domingo, 27 de maio de 2007

EXERCÍCIOS GLOBALIZAÇÃO

1. Que elementos contribuíram para a aceleração econômica e tecnológica no pós-guerra? Quais os seus efeitos no espaço geográfico da produção, da circulação e consumo da atualidade?
2. As tecnologias desenvolvidas durante a II Guerra Mundial (nuclear e espacial) condicionaram o desenvolvimento das indústrias eletrônica e de informação, de que resultaram os computadores digitais, o transistor, os circuitos integrados e os raios laser. Os seus efeitos: a) novo padrão de desenvolvimento tecnológico, que levou à modernização e posterior automatização das indústrias; b) O espaço tornou-se cada vez mais artificializado; c) As relações econômicas também se aceleraram em face da automação industrial, informatização dos escritórios, rapidez nos transportes e comunicações, fazendo o capitalismo ingressar numa fase de grande desenvolvimento. D) A competição por mercados consumidores estimulou mais o avanço da tecnologia e o aumento da produção industrial, especialmente nos EUA, Japão e nos países da Comunidade Européia.
3. Como se deu a internacionalização do capital no pós-guerra? Cite suas consequências.
· Para escapar dos pesados encargos sociais e do pagamento dos altos salários conquistados pelos trabalhadores dos países desenvolvidos - após mais de um século de lutas reinvidicatórias - as grandes empresas industriais optaram pela estratégia de, em vez de apenas continuarem exportando seus produtos, também produzí-los nos países subdesenvolvidos, até então importadores de produtos industrializados. Assim, barateando custos, graças à mão-de-obra mais barata, aumentaram lucros e puderam praticar altas taxas de investimentos e acumulação. Opera-se, pois, uma profunda alteração na divisão internacional de trabalho.
4. Que fatores nos levam à conclusão de que os maiores beneficiários da industrialização de certos países subdesenvolvidos da América Latina foram os países centrais?
· As empresas cresceram enormemente, contribuindo de modo decisivo, através de remessa de lucros de suas filiais para as matrizes, para o sustento do Estado do Bem-Estar Social e a invejável elevação do nível de vida das populações dos países desenvolvidos, que passaram a controlar ¾ da produção mundial e 80% do comércio internacional.
5. De que maneira as corporações transnacionais aumentaram ainda mais sua lucratividade?
· A lucratividade tem de ser obtida mediante vantagens sobre a concorrência, para o que é necessário oferecer ao mercado produtos mais baratos, preferentemente de melhor qualidade. Para tanto, urge reduzir custos de produção, seja mediante ganhos de produtividade, via aprimoramento tecnológico, seja através de menores preços de matérias-primas e da mão-de-obra empregada.
6. Cite os efeitos do processo de globalização no tocante às empresas industriais, à mídia, à cultura e ao emprego, contemporâneas à Revolução tecnocientífica de que somos protagonistas.
· As grandes corporações adotaram um procedimento - a estratégia global de fabricação, graças aos avanços tecnológicos nos transportes e comunicações; a eliminação de barreiras alfandegárias entre as nações melhorou a fluência do capital sem obstáculos; a informatização e robotização aumentou o problema do desemprego. Na informação, poucas e poderosas agências (Reuters, AP, France Presse) decidem quais as informações devem ser “mundializadas”. Na cultura, somente determinados valores são eleitos para serem “universalizados”.
7. A globalização provoca uma homogeneização do espaço geográfico? Justifique.
· A globalização é seletiva, pois escolhe alguns lugares, certas atividades, determinados setores e alguns grupos ou segmentos sociais para serem mundializados e desfrutarem de inegáveis benefícios. Assim, enquanto muitos lugares e grupos de pessoas se globalizam, outros, às vezes, bem próximos, ficam excluídos do processo. Além disso, ela tem provocado uma imensa concentração de riqueza, aumentando as diferenças entre países e, no interior de cada um deles, entre classes ou segmentos sociais.
8. O que representa a aldeia global? Ela resulta de quê?
· Reflete a existência de uma comunidade mundial integrada pela grande possibilidade de comunicação e informação que resultou dos avanços da mídia eletrônica, como o rádio e a televisão e, mais recentemente, dos sistemas de informática, como a Internet. Os avanços tecnológicos possibilitaram a criação de uma opinião pública mundial.
9. Quais os agentes do sistema-mundo, ou economia mundo? Como atuam no processo de globalização?
· As grandes empresas e bancos internacionais (além dos fundos de pensão e de investimentos) movimentam recursos, estabelecem alianças e fusões, fazem aplicações, decidem sobre a produção e o comércio de forma independente dos governos nacionais dos países em que as subsidiárias estão instaladas. Atuam segundo um planejamento próprio, que considera seus interesses econômicos e geopolíticos, e seu capital é deslocado para os lugares mais distantes, independentemente de fronteiras, culturas ou regimes políticos.
10 - Por que a padronização que se opera com a globalização da economia é parcial.
A padronização técnica significa aumento de competitividade, mas a padronização cultural representa a perda de identidade dos valores nacionais (tradições, folclore, língua); esta, porém, é parcial ora em virtude da conscientização das comunidades em relação a estes valores histórico-culturais, ora pela exclusão social, ora pela ação de grupos fundamentalistas religiosos.

Nenhum comentário: