sábado, 26 de fevereiro de 2011

Material de filosofia - 1º ano

Os mitos

A filosofia surgiu por volta de 600 a.C. na Grécia. Antes dela, as explicações para as coisas eram resultantes dos mitos que são histórias de deuses. Os mitos surgiram da necessidade do homem justificar fenômenos como o crescimento das plantas, as chuvas, os trovões, etc. Tudo que ocorria aqui na Terra estava intimamente ligado ao que acontecia no mundo dos deuses. Dessa maneira, secas, epidemias e outras coisas ruins eram reflexo de que as forças do mal triunfavam sobre as do bem e o inverso ocorria quando havia fartura e riqueza.
Por volta de 700 a.C. Homero e Hesíodo registraram por escrito boa parte da mitologia grega. Isso foi importante, pois agora era possível questioná-la.
Xenófanes foi um filósofo crítico em relação aos mitos pelo fato de seus representantes terem sido criados à imagem e semelhança das pessoas. Nessa mesma época começaram a surgir as cidades-Estados na Grécia e em outras regiões e como o sistema era escravista, os homens livres podiam participar mais dos eventos políticos, culturais, etc. Com isto, houve uma evolução no modo de pensar e às explicações pelos mitos seguiram-se "explicações naturais para os processos da natureza".
Os filósofos da natureza - A denominação "filósofos da natureza" é dada aos primeiros pensadores gregos por estes se interessarem pelos processos naturais. Eles partiram do pressuposto de que sempre existiu alguma coisa e, vendo as transformações que ocorriam no meio ambiente, indagavam-se como aquilo era possível. Então, acreditavam que havia uma substância básica que subjazia a todas essas transformações. Esses filósofos também tentaram descobrir leis eternas a partir da observação dos fatos, desconsiderando as explanações mitológicas. Assim, a filosofia se libertava da religião e os primeiros indícios de uma forma científica de pensar começavam a aparecer.
Tales, Anaximandro e Anaxímenes, três filósofos de Mileto. Tales achava que a água era um elemento de fundamental importância. Dela tudo se originava e a ela tudo retornava. Anaximandro não pensou como Tales. A seu ver, a Terra era um entre vários mundos surgidos de alguma coisa, sendo que tudo se dissolveria nessa "alguma coisa" que ele denominava de infinito. Anaxímenes (c. 550-526 a.C.) cria que o ar era a substância básica de todas as coisas. A água seria a condensação do ar e o fogo, o ar rarefeito. Pensava ainda que se comprimisse mais ainda a água, esta se tornaria terra.
Para Parmênides, nada podia vir do nada e nada que existisse poderia se transformar em outra coisa. Era extremamente racionalista e não confiava nos Sentidos. Não acreditava nem quando via, embora soubesse que a natureza se transformava.
Heráclito pensou que a principal característica da natureza eram suas constantes transformações. Ele confiava nos Sentidos. Sobre ele, podemos falar ainda que acreditava que o mundo estava impregnado de constantes opostos: guerra e paz, saúde e doença, bem mal e que reconhecia haver uma espécie de razão universal dirigente de todos os fenômenos naturais.
Para acabar com o impasse a que a filosofia se encontrava, Empédocles (c. 494-434 a.C.) fez uma síntese do modo de pensar de Heráclito e Parmênides e com isso chegou a uma evolução do pensamento. Empédocles acreditava na existência de mais de uma substância primordial. Para ser mais exato, havia quatro elementos básicos: terra, ar fogo e água e tudo existente era produto da junção disso, em proporções diferentes. Achava também que o amor e a disputa eram duas forças que atuavam na natureza. O amor une e a disputa separa as coisas.
Anaxágoras (c.500-428 a.C.) declarava que as coisas eram constituídas por pequenas partículas invisíveis a olho nu. Estas podiam se dividir, mas mesmo na pequena parte existia o todo. Ele denominava estas partes minúsculas de sementes ou germens. Também imaginou uma força superior, a inteligência, responsável pela criação das coisas. Anaxágoras foi o primeiro filósofo de Atenas, mas foi expulso da cidade acusado de ateísmo. Interessava-se por astronomia, explicou que a Lua não possuía luz própria e como surgiram os eclipses.
Demócrito (c. 460-370 a.C.) foi o último filósofo da natureza. Ele imaginou a constituição das coisas por partículas indivisíveis, minúsculas, eternas e imutáveis e as chamou de átomos. Estes, a seu ver, possuíam vários formatos, se diferenciavam entre si e podiam ser reaproveitados. Por exemplo, quando um animal morresse seus átomos participariam da constituição de outros corpos. Era justamente por isso que o Lego era o brinquedo mais genial do mundo. Ele podia ser utilizado para a construção de vários objetos, ficando a cargo da imaginação das pessoas. Era resistente e "eterno", pois em qualquer época, crianças se interessavam por este tipo de entretenimento. Com os conhecimentos atuais, sabe-se que Demócrito estava certo em grande parte de sua teoria, mas errou ao falar que os átomos são indivisíveis. Demócrito foi um filósofo que valorizou a razão e as coisas materiais. Não acreditava em forças que interviessem nos processos naturais. Achava também que sua teoria atômica explicava nossas percepções sensoriais e que a consciência e a alma também se constituíam de átomos. Ele não acreditava numa alma imortal.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

prova 9º ano - correção

01 - (UNESP) Espaço, território e rede geográfica são palavras-chaves na Geografia. A rede geográfica tem o poder de ultrapassar as fronteiras nacionais através da internet.
Analise o mapa com os usuários da internet no mundo.

A partir dessa análise, pode-se afirmar que
a) os EUA, o Reino Unido e a Índia lideram os índices de usuários da internet.
b) o Brasil e o Canadá apresentam número semelhante de internautas.
c) a África Subsaariana tem o número total de internautas superior ao da América Latina.
d) a China, a Coreia do Sul e o Japão têm o mesmo número de internautas.
e) o número de usuários da internet da Austrália supera o do Mercosul.

02 - (UFMT) Na década de 1960, a empresa Sony lançou o seu televisor portátil. Uma das primeiras propagandas deste produto, difundidas nos EUA, é reproduzida abaixo. Nela afirmava-se: Segure o futuro em suas mãos com Sony.

No contexto da matéria publicitária, pode-se afirmar que
a) os valores e os comportamentos sociais foram, ao longo da história da humanidade, afetados pelos meios de comunicação de massa.
b) o controle social exercido sobre a técnica impede que esta altere a nossa percepção do mundo.
c) as sociedades industrializadas contemporâneas libertaram se da dependência da tecnologia e de seus produtos.
d) as inovações no campo da comunicação aceleraram-se a ponto de alterar a nossa relação com o tempo e o espaço.
e) graças aos programas sociais, foi possível assegurar um patamar tecnológico mínimo a todos os seres humanos.

03 - (UEPB)
Com base nos seus conhecimentos e com o auxílio do texto apresentado na questão anterior, assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à atual globalização do capitalismo.
( ) O progresso técnico e o acesso indiscriminado de todos os povos e classes sociais aos computadores e à Internet fazem com que o mundo se apresente sem fronteiras entre povos e nações, havendo hoje uma só realidade para todos.
( ) A cultura é um elemento diferenciador entre os povos, o que não permite a completa homogeneização do espaço num mundo globalizado pela informação instantânea e planetária.
( ) A relação tempo cronológico/ distância é redimensionada com o meio técnico-científico-informacional, já que pessoas, objetos e informações circulam com uma rapidez até então inimagináveis.
( ) Os modernos sistemas de comunicações tornaram possível a instantaneidade da informação e com isso o conhecimento dos eventos longínquos, o que faz com que todos os lugares se tornem espaços da globalização.
A seqüência correta das assertivas é
a) V V V V
b) F F V F
c) F V V V
d) V F V V
e) V V V F

04 - (UFSCAR) A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as.
I. O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço.
II. Apesar da ciência, da técnica e da produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo.
III. Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo.
IV. A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres, na divisão internacional do trabalho.
Estão corretas as afirmações:
a) I, II, III e IV.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e IV, apenas.

05 - Aldeia global = ___________ + tecnologia. O termo que completa a lacuna é:
a) capitalismo.
b) multinacionais.
c) desenvolvimento.
d) ciência.
e) tempo real.

06 - Faz parte do G-7:
a) China.
b) Austrália.
c) Alemanha.
d) Espanha.
e) Coreia do Sul.


07 – Não faz parte do G-7:
a) Canadá
b) Austrália
c) Reino Unido
d) Japão
e) França

08 - - Por que podemos afirmar que os setor primário (agropecuária) e secundário (indústria) vêm gerando cada vez menos postos de trabalho?
A falta de emprego nos setores primário e secundário é atribuída a modernização da produção (máquinas no campo, robôs nas fábricas), que tem provocado au¬mento na taxa de desemprego.


09 - Em relação ao processo de globalização, comente um aspecto positivo e um aspecto negativo que esse processo vem trazendo ao planeta.
Aspectos positivos da globalização: desenvolvi¬mento industrial e tecnológico, com a moderni¬zação dos equipamentos, e novas descobertas e avanços das pesquisas científicas.
Aspectos negativos da globalização: aumento das desigualdades entre os países ricos e os países po¬bres, agravando-se os problemas sociais, como o avanço da pobreza e o aumento do desemprego.


10 - Explique o que é capital humano.
Por capital humano, devemos entender o conjunto de investimentos destinados à formação educacional e profissional de determinada população. O índice de crescimento do capital humano é considerado um dos indicadores (no caso, o mais importante) do desenvolvimento econômico.

11 – Transportar significa “levar além”. A necessidade de transportar e ser transportado é, na maioria das vezes, a necessidade de sobrevivência, de crescimento, de aumentar as relações.
Os meios de transportes podem ser classificados como coletivo ou individual. Faça uma definição e dê exemplos de cada um deles.
O individual ou particular, é o transporte que pertence ao indivíduo, como por exemplo, carros, motos. E o coletivo é o meio de transporte usado por mais de uma pessoa, como ônibus, metrô, trem.


12 – Leia o trecho da música.
A cidade
A cidade se apresenta centro das ambições
Para mendigos ou ricos e outras armações
Coletivos, automóveis, motos e metrôs
Trabalhadores, patrões, policiais e camelôs
A cidade não pára, a cidade só cresce
O de cima sobe e o de baixo desce - Chico Science
A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que, nesse trecho de música, o autor:
a) Considera a exclusão social como uma característica marcante das sociedades urbanas.
b) Denuncia a pequena mobilidade econômica das classes sociais no meio urbano.
c) Exalta a melhoria na qualidade de vida urbana pela diversidade de meios de transportes.
d) Inclui o contigente populacional urbano presente no mercado de trabalho informal.

13 - Como a propaganda, criada pelas agências de publicidade, influencia nossas vidas?
As mídias (meios de comunicação de massa) influenciam diretamente na vida das pessoas uma vez que pregam uma
“vida melhor” através do consumo.


14 - O modelo de desenvolvimento baseado na tecnologia de informação provocou uma redistribuição dos investimentos de capital produtivo e especulativo e fez surgir novos complexos científico-produtivos. Entre esses, destaca-se o do Vale do Silício, localizado no estado norte-americano
(a)de Nova Iorque
(b)da Flórida
(c)do Colorado
(d)da Califórnia
(e)do Texas

15 – Diferencie capital produtivo de capital especulativo.
Capital Produtivo são os recursos intangíveis e tangíveis capazes de gerar riquezas e possibilitar a criação de oportunidades de trabalho e renda para as pessoas de uma comunidade.
Capital especulativo é o capital destinado a produzir lucros rápidos através de atividades de especulação. Considera-se como atividade especulativa toda compra e venda de commodities, moedas e ativos financeiros realizada apenas com o intuito de lucrar com a diferença de preço entre a compra e a venda.

16 - Atualmente...
“Reunião dos países do G-7 para buscar soluções para a crise asiática”.
“Países do G-7 estão preocupados com a crise financeira”.
A expressão G-7 identifica o Grupo dos Setes.
(a)países mais ricos do mundo, com os Estados Unidos e a Alemanha
(b)países de economia emergente, como a Índia e o Japão
(c)Estados nacionais mais populosos do mundo, como a China e o Japão
(d)Estados nacionais com maiores dividas externas, como o Brasil e o México

17 - Hoje as imagens de televisão, as conversas telefônicas e os dados de computadores são transmitidos para o mundo todo por meio de
(a)aparelhos de faz
(b)equipamentos de telex
(c)cabo submarino de telégrafo
(d)telefones celulares digitais
(e)satélites artificiais

18 - (Ucpel)
Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque terra é pequena
Do tamanho da antena
Parabolicamará....
Gilberto Gil: Parabolicamará

Marque a alternativa que NÃO corresponde à globalização.
a) Os avanços tecnológicos como transporte, comunicação e informática.
b) Interdependência das economias nacionais . o fortalecimento do Estado-Nação.
c) Aprofundamento da divisão internacional do trabalho ou da produção.
d) A ampliação das desigualdades socioeconômicas norte-sul.
e) O aumento das migrações internacionais.

19 - O fato histórico considerado o início do processo de globalização é:
a) Expansão Marítimo-Comercial
b) Revolução Francesa
c) Segunda Guerra Mundial
d) Período Paleolítico
e) Primeira Guerra Mundial

20 - No bojo da globalização, entendida como processo de constituição de uma economia-mundo, o surgimento das empresas transnacionais representa a (re)construção de múltiplos espaços: em escala planetária.
Cite quatro países sede de empresas transnacionais.
Estados Unidos, Alemanha, França, Holanda, Reino Unido, etc.

21 - São características do modelo econômico que passou a ser implementado no Brasil, especialmente a partir do inicio dos anos 90:
a) A estatização e abertura comercial
b) A abertura comercial e a criação da CLT.
c) A privatização e a criação de regras que dificultam a importação.
d) O rígido controle de preços e a privatização
e) A privatização e a abertura comercial

22 - As últimas décadas do século XX assistiram a uma revolução nos sistemas de produção e de trabalho.
As opções abaixo apresentam algumas das conseqüências dessas mudanças, À EXCEÇÃO:
(A) da substituição do trabalho humano por robôs flexíveis e programados.
(B) da substituição, na ocupação da mão-de-obra, do setor de serviços pelo setor industrial.
(C) do comando de sistemas de produção por computadores e programas sofisticados.
(D) da produção altamente concentrada combinada com uma flexível integração de empresas subcontratadas.
(E) do redimensionamento da escala de produção em função de mega-mercados ou mercados mundiais.

23 - A ÚLTIMA CONSEQUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO SERÁ O FIM DA DIVERSIFICAÇÃO CULTURAL NO PLANETA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
A globalização pode provocar uma devastação no ambiente e nas culturas locais se não for controlada.

24 - A GLOBALIZAÇÃO VAI LEVAR A DEMOCRACIA A TODOS OS CANTOS DO MUNDO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
"Aqueles países que possuem boas instituições vão-se dar bem em tempos globais, os que não tiverem vão ter um problema sério para resolver. E isso não tem apenas a ver com os altos e baixos da economia. O governo é uma espécie de tomada, que o liga ao sistema. Se ele for um bom governo, estará ligado com segurança.





segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Exercício de filosofia - 1º ano

1 - Tradicionalmente, as religiões sempre se utilizaram dos mitos.
Em sua opinião, que característica do pensamento mítico permitiu isso?
2. Quais as principais diferenças entre mito e Filosofia?
3 - Apesar das diferenças entre os dois tipos de pensamento, pode-se
dizer que existe alguma semelhança entre mito e Filosofia? Justifique.
4 - Por que existe a crença em mitos ainda hoje? Cite exemplos de mitos
contemporâneos, que nos retiram “do universo do dia-a-dia” e nos
colocam em contato com o sagrado.