sábado, 2 de maio de 2009

Gripe Suina

Saiba mais sobre a gripe suína

Até agora, sabe-se que a gripe suína se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.

Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

A gripe tem cura?

Tem tratamento.

Como é transmitido o vírus?

Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.

Quais são os sintomas?

Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.

Infecção de gripe suína é comum em humanos?

No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.

Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?

Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.

Como devo agir se estiver com os sintomas?

Não houve detecção da nova gripe no Brasil até o momento. Portanto, quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br

E quem chegou de viagem?

Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas. pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.

Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?

A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias. A maioria dos mortos da gripe suína tinha entre 25 e 45 anos.

Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.

Existe vacina contra esta doença?

As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.

A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?

Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.

Existe algum remédio eficaz contra a doença?

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.

Por que a OMS está em estado de alerta?

Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.

Trata-se de um novo tipo de gripe suína?

Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.

Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?

A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMC, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.

Corro risco de viajar aos países atingidos?

Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.

Como se previne estando nesses locais?

Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.

Qual o tempo de incubação?

Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.

Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?

Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.

Quais os grupos mais suscetíveis?

Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.

Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?

Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.

Fonte :France Presse, Reuters, CDC e Folha de S.Paulo

Respostas geografia

As fronteiras e os países do mundo - Atividade 13 - Países e nações

01 - Cabe ao Estado preparar as pessoas para entrarem no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e exigente em termos de qualificação profissional, e investir em serviços sociais, em especial na saúde e na educação, principalmente, para os mais pobres, para igualar as oportunidades. Cabe também ao Estado socorrer os excluídos do processo.

02 - a) O Brasil é um Estado-Nação porque o poder emana do povo, da nação, como consta no Art. I da Constituição: “Todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.
b) Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade nascidos com a Revolução Francesa estão presentes na Constituição brasileira tanto no Preâmbulo como no enunciado do artigo 5º.

03 - C
04 - B
05 - No Estado Absolutista, o poder emana do monarca (rei). No Estado-Nação, o poder emana do povo, e é exercido, nas democracias, por seus representantes eleitos.
06 - Os regimes políticos são: República e Monarquia.
Na República, o governo é exercido por representantes do povo, eleitos diretamente para um mandato de tempo determinado; na Monarquia, o poder é exercido por um rei ou monarca, cuja sucessão é hereditária.
As formas de governo são: presidencialismo e parlamentarismo.
No presidencialismo, o presidente da República tem grande poder concentrado em suas mãos, e os ministros são escolhidos por ele; no parlamentarismo, o primeiro-ministro é indicado pelo partido mais votado no Parlamento. Os ministros de Estado devem ser aprovados pelo Parlamento.
07 - O regime político é a república, e a forma de governo, é o presidencialismo.
08 - D
09 - São ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que originaram políticas democráticas para representar o povo.

Atividade 14 - Os limites e as várias fronteiras dos países - Exercícios de Aplicação

1 - E
2 - D
3 - As metrópoles européias dividiram o continente africano segundo seus interesses político-econômicos (imperialistas) e não consideraram a diversidade étnico-cultural. Essas fronteiras arbitrárias e artificiais condicionam até hoje vários conflitos e guerras na África.
4 - Alternativa C
O território africano foi dividido pelos europeus de acordo com os seus próprios interesses, desprezando as características socioculturais das comunidades locais. Assim, as tribos inimigas passaram a conviver num mesmo território. As conseqüências da divisão estabelecida pelos colonizadores foram os conflitos étnicos, as guerras civis e os graves problemas sociais.
5 - Não. Os limites chegaram a esse formato por causa da divisão do mundo em territórios controlados por Estados Nacionais. São, portanto, uma criação histórica recente.

Atividade 15 - A indústria, fronteira do espaço mundial- Exercícios de Aplicação
1 - C
2 -Porque, quando os grupos hegemônicos conquistaram o poder econômico e político, suas idéias de fronteira foram impostas a outros grupos sociais ou às nações que não eram dominantes.
3 - Porque, à medida que as transnacionais se expandem, seus limites de produção e investimentos ultrapassam as fronteiras do país-sede, tornando-se cada vez maiores e mais poderosas, e o capitalismo vai se reorganizando e se tornando cada vez mais mundializado.
4- A
5 -A Primeira Revolução Industrial, em que predominava a indústria têxtil e cuja principal fonte de energia era o carvão mineral.
A Segunda Revolução Industrial, na qual a tecnologia das indústrias metalúrgica, química e automobilística se destacou tendo o petróleo como principal fonte de energia. Além disso, o sistema de transporte passou a formar uma rede de interdependência nos diversos espaços do mundo, estabelecendo as fronteiras tecnológicas.
6 - Ao financiar a produção industrial de algumas corporações, o capital financeiro criou um grupo de empresas diferenciadas, que puderam se fortalecer ainda mais, intensificando e barateando a sua produção, resultando em melhores resultados na concorrência por novos mercados, principalmente no período do liberalismo econômico, iniciado na segunda metade do século XIX.

Atividade 16 - A organização territorial – As fronteiras nas cidades
Exercícios de Aplicação

1 - É necessário considerar o processo histórico das diferentes sociedades que existiram e que existem e de que forma elas apropriaram-se dos lugares, criando e recriando fronteiras.

2 - É necessário buscar indícios na aparência dos lugares porque a sua configuração é resultado das regras ditadas pelos grupos sociais dominantes.
3 -Antes da Revolução Industrial, as cidades estavam a serviço do mundo rural e possuíam outras fronteiras. Com a industrialização, as modificações nas cidades foram se tornando visíveis: as ruas, os prédios, as praças e os bairros foram adquirindo uma nova configuração.
A cidade é o lugar de expressão da produção industrializada, onde a produção e o consumo se viabilizam.
4 - Bairros, prédios, ruas, avenidas e centros comerciais e industriais. Esses elementos podem mostrar bem claramente as fronteiras sociais, evidenciando a grande distância social entre as classes mais abastadas e as menos favorecidas dentro de um grande centro urbano.

Atividade 17 - Os blocos econômicos como fronteiras -Exercícios de Aplicação

1 - B
2 -B
3 - D
4 - 2 - 1 - 4 - 3

Atividade 18 - As relações Norte-Sul - Exercícios de Aplicação

01 -O critério usado para essa divisão é o econômico, levando em conta o nível de riqueza do país, a industrialização e o padrão de vida do povo. É um critério social e não natural.
02 - Norte e Sul são denominações mais “neutras” ou diplomáticas porque não têm a conotação negativa ou pejorativa que as outras apresentam, como avanço ou atraso, superioridade ou inferioridade
03 - V - F - V - V

04 - Portugal, Grécia ou Irlanda, por exemplo, possuem economias menos industrializadas que as dos Estados Unidos, do Japão, Canadá, Reino Unido e fazem parte dos países do Norte. Albânia, Turcomenistão e Quirquízia possuem economias menos industrializadas em relação às do Brasil e da Argentina e padrões médios de vida para as suas populações, e a Rússia pode ser comparada ao Brasil. Mesmo assim, eles fazem parte do grupo de países do Norte.

05 - B

06 - Não, pois com a criação dos blocos ecônomicos, as mercadorias encontram livre circulação, como se as fronteiras não existissem; já para as pessoas, as fronteiras se encontram fechadas e dificultam as tentativas de imigrantes, em especial de pessoas vindas de países pobres para entrarem em países ricos. Ex.: mexicanos e a fronteira dos Estados Unidos.


Respostas antropologia

01 - Letra A
02 - Letra D
03 - Letra E
04 - Letra B
05 - Letra B
06 - A) A necessidade de se encontrar novos mercados consumidores de mercadorias e fornecedores de matérias-primas, impulsionada pelo avanço tecnológico dos meios de transporte e de comunicação. Outro fator: levar o estilo de vida europeu, considerado civilizado, aos povos distantes, considerados bárbaros.
b) Evolucionismo: tendência teórica que estabelecia uma regra geral, ou etapas de desenvolvimento que seriam seguidas obrigatoriamente pelas sociedades humanas. Segundo esse pensamento, os povos seriam classificados em primitivos e civilizados. Essa argumentação servia para justificar a dominação e o expansionismo da cultura européia sobre os outros povos, na medida em que os europeus, tidos como mais desenvolvidos, deveriam levar a civilidade para os povos mais primitivos. Com este pensamento a colonização era justificada.
c) Segundo os funcionalistas, as sociedades deviam ser compreendidas a partir dos elementos particulares de sua cultura e, ao contrário do que afirmavam os evolucionistas, de modo algum ser classificadas em graus de desenvolvimento e de civilização, pois as etapas de desenvolvimento de uma sociedade, não necessariamente, serveriam para outra sociedade.
d) Observação participante na qual o estudioso instala-se no meio estudado, aprende a língua nativa, assim como observa com atenção, e sem tomar partido ou fazer qualquer julgamento, os elementos da vida social e cultural da comunidade estudada.

7 - a) A estrutura social, assim como as relações de parentesco, organiza, faz conexões e estabelece as várias relações entre os elementos (histórico e natural), as instituições e os indivíduos. A construção desse conceito (estrutura) é permitida pela análise dos dados coletados a partir da observação do meio estudado.
b) O
estruturalismo critica o funcionalismo porque esse limita-se a analisar os elementos externos manifestados em uma sociedade, esquecendo-se de avaliar o efeito que as instituições e as relações interpessoais, bem como as do homem com o ambiente, exercem sobre os aspectos culturais na vida social do povo estudado.

8 - A corrente evolucionista, pois julga a sociedade dentro de uma escala de desenvolvimento, pela qual todos os grupos humanos, obrigatoriamente, passariam.
Esta escala foi concebida por europeus, que acreditavam estar no máximo do desenvolvimento e que, portanto, todas as outras deveriam passar pelas mesmas etapas que os europeus passaram até chegar ao nível de desenvolvimento em que se encontravam.
A corrente evolucionista julga o "outro" a partir do "eu" e não reconhece as diferenças.