sexta-feira, 3 de outubro de 2008

prova de recuperação 2º ano / notas

01 - As crises econômicas dos anos 70 e 80 revelaram a transformação na dinâmica espacial dos Estados Unidos: o peso demográfico do Nordeste caiu de 46 para 40% entre 1950/80 e seu peso industrial de 68 para 48%. O "Manufacturing Belt" perdeu sua substância em benefício do Sul e Oeste americanos. Entre re-arranjo espacial nos Estados Unidos foi devido, entre outros fatores,
a) à procura de novas bases energéticas (petróleo no Golfo do México e na Califórnia), à descentralização estratégica e no interesse pela região do Pacífico.
b) à maior facilidade de recrutar mão-de-obra imigrante (mexicanos, cubanos e asiáticos), à reestruturação fundiária nas Planícies Centrais e à ampliação da zona de influência econômica norte-americana.
c) à redução das grandes áreas monocultoras (os belts do Meio Oeste e Sul), à presença de estados que facilitam o controle sindical e à forte intervenção federal.
d) ao surgimento de uma nova megalópole (São Francisco-Los Angeles), à modernização do parque siderúrgico e ao deslocamento das principais rotas marítimas para o Pacífico.
e) à necessidade de reduzir as diferenças regionais, à privatização da infra-estrutura básica (energia e ferrovias) e à formação de zonas de livre comércio.

02 - O Canadá e os E.U.A. formam a chamada América Anglo-Saxônica, a América rica. Assim como os E.U.A., o Canadá foi colonizado principalmente, por ingleses, mas apresenta características diferentes. Sobre o Canadá, é correto afirmar que:
1- O crescimento de sua economia industrial se fez apoiada em investimentos estrangeiros, principalmente dos E.U.A., que controlam amplos setores da atividade industrial.
2- A ocupação agrícola das áreas de tundra possibilitou que o Canadá se tornasse um dos celeiros agrícolas do mundo.
3- A população do país é, predominantemente, de origem inglesa e francesa.
4- 90% da população concentram-se ao longo da fronteira com os Estados Unidos.
Assinale uma das alternativas
a) 1 e 2 são corretas.
b) 2 e 3 são corretas.
c) 2, 3 e 4 são corretas.
d) 1, 2 e 3 são corretas.
e) 1, 3 e 4 são corretas.

03 - "Além da perda de territórios, as interferências políticas e militares e a influência econômica dos Estados Unidos motivaram um antigo dirigente deste país a exclamar. "POBRE _______, TÃO LONGE DE DEUS E TÃO PERTO DOS ESTADOS UNIDOS"
O país que completa corretamente a citação é:
a) México
b) Porto Rico
c) Panamá
d) Cuba
e) Canadá

04 - Os meios de comunicação têm transmitido constantemente notícias sobre o desejo da província de Quebec de separar-se do Canadá. Sobre este país, julgue os itens a seguir.
( ) O Canadá localiza-se a SE dos EUA e abrange porções de terras geladas, localizadas em baixas latitudes.
( ) Na província de Quebec, predominou a colonização francesa que determinou o idioma, a cultura e as tradições. Essa diferença com relação ao restante do país gera a questão da emancipação dessa província.
( ) As maiores cidades canadenses são: Óregon, Louisiana e Montana onde a indústria predominante é a automobilística.
( ) Politicamente o Canadá é uma federação de dez províncias e dois territórios e adota um regime de governo parlamentar bicameral (senado e câmaras comuns) do tipo britânico.

F V F V

05 - No processo de formação de seu território os E.U.A. incorporaram vastos espaços que originalmente não pertenciam à Inglaterra. Pertenceram, respectivamente, à França e ao México as áreas assinaladas com os números:
a) 2 e 3
b) 1 e 3
c) 4 e 5
d) 4 e 6
e) 5 e 6

06 - O México vem atravessando momentos difíceis mesmo com os entendimentos para criação de uma zona econômica prevista no EUCAMEX. Uma das questões mais importantes, os "braceros", não tem sido objeto de negociações. Assinale a opção que indica corretamente o movimento "bracero".
a) A emigração definitiva dos trabalhadores mexicanos para o complexo turístico na Flórida.
b) A migração dos trabalhadores rurais mexicanos sobretudo para as colheitas da Califórnia.
c) A fixação dos camponeses mexicanos para garantir a produção de subsistência.
d) A modernização das "Haciendas" mexicanas.
e) A ocupação com monocultura de exportação dos latifúndios mexicanos.

07 - Leia o texto com atenção:

O Canadá segundo os norte-americanos
"Com o Canadá, tudo limpo. Até por que, a maioria dos americanos acredita piamente que o Canadá faz parte dos Estados Unidos. Falam a mesma língua, até, e sem aquele sotaque pernóstico dos ingleses. E para telefonar você não precisa nem colocar o código na frente do número, só os três dígitos da cidade, mais o número chamado - um interurbano, enfim. E vejam só as contribuições que o Canadá já deu à cultura americana: Joni Mitchell, Neil Young, Michel J. Fox, John Candy, James Cameron e hóquei, que maravilha!
Ah, sim, tem aquela história de Quebec e aquele povo fala francês. Mas Quebec fica na Europa, não fica?"
(BAHIANA, Ana Maria. "América de A a Z - quase tudo o que você precisa saber para sobreviver ao sonho americano". Rio de janeiro, Objetiva, 1994. p. 19-20.)

O texto caracteriza-se pela ironia, que quando não é bem interpretada pode parecer uma afirmativa.
Apresente os dois problemas canadenses, um econômico e outro político, citados de forma irônica pela autora.
- Dependência de investimentos americanos.
- Separatismo étnico, franceses, ingleses.

08 - Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso nas afirmativas a seguir:
a) ( ) O Sun Belt localiza-se na costa do Pacífico.
b) ( ) A sociedade de consumo baseia-se em valores culturais e éticos.
c) ( ) A região sul dos Estados Unidos foi colonizada através da exploração.
d) ( ) O Canadá apesar da proximidade com os Estados Unidos, apresenta grande independência deste país.
e) ( ) A cultura do milho ocupa duas áreas distintas uma que produz no inverno e outra na primavera.

a) V ; b) V; c) V; d) F; e) F

09 - "É o centro da polarização econômica dos Estados Unidos. Concentra metade da população do país e 80% do seu parque industrial. Essa população, basicamente urbana forma o maior mercado consumidor mundial e constitui a maior concentração urbano-industrial do mundo."
O trecho se refere:
a) à região de Los Angeles.
b) à grande região das Planícies Centrais.
c) ao Sun Belt.
d) à planície dos Grandes Lagos.
e) ao Nordeste do país.

10 - A posição geográfica é fator determinante nas características climáticas norte-americanas. Sendo assim o tipo climático dominante é:
a) Equatorial
b) Frio-Polar
c) Árido
d) Subtropical
e) Temperado

NOTAS:
06 - 3,15
14 - 4,5
17 - 3,6
26 - 4,0
32 - 5,9
34 - 5,9
38 - 5,1
39 - 6,12
42 - 7,0
43 - 4,6
46 - 3,6

3 comentários:

raf@ disse...

PRAGA TA ERRADO A PORRA DA 09 NAO TEM COMO SER O NORDESTE SE O NORDESTE TEM 1/6 DA POPULAÇAO AMERICANA NAO MENTE PRA MIM DESGRAÇADO

hahahahh disse...

era para você saber

hahahahh disse...

era para você saber