terça-feira, 25 de agosto de 2009

Prova 3º ano 25-08-2009



01 - (UFF 2009)

Leia com atenção o texto abaixo.

Estima-se que no início do século XVI, o litoral brasileiro, em função da presença dos povos indígenas, já possuía uma densidade entre 4 e 5 habitantes por quilômetro quadrado e de até 9 habitantes por quilômetro quadrado em algumas regiões. Através da presença destes povos, a paisagem brasileira já havia sido apresentada a um elemento bastante influente: o fogo. Seu uso sistemático para caçar favoreceu, por exemplo, a extensão ou manutenção dos cerrados em detrimento de áreas florestais: “Na toponímia tupi, retomada de relatos do século XVI, (...) há uma enorme diversidade de palavras retratando padrões de vegetação originados pelos desmatamentos, pelos retalhamentos de florestas e pelo uso do fogo. Muitos desses termos são nomes de bairros e cidades no Brasil: caapuera (roça que já foi); Ibirapuera (árvore que já foi); Caucaia (mato queimado ou incêndio da mata); Catumbi (beira da mata); Caatanduva (mato ralo e áspero); capixaba (roçado preparado para plantio); cairussu (queimada)”. Adaptado de Miranda, National Geographic.

Na pesquisa de processos como o descrito, existe uma noção que vem sendo revista e um fator que ajudou a provocar essa releitura.

A noção e o fator são, respectivamente:

(A) natureza/contínua e transformadora interferência humana sobre a Terra;

(B) espaço geográfico/fracas ações oficiais para deter a degradação ambiental;

(C) cidade/sucessivo desenvolvimento da informática nas telecomunicações;

(D) bairro/conscientização em torno da questão do desmatamento e da poluição;

(E) cidade/aumento da dependência humana da energia fóssil.


02 - (UFJF) Leia o fragmento de texto a seguir:

A produção avícola é hoje ainda mais semelhante a uma operação fabril. [...] Algumas das grandes empresas de alimentos, como a Ralston Purina, a Cargill e a Allied Mills, são responsáveis por gigantescas instalações aviárias que processam dezenas de milhares de galinhas por dia. Como na organização fabril, as chaves dessa produção são a procriação especial, alimentação intensiva enriquecida, estímulos químicos (hormônios) e o controle de doenças. [...] O alimento passa na frente das galinhas imóveis, numa correia transportadora, enquanto ovos e excrementos são removidos em outras correias. A iluminação artificial supera o ciclo diário natural e mantém as galinhas em postura constante.

IANNI, Otavio. A era do globalismo. São Paulo: Civilização brasileira, 1996. p.47-8.

O exemplo apresentado por Ianni refere-se ao desenvolvimento de uma agropecuária de forma
intensiva.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os itens responsáveis por esta classificação.
a) Capitalização e produtividade da área.
b) Mercado consumidor e produção total.
c) Predominância do fator trabalho e terra.
d) Regime de propriedade vigente e trabalho.
e) Utilização abundante de terras e energia.


03 - (UNIFEI) A chamada Revolução Verde promoveu grande aumento da produtividade em diferentes regiões agrícolas do planeta, por meio do uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e sementes selecionadas. Apesar do desenvolvimento técnico e econômico, a Revolução Verde provocou conseqüências ecológicas e sociais. Assinale a alternativa incorreta.

a) A utilização de fertilizantes e de agrotóxicos tem por objetivo aumentar a produtividade e evitar quebra na safra.
b) Os fertilizantes e agrotóxicos são levados pela chuva para os córregos e rios, prejudicando o equilíbrio ecológico de seus ecossistemas.
c) Houve um enriquecimento tanto da flora quanto da fauna silvestre, devido a grande utilização de fertilizantes e produtos químicos.
d) Devido à utilização de fertilizantes e agrotóxicos, os produtos cultivados são mais vigorosos e abundantes.

04 - (Fuvest) Uma das características do setor agropecuário, na atualidade, é a alta especialização produtiva, que reforça a necessidade de circulação de alimentos pelo planeta. Como, todavia, os custos de produção são muito distintos nas diferentes porções do globo, políticas de subsídios agrícolas e de barreiras protecionistas foram e continuam sendo adotadas por alguns Estados, no sentido de proteger seus produtores rurais.

Sobre políticas de subsídios agrícolas e barreiras protecionistas,

a) cite dois países que as utilizam de forma sistemática e, ao menos, um produto por país citado.

Principalmente EUA e países europeus, como a França. Os EUA protegem produtos como o algodão,
soja, suco de laranja, milho, entre outros; a França dispõe de forte política de subsídios para grãos e horticultura, além de barreiras fitossanitárias,principalmente em relação à importação de carnes.

b) analise criticamente as ações recentes do Estado Brasileiro junto à OMC e os resultados alcançados.

O Brasil se destaca por tomar a frente nas negociações que defendem a derrubada dos subsídios e protecionismos no setor agropecuário, praticados pelos EUA e alguns países da UE, restringindo as exportações dos países periféricos. O País é o criador do grupo conhecido como G-20, formado em
2003 em Cancun, México, por ocasião da reunião da Organização Mundial do Comércio, que deu
continuidade à Rodada de Doha (2001, Catar), a qual acirrou as divergências entre ricos e pobres no
comércio mundial.
A liderança brasileira trouxe como vantagens um avanço nas negociações em favor dos interesses dos
países pobres, uma vez que abriu a possibilidade de maior acesso aos mercados consumidores dos países ricos, diante da flexibilização desses mecanismos protecionistas, mesmo que a médio ou a longo prazo.

05 - (Uneal) A pecuária em que o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem uma seleção do gado para o corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares, é denominada:

Pecuária Intensiva.


06 - (UFabc 2009)

O desafio de alimentar 6 bilhões de pessoas

No final do século 18, nove anos depois da Revolução Francesa, o pensador inglês Thomas Malthus fez barulho na Europa com a publicação de um pequeno ensaio no qual dizia que o futuro, ao contrário do que argumentavam seus contemporâneos franceses, seria trágico. Nada de fraternidade e igualdade. Malthus, um matemático formado em Cambridge, declarou que a população iria crescer em proporção geométrica, enquanto o volume de alimentos produzido aumentaria em proporção aritmética. Com base nessa projeção, ele olhava à frente e só conseguia enxergar o fantasma da fome. Nos 200 anos que se seguiram, a população mundial cresceu sete vezes, chegando a 6,7 bilhões de pessoas, e, ao contrário da famosa previsão, a qualidade de vida média deu um salto inédito. Dado esse retrospecto, qual é a explicação para o recente renascimento das idéias de Malthus? (Fabiane Stefano e Eduardo Salgado. O desafio de alimentar 6 bilhões de pessoas.)

Atualmente, muitos atores sociais, diante das expectativas de crescimento da população e de crise dos alimentos, rediscutem os fundamentos do pensamento de Thomas Malthus.

Nessa rediscussão, é preciso considerar que Malthus

(A) foi um dos iniciadores do desenvolvimento de ideais de que os casais devem ser livres para decidir sobre o tamanho de sua família.

(B) foi um dos principais economistas da escola clássica que, no início da Revolução Industrial inglesa, contribuiu para a formulação de princípios básicos do liberalismo econômico.

(C) sustentava a concepção de que os problemas da superpopulação seriam resolvidos se os governos de países desenvolvidos adotassem programas para reduzir a miséria.

(D) defendia a idéia de que o processo de urbanização, ao estimular a migração das populações rurais para as periferias das cidades, controlaria naturalmente o crescimento da população.

(E) estava correto ao defender a necessidade de o Estado ajudar economicamente as famílias mais numerosas como forma de garantir-lhes qualidade de vida.

07 – (Fatec 2009) ANALISE O MAPA A SEGUIR

Segundo se observa no mapa, as direções dos fluxos migratórios prevalecentes no Brasil em 1990 podem ser explicadas por fatores como

(A) a intensa mecanização do campo na região amazônica, demandando força- de-trabalho melhor qualificada proveniente do Centro-Sul e do Nordeste.

(B) a criação de grandes zonas industriais em Manaus, Santarém, Porto Velho e Belém, somada à expansão da agropecuária mecanizada no resto do país.

(C) a implantação de pequenos e médios projetos extrativistas e ferroviários na Amazônia e a proletarização em massa de trabalhadores rurais e urbanos no Centro-Sul.

(D) o prosseguimento da reforma agrária no país e o êxodo rural dos trabalhadores dos movimentos sociais do campo para frente pioneira urbana na Amazônia.

(E) a modernização agrícola e a expropriação camponesa no Centro-Sul e no Nordeste e as políticas de incentivo agropecuário e mineral no Centro-Oeste e na Amazônia

08 – (Ufscar 2009) A partir dos dados dos quadros e da análise geoeconômica do mundo atual, assinale a alternativa correta


(A) A participação das cidades com mais de 10 milhões de habitantes em países centrais reduziu-se, desde 1950, indicando declínio da sua importância para o capitalismo.

(B) Em 2000, menos de 1/5 das grandes cidades localizava-se em países centrais e as latino-americanas predominavam entre as cidades com mais de 10 milhões de habitantes.

(C) As projeções para 2015 apontam que o número de cidades globais será superior ao número de megacidades e que estas se concentrarão na América Latina, Ásia e África.

(D) Em 2015, será igual o número de cidades de países centrais entre as maiores do mundo, e as mais populosas estarão na Ásia, sobretudo em países como a China e a Índia.

(E) Apesar do maior número de grandes cidades no mundo subdesenvolvido desde 2000, há mais problemas nos países centrais, visto que a cidade mais populosa é Tóquio.

09 – (Fuvest 2ª fase 2009

As pirâmides etárias acima representam dois modelos de estrutura demográfica de diferentes grupos de países.

a) Caracterize cada uma dessas pirâmides quanto às taxas de natalidade e à expectativa de vida.

A pirâmide I caracteriza a estrutura etária de países com baixos índices de natalidade, pois apresenta a base estreita em relação ao corpo, indicativo de um menor percentual de jovens. O corpo e o topo mais largos indicam maior percentual de adultos e idosos, consequência de elevada expectativa de vida. A pirâmide II possui base larga, em razão do maior percentual de jovens em países de elevado índice de natalidade. O corpo e o topo mais estreito evidenciam menores percentuais de adultos e idosos, fato típico de países com baixa expectativa de vida.

b) Quais são as condições de desenvolvimento de países representados pela pirâmide etária I ? Analise essa pirâmide, considerando aspectos econômicos, sociais e migratórios do grupo de países hipoteticamente representados.

A pirâmide I caracteriza países com alto nível de desenvolvimento humano. São países com melhores condições de acesso a serviços de saúde, saneamento e alimentação. Melhores padrões de renda e escolaridade favorecem o planejamento familiar espontâneo por parte da população. Contudo, esses países podem apresentar carência de mão-de-obra jovem e pouco qualificada, o que poderia incentivar imigrações e o aparecimento de problemas como a xenofobia.

10 – (PUC-MG 2009) As figuras ilustram a adoção de técnicas distintas de aproveitamento de encostas para a produção agrícola.

Analisando-as, marque a afirmativa CORRETA.

a) Na área representada pela figura I, o plantio preserva os padrões de fertilidade do solo, ao respeitar o alinhamento e o distanciamento preciso entre as plantas.

b) Na área representada pela figura II, o plantio procurou respeitar as curvas de nível do terreno, reduzindo a ação destrutiva das águas pluviais e amenizando os processos erosivos.

c) Na área representada pela figura II, o cultivo paralelo mantém as diferenças de altitude entre os alinhamentos, acentuando o processo erosivo.

d) Nas áreas das figuras I e II, os processos erosivos apresentarão a mesma intensidade, pois em ambas houve a preocupação de preservar a vegetação nativa nos pontos mais elevados do terreno.





Nenhum comentário: