, desde 1960, como principais fontes de energia. Esse aumento deveu-se ao seu barateamento da produção e ao escasseamento das demais fontes.
c) a produção de petróleo a partir da década de 70 mostrou tendência de aumento de produção graças à descoberta de novas jazidas.
d) a produção da energia nuclear vem mostrando ser a fonte de energia do futuro de produção abundante, barata e segura.
e) a produção de energia elétrica, geotérmica e solar tendeu a aumentar, o que significou o barateamento do custo de sua produção.

03 - "O uso do álcool como combustível em substituição à gasolina não alterou o modelo de desenvolvimento e de transportes do Brasil, onde os beneficiários são sempre uma minoria da população. Continua-se a dar prioridade ao automóvel particular em detrimento das ferrovias e hidrovias."
Em uma avaliação do texto pode-se afirmar que realmente essa continuidade do modelo de transportes é
a) benéfica, porque os transportes rodoviários são mais baratos e rápidos, levando a mercadoria de "porta em porta."
b) benéfica, pois os países altamente desenvolvidos do hemisfério norte sempre priorizaram as rodovias.
c) eficaz, pois após a abertura das grandes rodovias, a partir da década de 70, regiões até então marginalizadas foram integradas às demais, como a Amazônia, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.
d) problemática, porque embora mais rápida do que os demais transportes terrestres, a rodovia desorganizou os sistemas anteriores, ao invés de integrar-se a eles, e marginalizou cidades a exemplo das ribeirinhas.
e) problemática, porque os países capitalistas ou socialistas de maior projeção no cenário internacional implantaram, no século XX, uma rede moderna priorizando as ferrovias.

04 - Analise com atenção a tabela a seguir.
Considerando a evolução dos dados, assinale a alternativa incorreta.
a) A base energética com maior crescimento no consumo no período é a hidroeletricidade. Algumas das razões são o aumento da urbanização e o processo de substituição do óleo diesel por eletricidade nas indústrias. Esse fato repercute no montante das emissões poluentes nas áreas de concentração industrial.
b) A lenha, proporcionalmente, deixou de ser a matriz energética mais utilizada. O seu uso ainda elevado reflete uma modernização desigual do Brasil, segundo as realidades regionais, mantendo-se como um fator de contínuo desmatamento no país.
c) O uso dos derivados de cana-de-açúcar vincula-se ao Proálcool. Matriz energética limpa e sem impactos ambientais significativos, a cana pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, com a vantagem de, depois de colhida, melhorar a fertilidade do solo e fornecer biomassa para uso energética alternativo.
d) Embora tenha perdido a posição de primazia enquanto matriz energética, o petróleo ainda representa uma fonte de energia muito importante, associada ao sistema de transportes do país. Seu uso contribui para a elevação dos níveis de poluição atmosférica nas grandes cidades.
e) aumento do uso da eletricidade de origem hidráulica implica situações de considerável impacto ambientar, visto que o modelo hidroelétrico adotado apoia-se em obras de grande porte, com vastas áreas de alagamento e construção de barragens que alteram o regime hídrico dos rios.

05 - Na escolha de um local para a implantação das indústrias, os fatores mais importantes estão relacionados a matérias-primas, fontes de energia, mão-de-obra, recursos financeiros e acesso ao mercado consumidor dos bens produzidos. A importância de cada fator em relação aos demais pode variar. Depende do tipo de bens a produzir, da escala de produção pretendida, do grau de desenvolvimento das técnicas utilizadas e da infra-estrutura existente.
Da leitura do texto é possível concluir que
a) as indústrias leves contam com maior número de opções, quanto à escolha do local para sua instalação.
b) as indústrias pesadas dispersam-se mais pelo espaço, em função dos fatores disponíveis.
c) em função do destino final da produção, as indústrias leves necessitam de maiores espaços e investimentos.
d) como dependem de infra-estrutura, as indústrias pesadas devem estar próximas a portos marítimos.
e) as indústrias leves são muito mais sensíveis às condições da infra-estrutura, nos setores de transportes e energia.

06 - São tipos de indústrias:
(01) A INDÚSTRIA TRADICIONAL, que é pouco automatizada e emprega muita mão-de-obra em relação ao valor da produção.
(02) A INDÚSTRIA PESADA, que consome grandes quantidades de matéria-prima e de energia, como a siderurgia.
(04) A INDÚSTRIA DE BASE, que cria condições necessárias a outras fabricações, como a indústria de máquinas e ferramentas.
(08) A INDÚSTRIA DE BENS DURÁVEIS, que produz bens que servirão de matéria-prima para outras indústrias, como a química pesada.
(16) A INDÚSTRIA DE ACABAMENTO, que tem como matéria-prima bens industrializados, como a de produtos farmacêuticos.
Soma = ( 03 ) 01 + 02 = 03

07 - Relacione as colunas indicando os avanços de cada conquista tecnológica:
a) novos metais e plásticos
b) informática
c) telemática
d) robótica
e) biotecnologia
( ) melhora da eficiência nas linhas de montagem
( ) novas perspectivas para o consumo de massa
( ) materiais sofisticados e nova concepção de produtos
( ) racionalização e intensificação de processos
( ) utilização de satélites, fax, televisão
( d ) melhora da eficiência nas linhas de montagem
( e ) novas perspectivas para o consumo de massa
( a ) materiais sofisticados e nova concepção de produtos
( b ) racionalização e intensificação de processos
( c ) utilização de satélites, fax, televisão

08 - Leia, com atenção, o texto do geógrafo J. W. Vesentini.
"A descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas. O carvão vai sendo substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a indústria automobilística."
O texto trata da:
a) primeira Revolução Industrial que ocorreu de meados do século XVIII até por volta de 1870
b) segunda Revolução Industrial surgida desde o final do século passado até os anos 70 do século XX
c) terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual
d) aplicação de inovações técnicas na produção, sem caracterizar uma periodização das Revoluções Industriais.

09 - O texto a seguir descreve alguns aspectos da implantação da indústria automobilística no Brasil.
"(...) as montadoras estrangeiras, a começar pelas européias, aceitaram o convite e instalaram suas fábricas no Brasil, ao lado das empresas já em operação no país: a Fábrica Nacional de Motores (FNM), produzindo inicialmente alguns caminhões e a Vemag (automóveis e utilitários) (...), ambas de capital nacional. A Vemag foi comprada pela Volkswagen (...), a FNM foi comprada pela Alfa Romeo e posteriormente incorporada à Fiat." (adaptado de "RETRATOS DO BRASIL", São Paulo, p. 262)
a) A partir de quando as grandes montadoras estrangeiras vieram para o Brasil e onde se instalaram?
b) Quais as características da industrialização brasileira, a partir desse momento?
a) Anos 50 - região do ABC Paulista.
b) Expansão e diversificação de atividades.


10 - Observe as seguintes afirmações a respeito do atraso tecnológico do país:
I - Recusa dos meios acadêmicos em desenvolver pesquisas tecnológicas de uso imediato.
II - Falta de mais investimento público em ensino e pesquisa.
III - Pouco interesse do empresariado nacional em investir no desenvolvimento de novas tecnologias.
IV - Escasso suporte externo de tecnologia de ponta por parte das empresas multinacionais aqui instaladas.
V - Falta de pesquisadores qualificados.
Indique a alternativa correta:
a) II, IV e V.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I, IV e V.
e) I e V.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

avaliação 8ª série - prova 2 25-11-2008

01 - Assinale a afirmação INCORRETA sobre a Oceania e os países que formam esse continente.
a) O setor agropecuário na Austrália apresenta uma elevada participação nas exportações, e a pecuária constitui uma das principais fontes de riquezas.
b) A Austrália possui uma das mais baixas densidades demográficas do mundo e sua população concentra-se no litoral e nas regiões mais úmidas.
c) A agropecuária na Nova Zelândia ocupa grande parte de seu território; é uma atividade muito importante economicamente, responsável por grande parte das exportações de produtos industriais.
d) Ao todo, a Oceania é formada por 4 grandes ilhas; a maior que representa o território australiano, e 3 ilhas menores, que formam o arquipélago da Nova Zelândia e a ilha da Tasmânia, que constituiu um país independente.
e) Durante o processo de ocupação da Nova Zelândia pelos ingleses, a população nativa teve suas terras usurpadas e grande parte de sua população dizimada. Hoje a população é predominantemente branca.

02 - O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que:
a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que complementaram sua independência política na década de 1950.
b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol de Mururoa.
c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI.
d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elisabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela.
e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.

03 - Considere o texto abaixo.
Seu território apresenta na porção costeira leste e sudeste suas maiores aglomerações urbanas. As elevações mais significativas, com importantes reservas de cartão mineral, correm paralelas à planície costeira oriental, interpondo-se às massas de ar úmidas e concentrando a precipitação nestas planícies. Os ventos secos que ultrapassam esta barreira vão para a região central, onde em grandes planícies desenvolve-se a pecuária bovina e ovina. Para o oeste encontram-se grandes formações desérticas de areia e pedra. O extremo ocidental deste país tem uma cobertura vegetal do tipo savana-estepe, com pequena densidade demográfica.
Esta descrição refere-se à
a) Argélia.
b) Argentina.
c) Austrália.
d) Armênia.

04 - No texto publicado na revista "Veja", em 12/4/2000, intitulado Senso de observação, o administrador Stephen Kanitz propõe:
"Vamos começar uma vida nova, de início virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir o Brasil, mas, desta vez, com nossos próprios olhos."
Kanitz ilustra sua proposta criando a seguinte representação cartográfica.
Sabe-se que os mapas constituem uma linguagem simbólica do espaço geográfico e revelam as intenções de quem os cria. Assim sendo, a partir do fragmento do texto e da ilustração, entende-se que a representação cartográfica criada por Stephen Kanitz:
a) deforma, bastante, o tamanho do nosso país, enfraquecendo sua expressão política em relação às demais áreas do hemisfério Sul;
b) não é adequada, pois situa nosso país de cabeça para baixo, contrariando as normas de correção cartográfica;
c) valoriza o papel geopolítico do Brasil, colocando-o no centro do globo terrestre, juntamente com a América do Sul;
d) afasta o Brasil da América do Norte e da Europa, nossos parceiros incondicionais em acordos políticos e econômicos;
e) iguala a América do Sul, territorialmente, à África e à Ásia, desvalorizando sua força estratégica nas políticas globais.

05 – Cite o que existe em comum e diferente nas projeções de Mercator e Peters.
As duas projeções são cilíndricas e centradas na Europa. Porém, a projeção de Mercator é cilíndrica conforme e valoriza os países do Norte. Já a projeção de Peters é cilíndrica equivalente e valoriza os países do sul, ou pobres.

06 - Leia a afirmativa abaixo e complete a lacuna.
Em 1569, o cartógrafo MERCATOR consolidou a cartografia moderna ao construir uma projeção cilíndrica. Sua projeção foi criada para facilitar a navegação, pois possibilitava a orientação pelas coordenadas geográficas.Ela exagera a área das zonas em latitudes elevadas ou médias em detrimento da área das zonas em latitudes intertropicais.

07 - Como o mundo se dividiu geopoliticamente:
a) entre 1945 e os anos 80
O mundo estava dividido na chamada ordem bipolar, tendo EUA e URSS como países hegemônicos.
b) a partir dos anos 90
A partir do anos 90, vivemos uma multipolaridade no sentido econômicos (Blocos Econômicos) e uma monopolaridade no sentido militar (EUA xerife do mundo).
08 - O fim da 2ª Guerra Mundial marcou o início da formação de dois blocos do poder mundial. Explique resumidamente a bipolarização.
A bipolarização colocou em pontos antagônicos duas superpotências: EUA liderando o bloco capitalista e a URSS liderando o bloco socialista. Em torno dessas duas potências, países de menor expressão tomavam partido de um lado ou de outro.
09– Coloque V ou F nas afirmativas abaixo sobre projeções cartográficas.
( V ) Conformidade – mantém a fidelidade aos ângulos observados na superfície de referência da Terra, conservando a forma da superfície mapeada .
( V ) Equivalência – conserva as relações de superfície, mantendo a área da superfície mapeada inalterada em relação à área real do terreno.
( V ) Eqüidistância – mantém a proporção entre a distância dos pontos representados no plano e os correspondentes na superfície de referência em determinadas direções.

10 -Os números, na linha do tempo, indicam alguns acontecimentos importantes que marcaram a geopolítica mundial nesta segunda metade do século.
Assinale a alternativa montada com figuras adiante, que represente respectivamente 1, 2, 3, 4 e 5
a) (I), (II), (III), (IV), (V)
b) (IV), (II), (III), (V), (I)
c) (I), (V), (II), (III), (IV)
d) (II), (I), (V), (IV), (III)
e) (IV), (II), (I), (III), (V)

avaliação 8ª série prova 1 - 25-11-2008

01 - A posição da Austrália, em relação às rotas de navegação, foi um dos motivos que retardou a incorporação de seu território ao horizonte geográfico europeu. Sua ocupação só viria a ocorrer de modo efetivo a partir do século XVIII, e seria marcada pela influência de fatores naturais, o que pode ser constatado pela:
a) descoberta de jazidas de ouro que atraíram milhares de imigrantes a partir de 1850.
b) existência de forte atividade madeireira, nas áreas de vastas florestas de coníferas, na porção oeste do país.
c) implantação de lavouras de exportação de cana-de-açúcar e cacau, devido à abundância de água, em todo o território.
d) ocorrência, no centro do país, de solos tropicais de alto potencial de aproveitamento para o cultivo de trigo.
e) característica montanhosa do relevo, o que impediu a integração da rede de transportes no sentido norte-sul.

02 - A Austrália realizou, em novembro deste ano, um plebiscito para escolher entre Monarquia e República. Sobre a Austrália e sua organização política, é INCORRETO afirmar que:
a) está ligada à Inglaterra pela Commonwealth Britânica
b) tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II
c) é uma monarquia parlamentarista
d) apesar de ser um país independente, seu Primeiro-Ministro é o mesmo que o da Inglaterra
e) foi uma colônia inglesa e tornou-se independente no século XX

03 - A população da Nova Zelândia é de 4 milhões de habitantes; os Maoris são 15% dela; 8 em cada 10 Maoris vivem em áreas urbanas. Entre 1994 e 1998, houve um aumento de 60% no número de Maoris com formação universitária; há Maoris nos ministérios, no Parlamento, entre o empresariado, nas repartições públicas, dando aulas nas escolas e em qualquer outro segmento da sociedade neozelandesa.
(Veja, 30-07-2003: 93. Adaptado)
O texto acima se refere aos sinais do processo de integração da população Maori à sociedade neozelandesa. A população nativa foi, por mais de um século, dominada pelos ingleses em nome da superioridade cultural.
A idéia de cultura superior está associada ao fenômeno denominado
a) etnocentrismo.
b) imperialismo.
c) nacionalismo.
d) tradicionalismo.
e) sionismo.

04 - OBSERVE:
1. Cartografia é a arte de representação gráfica da superfície da Terra, em parte, ou no seu todo, de acordo com a escala.
2. A representação de uma superfície esférica, num plano (a exemplo do mapa), traz forçosamente deformações que podem ser de distâncias, de áreas e de ângulos.
3. Nos mapas de grandes escalas, as deformações são muito sensíveis, enquanto nas cartas de pequenas escalas as deformações se tornam cada vez menos importantes.
4. As curvas de nível são linhas imaginárias que ligam os pontos situados na superfície da Terra a igual altitude.
5. Em toda elevação as cotas das curvas de nível diminuem da periferia para o centro, segundo uma proporção constante.
Estão corretos apenas os itens:
a) 1, 2 e 3;
b) 2, 3 e 4;
c) 1, 2 e 4;
d) 3, 4 e 5;
e) 2, 3 e 5;

05 - Considere o mapa e as afirmativas.
I. Cartograficamente, o mapa demonstra uma forma equivocada de ver o mundo, pois a localização do Brasil junto ao Trópico de Câncer não condiz com a realidade demonstrada pelo globo terrestre.
II. Geopoliticamente, é um mapa verdadeiro, pois quer representar a inversão de valores cartográficos, já que o Brasil, ficando no Hemisfério Norte da Terra, juntamente com outros países pobres, transmitirá a impressão de deter o poder sócio-político.
III. Com o Brasil no centro da representação, o mapa questiona o eurocentrismo e valoriza a percepção de um observador brasileiro perante a imagem do globo.
IV. Mesmo com essa representação, a Antártica continua localizada ao Sul de todos os outros continentes.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I e II
b) II e III
c) I, II e IV
d) I, III e IV
e) III e IV

06 – Coloque V ou F nas afirmativas abaixo sobre projeções cartográficas.
( V ) Conformidade – mantém a fidelidade aos ângulos observados na superfície de referência da Terra, conservando a forma da superfície mapeada .
( V ) Equivalência – conserva as relações de superfície, mantendo a área da superfície mapeada inalterada em relação à área real do terreno.
(V ) Eqüidistância – mantém a proporção entre a distância dos pontos representados no plano e os correspondentes na superfície de referência em determinadas direções.

07 – Leia a afirmativa abaixo e complete a lacuna.
Essa projeção foi elaborada em 1952 pelo historiador alemão ARNO PETERS e publicada pela primeira vez em 1973. Trata-se de uma projeção cilíndrica equivalente e, embora continue expressando uma visão eurocêntrica do mundo, acabou dando um destaque relativo aos países de baixa latitude.

08 - "Podemos tranqüilamente afirmar que a difusão de algumas línguas faladas em grande parte do planeta (português, espanhol, inglês) tem relação direta com a EXPANSÃO COLONIAL EUROPÉIA".
Interprete a afirmação acima destacando o fato escrito em maiúsculo.
A Expansão Marítima levou povos europeus a colonizar diversas partes da Terra. Essa colonização dizimou povos e culturas locais, impondo a cultura européia.

09 - Os números, na linha do tempo, indicam alguns acontecimentos importantes que marcaram a geopolítica mundial nesta segunda metade do século.
Assinale a alternativa montada com figuras adiante, que represente respectivamente 1, 2, 3, 4 e a) (I), (II), (III), (IV), (V)
b) (IV), (II), (III), (V), (I)
c) (I), (V), (II), (III), (IV)
d) (II), (I), (V), (IV), (III)
e) (IV), (II), (I), (III), (V)

10 - Como o mundo se dividiu geopoliticamente:
a) entre 1945 e os anos 80
Bipolaridade - EUA X URSS.
b) a partir dos anos 90
Multipolaridade no sentido econômico, demonstrada pelos Blocos Econômicos e monopolaridade, devido ao enorme poder militar dos EUA, que não encontra rival neste quesito.
_________________________________________________________________________________________

avaliação 3º ano 25-11-2008

01 - O clima tropical úmido e uma estrutura tectônica favorável contribuem para que o Brasil disponha das maiores reservas de água doce superficiais e subsuperficiais do planeta. A despeito deste fato, os índices de mortalidade infantil, ainda altos no país (cerca de 25%, segundo o IBGE), associam-se, em grande parte, com a qualidade da água ou o acesso insuficiente a ela. Além disso, algumas
regiões estão sob constante risco de racionamento.
Assinale a alternativa que melhor explique o contexto descrito.
a) O Brasil depende de tecnologia estrangeira relacionada ao tratamento adequado da água, o que eleva o custo da gestão dos seus recursos hídricos.
b) As recentes alterações climáticas, sobretudo o aquecimento global.
c) A ausência de leis e instituições que regulamentem e amparem a gestão dos recursos hídricos.
d) A alta concentração da demanda em algumas regiões e a insuficiência de saneamento ambiental no País.
e) A falta de higiene e o desperdício, indicando que a mortalidade infantil e a escassez de água ocorrem por questões culturais e pelo baixo nível educacional.

02 - Analise atentamente a imagem de satélite do rio da Prata e assinale a alternativa correta em relação a ele.

a) Os rios Uruguai e Paraná, que formam o rio da Prata, apresentam uma foz do tipo estuarina, típica de regiões de relevo mais dissecado.
b) A tonalidade clara das águas ocorre devido à grande carga de sedimentação proveniente, sobretudo, do processo erosivo das encostas andinas.
c) Os tons mais escurecidos nas margens indicam a descarga de esgotos e rejeitos industriais da região metropolitana de Buenos Aires.
d) O tom claro das águas reflete a ausência de sedimentos, os quais são barrados pela usina de Itaipu, a montante da bacia.
e) O deságüe do rio Paraná no rio da Prata é tipicamente deltaico, comum em relevos aplanados com forte carga de sedimentos.

03 - As chamadas cidades globais, como São Paulo, não são apenas cidades grandes, mas exercem funções específicas no mundo globalizado. Assinale a alternativa que menos caracteriza uma cidade global.
a) Cidades globais têm conexão direta com o mundo financeiro, por intermédio, sobretudo, da Bolsa de Valores.
b) Cidades globais caracterizam-se por sediarem importantes portos de grande fluxo comercial.
c) Cidades globais abrigam sedes administrativas de grandes empresas transnacionais.
d) Cidades globais caracterizam-se por dispor de infraestrutura sofisticada voltada ao setor de serviços e comunicação.
e) Cidades globais costumam sediar grandes eventos políticos, comerciais, esportivos e culturais.


04 - Observe a pirâmide etária do Brasil:
Com base nessa pirâmide de 2006, e lembrando que as pirâmides etárias dos países subdesenvolvidos apresentam a base muito mais larga do que o topo, pode-se afirmar que
a) o Brasil deixou de ser um país subdesenvolvido ao atingir um IDH de 0,800, fato muito comemorado pela mídia.
b) a estrutura da pirâmide indica melhoria na qualidade e expectativa de vida do brasileiro, o que é indicado pela faixa etária de 70 anos ou mais que começa a se destacar.
c) o fato de a população de 0 a 4 anos ser menor do que as faixas subseqüentes indica forte presença de população migrante na composição etária.
d) a estrutura da pirâmide é típica de países urbanizados e reflete o crescente número da população que vive em áreas urbanas.
e) o fato de a faixa etária de 0 a 4 anos ser inferior às demais indica que a mortalidade infantil ainda é muito expressiva no Brasil.

05 - Leia atentamente os seguintes enunciados e relacione-os a regiões do Estado de São Paulo, considerando suas características físico-territoriais predominantes.
I. O aproveitamento dos recursos hídricos é feito, em grande parte, por exploração subterrânea, devido à boa qualidade dos aqüíferos sedimentares; no entanto, a ocupação inadequada dos solos arenosos pode causar voçorocamentos.
II. A especulação imobiliária destruiu grande parte de importantes ecossistemas, mas a região ainda mantém as maiores áreas preservadas do Estado. A região também se caracteriza por fortes fluxos populacionais sazonais.
III. A exclusão social desloca as populações de baixa renda para áreas de risco, potencializando problemas como deslizamentos de encosta e impactos sobre os mananciais de abastecimento.
Os enunciados referem-se, respectivamente às seguintes regiões:
a) Planalto Ocidental – Faixa costeira – RMSP
b) Faixa costeira – RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) – Planalto Ocidental
c) Planalto Ocidental – Depressão periférica – Faixa costeira
d) Serra da Mantiqueira – Pontal do Paranapanema – RMSP
e) Vale do Paraíba – Faixa costeira – RMC (Região Metropolitana de Campinas)

06 - O recorde de aumento do desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos quatro meses nos desafia a buscar respostas e responsabilidades. Depois de quatro anos da festejada queda no desmatamento, amargamos esta notícia dramática. A perda de sete mil quilômetros quadrados de floresta no segundo semestre de 2007 não é mais que a mostra visível das conseqüências de um modelo de crescimento ancorado nos monocultivos que busca alcançar recordes exportadores de soja, carne e outros produtos com preços conjunturalmente altos no mercado internacional. Se olharmos os dados dos estados onde se desmatou, veremos que Mato Grosso, campeão da produção de soja, foi o que mais desmatou (53,7% do total) seguido de Pará (17,8%) e de Rondônia (16%). (www.ecoagencia.com.br. Acessado em 08.02.2008.)
Com base nessa reportagem, analise os itens seguintes.
I. Perda de produtividade e mudanças no regime hidrológico.
II. Aumento das precipitações e crescimento das espécies higrófilas.
III. Perda da biodiversidade e emissões de gases do efeito estufa.
IV. Diminuição da biodiversidade e aumento da fertilidade e produtividade do solo.
Os itens que apresentam os impactos do processo de desmatamento na Amazônia são
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

07 - Analise as seguintes afirmações, relacionadas à agricultura brasileira.
I. A introdução de técnicas que aumentam a produtividade no campo ampliou a concentração de terras.
II. Há, de forma crescente e evidente, a articulação entre indústria e agricultura.
III. Houve um avanço do capital na agricultura brasileira e a introdução exclusiva do trabalho assalariado.
IV. Os pequenos produtores tornaram-se independentes, tanto em relação aos produtos a serem comercializados quanto aos recursos financeiros.
Estão corretas somente as afirmações
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.

08 - O petróleo lidera e continuará liderando o ranking das fontes energéticas nas próximas décadas, seguido do carvão e do gás natural. Outras fontes de energia já são também apontadas como alternativas para o século XXI.
Assinale a alternativa que ressalta a contribuição do Brasil nesse panorama global.
a) O Brasil desponta com tecnologias para a produção de energia nuclear como uma alternativa mais econômica do que as demais.
b) O Brasil tem, nos últimos anos, exportado conhecimentos e tecnologias no setor de energia eólica, liderando o ranking nesse setor.
c) No Brasil, são as pequenas indústrias as responsáveis pela produção e pelos acordos internacionais relativos ao biocombustível.
d) Estudos sobre a energia solar utilizada na região Sul brasileira têm chamado a atenção de países como Inglaterra e Itália, os quais têm investido maciçamente no setor.
e) O Brasil apresenta grandes vantagens (físicas e territoriais) para a produção de biocombustível, as quais potencializam a produção de energia renovável.

09 - O movimento das placas tectônicas é responsável pelos grandes processos de dobramentos e pela formação de grandes cadeias montanhosas, tais como: o Himalaia, a Cordilheira dos Andes e os Alpes.
Sobre as grandes cadeias montanhosas, é CORRETO afirmar que:
a) são formadas por processos mais lentos promovidos pelos agentes externos do relevo.
b) são constituídas por dinâmicas mais lentas, de grande intensidade, chamadas orogênese.
c) são formadas por fenômenos epirogenéticos que, apesar de lentos, não atingem todos os pontos da terra.
d) são constituídas por processos geológicos mais rápidos, designados epirogênese.

10 - Observe a tabela e o mapa. A seguir, vincule as cidades e seus respectivos estados às regiões brasileiras.
Das 14 cidades indicadas na tabela,
a) 4 estão na região Norte, 6 na região Sudeste e 4 na região Sul.
b) 2 estão na região Centro-Oeste, 3 na região Nordeste, 2 na região Norte, 3 na região Sudeste e 4 na região Sul.
c) 4 estão na região Centro-Oeste, 2 na região Nordeste, 4 na região Sudeste e 4 na região Sul.
d) 2 estão na região Centro-Oeste, 3 na região Nordeste, 2 na região Norte, 5 na região Sudeste e 2 na região Sul.
e) 2 estão na região Centro-Oeste, 3 na região Nordeste, 5 na região Sudeste e 4 na região Sul.

domingo, 16 de novembro de 2008

É pra rir ou pra chorar?

O Brasil proclamou sua independência, mas o filho do rei é que assumiu a gerência.
O povo sem estudo não dá muito palpite, e a nossa república é só pra elite.(E quem faz greve o patrão ainda demite).
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil aboliu a escravidão, mas o negro da senzala foi direto pra favela.Virou um homem livre e foi pra prisão.Só que a tal da liberdade não entrou lá na cela.(E a discriminação ainda é verde e amarela).
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil foi parar na mão dos militares, que calaram o povo no tempo da ditadura.Torturaram, prenderam e mataram milhares, mas ninguém foi condenado pelos crimes de tortura.(E tem até torturador lançando candidatura).
É pra ri ou pra chorar?
O Brasil conseguiu as eleições diretas, mas a gente que vota ainda é semi-analfabeta.O Collor foi eleito e roubou até cansar.O povo deu um jeito de cassar o marajá.Mas ele não foi preso e falou que vai voltar!
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil tem mais terra do que a China tem chinês, mas a terra tá na mão dos grandes latifundiários.A Reforma Agrária, ninguém ainda fez.Ainda bem que os sem-terra não são otários.(E tudo que eles querem é direito a ter trabalho).É pra rir ou pra chorar?O Brasil tem miséria mas tem muito dinheiro, na mão de meia dúzia, no banco suíço.O rico sobe na vida feito estrangeiro, e o pobre só sobe no elevador de serviço.(E você aí fingindo que não tem nada com isso?)
É pra rir ou pra chorar?
O Brasil tem um povo gigante por natureza que ainda não percebe o tamanho dessa grandeza.Sempre solidário no azar ou na sorte, um povo generoso, criativo e risonho.Poderoso, e tem um coração batendo forte que põe fé no futuro do mesmo jeito que eu ponho.E vai ter que ser independência ou morte. Um por todos, e todos por um sonho.É pra rir ou pra chorar?
É pra ir ou pra voltar?Pra seguir ou pra parar?Pra cair ou levantar?É pra rir ou pra chorar?Pra sair ou pra ficar?Pra ouvi ou pra falar?Pra dormir ou pra sonhar?É pra ver ou pra mostrar?Aplaudir ou protestar?Construir ou derrubar?Repetir ou transformar?É pra rir ou pra chorar?Pra se unir ou separar?Agredir ou agradar?Pra torcer ou pra jogar?Pra fazer ou pra comprar?Pra vender ou pra alugar?Pra jogar pra perder ou pra ganhar?Dividir ou endividar?Dividir ou individualizar?É pra rir ou pra chorar?!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Os minerais e seu cotidiano

Uma grande parte dos objetos que você utiliza no dia-a-dia é formado por um tipo ou vários tipos de minerais. Os minerais são conhecidos de modo geral por serem os formadores das rochas, que você também utiliza. Nesta oficina apresentaremos alguns minerais em estado bruto, assim como uma de suas utilizações. Alguns exemplos: talco, gipsita, ortoclásio e hematita.
Talco
Usa-se para tampos de mesa de laboratório, quadros de comandos elétricos, nos aparelhos sanitários, como ingredientes nas tintas, na cerâmica (porcelana), nos acabamentos de couro e borracha, nos inseticidas de papel, nos cosméticos, nos revestimentos, em lubrificantes nas fundições, etc...
Gipsita
Para a produção de gesso, como fertilizante, usa-se como retardador de cimento, na cerâmica (esculturas), fabricação de ácido sulfúrico e cervejas, moldes para fundição, nos vidros e esmaltes, como desidratante, aglutinante e corretivo do solo, e nos aparelhos ortopédicos.
Calcita
Na fabricação de cimento e cal, corretivos de solo, produtos químicos, fabricação de vidro, utilizado como “pedra” ornamental, é fundente em metalurgia.
Fluorita
Como fluxo na fabricação do aço, vidros, esmaltação de utensílios de cozinha, na preparação do ácido fluorídrico, na cerâmica ( na ornamentação de vasos e pratos), instrumentos ópticos (em lentes e prismas). Usada na metalurgia do alumínio (preparo da criolita artificial), nos compostos orgânicos (agente dispersor de inseticidas), na siderurgia como fundentes, como “pedra” ornamental (com uma grande variedade de cores), na preparação do aço.
Ortoclásio
É empregado principalmente na manufatura de porcelana em quantidade pequena. O feldspato é usado na manufatura do vidro para proporcionar a lumina à fornada. Quando a cor do mineral for amarela e translúcida, é usado como gema.
Quartzo
O quartzo tem vários usos. Suas formas coloridas são largamente usadas como gemas ou material ornamental: ametista, olho de tigre, aventurina, cornalina, ágata e ônix. Como areia, o quartzo é empregado na argamassa e no concreto, como fundente. Como abrasivo e na manufatura do vidro e dos tijolos de sílica, sob a forma de pó, usam-no na porcelana, nas tintas, nas lixas, nos saponáceos e nas massas destinadas a alisar a madeira antes de ser pintadas. Na eletrônica, o quartzo tem propriedades piezoelétricas. Usado em óptica.
Coríndon
O rubi vermelho intenso é uma das gemas mais valiosas, superando-a somente a esmeralda. A safira azul é também valiosa e as gemas de outras cores se vendem por bons preços. As gemas são usadas na relojoaria e como rolamentos, nos instrumentos científicos. Como abrasivo, seja moído a partir do material maciço puro, seja em forma impura, como esmeril. É usado, também, nos materiais refratários, nas lixas e nos rolamentos para instrumentos científicos.
Diamante
Os fragmentos de cristais de diamante são usados para cortar o vidro. O pó fino é usado para desgastar e polir diamantes e outras gemas. Usam-se discos com pó de diamante para cortar rochas e outros materiais duros. Fabricam-se brocas de aço com diamantes, especialmente da variedade criptocristalina, carbonado. É usado para fabricação de perfuradoras de diamante empregadas nos trabalhos de exploração das minas, para os esticadores de arame e em ferramentas para a retificação de rodas ou discos abrasivos. Em gemas: o diamante é a mais importante das gemas e somente nos tempos modernos vem sendo usado para outros fins. Seu valor depende de sua dureza, de seu brilho, que se deve ao seu índice elevado de refração. É usado na indústria eletrônica.
Mica
Usada na indústria eletroeletrônica por ser um bom isolante térmico e elétrico; fitas isolantes, chapas para aquecedores, chapas de modelagem, estabilizador na indústria de tintas, na fabricação de cimentos a base de gesso, aditivo em lamas de perfuração, molde para a indústria de pneus, na indústria plástica, na indústria de decorações e em tijolos refratários.
Hematita
Na indústria para obtenção de ferro, na fabricação de pigmentos, parafusos, pregos, panelas, ferramentos, eixos de motores, em joalheria, material para polimento e em catalizadores.

O Mar Morto

Segundo a Bíblia, o lago Asfaltite, nome que os antigos davam ao mar Morto, surgiu em conseqüência de uma erupção vulcânica após a destruição de Sodoma e Gomorra. O nome moderno provém de seu elevado grau de salinidade, que impede a vida animal.
O mar Morto (al-Bahr al-Mayyit em árabe, Yam ha-Melah em hebraico) é um lago tectônico salgado, situado na mais profunda depressão das terras emersas do planeta (cerca de 400m abaixo do nível do mar), na parte norte da grande fossa africana (Rift Valley).
Com cerca de oitenta quilômetros de comprimento e largura máxima de 17km, localiza-se entre as colinas da Judéia e os planaltos da Transjordânia. Ocupa uma área de aproximadamente 1.020km2 e sua profundidade máxima é de 400m. A península de al-Lisan ("língua") divide o lago em duas bacias: a maior, ao norte, compreende quase três quartos da superfície total e profundidade máxima de 400m; a outra tem profundidade média de apenas três metros.
O clima da região é subtropical semi-árido, com verões muito secos no norte (mediterrânicos) e desértico no sul, com freqüentes neblinas provocadas pela acentuada evaporação. A perda de umidade, no entanto, é compensada com as águas de alguns rios (os mais importantes são o Jordão, o Hasa, o Muhib e o Zarqa), correntes intermitentes, fontes e lençóis freáticos.
A salinidade, a mais elevada do mundo, atinge um nível de mais de 300 partes de sal por mil de água, o que confere ao mar Morto a extraordinária densidade que permite a qualquer pessoa flutuar sem esforço. Processadas industrialmente, essas águas fornecem potassa, cloreto e brometo de magnésio, cloreto de sódio, bromo, óxido de magnésio e ácido clorídrico. Na superfície flutuam fragmentos de betume, donde o nome antigo de lago Asfaltite, que lhe deram os grego.

prova de geografia dia 30-11-2008 1º ano

1. A explicação para o declínio da mortalidade no país, a partir de 1940, estaria sobretudo ligada:
a) à melhoria das condições de saneamento básico, particularmente no campo.
b) à melhoria do nível de renda da população brasileira e suas implicações.
c) à diminuição das desigualdades sociais, sobretudo nas áreas urbanas do país.
d) à melhoria da distribuição de renda no país que, direta ou indiretamente, eliminou o problema da subnutrição.
e) ao avanço da medicina, sobretudo da preventiva.

2. Observando a dinâmica da transição demográfica brasileira, através da evolução da natalidade e da mortalidade, podemos afirmar que:
a) o Brasil apresenta um excesso populacional em relação a sua área.
b) a natalidade e a mortalidade aumentaram constantemente até os dias atuais.
c) no século XX, ocorreu um elevado crescimento natural, que persistirá no próximo século.
d) de 1950 a 1970, a população brasileira obteve o seu maior crescimento natural.
e) se persistirem as elevadas taxas de crescimento natural, a explosão demográfica brasileira ocorrerá por altura do ano 2020.

3. O Brasil recebeu, no período compreendido entre 1808 e 1988, imigrantes cujos maiores contingentes foram, respectivamente, de:
a) alemães, portugueses e japoneses;
b) italianos japoneses e ucranianos;
c) portugueses italianos e espanhóis;
d) espanhóis italianos e libaneses;
e) portugueses espanhóis e alemães.

4. Os imigrantes italianos e alemães que se instalaram no Sul formaram núcleos de povoamentos denominados colônias, dando à ocupação e ao uso do solo uma feição característica.
As colônias podem ser entendidas como:
a) antigas estâncias desmembradas em lotes e distribuídas aos novos colonizadores;
b) loteamentos em terras florestais, feitos pelos governos estaduais ou federais, com a distribuição de pequenos lotes aos imigrantes;
c) antigas sesmarias devolutas nas zonas de criação de gado, loteadas por companhias de colonização para imigrantes estrangeiros;
d) glebas de latifúndios nos campos de planalto, arrendadas para cultivo de cereais, especialmente o trigo;
e) pequenas e médias propriedades instaladas ao longo dos vales úmidos, loteados pelas companhias que patrocinaram a vinda dos imigrantes.

5. Baseando-se na pirâmide abaixo, aponte a alternativa incorreta:
a) É a estrutura de um país desenvolvido.
b) Esse país apresenta baixa natalidade.
c) Esse país apresenta baixa mortalidade.
d) É a estrutura de um país subdesenvolvido.
e) Esse país apresenta grande porcentagem de adultos.

Para responder à questão 6, observe a tabela abaixo:
6. Sobre a população economicamente ativa do Brasil, assinale a alternativa incorreta:
a) A maior parte da população ativa do país está voltada para atividades urbanas.
b) O setor que mais declina em termos relativos é o primário.
c) Considerando-se o nº total de trabalhadores no setor primário da economia, pode-se afirmar que foi diminuindo a partir de 1960.
d) O declínio do setor primário no Brasil foi conseqüência, entre outros fatores, da mecanização agrícola em algumas áreas (particularmente no Centro Sul do país).
e) O crescimento do setor secundário e terciário foi conseqüência da expansão urbano-industrial do país nas últimas décadas.

7 - (UEL-PR) “O processo de internacionalização de economia brasileira revela que o desenvolvimento atual do capitalismo na agricultura está marcado, sobretudo, pela sua industrialização.” (OLIVEIRA, A. U. de. In: Geografia do Brasil.São Paulo: EDUSP, 1995. p. 470.)
Em relação ao tema, é correto afirmar:
a) A industrialização da agricultura significa tão somente o processo de transformação dos produtos agrícolas para a exportação.
b) O capital industrial investe maciçamente na produção de alimentos básicos para a população brasileira.
c) O processo de modernização do campo leva o agricultor a depender das indústrias produtoras de insumos e implementos agrícolas.
d) A indústria oferece novas tecnologias ao setor agropecuário, possibilitando a modernização do campo somente aos agricultores voltados à produção de alimentos.
e) A industrialização da agricultura mantém-se independente das empresas multinacionais.

8. (UEL-PR) Considerando a estrutura fundiária brasileira e de acordo com a tabela
a) O percentual de estabelecimento com área inferior a 100 hectares indica uma fraca concentração fundiária.
b) Os estabelecimentos superiores a 1.000 hectares representam um percentual elevado da área total dos estabelecimentos, igualando-se às propriedades de até 100 hectares.
c) A tabela expressa o que se entende por modernização conservadora da agricultura brasileira, caracterizada pelos latifúndios e pela concentração da propriedade rural.
d) Na média, a distribuição de terras no Brasil, tanto em número de estabelecimentos quanto em área ocupada está em situação de equilíbrio, isto é, há uma correta divisão de terra entre os brasileiros.
e) O número de estabelecimentos com mais de 1.000 hectares representa apenas 1,4% do total, o que indica uma fraca concentração fundiária.

9 - O gráfico ilustra o controle do agroecossistema em dois tipos de agricultura.
a) Com base nas informações contidas no gráfico, identifique os dois tipos de agricultura.
Agricultura tradicional à esquerda; auto-sustentada ou orgânica à direita do gráfico.
b) Discorra sobre os impactos ambientais decorrentes da adoção de cada um deles.
À direita - controle biológico de pragas, aumento gradativo da produção; À esquerda - uso de defensivos químicos esgotam o solo, cai a produção.

10 - Pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizadas na década de oitenta, revelaram que 97% da população dos países industrializados têm acesso à água tratada, enquanto apenas 35% da população dos países em desenvolvimento têm este benefício. Os gráficos representam índices de mortalidade infantil, (I), e acesso à água tratada, (II), em alguns países.

a) Descreva as tendências observadas nos gráficos I e II.
Um menor acesso à água leva a uma maior mortalidade infantil (países subdesenvolvidos).
b) Com base nos dados, agrupe os países relacionados em duas grandes categorias, caracterizando-as.
Desenvolvidos ou em desenvolvimento - EUA, França, Argentina, México, Tailândia.
Subdesenvolvidos - Afeganistão, Serra Leoa, Mali, Etiópia, Haiti, Zimbábue.