segunda-feira, 18 de abril de 2011

Prova 9º ano B - 18-04-2011

01 - Leia o texto que se segue e responda o que se pede.
“Nas zonas onde os raios solares caem inclinados, o aquecimento das terras e das águas é menor nas zonas onde os raios solares caem perpendicularmente. Assim, nas médias e altas latitudes, a atmosfera possui temperaturas baixas e, nas áreas de baixa latitude, as temperaturas são elevadas, não considerando, neste caso, as elevadas altitudes. Tais características definem as qualidades térmicas das massas de ar”.
Quais são as zonas térmicas da Terra?
Polar Norte e Polar Sul; temperada norte e temperada sul e intertropical.

02 - (Faculdades COC-SP) A figura a seguir retrata:

a) o fenômeno antrópico denominado inversão térmica.
b) as chuvas ácidas decorrentes da emissão do CO².
c) a rarefação da camada de ozônio em pequena altitude.
d) as causas da formação das ilhas de calor nas áreas urbanas.
e) a impermeabilização urbana que provoca enchentes

03 - O homem interfere nas trocas de matéria e energia dos elementos dos ecossistemas, promovendo mudanças bruscas e contínuas na natureza. Dentre elas, podemos destacar:
a) os terremotos.
b) os eclipses.
c) o aumento de matéria-prima.
d) a poluição das águas.
e) os tsunamis.

04 - (UNEAL) O conceito de Desenvolvimento Sustentável parte do princípio de que
a) para sustentar o consumo da população mundial, a destruição do meio ambiente deveria ser contida nos países pobres.
b) o atendimento às necessidades básicas das populações, no presente, não deve comprometer os padrões de vida das gerações futuras.
c) o padrão básico de vida populacional tem esgotado os recursos naturais e a alternativa seria rever o modo de viver nas grandes cidades.
d) o desenvolvimento industrial deve diminuir, adaptando um novo modo de vida às gerações atuais e otimizando o uso de produtos artesanais.
e) a diminuição da retirada de recursos naturais renováveis e não renováveis buscam estabelecer novas formas de convívio com o meio agropecuário.

05 - A água é uma substância renovável gra¬ças à seu ciclo. O mundo está acabando com a água doce própria para consumo. Sem água, o mundo acaba.
Justifique essa afirmativa levando em consideração as mudanças espaciais nos ambientes urbanos.
As transformações espaciais que ocorrem com o processo de urbanização e degradação de espécies vegetais causam a diminuição da quantidade de água infiltrada no solo e au¬mentam as condições de escoamento super-ficial, o que ocorre em função do excesso de pavimentação do solo.

06 - São os elementos do clima ou atributos cli¬máticos, exceto
a) Umidade relativa do ar,
b) pressão atmosférica,
c) temperatura atmosférica.
d) Latitude

07 -É o clima das regiões polares com temperaturas muito bai¬xas no inverno, com médias térmicas em tor¬no de 35 °C, e no verão podem atingir 10 °C.
Assinale a alternativa que contém o clima descrito acima.
a) Temperado
b) Polar
c) Subpolar
d) de Montanha
e) Subtropical.

08 - As chuvas ácidas são causadas por fenômenos naturais ou humanos. Sua ocorrência pode ser local ou regional, já que também sofre influência da circulação atmosférica (ventos e massas de ar).
Assinale a alternativa que contém uma consequência das chuvas ácidas.
a) Aquecimento global
b) Destruição da vegetação
c) Aumento da fertilidade do solo
d) Despoluição dos rios
e) Destruição da camada de ozônio

09 - (UNIMEP) A partir de 1860 e até 1879, houve a chamada expansão e evolução do sistema paulista de transportes. Tal evolução se deve à expansão cafeeira. Nesse sentido, os transportes que ganharam primazia foram, naturalmente:
a) os marítimos
b) os rodoviários
c) as ferrovias
d) os transportes aéreos
e) os transportes fluviais

10 - O sistema de transporte por meio de du¬tos foi desenvolvido para transportar, a lon¬gas distâncias, dois produtos muito impor¬tantes para a economia no final do século XX.
Que produtos são esses?
O petróleo e os gás natural.

11 - Complete.
No Brasil, o transporte ferroviário está organizado em linha tronco e ramais, sistema construído para facili¬tar o transporte da produção entre as áreas de produção (geralmente de produtos primários) e os portos para exportação, não integrando efetivamente as diversas regiões do Brasil.

12 - O presidente brasileiro que investiu pesado na construção de rodovias, deixando o transporte ferroviário abandonado foi
a) Getúlio Vargas
b) Juscelino Kubitschek de Oliveira
c) Jânio Quadro
d) Fernando Henrique Cardoso
e) Arthur Bernardes

Um comentário:

Alice Neves disse...

Ahhh, espero que uma dessas questões caiam na minha prova bimestral amanhã! Sou de Minas, e estou no 1 ano Médio, e na avaliação de geografia, valendo 10, tirei 6 =/
Nunca tirei uma nota tão baixa! Hoje estudando muito, e o seu blog me ajudou muito.
Obrigada, rs.